segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Boas Notícias!

Boas notícias estampam os blogs de Garanhuns nesta segunda-feira. A questão da visita técnica do teleférico, que o Calvino Brasil do Panorama trouxe pra gente, para isto ele acompanhou o pessoal que esteve aqui, e se tornou um referencial na informação, mostrando a viabilidade. Que bom!

As vitórias de Marcos Antônio na Maratona de Londrina no Paraná e a conquista do título mundial em Brasilia da judoca Raquel Ingrid, poxa, um resultado daqueles da gente sentir orgulho, e nem conheço a menina, mas sei que se está ao lado do Carlos Tevano, está muito bem acompanhada e treinada.

Do excelente blog VeC Garanhuns, vou transcrever a informação da Revista VEJA que colocou Garanhuns na terceira colocação nacional na melhoria do IDEB, em termos percentuais, com 42% de incremento em relação à última aferição, que aconteceu em 2007, aliás, essa nova amostragem é relativa a 2011.

Os profissionais que trabalham na educação pública municipal estão de parabéns, e estão comemorando este resultado nas mídias sociais, principalmente no facebook.

Seria bom um reforçozinho no bolso também né não? Quem sabe com uma partilha do Fundeb bem gordinha! Eles merecem.

Segue o texto do Blog de Flávia Simone e Valério Caetano...


A revista Veja publicou os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com as informações, a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns obteve desempenho satisfatório, com melhora de 42%, alcançando, inclusive, índices previstos para 2013. O IDEB avalia a qualidade do Ensino Básico nas séries iniciais e finais, para medir a qualidade da educação no Brasil.

As notas divulgadas pelo Ministério da Educação se referem ao ano letivo de 2011. O resultado revelou que as Escolas Municipais apresentaram o índice de 3,7 no geral, para as séries dos anos iniciais (1º ao 5º ano). Resultado previsto para o ano de 2013. Das Instituições, destaque para a Escola Municipal Luiz Tenório de Carvalho que obteve pontuação de 5,5. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), o Município alcançou o índice de 3,4, sendo que a Escola Municipal Jaime Luna apresentou média de 4,1. Vinte e seis escolas do Município foram avaliadas, destas, algumas situadas na Sede e outras no Campo.

De acordo com a diretora de Ensino, Elma Alencar, o resultado divulgado significa muito para o município de Garanhuns e mostra que a Educação está no caminho certo. “Este resultado é uma resposta ao trabalho sistemático realizado na educação do nosso Município. Isso nos alegra, pois mostra que a Rede Municipal de Ensino está caminhando na direção certa”, destacou Elma Alencar.

IDEB - O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação, em 2007. Sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a Prova Brasil.

SEBRAE PROMOVE CURSO GRATUITO PARA PEQUENOS EMPRESÁRIOS

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e PequenasEmpresas, Sebrae, juntamente com o Nectar (Núcleo de Empreendimentos em Ciência,Tecnologia e Arte) promovem na próxima quarta-feira, (29/08), em Garanhuns, o Workshop “Inovação e Competitividade Empresarial”, que vai discutir sobre inovação empresarial, e tem como foco os empreendedores. O evento acontece no Garanhuns Palace, às 19h. As inscrições continuam abertas e são gratuitas.

As palestras têm como objetivo difundir práticas que aumentem a competitividade das empresas de pequeno porte. O facilitador será o especialista em comportamento organizacional e doutorando em Ciências da Computação, Marcos Suassuna. Nos últimos dez anos, Marcos prestou consultoria para o Banco Mundial, Prefeitura da Cidade do Recife, entre outros.

Os empresários interessados em participar devem se inscrever através do site nectar.org.br/workshop. É importante lembrar que o evento é gratuito, e as vagas são limitadas.

