quarta-feira, 30 de julho de 2014

PESQUISA PARA GOVERNADOR: Ibope 30/07/2014


Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.

Intenção de voto em PE
Veja números da pesquisa Ibope
431121111922ArmandoMonteiro (PTB)Paulo Câmara(PSB)Zé Gomes(PSOL)Jair Pedro(PSTU)Pantaleão (PCO)Miguel Anacleto(PCB)Brancos e nulosNão sabem ounãoresponderam0204060
Fonte: Ibope
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. 

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Armando Monteiro (PTB): 43%
Paulo Câmara (PSB): 11%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
Brancos e nulos: 19%
Indecisos: 22%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

PARA SABER MAIS:  G1 Globo: Pesquisas no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

FIG 2014: A praça lotada e outras anotações




A praça é do povo como o céu é do condor, dizia o poeta Castro Alves. Mas a praça ficou pequena para o povo que queria ver Fábio Júnior e José Augusto na noite de sexta-feita do Festival de Inverno de Garanhuns. Por quê?

Tínhamos um público em torno de 60 mil pessoas na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, às 23h, portanto, para os padrões do FIG, ainda cedo da noite, e devido à lotação do espaço, a Polícia Militar acertou em fechar a praça, deixando muita gente sem acesso ao principal polo do maior evento Multicultural da América Latina. Não dá pra saber quantas pessoas não entraram na praça, pois muitas já não saíram de casa ou procuraram outras programações ao ficarem sabendo.

Mas vamos entender o porquê da praça lotar.

A noite era de sexta-feira, a segunda do FIG, e tradicionalmente, os finais de semana são de maior público em todos os polos. Nos últimos anos tivemos uma queda nos grandes nomes nacionais nos palcos instrumental e pop, acabando por concentrar mais na Esplanada. Lobão, Pitty, Los Hermanos, entre outros, já estiveram tocando no parque, numa estrutura maior do que é hoje. Quinteto Violado, Geraldo Azevedo e Xangay já tocaram no Pau Pombo. Assim, em outros tempos, o público se dividia nas noites mais movimentadas. Some-se a isto Fábio Jr. e José Augusto serem artistas populares, que têm enorme público cativo na região. E estavam na mesma noite.

Mas... 60 mil pessoas não chega nem perto dos maiores públicos do Festival. Creio que em anos passados chegamos a ter 80 mil pessoas festejando seus ídolos na praça. Talvez até mais, portanto, de lá pra cá, a praça encolheu. 

Os camarotes invadiram o espaço do povo, deixando parte da rua para ser instalado totalmente sobre a praça. E parece que a cada ano invade um metro. As barracas do lado de cima também ficaram maiores, com mesas e cadeiras, criando um espaço por vezes mais exclusivo que os próprios camarotes. Ainda fecharam por trás das barracas, impedindo o fluxo. Ainda tem isso, com entradas e saídas bloqueadas, a praça ficou sem mobilidade.

No ano de RPM, quem tocou no parque foi Los Hermanos, que terminou antes de Paulo Ricardo e Cia, e acho que mais de 20 mil pessoas que curtiram Ana Júlia vieram para a praça, numa multidão incontável, que só pude presenciar no Galo da Madrugada. Mas coube todo mundo.

Por isto, acho que precisamos debater esta situação. A praça precisa voltar a crescer. Não dá pra imaginar alguém vir de Natal ou Feira de Santana e chegar aqui e não ter acesso à praça às 11h da noite, ainda no início do segundo show. Precisa-se resolver a questão da antiga rodoviária, retornar os camarotes em alguns metros, oferecendo espaço a milhares de pessoas. Melhorar a visibilidade de quem fica lá atrás, já que não colocaram mais telões, e o som foi pouco. Entre outras medidas.

Precisa-se também rever o sistema de cobrança dos valores das barracas, que é caro e desorganizado, o que acaba sobrando para os consumidores, principalmente turistas.

Ajudou este ano não ter a área vip da Fundarpe, uma aberração criada no ano passado para beneficiar uma minoria na frente do palco. O povo, de Garanhuns ou não, principal destinatário da festa, gostou.

Vamos entrar em outra questão. Quem pegou barraca este ano no Parque Euclides Dourado, dançou. Com cinco dias a menos, muitos não tiraram o que foi investido. A Fundarpe deixou a estrutura armada do palco Pop/Forró e a prefeitura não soube aproveitar para colocar tantos artistas locais que ficaram de fora, e o Festival acabou com a menor participação de nossos artistas dos últimos dez anos. Tinha dia que não tinha nem na Praça Dominguinhos. Ninguém entendeu a seletiva, com a apresentação de artistas que vêm se repetindo nos palcos de todos os eventos da cidade.

