quinta-feira, 27 de maio de 2021

Garanhuns | Durante vigência de decreto, transporte público funcionará conforme cronograma das empresas

AMSTT---EMPRESAS (1).png



A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, informa que as empresas de coletivos do município, estão autorizadas a operarem com o máximo de suas frotas durante o período de vigência do decreto estadual N° 50 752/2021 e municipal N° 045/2021, que passam a valer deste dia 26 de maio, até o dia 6 de junho.
Atendendo solicitação expressa do prefeito Sivaldo Albino, as empresas irão atender a demanda da população, afim de evitar aglomerações nos transportes públicos.

O Diretor Presidente da Autarquia, Rodolpho Almeida, reforça a importância de uma quantidade expressiva, atendendo à população neste momento em que estamos vivendo. "Com uma maior quantidade de coletivos atendendo à população, podemos diminuir o risco de transmissão do vírus. Estamos juntos, ajudando a cuidar das pessoas".

Chega a Pernambuco novo lote com 24.570 doses da vacina da Pfizer/BioNTech




Um novo lote de imunizantes da Pfizer/BioNTech chegou ao Estado de Pernambuco na tarde desta quarta-feira (26.05). O voo, com 24.570 doses do imunizante contra a Covid-19, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 15h20. Em seguida, a carga foi enviada para a sede do Programa Estadual de Imunizações. As vacinas serão destinadas para dar seguimento à imunização das gestantes e puérperas do Estado.

A logística de distribuição para as 12 sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) será iniciada na manhã desta quinta-feira (27.05). Com a descentralização do acesso às vacinas da Pfizer, anunciado de forma pioneira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) no último dia 18 de maio, todos os municípios receberão doses para beneficiar a população de gestantes e mulheres que tiveram seus bebês nos últimos 45 dias. Com a chegada desse quarto lote, Pernambuco já totaliza o recebimento de 115.830 doses da Pfizer/BioNTech, vacina que possui especificidades em seu armazenamento, o que exige um diferencial no planejamento do transporte e do armazenamento.

“No Programa Estadual de Imunizações, temos estrutura para o armazenamento desse imunizante em temperatura entre - 25°C e - 15°C, podendo permanecer nessa faixa por até 14 dias. O transporte para as Geres é feito em caminhões refrigerados e as vacinas são acondicionadas em caixas térmicas de isopor com nitrogênio líquido refrigerado. Nas Geres, as doses são armazenadas em freezers que manterão a mesma temperatura do PNI Estadual. A partir disso, o insumo poderá ser retirado pelos municípios de acordo com a demanda. Mas para isso, é importante frisar que na rede municipal a vacina pode ficar armazenada entre 2º C e 8° C por um período de, no máximo, 5 dias”, ressaltou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

“É importante que cada município faça um mapeamento bem planejado das suas gestantes e puérperas e as direcione para o agendamento e encaminhamento aos locais de vacinação. Precisamos garantir que esse público seja imunizado com brevidade, e nosso objetivo é alcançar todas as pernambucanas, nas diversas regiões do Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

MAIS VACINAS – Também nesta quarta-feira (26.05), pela manhã, o Estado recebeu 241.750 novas doses da vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, remessa que será destinada, exclusivamente, à aplicação de primeira dose das pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, além das forças de segurança e salvamento. O Ministério da Saúde encaminhou ainda, dentro do volume recebido, doses para imunização de trabalhadores de portos e aeroportos, pertencentes aos grupos prioritários elegíveis para a vacina contra o vírus. As doses beneficiarão 100% dos portuários e 78% dos aeroviários com a primeira aplicação.

A operação de transporte para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) começou no início da tarde de hoje e será finalizada ainda esta noite, deixando os imunizantes à disposição dos municípios. Com as novas remessas, Pernambuco totaliza 4.000.160 doses recebidas para imunização contra a Covid-19. Desse total, 1.925.170 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses são da Pfizer//BioNTech.

Números atualizados Covid-19




Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 168.450.716 contaminados e 3.499.710 mortos no mundo. No Brasil são 16.274.695 contaminados e 454.429 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 1,74 bilhão. No Brasil são 64.650.164 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

VEJA

Boletim Covid-19 – 26/05/2021 | Prefeitura de Garanhuns





A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que foram confirmados três óbitos por Covid-19 nesta quarta-feira (26). Dois óbitos ocorreram nos dias 10/05 e 23/05, ambos em unidade da rede pública, sendo de pessoas com 44 e 51 anos respectivamente. Outro óbito ocorreu no dia 22/05, em unidade da particular, sendo de uma pessoa com 77 anos.

Também foram notificados 77 casos positivos da Covid-19. Mais quatro casos que se encontravam em investigação pela Vigilância Epidemiológica, junto às unidades notificantes, foram inseridos no sistema de informação. Mais 47 pessoas estão recuperadas, após cumprir o período de isolamento, e não apresentar mais sintomas da doença.

Outros 44 óbitos estão em investigação. Ao final do processo, os casos podem ser acrescentados ao boletim, se forem de pacientes que residiam em Garanhuns e confirmados para Covid-19; ou encaminhados para registro pelos seus municípios de origem, e/ou descartados.

Até hoje, 29240 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 12811 pessoas foram vacinadas com a segunda dose contra a Covid-19. Além dos grupos que aguardam a segunda dose, a vacinação segue para população com 60 anos ou mais, povos tradicionais quilombolas, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos.

Ao todo, já foram confirmados 10988 casos da Covid-19 em Garanhuns. Deste total, 191 pessoas vieram a óbito, 9105 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas; e 643 pessoas que foram confirmadas com a Covid-19 estão em monitoramento. Já foram realizados 14109 testes pela rede municipal.

Atualmente, o município dispõe de 40 leitos clínicos, sendo 22 destes na Unidade de Tratamento Covid-19 e outros 18 na Unidade Covid-19 Palmira Sales. A taxa de ocupação dos leitos clínicos de enfermaria municipais encontra-se em 82%. O percentual não inclui o número de pacientes graves, internados em leitos de UTI. A taxa de ocupação dos leitos de UTI da Unidade de Tratamento Covid-19 encontra-se em 100%.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.