segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Binário de São José vai melhorar mobilidade em torno da UPE Garanhuns‏

Dr. Paulo Gusmão (Ancar), Prof. Fábio Formiga (UPE), prefeito Izaías Régis e os secretários Hélio Faustino e Fernando Nunes, obras e planejamento, respectivamente.

Foi assinada na manhã desta segunda-feira (7), no Palácio Celso Galvão, a ordem de serviço para o início das obras em avenidas e ruas que dão acesso ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE). O projeto, denominado “Binário São José”, trará maior fluidez ao trânsito e a mobilidade urbana de Garanhuns. Na ocasião, a equipe do Governo Municipal, autoridades locais e imprensa, puderam assistir a uma apresentação do secretário de Planejamento, Fernando Nunes, explicando as principais modificações de sinalização e os benefícios do investimento.

O vice-diretor do Campus da UPE Garanhuns, prof. Fábio Rocha Formiga esteve representando a universidade, e testemunhou a assinatura da Ordem de Serviço, pelo prefeito Izaías Régis e o empresário Paulo Gusmão, da Ancar Engenharia, que ganhou a licitação. A expectativa é que a obra inicie em dez dias.

Várias ruas abaixo do campus, em direção à Rua Pascoal Lopes, serão saneadas e asfaltadas. Também duas ruas que ligam a universidade à BR-423 terão o mesmo tratamento, além disso, o trânsito da Av. Cap. Pedro Rodrigues será apenas no sentido centro da cidade, enquanto que o binário com a rua paralela terá o sentido magano.O binário fará com que os circuitos sejam divididos em sentidos opostos, com reflexos nos acessos das adjacências. A AMTT fará novo discliplinamento com sinalização.

O projeto completo abrange 24 imediações, entre avenidas e ruas, do bairro São José. “Iniciamos esta ação, no papel, ainda no primeiro semestre deste ano. É mais um objetivo concretizado. Esperamos melhorar significativamente a circulação dos veículos e das pessoas. O centro da cidade será um dos mais beneficiados, principalmente em horários de pico. O binário vem somar e dar opções de roteiros estudados para os trajetos”, afirma Fernando Nunes.

Garanhuns foi um dos contemplados pelo Governo de Pernambuco com o Fundo Estadual para Municípios (FEM) com R$ 2,5 milhões para investimentos na área de infraestrutura. Desse valor, quase R$ 2 milhões serão aplicados no binário de São José.

Sobre informações da Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns

Santa Cruz a um adversário da Série B no ano do centenário


Vamos imaginar um ano de 2014, centenário do Santa Cruz, com o time disputando para retornar à divisão de elite do Campeonato Brasileiro. Um ano especial de Copa do Mundo, com jogos inclusive em Pernambuco.

O sonho está a apenas três partidas de se tornar realidade, mas apenas um adversário, ainda indefinido.

A próxima partida do Santinha, em Campina Grande, frente ao Treze, servirá apenas para definir a classificação final do Tricolor em seu grupo, e aí, na próxima fase, o mata-mata, contra um time do outro grupo, provavelmente do eixo Rio-São Paulo-Minas. Vale a vaga para a Série B, já que sobem os quatro clubes das semi-finais. 

Tudo indica que o Santa Cruz joga a decisiva no Arruda, provavelmente no dia 26, claro, com o Mundão Lotado. Algo em torno de 60 mil pessoas. Só não é mais porque a legislação já não permite!

JOCIPE: Garanhuns vence fácil fase regional do basquete


Garanhuns foi tetracampeão do Agreste Meridional nos XVIII Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE, na modalidade de Basquete Masculino. Os jogos foram realizados neste fim de semana em Lajedo quando a equipe de Garanhuns enfrentou os selecionados de Canhotinho com placar de 51x19, de Lajedo com 50x37, e Pesqueira, com placar de 62x34. 

O time de Garanhuns teve bom desempenho, se mostrou forte e superou todas as expectativas. “Este é o resultado do empenho, dedicação, treinamento intenso e focado da nossa equipe”, declarou o técnico da seleção de Basquete, Narclébio Resende.

Policiais civis e militares de Garanhuns receberão capacitação para atendimento à mulher vítima de violência doméstica

Garanhuns foi contemplada com uma capacitação regional para as polícias civil, militar e corpo de bombeiros, para o atendimento à vítima de violência doméstica. O evento acontece hoje (07/10) e amanhã (08/10) no Garanhuns Palace Hotel, por meio da Secretaria da Mulher de Pernambuco e Secretaria de Defesa Social com o apoio da Coordenadoria da Mulher de Garanhuns. A capacitação acontece dentro do programa “Justiça para Mulheres: agora e sempre”, em um projeto de capacitação continuada. Ao todo serão 60 profissionais capacitados.

A intenção é sensibilizar cada vez mais estes profissionais, para a aplicabilidade da Lei Maria da Penha, e despertar neles o olhar diferenciado e sem julgamentos, na hora do atendimento a elas. O objetivo é que se tornem multiplicadores desta ideia. A capacitação é dotada de 30 subtópicos importantes. O que é ser um homem na sociedade moderna; e porque a cultura do patriarcalismo e do machismo existem, uma vez que fomentam a cultura da agressão, são algumas das abordagens que mais se destacam no evento.

Os referidos profissionais recebem treinamento quanto à aplicabilidade da Lei Mª da Penha; e quanto à rede de abrigamento, e recepção dada por eles. Ou seja, como elas devem ser tratadas e acolhidas pelos órgãos parceiros no combate à violência doméstica. Na ocasião, as questões de gênero também serão abordadas. Segundo a Secretaria da Mulher de Pernambuco, este é um evento para que os policiais possam entender o que é ser vítima de violência doméstica, visando a sensibilização deles, e qualificação do atendimento às vítimas.

