BLUENET - PROVEDOR DE INTERNET

DR. ELENÍLSON LIBERATO

DESTAQUES DO BLOG

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Comissão de Desenvolvimento Econômico realiza audiência pública em Garanhuns nesta sexta (24)


A Comissão de Desenvolvimento Econômico promoverá audiência pública no município de Garanhuns, nesta sexta (24), a partir das 10 horas, no auditório da Universidade de Pernambuco (UPE), Multicampi Garanhuns. Durante o evento, será abordado o tema ‘Garanhuns: Potencialidades e Vocações. Alternativas de Desenvolvimento Econômico para o município e para a Região Agreste Meridional de Pernambuco’.

O presidente da Comissão, deputado Delegado Erick Lessa (PP, observa que o momento é importante para interiorizar o debate acerca do desenvolvimento econômico. “Uma das diretrizes do colegiado é discutir a realidade local com os atores de cada região para implementar ações conectadas com a população”, afirmou o parlamentar. A solicitação para a realização da audiência pública partiu do deputado Sivaldo Albino (PSB).
Serviço

Evento: Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico 
Onde: Universidade de Pernambuco, em Garanhuns
Quando: 24 de maio (sexta-feira), a partir das 10h

ESA-PE realiza XXII Seminário de Atualização Jurídica em Garanhuns



A Escola Superior de Advocacia da OAB-PE (ESA-PE) realizou nesta quarta-feira (22) o XXII Seminário de Atualização Jurídica em Garanhuns, na Câmara Municipal de Vereadores. O evento contou com abertura do presidente da seccional, Bruno Baptista, do diretor-geral da ESA-PE, Mário Guimarães, e do presidente da Subseccional de Garanhuns, Jorge Wellington.

“Reforçando nosso compromisso com a advocacia do interior, trouxemos hoje para Garanhuns um debate com profissionais de referência em pautas relevantes e atuais da nossa sociedade como o Pacote Anticrime do ministro Sérgio Moro e o Código Estadual do Consumidor”, explicou o presidente Bruno Baptista.

“Hoje Pernambuco conta com mais de 37 mil advogados e acreditamos que a qualificação profissional é o principal caminho para o destaque no mercado de trabalho”, pontuou Mário Guimarães, diretor-geral da ESA-PE.

Além do presidente da OAB Garanhuns, Jorge Wellington, participaram do seminário, a vice-presidente da ESA-PE, Isabella Lessa, a Secretaria Geral da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho, a Coordenadora do Núcleo de Direito do Consumidor da ESA, Alessandra Bahia, o Presidente da CDAP, Carlos Barros, a Conselheira Estadual da OAB/PE, Gilmara Leal, o Desembargador do TRT 6ª Região, Eduardo Pugliesi e a Juíza do Trabalho, Márcia de Windsor.

UPAE GARANHUNS / Nosso agradecimento aos profissionais de enfermagem

Atividade leva alegria e integração a enfermeiros e técnicos


A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns, realizou atividade interna para marcar a passagem da Semana de Enfermagem, na unidade de saúde. A coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, apresentou um trabalho motivacional abordando competências individuais e empatia. Um estímulo a autoavaliação trouxe durante a apresentação, finalizando bolo especial. A palestra aconteceu na quinta, 16.

Segundo a coordenadora, as atividades proporcionaram mais disposição e integração, além da valorização de profissionais tão importantes para a sociedade como são os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

"Temos um grupo de trabalho compromissado e participativo. É preciso registrar que são fundamentais para alcançarmos os bons resultados de nossa unidade de saúde. A escolha este ano por um tema motivacional foi para otimizar o ambiente de trabalho, que resulta em maior satisfação com suas funções." - Registrou Tayana Guerra.

