sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Por que Humberto passou Jarbas e deixou Mendonça pra trás?



Por que Humberto passou Jarbas e deixou Mendonça lá pra trás? Pergunta fácil de responder. 

Na pesquisa JC/Ibope/TV Globo para o senado em Pernambuco, divulgada nesta quinta-feira (27), o senador Humberto Costa (PT) apareceu com 32% das intenções de voto, pela primeira vez na liderança. Em segundo, seu companheiro de chapa, Jarbas Vasconcelos (MDB), com 31%. O terceiro, e bem distante, Mendonça Filho (DEM), com 22%. O restante já não participava da briga por uma das duas vagas. Sílvio Costa (Avante), 12%, Bruno Araújo (PSDB), 9%, entre outros.

Três situações explicam a liderança de Humberto:

a) É o senador de Lula e Haddad. Em Pernambuco Lula é mito e Haddad já tem quase 40% dos votos. Humberto é o senador do PT.

b) Mendonça abriu a artilharia pra cima de Jarbas, que caiu 3%. Embora ainda na margem de erro, foi o bastante para sofrer algum abalo, mas ainda não coloca sua eleição em risco.

c) Jarbas e Humberto fazem a dobradinha com Paulo Câmara. Geralmente o voto é fechado na chapa de governador e senadores, como Paulo lidera, os dois vão juntos até agora. Raras exceções na história o governador não elegeu seus senadores.

A eleição do senado acaba no dia 7 de outubro, portanto somente um fato novo e que cause uma reviravolta pode tirar as eleições de Jarbas e Humberto, pelo Ibope.

MPPE recomenda à PMPE que assegure direito à livre manifestação no ato Mulheres contra Bolsonaro

Garanhuns também terá passeata de Mulheres Contra Bolsonaro, neste sábado, 28. Concentração na Praça da Fonte Luminosa, às 09:00h



Para garantir o direito à liberdade de expressão e manifestação do pensamento no ato público marcado para o próximo sábado (29), intitulado Mulheres contra Bolsonaro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Polícia Militar de Pernambuco que os militares façam o uso eventual da força em conformidade com os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade.

A recomendação, que foi acatada pelo Comando Geral da PM, destaca que, no ato público suprapartidário, os PMs devem, a fim de evitar a consequente responsabilização administrativa, civil e criminal, atuar adequadamente na eventual utilização da força e no emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo.

“Deve ser, nos limites da lei, assegurada a todas as pessoas participantes do referido ato público a liberdade de expressão e manifestação do pensamento, sem sofrer nenhum tipo de violência ou embargo perpetrada por particulares e/ou agentes públicos”, considerou o promotor de Justiça Westei Conde y Martin Junior.

O promotor entendeu pela necessidade de expedir recomendação em virtude da proximidade das Eleições Gerais 2018 e o acirramento de ânimos entre parcelas da população, por conta de suas preferências eleitorais, podendo resultar em provocações, intimidações e outros atos de violência.

V GERES e UPE realizam encontro com líderes quilombolas em Garanhuns




Aconteceu na terça-feira (25), no auditório da FUNASA, em Garanhuns, o Encontro de Articulação entre Lideranças Quilombolas, realizado pela V GERES e Universidade de Pernambuco. A reunião foi a terceira de uma série para discutir saúde da população negra, e serve de preparação para a IX Conferência Estadual de Saúde e XVI Conferência Nacional de Saúde. A coordenadora de planejamento e regulação da V GERES, Fátima Godoy, esteve representando a gestora Catarina Tenório.

O encontro, coordenado pelos residentes do Programa de Residência de Saúde no Campo, da V GERES, e que funciona na comunidade do Castainho/Estivas, também levanta propostas para a Conferência Macrorregional de Saúde, que acontece em Garanhuns, nos dias 6 e 7 de novembro, em conjunto com a outra regional, Caruaru. Antes, a V GERES, que coordena este movimento, ainda organiza a pré-conferência, em outubro, sobre a saúde da população negra, que soma mais de 50% da população regional e conta com quase 30 comunidades quilombolas nos municípios inseridos na regional.

A saúde das pessoas negras, e em especial nas Comunidades Quilombolas, foi tema de apresentação da Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, na reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios que compõem a V GERES,na quarta-feira (19). A gestora regional de saúde, Catarina Tenório tem solicitado atenção inclusiva para as comunidades nos serviços oferecidos pela Rede SUS.

A reunião desta terça-feira encerrou o período de levantamento de problemas e dificuldades e iniciou a elaboração de propostas, que serão levadas para as conferências.

Medicina da UPE Garanhuns novamente entre os mais concorridos. Agora o campus também oferece Engenharia de Software



Nesta quinta-feira (29/09), a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou a concorrência do seu Processo de Ingresso 2019 da instituição.

Os números referem-se a procura de candidatos por vaga entre cotistas e não-cotistas (universal). Para esse ano, 11.157candidatos se inscreveram para a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 1.740 vagas, de 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

O curso de medicina, ofertado no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 39,75 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo lugar vem direito no campus Benfica, com 30,75 candidatos por vaga e, em terceiro, medicina, no campus de Garanhuns, com 20,88.

