quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sexta-feira é dia de RADIOLA DE FICHA NO TERRAÇO , em Garanhuns


AMSTT muda estacionamento na Avenida Agamenon Magalhães‏



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informa que, após estudo técnico e visando dar maior segurança aos condutores e pedestres que trafegam na avenida Agamenon Magalhães, centro da cidade, a partir de amanhã (02), condutores não poderão estacionar seus veículos em um dos lados da referida avenida. De acordo com a AMSTT, as modificações feitas serão as seguintes:

*No trecho compreendido da esquina da rua Dr. José Mariano - lado direito a partir da esquina com o antigo cinema -, até a esquina da rua Cônego Benigno Lira o estacionamento de veículos estará proibido.

*No trecho compreendido da esquina da Rua Cônego Benigno Lira – lado esquerdo -, até o cruzamento com a avenida Dep. Aluisio Souto Pinto, o estacionamento de veículos também estará proibido.

Todos esses locais serão muito bem sinalizados com placas e pintura do meio-fio.

Dilma pede apoio a Paulo Câmara e ao PSB. Os estados só saem da crise se o país sair!



O governador Paulo Câmara participou nesta quarta-feiraa (30.09) de uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, ao lado dos outros gestores estaduais do Partido Socialista Brasileiro: Ricardo Coutinho (Paraíba) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal). A presidente pediu apoio dos governadores às medidas do ajuste fiscal apresentadas pelo Governo Federal e também à manutenção dos vetos presidenciais a projetos aprovados pelo Congresso Nacional e que implicam em aumento dos gastos públicos. 

Paulo Câmara informou que os governadores vão conversar com a bancada e também com a direção nacional do PSB. “Os Estados não vão sair dessa crise se o País não sair. Não somos ilhas isoladas. Vamos ter uma nova conversa com a bancada para discutir essas questões de interesse do Brasil”. 

De acordo com o governador de Pernambuco, em nenhum momento a presidente tratou a possibilidade de o PSB vir a ocupar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, como foi publicado na Imprensa. “Não houve nem convite e nem sondagem. Esse assunto não fez parte da conversa”.

Os governadores, por sua vez, voltaram a defender a liberação de operações de crédito para Estados e municípios e, no caso de Pernambuco, Paulo Câmara fez um relato da crise provocada pela estiagem. “Estamos no quinto ano seguido de seca. Muito dos nossos reservatórios entraram em colapso”, disse Paulo, informando que pediu a Dilma maior velocidade para conclusão da Adutora e do Ramal do Agreste, obras que distribuirão aos pernambucanos a água da transposição do Rio São Francisco.

Com relação à chamada “pauta bomba”, Paulo afirmou que muitas das propostas são “danosas” para o Brasil e podem aprofundar a atual crise econômica.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Oposição cobra medidas emergenciais do governo de Pernambuco após estouro com folha



A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cobrou, nesta quarta-feira (30), que o Governo do Estado apresente medidas emergenciais para voltar ao enquadramento de gastos com pessoal definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo Balanço Orçamentário do segundo quadrimestre do ano, publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta, Pernambuco extrapolou o limite de comprometimento com a Folha de Pagamentos de pessoal, alcançando 50,33%, ante o limite máximo de 49% estabelecido para o Poder Executivo.

Agora, o Governo terá que anunciar medidas emergenciais para voltar ao limite nos próximos dois quadrimestres, com a obrigatoriedade de reduzir 1/3 desse estouro no quadrimestre atual. Caso não obtenha sucesso, o Estado terá suspensos todos os repasses voluntários, obtenção de garantias de outros entes, além ter vedadas as contratações de operações de crédito, segundo punições previstas no Artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Apenas quatro outros Estados do Brasil estão nesta situação: Alagoas, Paraíba, Maranhão e o Rio Grande do Sul”, comparou o deputado Silvio Costa Filho, líder da Bancada de Oposição.

AGORA COMIGO:  A oposição está certa em cobrar. Mas não foi o gasto que subiu, foi a arrecadação que caiu. Para voltar a enquadrar, só duas saídas são eficazes. Corte de gratificações e até de pessoal, infelizmente, e o aumento da arrecadação, que virá com o aumento de impostos. São essas as medidas adotadas por todos os governos nesta situação.

Como diz aquela propaganda: "Não tá fácil pra ninguém, meu amigo!".

Bom jornalismo e credibilidade de blogs em debate no ALEPE DIGITAL

Margot Dourado, Ivan M auricio e Ana Lúcia Lins.
Foto: Josélia Maria
Passamos o dia desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Estado, onde participamos de palestras e debates com políticos, jornalistas, professores da área de comunicação e outros mais. Trata-se do evento ALEPE DIGITAL, que aconteceu pela segunda vez, e já havíamos participado do anterior, quando tivemos a palestra do âncora da GloboNews, Sidney Rezende.

