sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Giane Lira recebe reconhecimento da comunidade acadêmica

Como Funcionário de carreira da AESGA não poderia deixar parabenizar e prestigiar a indicação da professora Giane Lira para comandar os destinos de nossa Instituição. A nova presidente recebe um legado histórico deixado pela competente Prof.ª Eliane Vilar que soube muito bem formar uma grande equipe.
 
A Izaías Régis nossos agradecimentos pela acertada escolha. Qualquer gestão, pública ou privada, dependerá necessariamente da força de um líder e de uma grande equipe. A indicação da Prof.ª Giane Lira para comandar uma das instituições que se tornou exemplo de gestão pública em nosso município, pode ser considerado um bom sinal dos próximos 04 anos de governo em nosso município.
 
Luís Carlos Suruagy

Pois,Ronaldo! O Prefeito Izaias Régis não poderia ter feito melhor escolha. Somos colegas de trabalho há mais de 10 anos e conheço de perto o dinamismo da companheira Giane Lira. Como disse via Facebook, estou feliz com a escolha e mais feliz ainda de fazer parte da equipe, mesmo estando fora do país.

Vamos ao trabalho, muito há para ser feito, dando continuidade ao magnífico trabalho da Profa. Eliane Vilar. Continuando nessa linha, o Prefeito formará um secretariado impecável. Parabéns!

Anna Cecília Bezerra
.
AGORA COMIGO: O comentário de Suruagy soma aos inúmeros elogios vistos no dia de hoje pela indicação da professora Giane Lira para assumir a AESGA. No facebook, nas ruas e na própria Autarquia se pode comprovar como foi bem recebida a indicação.

Bons nomes para Izaías montar seu governo - Geandré, Hélder e Marcílio Maia

Foram poucos nomes divulgados até agora, mas de excelente recepção na cidade, e principalmente nos meios em que as futuras aquisições vão atuar;
 
Izaías tem procurado nomes técnicos, de reconhecida competência, indo ao encontro do que esperava muita gente que desejava uma mudança no perfil administrativo da cidade.
 
Tem muita gente com muita vontade de contribuir com a cidade, cada um da sua forma. E estamos em um momento de recuperação da auto-estima da cidade.
 
Não deveria citar nomes, até para não causar expectativas, mas direi três sugestões que acredito estarem neste perfil.
 
Geandré Nogueira. Nome de confiança da CDL, filho de Geraldo da ótica, tem desenvoltura e inteligência para dar agilidade ao governo.
 
Hélder Carvalho. Uma máquina de ideias, que poderia cumprir uma função de embelezar e estimular o turismo na cidade. Tem trezentas boas ideias por segundo.
 
Marcílio Maia, que retornou do Tocantins para fazer seu doutorado, e não deve retornar, ficando por aqui. O ex-secretário de turismo tem experiência e ideias que fazem a cidade funcionar. Por suas mãos passaram eventos como Festival de Inverno e Garanheta. Marcílio conhece como poucos a Cidade das Flores.

Confira as alterações no vestibular do IFPE

 
 
Para se adequar à nova lei das cotas, o IFPE fez algumas alterações no seu Vestibular 2013. Entre as mudanças, estão o aumento de vagas e a reabertura das inscrições a partir da próxima segunda (22).
Como os candidatos que já se inscreveram dentro das cotas para os oriundos da rede pública de ensino, terão que, obrigatoriamente, retornar ao sistema, para se adequar à nova situação estabelecida pela Lei.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza adequação em seu Vestibular Unificado 2013 com objetivo de atender à Portaria nº 18 de 2012/MEC e ao Decreto nº7.824 de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei nº12.711 - a Lei de cotas nas instituições federais. O Decreto, publicado na última segunda-feira (15), no Diário Oficial da União, determina a aplicação de cotas, inclusive raciais, já em 2012.

O oferecimento de cotas sociais e raciais - para índios, negros e pardos – reflete algumas das mudanças. Metade de todas as vagas oferecidas no Vestibular, que já era destinada aos oriundos da rede pública de ensino, será dividida de acordo com os novos critérios regulamentados pelo Decreto.

Dessas vagas, que serão ocupadas por quem vem das escolas públicas, metade é reservada para candidatos com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo. A outra metade para os que têm renda familiar per capita acima desse valor. Dentro desses percentuais, haverá a distribuição das cotas raciais, que obedecerá ao índice de 62,4%. Esse número é obtido através do somatório da população de negros, pardos e índios no estado de Pernambuco, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além das cotas social e racial, o IFPE mantém a dos moradores da zona rural ou filhos de agricultores, somente nos campi com vocação agrícola. Nesse caso, 25% das vagas reservadas para cotas serão preenchidas por esse público. Na aplicação dos percentuais, todos os números fracionados foram arredondados para cima. Com isso, o número de vagas sobe de 6.178 para 6.872. Uma aumento de 694 vagas, para contemplar a Lei e ampliar a inclusão. Para o campus Garanhuns, a oferta de vagas subiu de 492 para 544, divididas entre os cursos técnicos em Eletroeletrônica, Informática e Meio Ambiente, nas modalidades subsequente e integrado.

