quarta-feira, 11 de março de 2015

Estado torna permanente comitê de convivência com a estiagem‏. SAIBA MAIS!


O Governo do Estado tem atuado em várias frentes no sentido de minimizar os efeitos causados pela estiagem no semiárido pernambucano. Nesse sentido, o governador Paulo Câmara tornou permanente, nesta quarta-feira (11), por meio de um decreto, o Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem. Formado por 23 secretarias e entidades da sociedade civil, o colegiado formulará políticas públicas e um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo para garantir o abastecimento de água para consumo humano e produção rural. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou da cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, e reforçou que o Governo Federal se unirá ao esforço de Pernambuco.

Coordenado pela Secretaria estadual de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), o comitê já funcionava de maneira temporária desde 2012, quando foi criado pelo ex-governador Eduardo Campos. Com o decreto assinado nesta quarta, ele passará a estimular a convivência dos pernambucanos com escassez de chuva, característica do semiárido. As reuniões serão mensais e sempre que houver necessidade.

Paulo Câmara confirmou para 2015 a entrega de 31 mil cisternas em diversas modalidades, priorizando escolas, postos de saúde e centros de assistência social. "A nossa intenção é garantir o funcionamento dos serviços públicos nas áreas mais afetadas pela estiagem", cravou o governador, salientando que os resultados do trabalho do comitê serão monitorados por ele e sua equipe.

Sobre os projetos de convivência com o semiárido, a ministra Tereza Campello ressaltou que será necessário juntar ações em diversas áreas. "Estamos aqui para dar um apoio à constituição do comitê e garantir a parceria entre o Estado e a União", disse a titular do Desenvolvimento Social. "Acredito que é juntando esforços que conseguiremos melhorar a situação do nosso povo", completou.

PARCERIAS - 

Virgínia Barros visita Garanhuns e diz que Impeachment não está na pauta da UNE - União Nacional dos Estudantes




A garanhuense Virgínia Barros, ou Vic Barros, presidente da União Nacional dos Estudantes, aceitou convite do vereador Audálio Ramos Filho e esteve visitando sua terra nesta quarta-feira, recebendo homenagens na Câmara Municipal e reunindo-se com o prefeito Izaías Régis.

Com dezenas de familiares, militantes estudantis da Universidade de Pernambuco e amigos, Virgínia deu atenção a todos, falou de sua responsabilidade como presidente da UNE, e das atividades que vem desenvolvendo, fez questão de listar os avanços conquistados nos últimos anos junto ao governo federal e afirmou que o Impeachment da Presidente Dilma não está na pauta de discussões da entidade. "Estaremos no dia 13, junto a CUT e outras instituições, numa marcha em defesa da Petrobras e por temas sociais que merecem nossa atenção." - Afirmou Virgínia, em entrevista a este blogueiro, a ser enviada à imprensa do estado através da VOX Comunicação, nossa empresa de assessoria. Ela complementa: "Diferente do Fora Collor, outras instituições como a OAB, e a UNE, não estão engajadas na luta pelo impeachmet".

Na Câmara, todos os vereadores recepcionaram a conterrânea, onde ela discursou sobre a emoção de estar na cidade que nasceu e conhece bem, tendo saído daqui para estudar na capital em uma Universidade Federal. De lá para a USP, em São Paulo. 

Na prefeitura, Izaías Régis e a primeira-dama Socorro Régis receberam Virgínia no Gabinete no Palácio Celso Galvão, junto com secretários e a Presidente da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns, Giane Lira. O presidente da Câmara, Gersinho Filho e o vereador Audálio Ramos Filho, que foi o responsável pela articulação da agenda de Virgínia em Garanhuns, também estiveram presentes.

MAIS

Virgínia Barros foi eleita Presidente da UNE, em 2013, entidade que representa mais de 7 milhões de universitários brasileiros. Virgínia é a primeira mulher nordestina a ocupar o cargo, em mais de 70 anos de atividades da UNE.

Com informações da SECOM Garanhuns

CID GOMES ARREGA



O ministro da Educação, Cid Gomes, passou mal subitamente e foi internado na noite de ontem no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. Conseqüentemente, está cancelado seu depoimento, marcado para hoje, na Câmara — no qual explicaria sua recente declaração de que a Casa tem “uns 400, 300 achacadores”.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia notificado o ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, para que responda, no prazo de dez dias, querendo, à interpelação judicial com pedido de explicações apresentada pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS/PE). A notificação foi expedida nessa terça-feira (10).

