sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Novas presidentes da Caixa e Banco do Brasil são servidoras de carreira

O futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) que Rita Serrano será a nova presidente da Caixa Econômica Federal e Tarciana Medeiros será a nova presidente do Banco do Brasil.

Foto: Pedro Henrique Gomes / g1


Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil desde 2000 e é gerente executiva desde 2019. Será a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada.

Maria Rita Serrano é funcionária da Caixa desde 1989, onde exerceu diversas funções. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012. Desde 2014 é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa e, no recente período, passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas.

"Elas conversaram muito com o presidente Lula, conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora", disse Haddad a jornalistas.

Na quinta-feira (29), Lula afirmou que as presidências dos dois bancos públicos seriam ocupadas por mulheres em seu terceiro mandato.

Paulo Câmara inaugura Memorial da Democracia

Instalado no histórico casarão do Sítio Trindade, 
o novo espaço reúne a memória das lutas 
pela liberdade e justiça social no Estado



O governador Paulo Câmara inaugurou, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, nesta quinta-feira (29.12), o Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcelos Coelho, que reúne todo o acervo documental produzido pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC). Um marco da memória das lutas pela liberdade e justiça social no Estado, o memorial fica instalado no histórico casarão do Sítio Trindade, no Recife.

“Nós precisamos olhar para o futuro do nosso país, para o fortalecimento das instituições democráticas. A democracia foi ameaçada em vários momentos da nossa história e não podemos deixar o Brasil retroagir. Resgatar a memória, a verdade, e ter instrumentos que possam fazer a população conhecer a história é fundamental para um futuro melhor”, avaliou o governador Paulo Câmara.

Na ocasião, o governador também sancionou a lei que declara o deputado federal Gregório Bezerra como Patrono da Luta pela Democracia em Pernambuco. Bezerra foi preso e torturado durante o período da ditadura militar.

O Memorial da Democracia de Pernambuco nasceu com a lei que instituiu a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, criada em 2012 pelo governador Eduardo Campos. Sua implantação ocorreu como resultado do Grupo de Trabalho Memorial da Democracia de Pernambuco. O colegiado foi criado em 2021, sob coordenação da vice-governadora Luciana Santos e integração de secretarias e órgãos estaduais.

No local, o visitante poderá realizar pesquisas e estudos. Além de salas com exposição, será possível acessar, em outros cômodos, versões digitais do relatório final da CEMVDHC, com mais de 800 páginas, e aos mais de 70 mil documentos coletados, entre prontuários, certidões de óbito, entrevistas e depoimentos.

Também está prevista uma biblioteca oferecendo títulos que convergem para a temática proposta pelo Memorial, sala para palestras, debates e para exibição de filmes. Uma das intervenções mais significativas do projeto de curadoria está na instalação de uma réplica da escultura Torre Cinética e de Iluminação, de autoria de Abelardo da Hora, com oito metros de altura. Criada originalmente em 1961 e instalada na Praça da Torre, a obra foi destruída em 1964 pelo Exército por ter sido considerada subversiva.

ESCOLHA DO CASARÃO - O casarão do Sítio Trindade foi cedido pela Prefeitura do Recife e ressalta a relevância histórica. Tombado por sua importância cultural, o local já acolheu o Forte Arraial do Bom Jesus, no século XVII, foco de resistência contra os invasores holandeses. Seu chalé, entre 1960 e 1964, foi a sede do Movimento de Cultura Popular (MCP), que reuniu nomes como Paulo Freire, Abelardo da Hora e Francisco Brennand e teve as atividades encerradas após ser invadido por tanques na ditadura militar.

HOMENAGEM - O nome do Memorial da Democracia de Pernambuco é uma homenagem ao coordenador geral da CEMVDHC, Fernando de Vasconcelos Coelho (1932-2019). Advogado, Fernando se destacou nas ações de combate ao regime militar (1964-1985).

Estiveram presentes à cerimônia os secretários estaduais Cloves Benevides (Justiça e Direitos Humanos), Fernando Jucá (Ciência, Tecnologia e Inovação), Marcelo Canuto (chefe de gabinete do governador) e Gilberto Freyre Neto (executivo de Relações Internacionais); o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Ricardo Leitão; o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis; o prefeito do Recife, João Campos; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Antônio Matos; os desembargadores Jones Figueiredo e Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Também prestigiaram a inauguração o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins; o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Marcelo Carneiro Leão; a reitora em exercício do Instituto Federal de Pernambuco, Juliana Andrade; a ex-primeira dama de Pernambuco Renata Campos; o deputado estadual Antônio Fernando; além de secretários municipais do Recife, membros do GT Memorial da Democracia de Pernambuco e familiares de vítimas da ditadura.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Garanhuns vai contratar empresa especializada para viabilizar projetos do Hospital Municipal

Pregão eletrônico nº 037/2022 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco dessa quinta-feira (29)


A Prefeitura de Garanhuns vai dar início a elaboração dos projetos técnicos para a construção do Hospital Municipal, contando com a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de arquitetura e engenharia. O aviso de licitação do pregão eletrônico nº 037/2022 foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco dessa quinta-feira (29), com início de acolhimento das propostas marcado para esta sexta (30).

Os projetos complementares fazem parte de um conjunto de serviços importantes, que vão permitir o pleno funcionamento da unidade hospitalar. De forma que os autores serão responsáveis pela execução do projeto estrutural, elétrico, hidráulico, de radioproteção, instalação de gases, além do orçamento e cronograma para execução da obra.

O Hospital Municipal vai contar com 100 leitos, e será construído com recursos próprios, sendo uma das grandes obras previstas no Plano de Governo do prefeito Sivaldo Albino. “Tenho certeza que o hospital será uma grande referência para fortalecer a saúde do nosso município. É um compromisso que nós assumimos ainda na campanha para prefeito, e que vai se tornar uma realidade concreta para a população de Garanhuns”, afirma o prefeito.

Com a conclusão desta etapa, terá início então o processo licitatório para construção do hospital municipal, em um investimento estimado inicialmente em 30 milhões de reais. A unidade será construída em um terreno com área de 8.792,79 m², nas proximidades da PE-177. “Iniciamos os trabalhos com muita responsabilidade e atenção às necessidades dos garanhuenses. Agora, seguimos para uma etapa muito importante do nosso planejamento para atender ainda melhor a população que tanto merece”, finaliza a secretária de Saúde, Catarina Tenório

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.