quarta-feira, 19 de maio de 2021

Prefeito Sivaldo Albino convoca guardas municipais aprovados no último concurso

 WhatsApp Image 2021-05-18 at 21.03.00.jpeg


O Prefeito Sivaldo Albino, através da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes - AMSTT, deu posse na manhã desta terça-feira a dois guardas municipais, que já começaram a atuar no dia de hoje.

Rodolpho Almeida, presidente da AMSTT, fala sobre a importância da convocação dos dois novos agentes da autarquia. "Não tenho dúvidas que irão somar. A nossa guarda que já é forte passa a partir de agora, a contar com os 200 homens", pontua.

Bruno de Melo Araújo, um dos convocados se diz preparado para servir ao município. "Tô feliz por ter sido nomeado e agora é cumprir a missão".


Mais de 21 mil profissionais da rede pública terão notebooks e plano de conectividade



O governador Paulo Câmara lançou, nesta quarta-feira (19.05), em solenidade com transmissão online, uma nova edição do Programa Professor Conectado, que vai disponibilizar mais de 21 mil computadores para professores efetivos, analistas e assistentes em gestão educacional, além de conceder um pacote de conectividade, com valor mensal de R$ 50, para cada profissional. O programa conta com um investimento de R$ 115 milhões.

“O Professor Conectado busca dar condição aos profissionais da educação de terem instrumentos para utilizar na preparação e, agora, na transmissão de aulas. Todo o investimento está dentro daquilo que a gente acredita: a educação pública de qualidade como um grande valor no Estado de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário estadual de Educação e Esportes, Marcelo Barros, a partir do dia 15 de junho estará disponível um cadastro para que os profissionais da educação possam solicitar a aquisição desses notebooks. “Os profissionais irão escolher o modelo que irão adquirir. A gente espera que, a partir de julho, os notebooks comecem a ser entregues nas residências dos profissionais da educação”, ressaltou Barros.

O programa estará detalhado no Projeto de Lei de Inclusão Digital, a ser encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa de Pernambuco para votação. “Daremos a celeridade necessária para que o projeto possa ser aprovado. O programa é muito importante, principalmente neste momento de dificuldade de distanciamento, em virtude da pandemia”, enfatizou o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros.

Os notebooks precisam, obrigatoriamente, possuir uma configuração mínima definida pela Secretaria de Educação e Esportes, e serão cedidos por um período de três anos, a contar da adesão ao programa. Nesse período, o servidor precisará participar de capacitações e projetos, que serão detalhados no Projeto de Lei enviado à Assembleia. Além disso, durante esses 36 meses fica proibida a venda ou cessão do equipamento e, caso o servidor perca o vínculo com a Secretaria de Educação, terá que fazer a devolução dos recursos.

Covid: 14 estados e DF devem ficar sem CoronaVac antes de nova remessa




Levantamento do instituto Infotracker, da Universidade de São Paulo, feito a pedido do UOL, aponta que ao menos 14 estados e o Distrito Federal devem ficar sem estoque da vacina produzida pelo Instituto Butantan antes que o Ministério da Saúde faça novas remessas da vacina contra a covid-19. A reportagem é de Leonardo Martins.

A falta de insumos e a suspensão da produção da CoronaVac impactam essa projeção. Esta é a vacina contra a covid-19 mais utilizada no país.

O governo da China avisou ontem ao Instituto Butantan que vai enviar no próximo dia 26 apenas 3.000 litros de insumos para a CoronaVac, o que é suficiente para produzir 5 milhões de doses do imunizante. A previsão anterior, comemorada pelo governador João Doria (PSDB) no Twitter, era de 4.000 litros —que gerariam 7 milhões de doses.

Ao todo, o contrato com a Sinovac prevê a liberação de 10 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), o que permitiria produzir 18 milhões de aplicações.

Doria tem colocado a culpa desses atrasos nas críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à China. Bolsonaro já fez alusão de que a China estaria promovendo uma "guerra química" e se beneficiando economicamente da pandemia.