Cid foi convocado, ainda, para prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre as declarações nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, mas as lideranças do Governo Dilma tentavam adiar a convocação em uma tentativa de diminuir o clima de tensão entre base parlamentar e Palácio do Planalto.

Na interpelação, Jungmann pede esclarecimentos sobre declarações atribuídas a Cid Gomes e divulgadas no “blog” do jornalista Josias de Souza, sob o título “Câmara tem ‘uns 400, 300 deputados achacadores”. Segundo o deputado pernambucano, tais afirmações “poderiam configurar, em tese, o crime de injúria”, previsto no artigo 140 do Código Penal, por se tratar se acusação genérica, sem explicar quem são os “300 ou 400 deputados federais”.
.


AGORA COMIGO: No bom linguajar nordestino, Cid Gomes Arregou!

A saída alternativa (e única) foi "adoecer".

E pronto!

UPE GARANHUNS: Toma posse nova diretoria da TEC. Jr, empresa júnior do Curso de Licenciatura em Computação‏



A TEC Jr., empresa júnior com estudantes de do curso de Licenciatura em Computação da UPE - Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, tem nova diretoria. Em Assembleia realizada na última quarta-feira, dia 04 de março de 2015, com as presenças de ex-diretores e coordenadores, como Aline Ferreira Barbosa, ex-diretora executiva, e o professor Higor Monteiro, foram escolhidos através de votação, os novos diretores, relacionados abaixo, para uma gestão de um ano.

· Wilson Nascimento, de Canhotinho – Diretor executivo

· Débora Araújo, de Canhotinho – Diretora Adm/Fin

· Máverick André, de Garanhuns – Diretor de Projetos

· Eduardo Sales, de Garanhuns – Diretor de Marketing

Na composição da diretoria da TEC Jr., o Diretor-Executivo representa a presidência da empresa júnior.

A nova diretoria tem a responsabilidade de fortalecer o movimento júnior na região, evidenciando assim, a importância do curso de Licenciatura em Computação,ampliando para um pensamento empreendedor. Com este objetivo, a nova diretoria pretende desenvolver projetos em empresas e escolas da região, promovendo treinamentos, palestras e consultoria jr.

A TEC Jr. é a primeira empresa júnior de um curso de Licenciatura em Computação no estado de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO: Amazan na Budega de Zé em Garanhuns



Depois de receber o show de Maciel Melo, no final do ano passado, a Budega de Zé apresenta mais um convidado especial. Nesta quinta-feura, 12 de março, quem vem fazer forró pra nossa gente é o sanfoneiro Amazan. Os ingressos antecipados estão à venda na Budega.

O próprio Amazan já está fazendo a chamada da festa, ele gravou um vídeo que está se espalhando rapidamente no facebook. Para ver, clique aqui.

Pra completar a festa, Ronaldo Cesar, Tuxinha, Sandoval Ferreira e Forró do Matuto.

Topado!!

E o Garanhuns Garden Shopping?

.


Depois de tantos anúncios e cronogramas apresentados à sociedade, o povo virou São Tomé, só acredita agora vendo. Trata-se do Garanhuns Garden Shopping, que herdou a proposta de construção de centro de compras em nossa cidade, e agora com a Tenco, construtora e gerenciadora de Shopping Centers, espera iniciar suas obras, conforme foi anunciado na semana passada, informando inclusive, que as obras poderão ser acompanhadas pela internet.

Entretanto, como dissemos, a população, maior interessada do Agreste Meridional, foi perdendo a credibilidade no projeto, a ponto de dois terços acreditarem que não sairá mais, que não teremos o shopping tão propalado. Podem ter acontecido vários entraves, mas tudo se somou para esta descrença.

A afirmativa acima foi mais uma vez demonstrada em uma enquete aqui no blog, que embora não tenha valor científico, acredito que não estará muito longe da realidade da opinião pública, caso seja realizada pesquisa com algum instituto.

Para amenizar esta descrença, creio que somente quando o shopping estiver sendo erguido e o sonho se tornar concreto, literalmente.

Vejam o resultado da nossa enquete:

Quanto ao Garanhuns Garden Shopping, você acha que...

Perdi a confiança depois de tanto tempo e tantas promessas. 115 (68%)
Vai sair. É ter um pouco mais de paciência e acreditar nos investidores. 54 (32%)

Total de 169 votos.

Mauro, Luís, Maurílio, Armando... Personagens recentes de Garanhuns que viraram história

Estudantes e professores da Escola Luís Tenório de Carvalho


O tempo vai passando e a gente vai vendo a vida correr cada vez mais depressa. Um processo contínuo de aceleração dos dias. Nesta terça-feira (10/03), em vários momentos, pude perceber o quanto as pessoas vão nos deixando e virando história. Por outro lado, é bom perceber que pudemos conhecer pessoas que de fato viraram exemplos para toda a sociedade.