Serviço:

Workshop Inovação e Competitivida de Empresarial
Inscrições:www.nectar.org.br
Valor das inscrições: gratuito
Público-alvo: empresários de empresas de pequeno porte (EPP)

Evento no SESC debate a obra de Graciliano Ramos

A partir das 19h30 desta terça-feira (28), o Sesc Garanhuns realiza mais uma edição do Café com Poesia, que terá como temática “Viagem ao Mundo de Graciliano Ramos”. Os escritores convidados para este encontro são Pedro Américo de Farias e Marcelo Mário de Melo, com participação do músico Leo Noronha.

O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns.


TAMBÉM NO SESC

Vagas para Portadores de Deficiência no Bonanza

O Grupo Bonanza está com vagas abertas para pessoas com deficiência. As oportunidades são para todas as lojas do Grupo, em nove cidades. Os candidatos precisam ter ensino médio completo ou superior, podendo estar cursando este último e ainda ser maior de 18 anos. Não é necessária experiência anterior.
Os interessados devem enviar currículo para o endereço eletrônico:
ou entrar em contato através do telefone (81) 2103-1700.




DIÁRIO DE PERNAMBUCO: Panfletos apócrifos acirram clima de campanha em Bom Conselho

Perfurações de bala no portão da casa de secretária municipal

A prefeita de Bom Conselho, Judith Alapenha (PDT), se encontrará nesta segunda com o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Luís Aureliano, para pedir mais proteção policial para o município durante a campanha política. O apelo se dá em virtude do clima de insegurança vivido na cidade, localizada a 282 quilômetros do Recife. A situação se agravou após um helicóptero de pessoa não identificada soltar, do alto, vários panfletos apócrifos contra um de seus principais adversários, Danilo Godoy (PSDB). O material ilegal foi distribuído no sábado e trouxe informações sobre o suposto envolvimento do tucano no assassinato do professor paraibano de jiu-jitsu, Rufino Gomes de Araújo Neto, 27 anos, conhecido como “Morceguinho”. O crime ocorreu em João Pessoa, na Paraíba, em 25 de janeiro do ano passado.

O resultado da propaganda irregular contra o tucano foi o acirramento da disputa eleitoral no município. A prefeita nega envolvimento na distribuição dos panfletos, diz estar preocupada, mas os aliados de Danilo Godoy atribuíram a provocação anônima a seu grupo político, já que ela é candidata à reeleição.

Judith Alapenha conversou com o Diario por telefone. Ela explicou que orientou todo seu grupo político a ficar em casa, neste domingo, em virtude de risco de morte. Segundo ela, o momento é tão delicado que a casa de sua secretária de Saúde, Denize Vilela, foi alvejada por cinco tiros na madrugada do domingo, o que está sendo investigado pela polícia.

“Ninguém se feriu, mas eu estou com medo de sair de casa”, afirmou a prefeita. “Ele (Danilo) acha que eu tenho alguma coisa a ver com a distribuição dos panfletos apócrifos, mas não estamos envolvidos nisso”, acrescentou.

Segundo a prefeita, logo depois da distribuição ilegal dos panfletos, na tarde deste sábado, parte do comércio teve que fechar as portas por conta de atos de vandalismos protagonizados pelos aliados de Danilo Godoy. Ela disse que parte do seu material de campanha exposto na cidade também sofreu danos.

Acusado - Danilo Godoy é suspeito de ter matado o professor de jiu-jitsu, com ajuda de mais dois jovens de Bom Conselho, em João Pessoa. Ele teria sido morto por conta de uma briga ocorrida no dia 23 de janeiro, último dia do Fest Verão de 2011, envolvendo o furto de uma garrafa de uísque. Testemunhas disseram que Morceguinho se envolveu na briga para defender um amigo e virou vítima dos pernambucanos dois dias depois, após a premeditação do homicídio. O candidato, entretanto, ainda não foi condenado.


Marcos Antônio vence mais de 2,5 mil competidores em Londrina-PR


A 2ª edição da Maratona de Londrina reuniu mais de 2,5 mil corredores nas ruas da cidade na manhã deste domingo (26). A largada e a chegada da prova foi acompanhada pelo público em frente ao ginásio de esportes Moringão.

