terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Universidade Federal do Agreste de Pernambuco pode se tornar realidade em Garanhuns

LUTA ANTIGA: Há quase 13 anos, Lula interiorizou Universidades Federais pelo país, agora, com o Ministro Mendonça Filho, a Unidade Acadêmica de Garanhuns pode se tornar a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Parecer de Armando Monteiro foi aprovado pelos senadores




O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (27), em votações simbólicas e unânimes, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que determinam a criação de três universidades públicas: Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

O Projeto de Lei que cria a a UFR e a UFDPar seguem agora direto para sanção presidencial. 

O PLC 6/2018 que cria a UFAPE em Garanhuns, desmembrando a Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco terá de voltar para nova análise da Câmara dos Deputados. Isso porque o projeto original criava apenas a UFDPar, que surge a partir do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba, mas os senadores incluíram no texto a criação da Ufape, em Garanhuns, que recebeu parecer favorável do relator Armando Monteiro e foi aprovado por unanimidade pelos demais senadores.

Se não houver novas mudanças no Projeto de Lei por parte dos deputados, deve ser aprovado e enviado para sanção do Presidente Michel Temer, que deve atender o pedido do Ministro da Educação Mendonça Filho, um dos defensores da criação da universidade.

Aterro Sanitário de Garanhuns perdeu condições ideais desde 2014



O TCE fez um levantamento dos aterros sanitários e lixões em todo o estado, e o resultado não foi bom. Por dia são depositados a céu aberto no estado 4,4 mil toneladas de lixo. O levantamento feito em 2017 pelo Tribunal de Contas de Pernambuco aponta que 114 municípios ainda não se adequaram à legislação que trata da destinação correta dos resíduos sólidos. O prazo final da Lei 12.305/10 foi em agosto de 2014. 

Desse período até o dia 20 de fevereiro de 2018 já foram despejados no meio ambiente 5,7 milhões de toneladas de lixo, o suficiente para ocupar mil campos de futebol, segundo estimativas dos auditores do TCE. Para pressionar os gestores municipais, o órgão vai encaminhar, pela primeira vez, o relatório com informações detalhadas dos municípios, que não estão cumprindo a lei, ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). As sanções aos gestores vão de multa à detenção de um a três anos.
...

Os municípios que dispõem de aterro sanitário podem perder essa condição a qualquer momento. "Basta um ano sem uma gestão correta do lixo, que a situação regride drasticamente", ressaltou Andréa Coelho. 

GARANHUNS 

Foi o caso de Garanhuns que contava com aterro sanitário em 2012 e 2013, perdeu a condição desde 2014. "O aterro sanitário de Garanhuns atendia a outros municípios vizinhos, mas como ele perdeu a condição, e não se recuperou, os outros municípios voltaram depositar os resíduos em lixão", afirmou Andréa Coelho. O Aterro de Garanhuns deixa de ser "sanitário" para ser "controlado" no diagnóstico do TCE.

Para ler a matéria completa:

Compesa explica falta d'água de três dias em alguns bairros de Garanhuns


A Compesa detectou, na tarde de ontem (segunda-feira, 26) um vazamento na adutora de Mundaú. As equipes iniciaram os trabalhos de reparos na tubulação na tarde desta terça-feira. Com isso, o abastecimento para as ruas Nogália Lima e Antônio Penante, no bairro Santo Antônio, para as partes altas dos bairros Aluísio Pinto, Boa Vista e São Miguel e os bairros Parque Fênix e São Carlos está suspenso. 

O sistema deve retornar à operação normal a partir de quinta-feira, dia 1º.

Izaías libera grupo para Álvaro Porto e pode anunciar seu apoio para deputado

Álvaro e Izaías se aproximaram politicamente e o deputado deve ser o candidato do prefeito. 

Não tem mais segredo que Álvaro Porto é o candidato a deputado estadual da maioria do grupo de Izaías Régis. Secretários, vereadores e o vice Haroldo têm se reunido frequentemente com o deputado. Izaías não se manifestou publicamente. Porto foi prefeito de Canhotinho em dois mandatos, elegeu seu sobrinho em mais dois, e agora pode lançar sua esposa ou filho para concorrer ao governo daquele município.