Voltando ao Parque Euclides Dourado, com menos movimentação durante a semana, o povo deixou pra sair mais nos finais de semana, concentrando mais uma vez na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. Assim, tem que lotar mesmo!

Erros que a gente espera não ver mais no ano que vem, e tenhamos um Festival de Inverno em sua plenitude.

Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres acontece em Garanhuns



Será realizado, na próxima quinta-feira (31), no plenário da Casa Raimundo de Moraes, sede do Poder Legislativo Municipal, das 08h às 17h, o XV Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da região metropolitana do Recife e dos municípios de Goiana, Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

A secretária da Mulher de Garanhuns, que na ocasião irá apresentar as linhas de ação da pasta, comenta essa iniciativa. “Esse encontro define exatamente todas as Políticas Públicas para as mulheres no Estado. A partir desse momento, todas essas iniciativas serão difundidas para as outras cidades. Sem dúvida, esse é o ápice de todas as discussões relacionadas ao tema em Pernambuco”, destacou a secretária.

Durante o evento, será abordado o tema: “A comunicação como aliada das Políticas Públicas para as mulheres”, ministrada pela secretária de Comunicação Social de Garanhuns, Jacqueline Menezes, e pela assessora de Imprensa da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Jocleia Coelho. Além disso, o momento contará com debate, conduzido pela secretária da Mulher de Pernambuco em exercício, Bárbara Kreuzig, e a coordenadora do Fórum e secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro

PROGRAMAÇÃO: O Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Triunfo, no Sertão do Pajeú


A cidade de Triunfo já atrai visitantes pela sua beleza, seu clima agradável, sua cultura. E nesse fim de semana, o público tem um motivo a mais para vir à cidade: muita música com o Festival Pernambuco Nação Cultural, que agrega a 56ª Festa dos Estudantes, tradicional evento que mobiliza a região.

Realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Empetur, Prefeitura de Triunfo, Associação dos Comerciantes do Município de Triunfo e SESC,o FPNC já vem movimentando a cidade com atividades gratuitas de artes cênicas, literatura, artesanato, cultura popular e agora é a vez dos shows no Pátio de Eventos Maestro Madureira entre os dias 31/07 e 02/08.

GALERA GOSTOU: Luiz Caldas esteve também no FIG 2014
Na quinta-feira (31/07), o Palco da 56ª Festa dos Estudantes começa a partir das 21h com muito forró e atrações da região para começar a esquentar o clima. Tem Junim e Forró Mio, Sergio Andrade, Fábio e Nando e Forró do Muído. Já na sexta-feira (01/08), é a vez do Palco Nação Cultural trazer uma mistura de ritmos para agradar aos mais variados estilos. A noite começa com Zé Renato e Luisa Fitipaldi, em seguida tem samba com Belo Xis, Wellington do Pandeiro e Ramos Silva. A banda Cascabulho, que tem 19 anos de estrada, traz para a cidade o show que faz parte do pré-lançamento do álbum ‘O dia em que o samba perdeu para a feijoda’. Para encerrar a noite, Triunfo recebe o cantor e compositor Nando Cordel com seus grandes sucessos.

A última noite de shows começa com o filho da terra Carlos Vilela. Depois é a vez da Orquestra Contemporânea de Olinda colocar Triunfo para dançar. Quem fecha a programação do Palco Nação Cultural é o cantor, compositor e instrumentista Luiz Caldas. No show do baiano, considerado o rei do axé, sucesso é o que não falta. Haja amor!, Tieta do Agreste, Nega do Cabelo Duro e Fricote são algumas das canções em que ele mostrará todo seu gingado e, certamente, será acompanhado pelo público.

Expogesso começa nesta quinta-feira com feira de negócios e muitos shows. Confira a programação!


Empresas do Brasil e do exterior que atuam em todos os segmentos ligados a cadeia produtiva do setor gesseiro estarão participando da 6ª Expogesso - Exposição e Feira Internacional da Indústria de Gesso, que começa nesta quinta-feira (31) e vai até o sábado na praça de eventos do município de Trindade, localizado no polo gesseiro do Sertão de Pernambuco. Além de Trindade, o polo, que é responsável por 97% do gesso produzido no País, abrange os municípios de Araripina, Ipubi, Bodocó e Ouricuri. Ao todo são cerca de 630 empresas que geram mais de 13,8 mil empregos diretos.

Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Gesso - Sindusgesso, Sebrae e prefeitura municipal de Trindade, a feira tem como público alvo empresários do setor, construtores, profissionais da construção, arquitetos, universitários, estudantes de cursos técnicos, decoradores e designers. “Trata-se de um público qualificado que estará no evento buscando novas tecnologias em máquinas e equipamentos destinadas à indústria gesseira, e também para conhecer novos produtos e métodos de aplicação do gesso nas mais diversas áreas”, afirma Josias Inojosa, presidente do Sindusgesso.

