sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Bispo de Garanhuns apresenta palestra em Curso de Bispos no Rio de Janeiro

Dando continuidade às reflexões sobre a vida religiosa, nesta quinta-feira, 06, o Bispo da Diocese de Garanhuns, no Pernambuco, Dom Fernando Guimarães, abordou com os participantes do Curso para Bispos, realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, as luzes e sombras que existem sobre a atual realidade da vida consagrada.
dom_fernando.jpg
Dom Fernando Guimarães | Foto:
Arquidiocese do Rio de Janeiro
Durante sua conferência, o prelado apresentou alguns elementos que contemplam a importância da vida religiosa para a Igreja, ressaltando algumas interrogações que trazem desafios ao futuro quanto em relação a vida religiosa nos dias de hoje.
O Bispo pernambucano, inspirado no Concílio Vaticano II, lançou um olhar sobre o chamado a vida religiosa, tratado como uma realidade carismática para a Igreja, citando trechos da Constituição Apostólica "Lumen Gentium".
Segundo ele, "a contribuição da vida consagrada tem sido enorme, ao longo da história da Igreja".
"E ainda hoje, quanta dedicação, quanto esforço em tantas e tantos que assumem sua consagração em situações difíceis e, com generosidade, levam adiante o carisma próprio da vida consagrada. A Igreja ficaria mais empobrecida, se viesse a lhe faltar, um dia, este contributo carismático", afirmou.
Apesar disso, Dom Fernando apontou algumas causas que geram preocupação no clero, nos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica: a ausência de vida espiritual, de oração pessoal e comunitária, de vida sacramental, bem como a perda de sentido de pertença à comunidade, ao instituto e, em alguns casos, à própria Igreja.
"Estou profundamente convicto de que na vida consagrada há muita vida. Às vezes esta vida não parece tão visível porque, como se costuma dizer, uma árvore que cai faz mais barulho do que uma floresta que cresce. Na vida consagrada, como em todas as realidades humanas e eclesiais, existem problemas, mas eles não nos podem impedir de ver a vida", ressaltou.
Para o prelado, os desafios provocam a necessidade de reler o documento do Concílio Vaticano II sobre a vida religiosa, o "Perfectae Caritatis", onde estão os elementos fundamentais para uma autentica reforma da vida religiosa.
Da redação, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro
PARA SABER MAIS...ARAUTOS

QUEIMA TOTAL de estoque em ALVES MOTOS HONDA


Professor Edelson postou no facebook foto do seu assassino pra ajudá-lo



Incrível. Sérgio Aragão encontrou no facebook do professor Edelson Lima a foto do seu assassino confesso, consertando seu sofá, na intenção de ajudá-lo, arrumando novos serviços para ele. Vejam aí os dois lados desta natureza humana...

Diz ele: "Se alguém precisar de um montador de móveis ou para cobrir seu sofá, ou outro tipo de cadeira, é Rafael, ele é bom. Contrate, fez trabalho pra mim e foi muito bom. Ele está precisando".

Confira a programação completa da comemoração do aniversário de DOMINGUINHOS em Garanhuns



A Prefeitura de Garanhuns está preparando um dia de homenagens para o conterrâneo José Domingos de Moraes, o sanfoneiro Dominguinhos, que faleceu no dia 23 de julho de 2013. A programação será vivenciada na próxima quarta-feira (12), quando ele completaria 73 anos de vida. Entre os destaques do evento, está a apresentação, com exclusividade, de um trecho do documentário “Dominguinhos” e de um dos vídeos da websérie “Dominguinhos +”, ambos produzidos pela bigBonsai, produtora de audiovisual paulistana.

Logo cedo, a partir das 07h30min, a equipe da Rádio Jornal Recife, emissora do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, fará sua programação de rede em Garanhuns, com o programa Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire nas instalações locais. Na edição, os ouvintes poderão acompanhar a produção de um programa trazendo músicas de Dominguinhos e suas histórias.

No mausoléu, construído no Cemitério São Miguel para receber os restos mortais do garanhuense em setembro do ano passado, localizado no bairro Boa Vista, às 8h, o cantor e compositor Mourinha do Forró cantará a música de sua autoria intitulada “Saudades de Dominguinhos”. A letra retrata a tristeza que todos os seguidores de Dominguinhos sentiram com sua partida.

PARA SABER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA... 

Pousadas e Hotéis comemoram Garanhuns Jazz Festival



A rede de meios de hospedagem de Garanhuns, formada por 22 empreendimentos, entre hotéis e pousadas, ainda tem vagas para receber turistas interessados em passar o período de carnaval no município. A sétima edição do Garanhuns Jazz Festival (GJF), que acontece entre os dias 01 e 04 de março, deverá resultar numa ocupação de 100% para os estabelecimentos.

Há opções para todos os bolsos e gostos. A novidade deste ano é o funcionamento de um alojamento na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A instituição, localizada na Rua José Ferreira Leal, bairro Heliópolis, converte o valor arrecadado em participação em congressos em nível nacional e no pagamento de gastos básicos. No prédio, 12 salas e oito banheiros comportam 60 pessoas. A diária, com café da manhã, fica por 40,00 reais.

