sexta-feira, 14 de abril de 2017

Servidores do Ministério Público na luta contra a reforma da previdência. SAIBA MAIS

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemppe) mobiliza trabalhadores contra as mudanças apresentadas no Congresso



As reformas trabalhistas propostas pelo presidente Michel Temer é um dos assuntos que mais tem ganhado notoriedade no Congresso Nacional. Durante as últimas duas décadas, a providência social passou por três alterações. A primeira delas aconteceu durante o governo Collor, em 1991, que estabeleceu o salário mínimo como piso para as aposentadorias. Com Fernando Henrique Cardoso no poder, em 1998, foram decididas as idades mínimas por tempo de contribuição: 30 anos para mulheres e 35 para homens. Já em 2003, durante o Governo Lula, para receber o benefício, os homens deviam atingir o mínimo de 60 anos de idade, enquanto as mulheres deviam ter 55 anos, além de ter cumprido com o período mínimo de contribuição proposto no governo FHC.

A nova reforma previdenciária, entretanto, tem causado grande polêmica na Câmara e no Senado Federal. Nas mudanças, está previsto o nivelamento entre as idades de homens e mulheres. Agora, os trabalhadores dos dois gêneros precisariam ter no mínimo 65 anos para ter direito ao benefício integral. O aumento do tempo mínimo de contribuição também é outra alteração, subiria para 49 anos. O Congresso Nacional, no entanto, tem resistido à proposta.

As mudanças da previdência não são discutidas somente no Senado e Câmara Federal. A sociedade Civil também tem entrado na discussão e na luta contra a reforma apresentada pelo governo. O Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (Sindsemppe) é uma das entidades que aderiram à resistência. O presidente, Fernando Ribamar, acredita que a reestruturação proposta é um ataque aos direitos dos trabalhadores. “O Sindicato está cobrando dos parlamentares de Pernambuco um posicionamento em defesa do trabalhador. Além disso, membros da instituição estão participando constantemente de reuniões e eventos que tratam do tema e buscam barrar a aprovação da reforma”, explica Ribamar, exemplificando o plantão promovido pela Federação Nacional dos servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), em Brasília, e o seminário do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Por conta de sua atuação, o Sindsemppe também foi convidado pelo procurador geral do MPPE para participar de uma reunião do Conselho Superior do Ministério Público, que teve como assunto principal a reforma da previdência. “Continuaremos na luta para que essas mudanças não sejam aprovadas”, reforça Fernando Ribamar. Tendo em vista o posicionamento da categoria, os servidores aprovaram em assembleia a participação do Sindsemppe na greve geral marcada para o próximo dia 28 de abril.

Prefeitura de Garanhuns suspende licitação de buffett que custaria R$ 4 milhões aos cofres públicos




Depois da grande repercussão negativa, principalmente nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Garanhuns suspendeu o processo licitatório que previa compra de quentinhas, coffee break e buffet para a Secretaria de Turismo. 

Segundo o blog VeC Garanhuns, a abertura das propostas estava prevista para o dia 18 de abril, mas, de acordo com nova publicação no Diário Oficial, a licitação esta suspenso.

"Coincidência ou não, a suspensão ocorreu após o blog Fique de Olho, assinado pelo ex-candidato a vereador Johny Albino, ter questionado o alto valor da licitação, R$ 3.860.146,20, levando-se em consideração a secretaria para a qual seria destinado os serviços (turismo) e os próprios serviços a serem adquiridos, que não são tão prioritários quanto saúde, educação, e infraestrutura a ponto de exigir uma cifra que beira os quatro milhões de reais." - Diz o blog. (confira aqui)

"Enquanto vários garanhuenses continuam com dificuldades em obter ações do Governo Municipal, acesso a exames, medicamentos, entre outros serviços, a Prefeitura de Garanhuns se acha no luxo de pensar em gastar uma dinheirama dessa em Buffet e Coffee Break, isso só para atender a Secretária de Turismo que é responsável pelos eventos" - registra, com indignação, Johny Albino.

O Blog VeC Garanhuns tentou verificar especificamente os itens e os valores respectivos da licitação, mas não obeve êxito. Seria interessante saber como chegaram a estes valores milionários com buffets e quentinhas.

UPAE Garanhuns realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata



O setor de oftalmologia da UPAE Garanhuns é uma referência para o interior de Pernambuco. Desde a consulta ambulatorial até a cirurgia, passando pelos exames, a UPAE dispõe de modernos equipamentos, técnicos habilitados e sete oftalmologistas à disposição dos pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde, com sede em Garanhuns. 

CIRURGIAS DE CATARATA

Na última quinta-feira (06), a UPAE Garanhuns realizou mais um mutirão de cirurgias de catarata. O coordenador médico da UPAE, Dr. Franco Junqueira, informou que 30 pessoas, principalmente idosos, passaram pelo procedimento. "Ao todo, a UPAE oferta mensalmente cerca de 80 cirurgias de catarata e uma vez por mês realizamos 30 cirurgias em um só dia. São nossos oftalmologistas: Ana Ramalho, Edil Dias, Wendell Guimarães, Rodolfo Reis, Alfredo Daniel, Felipe Irving e Ana Cláudia Targino.

A Unidade também oferece as consultas oftalmológicas mais simples, para os pacientes que precisam usar óculos, saindo da UPAE com sua receita no mesmo dia, e podendo se dirigir a qualquer ótica da região. E o melhor, segundo o Coordenador Geral da Unidade de Saúde, Gustavo Amorim, tudo de graça. "A UPAE Garanhuns, e todas as outras no estado, são equipamentos da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em nosso caso, com Gestão IMIP. A oferta dos serviços em todas as especializadas são reguladas pela Rede SUS. Os pacientes devem apenas se dirigir aos Postos de Saúde mais próximos de suas residências, e se for o caso, serão encaminhados para a UPAE" - explica o gestor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.