Marcos Antônio Pereira, da cidade de Garanhuns (PE) venceu a maratona de 42 km, seguido por José Gutemberg Correia e pelo queniano, Paul Korir.

Na principal prova, na categoria feminina, a romena Cirlan Elena Daniela venceu a maratona. As brasileiras Ilda Alves dos Santos e Clarice da Luz Santos ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Na categoria de 5 km, Adriano Menezes e Tatiane Silva foram os vencedores.

Os primeiros colocados no percurso de 21 km, na meia-maratona masculina foram Fikre Robi, Joash Kiplimo, Nelson Priva e José do Nascimento.

Na categoria feminina, as três primeiras foram Meseret Legese Birato, da Etiópia, Dorcas Kiptarus, do Quênia, e a brasileira Joseane Cardoso.

Por causa da competição, algumas vias da região central ficarão interditadas até às 14h.
(Colaborou o repórter João Fortes, da Folha de Londrina)

RESUMO DO GUIA ELEITORAL DE GARANHUNS - 27/08/2012

Segunda-feira, 27/08/2012

SILVINO DUARTE - PSDB 45

O guia eleitoral desta segunda-feira, 27, começou com o programa de Silvino Duarte comemorando a decisão do TRE de deferir sua candidatura a prefeito. Primeiro falou da alegria do resultado, por unanimidade, sendo seis a zero. E depois, em outro momento, lembrou a carreata da sexta-feira, que percorreu diversos bairros e reiniciou a campanha da composição majoritária. O ambiente criado pelo programa foi de alto-astral e pediu aos seus eleitores a multiplicação dos simpatizantes, da conquista dos votos de parentes e amigos.

O próprio Silvino Duarte tratou como momento decisivo a atual situação de Garanhuns, e disse que o município não pode esperar mais. Falou que faria investimentos na saúde com médicos e remédios, uma nova Rodoviária Municipal (para tirar do centro os transportes alternativos), escolas e creches, saúde da mulher, da terceira idade e das crianças. O ex-prefeito diz: -"Sei como fazer, já fiz, e vou fazer muito mais".
O programa trouxe dois torpedos para seus adversários.

Quanto a Zé da Luz, os locutores disseram que ele não conseguiu gerir nem uma prefeitura de pequeno porte, e que quem mandava era a família. E mais, um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do estado. "O povo de Caetés é um povo bom" - fez questão de enfatizar o locutor, para não parecer provocação com o município vizinho.

Quanto a Izaías, foi dito que ele tem 10 anos como deputado e não trouxe nem uma fábrica de pipocas para o município, que chega nos bairros para falar mal dos adversários e só sabe criticar.
Silvino acabou prometendo um novo Distrito Industrial para Garanhuns, com a desapropriação de uma área na zona rural.

PAULO CAMELO - PSOL 50

O guia do engenheiro Paulo Camelo trouxe mais uma proposta de seu plano de governo, desta vez falando do centro da cidade, e mais precisamente da Rua Santos Dumont, que precisa ser desobstruída.
"Vamos fazer um shopping popular, um prédio de três andares do Posto Texaco ao Mercado Público, para colocar os comerciantes do Pop Shop, que será desativado, e ali voltarão a circular os ônibus, inclusive com terminal de passageiros". - Registrou o candidato.
Paulo Camelo criticou Silvino Duarte pela instalação do Pop Shop naquela artéria.

ZÉ DA LUZ - PHS 31

O guia de Zé da Luz tem sido objetivo e trazendo um tema a cada programa, hoje foi infra-estrutura.

Os locutores disseram que as administrações passadas só trabalharam para os ricos, e que com Zé da Luz, todos terão vez, principalmente os bairros mais carentes, que são os mais afastados e que precisam de saneamento e asfaltamento.