Desta vez, outro grande jornalista, Geneton Moraes Neto, notadamente conhecido por grandes entrevistas, principalmente no Fantástico da Rede Globo, e GloboNews. Geneton tem diversos livros lançados, que nasceram de seu trabalho jornalístico. Simples e carismático, o jornalista mostrou grandes momentos de sua carreira, quando conseguiu entrevistas históricas, e instantes de constrangimento com nomes como Roberto Carlos, Chico Buarque, General Newton Cruz, Paulo Maluf, entre muitos outros. "Você tem que perguntar o que as pessoas querem saber, e não o que o entrevistado quer responder". 

O II Alepe Digital reuniu Radialistas e Blogueiros de Pernambuco, promovido pela Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado, que tem à frente a jornalista Margot Dourado. A coordenação junto aos blogueiros foi do ex-secretário de Imprensa de Pernambuco, Ivan Maurício, e Thiago dos Santos.

Alguns temas foram constantes, como publicidade, informação, credibilidade, imparcialidade, política, etc.

A perda de credibilidade geralmente acontece ao se tomar partido, pois o próprio leitor passa a ter uma leitura crítica do jornalista, e não da matéria. O professor Rodrigo Correia, da UFPE, tocou no assunto: Não existe isenção total, mas o leitor vai achar mais interessante se ficar claro um ponto de vista do blogueiro, e não o direcionamento da informação. O blogueiro que perde a credibilidade está fadado ao insucesso. "Isto aconteceu com a maioria dos blogs de moda, que passaram a publicar como informação o material editorial pago. Com os de política está acontecendo a mesma coisa".

Ao lado de Cláudio André, no plenário da Assembleia Legislativa
O evento contou com a presença dos deputados. Diogo Moraes, primeiro-secretário Casa da Joaquim Nabuco, Sílvio Costa Filho, Waldemar Borges e Antônio Moraes. Dentre os blogueiros, podemos citar Josélia Maria (Petrolina), Junior Duarte (Serra Talhada), Didi Galvão (Cabrobó), Edmar Lyra (Recife), já conhecidos de outros eventos. Tinha mais de 50 profissionais, e muitos contaram suas histórias de sucesso, além de dicas para melhoria técnica dos blogs e programas de rádio. 

Do Agreste Meridional, estivemos com Cláudio André (Bom Conselho) e Severino Sulipa (Capoeiras).

“O evento é uma oportunidade de nos envolvermos diretamente com jornalistas, blogueiros e radialistas do litoral ao Sertão. Isso demonstra o interesse do Poder Legislativo em interagir com a sociedade”, explicou o primeiro-secretário da Casa, deputado Diogo Moraes.

foto: Giovani Costa - ALEPE
“Dentro do ‘quarto poder’, que é como se chama a mídia, os blogs são uma força emergente, que deve ser levada em conta. Também as rádios, que entram na casa das pessoas”, destacou o líder do governo Waldemar Borges (PSB).

Para o deputado Sílvio Costa Filho (PTB), a relação mais próxima com o cidadão é uma pauta que une as bancadas. “Esses veículos têm um papel crucial na construção da cidadania na era globalizada, pois dão um panorama detalhado das realidades regionais”, acredita.

Dando início à programação, a chefe do Departamento de Rádio da SCOM, Ana Lúcia Lins, apresentou o novo site da Alepe. Ela destacou os produtos disponibilizados na página, tais como notícias escritas e programas de rádio e TV, mídias sociais, banco de imagens atualizado, busca por deputados e por projetos de lei, agenda, ordem do dia e o Portal da Transparência. “Estamos fazendo um esforço de cada vez mais interiorizar essas informações e contamos com os comunicadores dos veículos regionais para isso”, ressaltou. Segundo ela, desde as mudanças no site, em junho deste ano, houve um incremento de 58% no número de usuários.

Em seguida, o publicitário e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Rodrigo Correa, tratou da informação como produto, destacando os principais elementos para uma gestão de conteúdo eficiente: distribuição, constância, qualidade e comunicação. “Antes se tinha dificuldade em obter a informação. Hoje é mais fácil, porém a gente recebe um volume de conteúdos muito grande. Então o que faz você ser acessado é a recomendação, ou seja, as pessoas falarem bem do seu produto”, observou. Ele ainda acrescentou a importância de pensar a interatividade com as redes sociais e aplicativos como fator estratégico em tempos de internet.

Na última palestra do dia, o jornalista Geneton Moraes Neto, cujo currículo inclui experiências em jornais impressos, na Globo News, no Jornal Nacional e no Fantástico (Rede Globo), trouxe lições da reportagem a partir de experiências marcantes na carreira dele. “Sou otimista com o futuro do jornalismo. Com essa avalanche de informações na atualidade, cada vez mais serão necessários profissionais capazes de selecioná-las para o público”, argumentou. “Nunca se fez tanto jornalismo, basta ver os blogueiros. Mas a gente tem que ter, na internet, os mesmos cuidados com o texto que se tem nos meios tradicionais.”

Ficaram duas grandes impressões. A busca da ALEPE em se aproximar dos meios de divulgação do interior do estado, que possa impactar positivamente no aumento de informações sobre o parlamento pernambucano, e a preocupação para que os blogs não percam suas credibilidades ao se tentarem patrocínios e veiculações publicitárias. A recomendação é que continuem agindo como células digitais de informação a serviço da população.