Foi assim quando vi o nome de Mauro Lima estampado na placa de inauguração do Planetário, que lhe fez a justa homenagem. Poxa, até bem pouco tempo ele estava conosco, com tanta vitalidade, que apesar da idade, ainda trabalhava ativamente e administrava suas coisas.

Outro exemplo? Lá mesmo, no Parque Euclides Dourado, uma professora me pede para tirar uma foto dos alunos de sua escola, que estavam também no Planetário, maravilhados com a descoberta. Depois da foto, perguntei qual era o educandário: Escola Prof. Luís Tenório de Carvalho. Meu amigo, gentileza e educação em pessoa. Fui do Diretório Acadêmica da UPE quando ele foi diretor da faculdade, na época, FFPG - Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns. Final dos anos 80. Era do tipo de personagem que atravessava a rua só para lhe cumprimentar. Dava um abraço, perguntava pela família, e seguia seu caminho, com toda tranquilidade. Exemplo de dedicação e respeito.

À noite. assistindo à magistral palestra sobre Simoa Gomes, apresentada pelo Confrade Igor Cardoso, do Instituto Histórico, que contou Garanhuns desde os índios e negros, da metade do século XVII, vieram os versos de Maurílio Mattos, poeta e artista plástico, que estão esculpidos na Praça Luís Jardim, completando os painéis de Armando Rocha sobre a história de nosso município. Como disse, magistral!

Maurílio Mattos foi nosso professor de Química no Colégio Estadual Prof. Jerônimo Gueiros. Figura impoluta, muitas vezes mais sério que precisava, mas de um conhecimento, inteligência e caráter indiscutíveis. 

Armando Rocha, amigo inseparável de meu tio Espedito Dias, ambos artistas das tintas, chamava-me poetinha. Eram meus primeiros passos com a escrita. Eu via ele pintar em sua casa, na Av. Santa Rosa. Colocava um disco pra tocar, acendia um cigarro, um vinho num canto do chão da sala e suas telas ganhavam vida. Vários painéis espalhados pela cidade relembram sua forma inconfundível de pintar as pessoas. Virou história!

Vi Monsenhor Adelmar, Amílcar Valença, Dominguinhos, Toinho Alves, Aluízio Alves, José Cardoso, Cristina Tavares, Ivaldo Dourado, e tantos outros que a memória dos anos que passam já não ajuda mais. Gente ligada a Garanhuns, e que a cidade deve sua identidade a todos eles.

O tempo vai passando e as pessoas que fazem por merecer, viram histórias. Boas e emocionantes histórias. 

Assisti a palestra de Igor Cardoso, uma aula sobre nossos antepassados, e a gente descobre que as páginas deste livro ainda estão sendo escritas no presente.

Hospital Dom Moura comemora Dia da Mulher em parceria com Rede Feminina de Combate ao Câncer‏‏


Equipes do HRDM e Rede Feminina juntos no Dia da Mulher

Representando a Rede Feminina: Sra. Sandra Sales, Dra. Marta Júdice e Dra; Irene Barros

O Hospital Regional Dom Moura viveu um dia mais que especial na última sexta-feira, 06/03, antecipando o Dia Internacional da Mulher, com muita alegria, música e serviços de prevenção e estética para o público feminino.

Com um café da manhã especial, A Rede Feminina de Combate ao Câncer realizou junto à direção do Hospital, uma série de atividades, tanto dentro da Unidade de Saúde, quanto em tendas armadas na entrada do setor administrativo. 

"As mulheres foram recepcionadas com boa música, trouxemos um saxofonista que passou pelos departamentos, coordenações, quartos, enfermarias e outras áreas permitidas, deixando o ambiente alegre e emotivo, conquistando sorrisos de todos." - Afirmou o gestor do HRDM, Luiz Melo.

Dentre os serviços oferecidos, orientações sobre a prevenção do Câncer de Mama e de Colo do Útero, com voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, além de tratamentos de beleza, maquiagem, etc. 

A direção fez ainda distribuição de flores às mulheres.

"São ações que humanizam o hospital, integram nossos serviços às instituições importantes da sociedade, e criam um clima agradável para trabalhar. Neste caso específico, comemorar o Dia Internacional da Mulher foi muito prazeroso, pois reconhecemos a importância da mulher profissional, sendo a grande maioria das nossas colegas de trabalho" - Encerra Luiz Melo.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.