Moradores da cidade deram depoimentos neste sentido, inclusive um do Jardim Petrópolis (um dos bairros que receberam mais investimentos nos últimos anos) falou da falta de atenção da prefeitura para as camadas mais populares. Ele reclamou justamente a falta desta estrutura básica nas ruas, que sofrem com lama e poeira, inverno e verão.

O programa de Zé da Luz registrou como parte de seu plano de governo o Programa Pé no asfalto, que pretende calçar e sanear 100 ruas somente no primeiro ano de sua administração.

Outra importante promessa foi a revitalização da Av. Santo Antônio, que tem sofrido com o trânsito e a falta de melhoramentos ao longo dos anos.

"O governo Lula possibilitou o crescimento da renda dos trabalhadores e o fácil acesso ao crédito, por isto tem aumentado a quantidade de veículos. Nos momentos de pico o centro de Garanhuns entra em colapso.
A revitalização prometida pretende criar um novo visual mais moderno e bonito, além de permitir um melhor escoamento do trânsito.

IZAÍAS RÉGIS PTB - 14

O programa de hoje foi o mesmo de sexta-feira. Apenas registramos o início quando credita ao deputado Izaías Régis a vinda para Garanhuns das seguintes instituições:
- Corpo de Bombeiros
- Nova Ciretran
- Expresso Cidadão
- Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Escola Técnica Federal

Agora, transcrevemos a continuidade do guia de Izaías, já registrado anteriormente.

O programa trouxe vários depoimentos, tanto de populares nos vários bairros da cidade, quanto de apoios importantes em nível estadual.

No primeiro programa tivemos a participação do médico dr. Alcindo Menezes, que defendeu a candidatura de Izaías. Alcindo é um dos mais conceituados administradores na área de saúde do município. Hoje, outra figura muito respeitada deu seu depoimento, trata-se do dr. Antônio Coelho, que lembrou justamente o fato de Izaías estar cercado de pessoas bem intencionadas com a cidade e com muita vontade de trabalhar. ´

Tantos os moradores entrevistados quanto as autoridades políticas versaram sobre o mesmo tema, a conjunção de forças do governador, dos senadores, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma à candidatura de Izaías Régis. Foi assim na fala do deputado Federal Fernando Ferro.

O pronunciamento mais contundente foi do senador Armando Monteiro, que defendeu a necessidade de Garanhuns reassumir seu lugar de destaque no estado, e se impor como Polo de Desenvolvimento Regional. Armando afirmou que com o time unido, Garanhuns terá mais oportunidades para geração de emprego e renda.

A fala do ex-presidente Lula entrou como recorte, falta a fala de apoio ao candidato.

A candidata a vice-prefeita, Rosa Quidute, reforçou seu discurso carismático, com expressões como sensibilidade, carinho e todos tratados com igualdade. Rosa expressa na campanha a força da mulher.

Tivemos uma primeira participação de artistas no guia eleitoral, foi o multiartista e radialista, cantor e compositor Zezinho de Garanhuns, que fez uma toada para o candidato e sua vice. Acho que não tocou toda, seria melhor que a música/vinheta repetitiva de todo o programa. Aliás, o guia de Izaías precisa de vinhetas e jingles, pois está insistindo numa mesma em 15 minutos no ar.

Como propostas, o programa foi mais enxuto, no finalzinho sugeriu aos ouvintes a criação de um Polo Industrial, uma Unidade de Saúde da Mulher e Internet Grátis para toda a cidade.

O programa acabou sendo mesmo para reforçar o engajamento das principais lideranças do estado na campanha de Izaías Régis.

Para finalizar, apoios populares em Miracica, Cohab II e Boa Vista.

Assim como Zé da Luz, Izaías não falou no programa de hoje.


PARA TER ACESSO AOS RESUMOS ANTERIORES CLIQUE NA MARCAÇÃO "GUIA ELEITORAL" ABAIXO.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.