A expectativa dos organizadores é de que, em 2014, o evento bata mais um novo recorde, superando a marca dos 30 mil visitantes e gerando o volume de negócio superior a R$ 39 milhões.

Fazem parte das programações, palestras técnicas e rodadas de negócios, nas quais as instituições financeiras apresentarão suas linhas de financiamento para a compra de produtos expostos na feira. Para o público em geral, o evento traz também uma ampla programação de shows com artistas de renome nacional. Veja a agenda de shows abaixo.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Paulo quer ampliar parcerias do Estado com o Sistema S


Paulo e FBC em parceria com o Sistema S e Fecomércio


Na tarde desta terça-feira (29), o candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), fez uma visita ao presidente do Conselho Regional do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Josias Albuquerque, e sua diretoria. Aos dirigentes, o socialista garantiu a continuidade e a ampliação das parcerias exitosas que o Governo do Estado vem mantendo com o chamado Sistema S.

"Ao longo dos últimos anos, fizemos muitas ações conjuntas, sempre com ótimos resultados. A gente quer ampliá-las, para que possamos ter um Estado referência em relação à qualificação profissional dos nossos jovens e de nossos trabalhadores", explicou o candidato a governador.

Durante o encontro, Paulo - acompanhado de seu candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB) - apresentou à diretoria da Fecomércio as suas diretrizes para o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado. "Ouvimos do professor Josias o compromisso de, num prazo rápido, formular contribuições, dentro dessas diretrizes, para o nosso Programa de Governo. A gente espera incorporá-las e, a partir de 2015, como governador de Pernambuco, já ter condições de tirá-las do papel", previu o socialista.

Entre as prioridades das diretrizes já anunciadas pelo socialista, e apresentadas à Fecomércio, está a integração dos pequenos e médios negócios aos grandes empreendimentos que estão em gestação no Estado. Outros compromissos são, também, o incentivo aos arranjos produtivos locais, o fortalecimento do crédito e das exportações, a desburocratização dos serviços que atendem os pequenos e médios negócios, a ênfase na educação e na qualificação profissional. 

Crédito: Aluísio Moreira

Marília Arraes participa do primeiro ato de rua com Armando

Prima de Eduardo na campanha de Armando

Uma das principais lideranças jovens do PSB, a vereadora da capital Marília Arraes fez sua estreia na campanha de Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, nesta terça-feira (29). E o local escolhido foi a cidade de Palmares, na Mata Sul. Marília fez caminha junto a Frente Trabalhista no centro comercial do município.

Em Palmares, Marília Arraes articulou um encontro de Armando Monteiro com o ex-prefeito Chiquinho (PSB) e com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Luciano Júnior (PCdoB), neto do socialista. O ex-prefeito governou o município por duas gestões.

Nas ruas, Marília Arraes caminhou ao lado de Armando e do candidato a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), pedindo votos para toda a chapa majoritária da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, candidatos proporcionais e também para a presidente Dilma Rousseff (PT). Vestida com uma camisa vermelha, tradicional cor do Partido dos Trabalhadores.

"Fiquei feliz de o primeiro evento que participei com Armando ser aqui em Palmares, principalmente porque eu vim aos mesmos lugares que eu sempre vim durante toda a minha vida. Isso significa que a gente está do lado certo, no caminho certo. E Pernambuco tem muito a ganhar votando nesse projeto que é representado por Armando", enalteceu a socialista.

IMAGENS: UPAE Garanhuns comemora um ano de serviços à população do Agreste Meridional‏




Primeira Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado inaugurada no estado, a UPAE Garanhuns tem muito o que comemorar, e a população assistida ao longo do último ano, também. Na última sexta-feira, 25, uma Missa de Ação de Graças, celebrada pelo Padre Aluísio Coleta, na própria unidade, marcou a passagem de um ano de funcionamento. Várias autoridades, funcionários da casa, convidados, e a população em geral, principalmente os que estavam sendo atendidos, foram convidados a participar, inclusive do corte do bolo.

"Desde aquele primeiro mês de julho, quando partimos de apenas 180 atendimentos, a unidade veio em um crescimento constante, oferecendo hoje mais especialidades que havia no planejamento, alcançando no mês de maio mais de seis mil pessoas atendidas, já superadas neste mês de julho, mesmo antes do fechamento do mês" - Registra o Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim.

Gestores regionais da V GERES e da GRE-Agreste Meridional, Luiz Melo e Paulo Lins, respectivamente, além de outras autoridades na área de saúde, a exemplo de Coren e Hospital Regional Dom Moura, também prestigiaram o momento, que teve a produção feita pelos próprios funcionários da UPAE Garanhuns.

Saiba mais: UPAE no Facebook.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.