E ainda a questão do profissionalismo. "Essa questão de diploma, não entro mais. Não são precisos quatro anos para se fazer um bom jornalista. Talvez fosse um curso de extensão, uns dois anos. Mas ninguém perde nada estudando." - disse Geneton.

Texto sobre informações da ALEPE,  e considerações do blogueiro

PSDB tem agora dois nomes como pré-candidatos a prefeito de Garanhuns

PSDB de Garanhuns, que tem no comando Saulo Malta, aliado do deputado estadual Claudiano Filho, pretende ampliar seus espaços no município e trabalha para montar uma chapa proporcional competitiva em 2016. 

O grupo se reuniu nesta quarta-feira (30) e apresentou nomes expressivos, entre eles o empresário Ivan Gomes Jr e da advogada Dra Claudomira, que podem ter seus nomes lançados para disputar a majoritária em alinhamento com o governador Paulo Câmara fazendo oposição ao prefeito Isaias Régis (PTB).

A presidência do PSDB em Garanhuns é de Saulo Malta, e o comando do deputado estadual Claudiano Filho.

COMPRE DO PEQUENO: Feira do Produtor movimenta Garanhuns durante fim de semana‏. SAIBA MAIS!



Evento acontece em todo o Brasil e tem o intuito de alavancar a economia com a valorização do pequeno empresário



Com o objetivo de apresentar os pequenos negócios, gerando mais investimentos e alavancando a economia, de 02 a 05 de outubro - quando é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa -, Garanhuns realiza a Feira do Produtor, uma ação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE). A feira, acontece no Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis. Na sexta-feira (02), primeiro dia do evento, a ação tem sua abertura às 16h, seguindo até às 21h. Nos outros dias, a feira acontece das 09h às 21h.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges, o movimento no município receberá 36 estandes de cidades como Águas Belas, Lajedo, São Bento do Una, Arcoverde, Venturosa, Brejão, Pedra, entre outros. “O diferencial dessa feira é que todos os produtos que serão comercializados foram escolhidos com muita cautela. Os melhores produtos da região serão vendidos no Parque a preços convidativos, uma vez que diversos segmentos serão explorados no local”, registra o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira, também destaca a importância desse evento para Garanhuns. “Esse movimento, sem dúvida, vai ajudar a dinamizar a economia do município. A qualidade dos produtos da nossa região, produzido por gente da gente, merece ser conhecido por todos. É inegável a qualidade do empreendedor local. Nesse momento de incertezas econômicas, nada melhor que uma feira como essa. Tenho certeza de que aqueles que visitarem os estandes montados sairão satisfeitos e bons negócios serão realizados”, ressalta Geandré.

De acordo com o Gerente da Unidade do Sebrae em Garanhuns, Moshe Dayan Fernandes, a feira contempla por um lado a necessidade de inserção dos pequenos negócios de Garanhuns e região no mercado de bens e serviços normais e por outro possibilita que o público comprador tenha contato com produtos de qualidade produzidos e beneficiados na nossa terra por pequenas empresas. “Estamos aproveitando toda a beleza e movimentação do Parque Euclides Dourado para demonstrar a qualidade dos produtos da região e fomentar a economia local, de forma profissional e atrativa. A Unidade Agreste Meridional do Sebrae Garanhuns celebra o Dia da Micro e Pequena empresa valorizando o pequeno negócio da região e fortalece a parceria com as entidades e instituições que promovem o desenvolvimento” reforçou Moshe.

Os estandes contarão com diversos produtos, entre eles, flores, artesanatos, doces, bolos, queijos, frutas, hortaliças, produtos naturais e moda fitness. Além disso, o evento vai receber atrações culturais. A Orquestra Manoel Rabelo fará a abertura da feira. No sábado (03), o público contará com apresentação musical de Léo e Banda, a partir das 16h, e, no domingo (04), o Parque Euclides Dourado receberá o projeto “Roda de Sanfona”, das 12h às 17h, com o cantor Erivelton Vilarim da banda Pisa na Fulô.

A Feira do Produtor, ação do Movimento Compre do Pequeno Negócio, é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Garanhuns, por meio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

SECOM GARANHUNS

Vagas de Emprego no Expresso Cidadão. São 364 postos de trabalho, sendo 36 para Garanhuns. SAIBA MAIS!







Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 2.655 de 16/09/2015, determinando a abertura de processo seletivo para atendente nos Expresso Cidadão.

O processo foi autorizado pelo Decreto nº 42.105 de 01 de setembro de 2015, para reposição das vagas abertas no período de maio a julho de 2015, ou seja não é criação de novas vagas, mas sim reposição do quadro. 

Mesmo assim, o número de vagas abertas é grande. Ao todo são 364 vagas, sendo 36 delas para Garanhuns, incluindo 02 (duas) reservadas a pessoas com necessidades especiais.

A prova será de responsabilidade do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco - IAUPE - e será realizada em etapa única, prevista para o dia 01/11/2015. As inscrições vão de 17 de setembro a 04 de outubro.

As informações são do Coordenador do Expresso Cidadão em Garanhuns, André Luiz Machado.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.