Já o Ministério das Relações Exteriores dá outra justificativa, dizendo que a demora é consequência da alta demanda de vacinas da China, e descarta retaliação diplomática ao Brasil.

Ernesto Araújo golpeia Bolsonaro sem tocá-lo




O ex-chanceler Ernesto Araújo depôs hoje (18) por cerca de sete horas à CPI da Covid, no Senado. Segundo o colunista Josias de Souza, o ex-ministro desferiu golpes em Jair Bolsonaro em tocá-lo.

Para Josias, o ataque foi feito quando Araújo atribuiu ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello a decisão de adquirir apenas 10% das doses de vacinas do Covax Facility, em vez dos 50% (176 milhões de doses) colocados à disposição pelo consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde.

"Araújo não ignora que Pazuello comandou a Saúde guiando-se pelo lema segundo o qual 'um manda e o outro obedece'", escreveu Josias.

Para o colunista do UOL, o ex-chanceler tentou preservar Bolsonaro durante o depoimento, mas não foi bem sucedido.

Nem Pazuello acredita que tenha conduzido o Ministério da Saúde com autonomia. De resto, o compromisso do ex-chanceler com a verdade revelou-se frágil nos trechos em que ele declarou na CPI que nunca fez declarações anti-China"Josias de Souza

UOL

Pernambuco descentraliza vacina da Pfizer para todos os municípios




Após garantir uma logística eficaz de distribuição da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para o interior do Estado, na última semana, o Governo de Pernambuco decidiu descentralizar a vacinação do imunizante para todas as cidades pernambucanas. Essa nova etapa na imunização de gestantes e puérperas será feita com as 26.910 doses do imunizante que chegaram ao Estado na tarde desta terça-feira, 18.05. A distribuição já será feita a partir da manhã desta quarta (19.05).

As vacinas da Pfizer, recebidas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 15h10, ficarão armazenadas nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), em freezers que as manterão em temperatura entre - 25°C e - 15°C, podendo permanecer nessa faixa por até 14 dias. As doses serão dispensadas para os municípios de acordo com a demanda de cada um. Na rede de frio municipal, o insumo poderá ficar armazenado entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, 5 dias (período que já está incluso nos 14 dias citados). Após aberto o frasco, com 6 doses, deve ser utilizado em um prazo de 6 horas.

"Atualmente, a vacinação das gestantes e puérperas está sendo feita exclusivamente com a vacina da Pfizer em Pernambuco. Na semana passada, fizemos as primeiras entregas para o interior do Estado e conseguimos assegurar o deslocamento dentro da temperatura correta, garantindo que as doses cheguem dentro das normas preconizadas para os gestores municipais e, consequentemente, com segurança para aplicar na população. Agora, damos mais um passo para diminuir as distâncias e levar o insumo para mais próximo dessas mulheres. O Programa Estadual de Imunização e as Geres continuarão dando o apoio técnico para que os gestores municipais realizem suas ações e possam proteger nossas gestantes e puérperas contra a Covid-19", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo, reforçou a importância das secretarias municipais organizarem suas ações para otimizar o uso do insumo. "É preciso planejar e fazer o mapeamento das gestantes e puérperas para que as vacinas sejam utilizadas no tempo preconizado pelo fabricante", frisou. A gestora lembrou que a segunda dose dessa vacina deverá ser feita três meses após a primeira, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde (MS).

ASTRAZENECA - Na madrugada desta terça (18.05), também chegaram ao Estado 255.100 doses da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. O insumo deverá ser utilizado para a primeira dose da população com comorbidades e das pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.

Já somadas a essas novas remessas, Pernambuco totaliza 3.733.840 vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.959.160 da Coronavac/Butantan, 1.683.420 da Astrazeneca/Fiocruz e 91.260 da Pfizer/BioNTech.

Até o momento, a campanha de vacinação está beneficiando todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.