“O atendimento de policiais às vítimas de violência doméstica, ainda é a maior reclamação, por parte das mulheres que procuram pelos serviços de segurança”, afirmou Cileide Oliveira, da Diretoria de Enfrentamento da Violência de Gênero, vinculada à Secretaria da Mulher de PE.

BRASILEIRÃO 2013 - SÉRIE A - Resultados, tabela e classificação atualizada




Tabela gerada por Central Brasileirão
-->
26ª RODADA
05/10 - 18h30Botafogo-RJ0 x 1Grêmio-RS
05/10 - 21h00São Paulo-SP3 x 2Vitória-BA
06/10 - 16h00Náutico-PE1 x 4Cruzeiro-MG
06/10 - 16h00Atlético-PR2 x 1Coritiba-PR
06/10 - 16h00Flamengo-RJ1 x 1Vasco da Gama-RJ
06/10 - 16h00Internacional-RS1 x 0Fluminense-RJ
06/10 - 16h00Atlético-MG0 x 0Corinthians-SP
06/10 - 18h30Bahia-BA1 x 1Ponte Preta-SP
06/10 - 18h30Portuguesa-SP3 x 0Santos-SP
06/10 - 18h30Goiás-GO1 x 1Criciúma-SC
27ª RODADA
09/10 - 19h30Coritiba-PRxSantos-SP
09/10 - 19h30Grêmio-RSxCriciúma-SC
09/10 - 21h00Ponte Preta-SPxAtlético-MG
09/10 - 21h00Vasco da Gama-RJxFluminense-RJ
09/10 - 21h00Bahia-BAxVitória-BA
09/10 - 21h50Náutico-PExBotafogo-RJ
09/10 - 21h50Corinthians-SPxAtlético-PR
09/10 - 21h50Cruzeiro-MGxSão Paulo-SP
10/10 - 19h30Portuguesa-SPxGoiás-GO
10/10 - 21h00Flamengo-RJxInternacional-RS

FALANDO COM O AGRESTE: Marcelo Jorge e Carlos Eugênio voltam ao rádio


Marcelo Jorge é um dso publicitários mais respeitados do interior do estado. Carlos Eugênio é jornalista e ex-secretário de Comunicação Social de Garanhuns. Juntos produzirão o FALANDO COM O AGRESTE, programa jornalístico que pretende interagir com os municípios da região, com muita informação, entrevistas e a participação popular.

Aguardem! Na Rádio Marano.

18 internos fogem da FUNASE em Garanhuns


Caruaru e Região

Dezoito internos fugiram neste domingo (6) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Segundo o agente socieducativo, Paulo Carlos Santos, que trabalha na unidade, os menores abriram um buraco na parede. "Eles estavam na hora do banho de sol e começaram a quebrar o muro com metralhas. Renderam um funcionário, mas não houve agressão", explica. 

Ainda de acordo com o agente socieducativo, após a fuga os menores liberaram o agente que foi rendido. O agente não soube informar quantos internos estão atualmente na unidade. Segundo o 9º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Garanhuns, a PM realizou buscas nos arredores e ainda não localizou nenhum dos internos. A PM continua com as buscas na região para tentar encontrar os reeducandos.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Funase, que informou que enviaria nota sobre o caso. Até o momento, a nota não foi recebida pela nossa produção.

Governador confere pessoalmente obras de expansão do Hospital do Câncer



O governador Eduardo Campos vistoriou, na manhã desta segunda-feira (07/10), as obras de expansão do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), previstas para ficarem prontas em março de 2014. Numa área de 6,7 mil metros quadrados, está sendo erguido um prédio anexo, onde funcionará a primeira emergência em oncologia do Norte-Nordeste brasileiro, além de uma passarela que ligará os dois prédios da unidade. "É uma obra muito importante, porque vai cuidar de milhares e milhares de pessoas, não apenas de Pernambuco, mas de todo o Nordeste, que tem a referência de oncologia aqui neste hospital", destacou Eduardo, garantindo que "o cronograma das intervenções está em dia".

Com a nova emergência concluída, o HCP dobra a sua capacidade de atendimento. No novo espaço, funcionará uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos - hoje, são 10 leitos; e um pavimento reservado para uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. Atualmente, o HCP possui 230 leitos e faz, em média, 1.069 atendimentos de urgência, 376 cirurgias e 41.771 procedimentos ambulatoriais por mês. A autorização para o início das obras foi dado em maio deste ano.

O projeto de qualificação do HCP também prevê a reforma do centro cirúrgico do antigo prédio. "O Hospital do Câncer é a cabeça de uma rede que se interiorizou, antes ele era o único. Em 2007, este hospital estava indo praticamente à falência e ao fechamento. Dali em diante, priorizamos esta unidade, fazendo constantes reformas e reforçando os atendimentos ao câncer, sobretudo no atendimento à mulher", concluiu o governador.

Para o novo empreendimento, o Governo do Estado já realizou a compra de equipamentos, a exemplo de tomógrafo, ressonância magnética e a gama câmara.

Prefeito assina Ordem de Serviço do binário da UPE - Universidade de Pernambuco

Nesta segunda-feira (07) às 09h30 no Palácio Celso Galvão, o prefeito Izaías Régis assina a ordem de serviço para o início das obras do Binário da UPE.

No momento, o Secretário de Planejamento, Fernando Nunes, fará uma apresentação do Projeto para os profissionais da imprensa.

As obras contemplam as ruas adjacentes ao Campus da Universidade, com asfalto, saneamento e melhoria na infraestrutura, inclusive iluminação e trânsito, com nova sinalização e sentido do tráfego.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.