PERNAMBUCO | 29º Festival de Inverno de Garanhuns recebe propostas de artesanato e de literatura

Produtores e artistas das linguagens podem se inscrever entre os dias 28 de maio e 4 de junho


Produtores e artistas de artesanato e de literatura interessados em participar do 29º Festival de Inverno de Garanhuns podem se inscrever na Convocatória de Ocupação de Espaços do evento entre 28 de maio e 6 de junho. A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD-Diper) e a Diretoria de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa tornam público o edital de seleção de propostas de ocupação do Pavilhão de Artesanato e da Praça da Palavra do FIG 2019.
As inscrições poderão ser feitas presencialmentena sede da Secult-PE/Fundarpe, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h; virtualmenteatravés do Mapa Cultural de Pernambuco, acessando a plataforma até às 23h59 do dia 04 de junho; ou pelos Correios, postadas até o dia 04 de junho de 2019 como Sedex, com Aviso de Recebimento (A.R.) e encaminhadas ao endereço da Secult-PE/Fundarpe. Para efeito de inscrição via internet, todos os proponentes deverão estar cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco, no seguinte endereço eletrônico: 
Poderão participar desta convocatória qualquer pessoa física maior de 18 anos, estabelecida ou domiciliada no estado de Pernambuco há, pelo menos, um ano, além de comprovada atuação na área indicada pelo período mínimo de seis meses. Pessoa jurídica de direito privado da natureza cultural, social ou ambiental, com ou sem fins lucrativos, também podem participar da convocatória, desde que comprove, no ato da inscrição, pleno funcionamento há, no mínimo, seis meses.
Os Patrimônios Vivos de Pernambuco terão dispensa de inscrição, pois são considerados automaticamente habilitados para a presente convocatória pelo mérito cultural, de acordo com a Lei Estadual do Registro do Patrimônio Vivo (nº 12.196/2002) e Decreto Estadual nº 27.503/2004, desde que não se enquadrem nos impedimentos previstos no edital.
As propostas inscritas serão avaliadas em duas etapas. Na fase preliminar, equipes técnicas da Secult-PE/Fundarpe farão uma triagem das exigência constantes no edital e verificarão o cumprimento de todas as formalidade exigidas no documento. As propostas que atenderem todos os requisitos serão habilitadas para a segunda fase, quando será feita a Análise de Mérito, que consiste na avaliação do conteúdo as propostas. Os resultados da fase preliminar será divulgado no portal CulturaPE até o dia 11 de junho. As propostas inabilitadas poderão recorrer da decisão, entre os dias 12 e 14 de junho, através do e-mail ocupafig2019@gmail.com.

FORMANDOS DA UPE GARANHUNS ASSISTEM AULA DE ÉTICA NO CREMEPE



O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoveu nesta quarta-feira (22/05) a aula de ética para os formandos em medicina da Universidade de Pernambuco – campus Recife e campus Garanhuns, na sede do Cremepe, no Espinheiro. O ex-presidente do Cremepe, André Dubeux, e a conselheira Sandra Matos da Escola Superior de Ética Médica (ESEM) receberam os novos médicos para dar as boas vindas e esclarecer dúvidas sobre a atuação médica no Estado.

Ele explicou o papel do Cremepe na vida profissional dos novos médicos, fez explanações de acontecimentos no Cremepe, destacou a preocupação com a abertura indiscriminada de escolas médicas e falou sobre o papel dos Conselhos de Medicina.

Para o ex-presidente há três situações que o médico recém formado “mais se engancham”: na troca de plantão que deve ser pessoa a pessoa, caso não seja cumprido o médico trata se de uma infração ética e penal; os atestados graciosos porque “o atestado médico é um documento sagrado e tem fé de ofício”, destacou Dubeux. Por fim, evidenciou o cuidado com as mídias sociais, destacando o novo Código de ética Médica que entrou em vigência em abril deste ano.

Já a representante da escola de ética, começou a “conversa” mostrando o significado da palavra ética e sua etimologia, fez uma contextualização histórica e abordou os princípios bioéticos. Ela falou das responsabilidades médicas, mostrou a estrutura do Conselho e apresentou exemplos.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.