Os prazos também serão alterados. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (18) e reabertas a 0h da próxima segunda-feira (22), estendendo-se até o dia 29 de outubro, somente pela internet. Nesse novo prazo, todos os candidatos que já se inscreveram dentro das cotas para os oriundos da rede pública de ensino, terão que, obrigatoriamente, retornar ao sistema, para se adequar à nova situação estabelecida pela Lei. Ele poderá optar pelas cotas social ou racial. Quem já se inscreveu no regime de livre concorrência, não precisa retornar ao sistema.

Também nesse prazo, serão aceitas novas inscrições. Os interessados deverão se inscrever, normalmente, pelo sitehttp://cvest.ifpe.edu.br. Durante o processo, eles terão a opção de participar do regime de cotas. O prazo de pagamento da taxa inscrição também foi alterado. Poderá ser feito até o dia 30 de outubro, somente nas agências do Banco do Brasil.

Os demais prazos do vestibular estão mantidos. No período de 19 a 23 de novembro, os candidatos terão que acessar o sistema para retirar o cartão de inscrição. Nele, haverá a informação do local de prova. Esse também é o período em que será possível solicitar mudanças em informações como nome, número de identidade ou CPF, caso as mesmas estejam incorretas no cartão de inscrição. A retificação só poderá ser feita presencialmente, em um dos campi do Instituto. A data da prova continua marcada para o dia 16 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 2125 1666 ou 2125 1724.
ASCOM
IFPE/Reitoria

Semana que vem tem Conexões Culturais no SESC Garanhuns

Protestos marcam a semana no centro da cidade





Na manhã da quarta-feira, vários moradores das comunidades quilombolas fizeram uma manifestação defronte à prefeitura denunciando o abandono do poder público. Denunciam faltar merenda, medicamentos, água, transporte escolar, etc.

Nesta sexta, a movimentação foi dos estudantes secundaristas.

Outros grupos na cidade também têm demonstrado insatisfação.

A primeira foto é do blog VEC Garanhuns, e a segunda trouxemos do facebook da Genicélia.

Escola Municipal é destaque em Cartilha do DETRAN‏-PE



Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento geral dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que os mesmos levem os conhecimentos adquiridos na escola para suas casas, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Educação, e por intermédio da Escola Municipal São Francisco de Assis, desenvolveu com cerca de 270 alunos da Instituição, o Projeto Trânsito Legal.

A iniciativa, vivenciada junto aos estudantes do 1º ao 5º ano deu tão certo que o trabalho obteve destaque, sendo divulgado em uma cartilha do DETRAN, que, inclusive, foi distribuída em todas as Cidades Pernambucanas. Segundo Ana Cláudia Gomes, professora e coordenadora do Projeto, o resultado positivo é fruto do trabalho sério desenvolvido na Escola. “Nós que fazemos a escola São Francisco ficamos muito gratificados em termos nosso Projeto escolhido dentre tantos e depois divulgado na cartilha. A emoção tomou conta de todos”, argumentou a Docente.

Além das maquetes apresentadas pelos alunos, outras atividades também foram realizadas abordando a mesma temática, como: debates, palestras, passeios, entrevistas, produções de textos e exercícios avaliativos. “Já estamos nos preparando para um novo Projeto, que terá como foco as motos, já que muitos pais trazem seus filhos nesse tipo de transporte. Vamos realizar um passeio no bairro, junto aos alunos, pais e motoqueiros. Observamos que é muito valioso eles trabalharem com Projetos, pois literalmente eles colocam a “mão na massa”, mostrando o que sabem através dos desenhos, das dinâmicas e das dramatizações”, finalizou Ana Claúdia Gomes.

Padre Aldo viaja para Roma e desiste da candidatura de deputado, enquanto isto, Geovani Oliveira...


Tá no blog do Inaldo Sampaio
O retiro – Após eleger a procuradora federal Débora Almeida (PSB) como sua sucessora, o prefeito de São Bento do Una, padre Aldo Mariano (PMDB), decidiu ficar uma temporada fora do país. Em agosto do próximo ano ele viajará para Roma e lá ficará até 2015. O projeto de ser deputado foi arquivado.
 
Enquanto isto, o prefeito de Itaquitinga, Geovani Oliveira, garanhuense, fez uma defesa no facebook para que a nossa cidade eleja representantes de Garanhuns na próxima eleição. Vejamos:
 
GARANHUNS VAI ENTRAR EM UM NOVO CICLO POLÍTICO A PARTIR DE 2013...HAVERÁ SEM DÚVIDA MUITOS AVANÇOS E TAMBÉM HAVERÁ A NECESSIDADE DE MAIS MUDANÇAS, DESSA VEZ O FOCO DEVE SER CENTRALIZADO NA ELEIÇÃO DE DOIS OU TRÊS DEPUTADOS ESTADUAIS DE GARANHUNS E AINDA UM DEPUTADO FEDERAL DA CIDADE, ESTE É O CAMINHO...

PARECE PREMATURO O DEBATE, MAS TERMINOU UMA ELEIÇÃO COMEÇA A OUTRA, NO BRASIL É ASSIM....VAMOS ADIANTE O FUTURO É LOGO ALI.
ABRAÇO A TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS E EXCELENTE FIM DE SEMANA.
.
AGORA COMIGO: É claro que ainda está cedo para começar a campanha de deputado, mas vai ter muuuuita gente se movimentando a partir de agora, vai ter sim. Ou melhor, já tem.
 
E como disse Geovani, está na hora de Garanhuns focar para fazer dois deputados estaduais e um federal, saído daqui, conhecedor das nossas coisas e que participe deste novo processo político da cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.