UPE Garanhuns terá curso de língua chinesa‏


A UPE-Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, está agendando para o mês de março um curso em língua chinesa, em parceria com o Instituto Confúcio, fruto de um convênio entre a Universidade Estadual com a Sede Central do Instituto (Hanban) e a Universidade Central de Finanças e Economia, em Beijing. O Instituto Confúncio tem como objetivo apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesas, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos, intensificar a cooperação e intercâmbio na área educacional e cultural, desenvolver as relações amigáveis entre a China e os países estrangeiros e estimular a multipolarização e a multiculturalidade a fim de construir um mundo mais harmonioso. Além dos cursos oferecidos, no convênio com a UPE, existe também a possibilidade de intercâmbio, e o curso oferecido em Garanhuns será ministrado por jovens do país asiático.

Pelo convênio com a UPE, o Instituto Confúcio vai ensinar a língua chinesa, formar professores de língua chinesa, oferecer livros e material de ensino, realizar o exame HSK, bem como os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviço de consulta sobre a educação e cultura chinesas, organizar atividades festivas e culturais chinesas e realizar o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil. O Instituto Confúcio da UPE é o primeiro no Nordeste do Brasil, sendo uma plataforma fundamental para o ensino da língua e cultura chinesas na região.

"A China é um dos países que mais crescem no mundo, gerando novas oportunidades comerciais e culturais. Este intercâmbio acadêmico possibilita esta nova visão, um ganho de conhecimento até pouco tempo indisponível." - Afirma o vice-diretor da UPE Garanhuns, prof. Fábio Rocha Formiga, que finaliza:"Desejamos que muitas pessoas aproveitem esta oportunidade".

Portanto, em março, representantes do instituto estarão na UPE Garanhuns para promoção da cultura chinesa, ofertas de cursos, bolsas e intercâmbios. A data será divulgada posteriormente.

Advogados públicos também irão ganhar honorários‏


Eduardo Pugliesi, do escritório CNP Advogados e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento Legislativo da OAB, celebra a conquista de honorários sucumbenciais para advocacia pública sobre as causas que vencer pela parte que perde o processo. 

O assunto foi votado esta semana na Câmara dos Deputados e teve um placar de 206 votos a favor contra 159. Na prática, a medida irá beneficiar a sociedade como um todo, pois fomenta a produtividade da classe e, por consequência, nas instâncias públicas. 

Estima-se que os advogados públicos representem uma parcela de 10% de todos os profissionais registrados no Brasil, o que implica em mais de 80 mil bacharéis em defesa da sociedade. Pela lógica, que é referendada pela revista Consultor Jurídico, Pernambuco teria algo em torno de 2,2 mil deles a serviço da sociedade.

Mudanças na AESGA


Marcílio Maia um dos coordenadores
da FACEG / AESGA
A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA realizou recentemente algumas mudanças nas Coordenações dos seus Cursos. A medida visa garantir uma melhor adequação dos profissionais às exigências administrativas da Instituição, bem como atender as necessidades didático-pedagógicas de cada Curso.

A partir de agora a Faculdade de Ciências da Administração (FAGA), tem como coordenadora a professora Izaura Barbosa Matos e como coordenador Adjunto o professor Heverton Rodrigo Souza. Já o curso de Administração Hospitalar e Serviços de Saúde da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) conta com a Coordenação da professora Thayse Padilha e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem a frente à professora Maria Izabel Correia. Os cursos de Direito – FDG, Secretariado Executivo Bilíngue – FAHUG e Engenharia Civil –FACEG, continuam sendo coordenados pelos mesmos professores: Dr. Márcio Bastos Sá Barreto e Dra. Adriana Carvalho, Cynira Brandão, Suianne Melo e Marcílio Reinaux Maia, respectivamente.

Com as mudanças, os acadêmicos da Autarquia estarão em contato diário com seus Coordenadores, onde terão a oportunidade de trabalhar em parceria, já que estes detêm um papel muito importante dentro da IES que é de articular, junto aos professores, atuando como mediador e agente participativo entre docentes e acadêmicos.

“Com a ampliação dos serviços da CPA, foram geradas algumas mudanças nas coordenações. Para tanto, contamos com professores capacitados e, mais ainda, com anseio e disposição suficientes para fazer o melhor pelos cursos e pela AESGA”, destacou a presidente da Instituição, Giane Lira.

GOOGLE: Saiba o que é Carta Olímpica, lembrada pelo Doodle desta sexta



Os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Rússia) começam oficialmente nesta sexta-feira (7). Para homenagear o início do evento, o Google resolveu criar um Doodle (grafia que fica na página inicial do buscador) e apontou as buscas para o termo “Carta Olímpica”.

A imagem da tela inicial do buscador tem ilustrações de seis esportes de inverno: esqui, hóquei, curling (esporte de precisão jogado com discos e vassouras), bobsled (espécie de corrida de trenó), patinação artística no gelo e snowboard. Também há a seguinte mensagem na tela inciial do Google: 

"A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play." - Traduzido pelo Google a partir da Carta Olímpica

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.