No sistema de cotas do sistema o mais disputado foi o curso de odontologia em Arcoverde com 32 feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de medicina no campus de Serra Talhada com 28,50 candidatos por vaga e, em terceiro, o de enfermagem no campus de Petrolina com 18,50.

O presidente da CPCA/UPE, professor Ernani Martins, lembrou que os candidatos devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os locais de prova, que serão liberados a partir do dia 05/11. 

O documento poderá ser emitido através do endereço:

A novidade do Processo deste ano foi a criação dos cursos de Engenharia de Software, ofertado no campus de Garanhuns, e Administração, no campus Mata Sul (Palmares).

As provas da 3a fase do SSA serão realizadas nos dias 18 e 19/11 pela manhã. Já as provas da 1a e 2a fases da seleção acontecem nos dias 02 e 03/12, pela manhã e a tarde, respectivamente.

Mais uma cidade será abastecida com água do Rio São Francisco



As águas da Transposição do Rio Francisco também alimentarão a cidade de Custódia, no Sertão de do Estado. O novo Sistema Adutor será construído pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que realizou nesta semana a disputa de preços para saber qual empresa vai realizar a obra. Segundo o presidente da estatal, Roberto Tavares, a expectativa é que o contrato seja assinado com a vencedora do certame no começo do mês de outubro. 

A obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Custódia foi um dos nove projetos selecionados pelo governador Paulo Câmara, após pedido do Prefeito Manuca, que considerou essa obra a mais importante para o Município. O investimento será custeado com empréstimo do Estado junto ao FGTS. “O governador Paulo Câmara solicitou que os técnicos da Compesa encontrassem uma solução para atender a cidade de Custódia, que tem sofrido com a grave seca que já dura sete anos consecutivos”, explicou Tavares.

A obra consiste na construção de uma estação elevatória (sistema de bombeamento), no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e de uma adutora de 23 quilômetros de extensão, às margens da BR-232, que transportará água do Rio São Francisco para a cidade de Custódia. Também será construída uma nova estação de tratamento de água, específica para o atendimento a Custódia. “A unidade terá a capacidade para tratar 85 litros de água por segundo, vazão suficiente para suprir às necessidades da população do município. Para garantir os investimentos necessários para viabilizar a obra, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, lembra do esforço do corpo técnico da companhia em elaborar projetos com antecedência. “Os nossos técnicos têm se desdobrado na elaboração de projetos que visem garantir água nas torneiras dos pernambucanos e que ajudem o governador Paulo Câmara a captar os recursos necessários para viabilizar as obras”, acrescentou o presidente.

O município de Custódia é atendido atualmente pelo manancial de Marrecas, que tem a capacidade armazenar 21 milhões de metros cúbicos de água, mas se encontra em pré-colapso. “Com o novo Sistema Adutor de Custódia, a cidade não ficará mais dependendo exclusivamente das chuvas. Independente dos ciclos de seca, teremos água do Rio São Francisco”, argumentou Roberto Tavares, pontuando que o projeto é uma antiga reivindicação das lideranças e moradores do município. A obra tem prazo para conclusão em 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

O Movimento #EleNão pode abalar a candidatura de Bolsonaro?

Em Garanhuns, caminhada contra Bolsonaro, neste sábado, tem concentração às 09:00h na Praça da Fonte Luminosa



Em centenas de cidades pelo Brasil, o movimento #EleNão fará manifestações contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) neste sábado (29/09). 

Tudo nasceu no Facebook, com a mobilização #MulheresContraBolsonaro, que soma mais de 2 milhões de mulheres. Ganhou mais repercussão e apoio de gente famosa, no Brasil e no exterior. 

Esta mobilização feminina pode abalar a campanha de Bolsonaro? Claro que pode. Não sei se coloca em risco sua presença no segundo turno, mas atinge diretamente a imagem do candidato, aumenta e consolida sua rejeição, como já temos visto. As pessoas estão deixando as redes sociais e ganhando as ruas.

Somem a esta movimentação os graves erros cometidos pelo staff de Bolsonaro, principalmente o seu vice, Mourão, e seu guru econômico, Paulo Guedes. Um falou ser contra 13º salário e férias, o outro na unificação da alíquota do IR, cobrando também dos mais pobres, e na volta da CPMF. Mourão já havia dito que família liderada por mãe e avó é fábrica de desajustados. 

Pra completar, o divórcio de Bolsonaro com acusações de furto a cofre de joias, ameaça de morte e enriquecimento ilícito, está em todas as revistas, sites, blogs, jornais...

Entre as mulheres, a rejeição de Bolsonaro passa de 50%, e elas são maioria do eleitorado. Mulher é forte por natureza, e unida, ninguém segura!

SETEMBRO: Tabela de Pagamentos a servidores, aposentados e pensionista do Governo do Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, divulga o calendário de pagamento dos servidores referente ao mês de setembro de 2018. Os aposentados e pensionistas vão receber o salário no dia 04 de outubro. Já os servidores ativos e comissionados receberão no dia 05.




NOVA CRISE NA CAMPANHA DE BOLSONARO - Folha de Pernambuco


PAULO MANTÉM VANTAGEM - Jornal do Commercio traz nova pesquisa IBOPE


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.