terça-feira, 24 de agosto de 2010

Modelo de campanha eleitoral brasileiro privilegia quem tem dinheiro!


Constatação: Exatamente hoje, estamos a 40 dias (ainda) das eleições, pensem no que já foi gasto por muitos candidatos e no que ainda será derramado de dinheiro daqui pra frente. Não deveria ser assim, numa lógica razoável, todos deveriam ter as mesmas condições de se eleger. O cidadão eleitor deveria saber o que aquela pessoa deseja realizar caso venha a ser eleito, conhecer as diferenças entre os que estão na disputa e escolher o que melhor lhe representa. Deveria.
Além da compra de votos e de apoios que acontece de forma direta, ainda há a propaganda eleitoral. Proibiram shows, camisetas, bonés, brindes, etc, etc. Mas isto não impede que aquele que tem maior poder econômico se manifeste de outras formas. Vemos agora a super exposição de banners e compra de líderes comunitários. Cada um tem seu preço, de acordo com o que possam conseguir em votos. Ah, vereadores custam mais caro! Não se trata da simples contratação de um serviço, pois está em jogo a representação de um povo. Assim, quem tem mais apoio em cima, tem mais voto embaixo. Portanto, mesmo que uma liderança local, compromissada com sua gente, e com interesse apenas em ser honesto e batalhador pelo desenvolvimento local, fosse ele um sindicalista, professor, comerciário, feirante ou outra profissão dessas, que além de serem dignas, não dão dinheiro, e aí ficaria este, legítimo representate, alijado da campanha porque não tem dinheiro para derramar.
Isto se manifesta em todos os níveis desta e de todas as outras eleições. De presidente a prefeito. Muita gente compromissada e competente está se afastando da política por desacreditar nesse processo, deixando os cargos eletivos para quem está fazendo disso um grande negócio econômico. Um grande investimento, que se gasta agora para ter retorno depois.
Faltam, portanto, 40 dias para as eleições, por mim, eraq já no próximo domingo, para que o país, o estado e a cidade possam voltar às suas atividades normais.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mídias Sociais - Mais que agendas pessoais!


Orkut, facebook, blogs, twitters, etc, etc.

Se você ainda não percebeu a força que essas mídias sociais têm na internet e como estas ferramentas podem alavancar seus negócios, está na hora de buscar informação e entrar no mundo tecnológico que a internet pode oferecer no relacionamento com amigos, clientes, fornecedores, consumidores e muuuuito mais.

Foi mostrando "cases" de sucesso e enormes fracassos que o Eden Wiedeman passou o sábado ministrrando um mini-curso sobre mídias sociais na AESGA, sob a coordenação dos professores Gustavo Santos e Rogério Paiva. A intenção é dar continuidade.

Acredito que mais de cem pessoas participaram, e foi de fato, muito legal! Encontrei amigos blogueiros e twitteiros. Apesar dos assuntos abordados serem diretamente relacionados com nossas atividades, as dinâmicas foram de fácil assimilação por todo mundo, o que tornou a palestra ainda mais divertida e participativa, pois o Eden, com seu jeito despojado, tem grande domínio sobre mídias sociais e repassa na linguagem jovem da platéia. Todo mundo entende e participa.
Eden Wiedemann da agência Dani Mirella, atua no mercado publicitário há 15 anos e há um ano e meio em mídias sociais. Entre as empresas atendidas pela empresa dele estão Wallmart, Rede Globo, Kraft Foods (BIS e Club Social), Plaza Shopping e outras grandes marcas.
 
Valeu! E na próxima tô lá de novo!
 
Rogério, @realeden, Patty Martins (@aquinacozinha), @guga_pessoas e @ronaldovox

Concurso de Educação Ambiental movimenta escolas em Garanhuns‏


Com a intenção de reconhecer as iniciativas escolares de educação ambiental e incentivar outras ações que venham a existir neste âmbito, além de premiar instituições públicas e privadas que atuam no Município, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, realiza a terceira edição do Concurso Escolar de Educação Ambiental de Garanhuns.

O concurso se apresenta em seis modalidades: Educação Ambiental Continuada (Projetos das escolas); Desenho sobre tema ambiental (1º ao 5º ano); Redação sobre tema ambiental (1º ao 5º ano); Redação sobre tema ambiental (6º ao 9º ano); Redação sobre tema ambiental (ensino médio) e Paródia em Tema Ambiental.

A ficha de inscrição está disponível, para download, no site www.uag.ufrpe.br/ceea.htm e na Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, localizada no Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença. Após o preenchimento, a ficha deve ser entregue na Secretaria de Agricultura, no horário das 8 às 12 horas, no período de 23 a 27 de agosto de 2010.

As escolas e alunos que participarem do Concurso receberão certificado. Já os estudantes e escolas classificados nos três primeiros lugares, por categoria, ganharão certificados de classificação, exceto a modalidade de paródia que premiará apenas o primeiro colocado.

Além da parceria com a Prefeitura, o CODEMA ainda conta com o apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG) e da ONG ECONORDESTE na realização dessa iniciativa sócio/ambiental/educacional.

domingo, 22 de agosto de 2010

Licitação para duplicar BR-423 sairá do papel

Depois de mais de seis meses com a tramitação suspensa, a licitação para contratar o projeto de duplicação da BR-423, em Garanhuns, deve ser publicada na próxima semana. Quando o processo foi paralisado, em setembro do ano passado, a explicação era de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia solicitado explicações à Secretaria de Transportes (Setra) sobre a necessidade de firmar contrato com duas empresas: uma para elaboração da projeção técnica e outra para estimativa de preço. Na ocasião, foi dito que o atraso ficaria em apenas 15 dias.

“Nós suspendemos porque o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) não tinha autorizado a licitação. Como não recebemos nenhum sinal, o governador (Eduardo Campos) resolveu, ontem, que os recursos serão capitaneados depois”, afirmou o superintendente técnico da Setra, Luiz Alberto de Araújo. No ano passado, o Ministério do Transportes chegou a se comprometer a desembolsar os R$ 6 milhões referentes ao projeto.

Já as obras deverão ficar em torno de R$ 300 milhões. Por isso a necessidade de se firmar convênios. O Dnit fez um estudo para as obras há dois anos, mas a agilização só aconteceu em 2009, depois de uma reunião entre o governador Eduardo Campos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cerca de 30 cidades serão beneficiadas com a duplicação. A reforma contempla a área entre o entroncamento da BR-104/232 com a BR-424/PE-218.

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