|
fotos: Wagner Medeiros |
O Carnaval de Zé Puluca, em Bom Conselho, segue os trilhos da cultura de Pernambuco. Como um bloco que desfila as ruas de Olinda, Bezerros, Pesqueira ou no Recife Antigo, a orquestra de frevo arrasta uma multidão, tendo à frente seus grupos de passistas e bonecos gigantes. A população entendeu a proposta e o carnaval de transformou em uma grande opção de carnaval no Agreste, e olha que este só foi o terceiro ano.
Os bonecos gigantes fazem homenagens a filhos ilustres da Terra do Papacaça, como o sanfoneiro Basto Peroba e Pedro de Lara, que por décadas falou bem de Bom Conselho para todo o Brasil, sendo uma espécie de humorista, com grande repercussão no programa de Sílvio Santos.
Zé Puluca era um maestro que animava a cidade com sua orquestra, e por isto a homenagem já começa por aí.
Este ano, O Carnaval de Zé Puluca teve como homenageado o Mestre Galo Preto, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Filho natural de Bom Conselho, nascido no distrito de Rainha Izabel. O menestrel do côco Tomaz Leão (Galo Preto) esteve presente, com seus familiares, músicos e produção. Bom Conselho deu o exemplo. Milhares de pessoas dançaram o côco de Galo Preto, na festa que teve ainda Ronaldo Cesar e a Tropicana e Alceu Valença.
Para marcar pra sempre a vida e a obra de Mestre Galo Preto, o presidente Carlos Alberto, mandou confeccionar um Boneco Gigante em sua homenagem. Que a partir de agora faz parte da galeria do desfile.
O ainda jovem Tomaz Leão passou a compor seus repentes nas ruas e feiras livres da capital pernambucana, enquanto vendia frutas e verduras. Despertando atenções de empresários e políticos do grande Recife, que ajudaram a conduzir sua arte e sua cultura aos cenários culturais de Pernambuco.
Com o tempo o Mestre Galo Preto, conquistou os principais programa de televisão da época. inclusive no sul do país, a exemplo de Chacrinha e Flávio Cavalcante. E nessa jornada em busca do firmamento da sua arte e sua cultura, conheceu o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que reconheceu seu valor cultural, denominando Galo Preto como o melhor repentista do Brasil.
Vale registrar que personalidades da Cultura Pernambucana como: ARLINDO DOS OITO BAIXOS, MESTRE SALUSTIANO, QUARTINHA DA ZABUMBA, LIA DE ITAMARACÁ, DONA SELMA DO COCO entre outros, fazem parte da vida artística do Mestre GALO PRETO. Onde alguns dos nomes acima mencionados receberam relevantes apoios em sua jornada artística pelo Menestrel do Côco.
Há anos que a AMABC através do seu presidente Carlos Alberto vem lutando na divulgação da arte do MESTRE GALO PRETO em Bom Conselho. Levando aos bonconselhenses a importância da rica cultura coquista do Menestrel do Coco pernambucano. Filho nato de Papacaça. Para que as homenagens apenas não fiquem só no presente. Mas que gerações vindouras possam ter oportunidades de conhecer a sua arte, assim como a importância da sua cultura para Pernambuco e para o Brasil.
A TV Asa Branca esteve lá, e creio que as rádios de Garanhuns também deveriam fazer a cobertura do carnaval e das festas importantes no Agreste Meridional.
Registro fotográfico: WAGNER MEDEIROS do Studio Kodak, em Bom Conselho.