Izaías e Álvaro têm sido fotografados sempre juntos, em todos os eventos da prefeitura. Esta semana o grupo recebeu o deputado no próprio gabinete do prefeito. Izaías só não deve anunciar agora para adiar o desgaste. Vale lembrar que Álvaro está retornando ao PTB de Armando Monteiro, o que facilita a união.

Izaías não dá mostras de querer apoiar alguém do seu grupo político de Garanhuns, como fez com Zaqueu em 2014, também não pretende abdicar do restante do seu mandato para retornar à ALEPE. É melhor ser prefeito de Garanhuns por dois anos e oito meses que deputado por quatro.

Sendo Álvaro seu candidato, Izaías não precisaria investir recursos próprios na campanha nem elevaria algum de seus aliados a um outro patamar político, olhando para 2020. Em uma ano em que sua gestão vem sendo recebendo críticas pontuais, falta este ingrediente político para gerar mais turbulência, confrontando sua coerência ao longo dos anos.

Embora tenha afirmado que não pretende disputar a prefeitura de Garanhuns, se Álvaro for bem votado no município, torna-se um dos nomes naturais para 2020. Mesmo afirmando que não vai, não há nada que impeça.

Colégio Santa Joana D'Arc agora tem Espaço de Dança em Garanhuns


Partido Democratas de Carlos Batata realiza reunião em Garanhuns

Batata e Damásio devem fechar dobradinha em Garanhuns


Ex-prefeito de Capoeiras e ex-deputado federal, Carlos Batata começa a se movimentar para viabilizar sua candidatura novamente ao Câmara dos Deputados. 

No último sábado, seu partido, Democratas, através do movimento Garanhuns em Foco, realizou um encontro no Garanhuns Palace Hotel, com estudantes, jovens empreendedores, lideranças políticas e empresários, onde discutiram a conjuntura econômica de Garanhuns e região. 

"Batata defendeu a duplicação da BR-423, principalmente para o crescimento econômico de Garanhuns, já que as indústrias sentem a necessidade de um escoamento mais rápido, melhorando a fluidez do trânsito, e, assim, beneficiando principalmente a bacia leiteira da região, que produz 40% do Leite do estado de Pernambuco." - Diz o texto da nota enviada para a imprensa. Para os jovens, Batata defendeu também a independência da UAG/UFRPE.

Damásio Cardoso, pré-candidato a deputado estadual, também falou no encontro, assim como o empresário e figura pública Givaldo Calado, que relatou a importância de se ter políticos autênticos, além de explicitar a diferença entre um mandatário e um político, segundo a nota.

Além dos jovens, participaram também do encontro Alexandre Tenório, ex-prefeito de Iati, Claudomira Andrade, presidente do DEM mulher, e as assessoras da deputada estadual Priscila Krause; Ana Andrade e Zirene Brasil.

Prefeitura de Garanhuns não cumpre promessa para TV Asa Branca e moradores da Massaranduba




Mostramos aqui no Blog o drama dos moradores da Rua Dolores Duran, na comunidade da Massaranduba, que passaram da alegria de ver o asfalto sendo colocado há pouco mais de um ano, para a tristeza de ver agora buracos, lama e poeira. O asfalto se desfez. A prefeitura não tomou ainda  nenhuma iniciativa. A empresa que ganhou a licitação e fez a obra também não. O jeito foi os moradores apelarem para os meios de comunicação (relembre aqui e aqui) para que todos fiquem sabendo. Nas redes sociais, em nossas postagens, leitores sempre apontam o mesmo problema em outras ruas do município.

A reportagem da TV Asa Branca obteve a promessa da prefeitura que o serviço na Rua Dolores Duran seria refeito até o final de Janeiro. E nada! 

A TV voltou à comunidade da Massaranduba nesta segunda-feira (26/02) e viu que o problema até piorou. A prefeitura foi contactada novamente e disse que agora não tem mais prazo para realizar o serviço, o qual, muito provavelmente, já foi pago à construtura que "executou" a obra.

Veja a reportagem no link abaixo:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.