terça-feira, 8 de janeiro de 2019

JOVENS EMBAIXADORES / Estudante de Garanhuns parte para os Estados Unidos

Três estudantes de escolas estaduais embarcam para os Estados Unidos. Uma delas é de Garanhuns


Nesta terça-feira (8), três estudantes da Rede Estadual de Ensino e um professor da Associação Brasil-América (ABA) embarcaram para mais um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos pelo Programa Jovens Embaixadores. Garanhuns tem representação: a estudante Maria Eugênia, da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra.

Estudante Maria Eugênia
Cinquenta estudantes brasileiros que se destacaram na rede pública de ensino conhecem, durante o intercâmbio, algumas cidades dos Estados Unidos, participam de reuniões com autoridades do governo norte-americano, visitam escolas públicas e projetos sociais. Hospedados em casas de famílias voluntárias, os Jovens Embaixadores também frequentam aula em escolas da região, participam em atividades de voluntariado.

Na viagem, eles também fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança, algo buscado, por exemplo, pela jovem Maria Eugênia. Ela estuda na Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, em Garanhuns, mas já pensa em sua carreira: quer ser diplomata. “Seguir essa carreira é algo tão desejado que ao deitar eu penso no dia em que serei diplomata. Eu quero ser a porta de entrada do Brasil para as pessoas do exterior, mostrar a elas a história do nosso País e representar as melhores formas que o Brasil pode ser. Esse intercâmbio é a porta de entrada para todas estas experiências, uma oportunidade incrível” contou a jovem.

Segundo a Secretaria de Educação, o Programa Jovens Embaixadores é uma oportunidade para os estudantes de escolas públicas. O processo de seleção não é fácil, mas os estudantes têm a chance de vivenciar, quando aprovados, uma experiência que pode mudar os rumos de suas vidas. Depois do intercâmbio, os jovens são orientados a trabalhar na elaboração e implantação de um projeto de cidadania nas comunidades em que estão inseridos. Além disso, muitos deles acabam participando também de outras iniciativas no exterior. O Programa abre portas!”, comentou Márcia Rodrigues, gestora de Projetos Especiais.

(Com informações do Diário de Pernambuco)

Por respeito à região, Congresso Nacional terá Frente em Defesa do Nordeste


O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) criará a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste no Congresso Nacional. Os primeiros movimentos do presidente Jair Bolsonaro, segundo ele, apontam para a necessidade de aprimorar os mecanismos de diálogos do governo federal com a região. “O Nordeste precisa ser respeitado. Ele é presidente de todos os brasileiros, inclusive daqueles que não votaram nele”, afirma.

O parlamentar destaca que a ausência de representante do Norte e Nordeste no Ministério foi um indicativo de que faltará ao governo uma pessoa com “leitura local” e sensibilidade para os interesses da região. “Além disso, o presidente inaugurou uma nova forma de interlocução política do governo com o Congresso Nacional, priorizando as frentes temáticas ao invés dos partidos políticos, o que nos leva a introduzir o tema Nordeste nesse formato”, acrescenta Danilo Cabral.

O Congresso Nacional conta com 151 deputados e 27 senadores nordestinos. “Nosso objetivo é mobilizar a bancada e criar um espaço de diálogo do Parlamento com o governo federal e com a sociedade”, diz. Ele frisa que a região deve ter acesso as políticas públicas e deve ter seus interesses e demandas atendidos. “Estamos falando de uma região que tem 54 milhões de habitantes, responsável por 14% da economia brasileira e onde estão presentes as marcas mais profundas das desigualdades sociais do nosso país. Precisamos reduzir desigualdades regionais, gerar oportunidades de emprego e fazer os investimentos necessários para a melhoria da nossa infraestrutura, como garantir o acesso a água, bem como garantir as políticas sociais”, declarou.

Em entrevista na última semana, o presidente Jair Bolsonaro disse “esperar que não venham pedir nada para mim porque eu não sou o presidente deles. O presidente (dos governadores do Nordeste) está em Curitiba”, numa referência ao ex-presidente Lula, que é nordestino e tem alta aprovação entre esses eleitores. “Essa fala do presidente foi trágica. O Nordeste pode e deve reivindicar suas demandas mesmo tendo escolhido outro presidente”, reforça Danilo Cabral, criticando declaração de Bolsonaro para o SBT. O presidente teve 30,3% dos votos na região no segundo turno.

“Não vamos admitir que o Nordeste volte a ser visto de forma discriminatória e preconceituosa. Diferentemente do que pensam muitos, o Nordeste é parte da solução do Brasil”, afirma Danilo Cabral. O deputado disse esperar que o presidente atenda a solicitação, feita nesta segunda-feira (7), de audiência do governador Paulo Câmara para debater a continuidade de projetos importantes em Pernambuco.

Reeleito para o terceiro mandato, Danilo Cabral espera fazer a instalação da Frente já nos primeiros dias da nova legislatura. Senadores e deputados tomam posse no dia 1º de fevereiro.

Foto: Chico Ferreira

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.