segunda-feira, 28 de maio de 2018

Atividades acadêmicas e administrativas da UPE voltam ao normal na Região Metropolitana do Recife



A Universidade de Pernambuco (UPE) informa que as atividades acadêmicas e administrativas dos seus campi do Recife e Região Metropolitana serão retomadas nesta terça-feira (29/05). A decisão é válida para os turnos da manhã, tarde e noite.

A gestão da UPE ressalta que as atividades das unidades do interior serão retomadas à medida em que for sendo restabelecido o abastecimento de combustível nestas regiões. A situação será avaliada diariamente. 

Governo de Pernambuco mantém serviços essenciais funcionando. Saiba tudo aqui!

Gabinete de Crise articula ações para minimizar efeitos da crise por falta de combustível 



O Governo de Pernambuco segue trabalhando 24 horas por dias para assegurar os serviços públicos essenciais à população do Estado. Sob o comando do governador Paulo Câmara, o Gabinete de Crise planejou um conjunto de ações que permitiram que as forças policiais continuassem combatendo a criminalidade nas ruas, a entrega de insumos às unidades da rede saúde pública pernambucana, a circulação de 100% da frota de ônibus no Grande Recife, a manutenção das aulas da rede de ensino estadual, entre outras medidas. Todo o serviço público estadual estará funcionando nesta terça-feira (29.05), inclusive escolas, unidades de saúde e de segurança pública.


“O governador tem liderado pessoalmente todas as operações que vêm sendo realizadas e pediu prioridade para que o combustível captado do Porto de Suape atenda toda a coletividade”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, durante coletiva realizada nesta segunda-feira (28.05), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR).

Stefanni registrou que, de ontem à noite até hoje, cerca de 50 caminhões saíram do Porto de Suape, no município do Ipojuca, para atender os serviços públicos essenciais. “O combustível disponível atendeu, primeiramente, as forças policiais, as ambulâncias e o transporte público. Além disso, uma parte chegou para o povo, que também precisa se locomover”, detalhou. “Na tarde de hoje, o governador Paulo Câmara esteve com o comandante militar do Nordeste, o general de Exército Artur Costa Moura, para planejar a saída de comboios para o Interior do Estado, pois sabemos que a situação do Interior é pior que a da Região Metropolitana”, complementou.

SEGURANÇA – O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, reforçou que o trabalho das forças de segurança de Pernambuco continua sendo realizada normalmente. “Nosso policiamento é lançado diariamente com o mesmo número que vem sendo lançado, com policiamento motorizado, de motos e viaturas, e a pé. Temos combustível suficiente para as nossas viaturas, levamos combustíveis para o Agreste e Sertão do Estado para que essas regiões continuem sendo policiadas da mesma forma que a capital”, explicou, ressaltando que o Governo do Estado tem conversado com o Comando Militar do Nordeste para traçar ações conjuntas de trabalho integrado para levar combustível a todo o Interior de Pernambuco.

Ainda no sentido de minimizar a falta de combustível em Pernambuco, Pádua destacou que, desde a semana passada, a SDS trabalha para montar escoltas policiais para viabilizar a ida de caminhões vazios para o Porto de Suape e o seus retornos para abastecer, especialmente, os serviços essenciais. “Caminhões-tanques de combustíveis vieram para abastecer não só o transporte público, mas a saúde e a segurança do Estado”, completou.

Pádua lembrou que o possível abuso de cobrança sobre o litro de gasolina e do etanol é passível de investigação criminal e até mesmo de prisão em flagrante. “É preciso lembrar que, na semana passada, postos de gasolina foram proibidos de vender e tiveram os combustíveis apreendidos e a pessoa responsável foi presa e conduzida à delegacia”, frisou.

SAÚDE – O secretário de Saúde, Iran Costa, assegurou que todos os hospitais da Rede Estadual de Saúde estão funcionando normalmente. “Estamos trabalhando, primeiro, para garantir o abastecimento de combustível para geradores, ambulâncias e transporte de paciente. Depois, para garantir a chegada de insumos. Temos trabalhado dia e noite para fazer com que os insumos cheguem dentro dos hospitais”, detalhou. Costa afirmou que, nesta segunda-feira (28.05), a pasta realizou uma ação fundamental para que os pacientes que necessitam de hemodiálise conseguissem fazê-la.

EDUCAÇÃO – O secretário de Educação, Fred Amâncio, registrou que todas as 1.054 escolas da Rede Pública Estadual funcionaram normalmente nesta segunda-feira (28.05) e que amanhã permanecerão abertas. O gestor destacou que, além da função pedagógica, as escolas públicas também têm uma função social. “É preferível que nossos jovens, muitos deles mais vulneráveis, estejam dentro das escolas do que nas ruas”, afirmou.

Fred também assegurou que nenhuma escola da Rede Estadual está sem merenda. “As equipes da pasta estão acompanhando os estoques de alimentos e do abastecimento do gás de cozinha. Efetivamente, já temos escolas com dificuldade em conseguir o gás de cozinha e, por isso, já foram realizadas mudanças no cardápio, mas a maior parte das escolas está fornecendo a merenda normalmente”, garantiu, reforçando que o Governo do Estado está trabalhando para que a entrega de gás de cozinha seja realizada de forma prioritária para o atendimento das escolas da rede pública.

SUAPE – Por determinação do governador Paulo Câmara, o presidente do Complexo Industrial de Suape, Marcos Baptista, informou a suspensão da cobrança do pedágio para os eixos suspensos dos veículos de transporte de cargas à Concessionária Rota do Atlântico - responsável pela administração da via expressa no Cabo de Santo Agostinho. A alteração visa ao cumprimento da isenção concedida, legalmente, sobre os caminhões de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais, cuidando-se de realizar a documentação do volume de arrecadação suprimido. A mudança foi proposta via Medida Provisória editada, ontem, pelo Governo Federal.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Abuso no preço do gás de cozinha? Denuncie Procon-PE


UBE GARANHUNS EMPOSSA NOVOS ESCRITORES



Em noite prestigiada no último sábado (26), no Garanhuns Palace Hotel, a União Brasileira de Escritores - Núcleo Garanhuns, deu posse a novos integrantes; Givaldo Calado de Freitas, Wando Pontes, Ulisses Pereira, Aguinaldo de Barros e Eugênio Sobrinho. Além deles, o professor Albérico Fernandes e o Padre Emerson foram elevados de categoria.

A UBE foi instalada em Garanhuns há dois anos, e tem sua diretoria formada por Renato Siqueira (presidente), Ronaldo Cesar (vice), Sandoval Ferreira (secretário) e Mary Vânia (tesoureira). Neste tempo, muitas conquistas, como as participações em eventos literários em várias cidades do estado, e também em Alagoas. Ainda a consolidação em todos os eventos em Garanhuns, com stands na Bienal, Festival de Inverno, entre outros. 

Segundo Renato Siqueira, a entidade vive um momento de crescimento constante, conquistando novos quadros e consolidando seu projeto cultural que proporciona mais espaço para os atuais e futuros escritores de Garanhuns. "Nosso núcleo é hoje um dos mais atuantes do Brasil" - Afirma.

Devido a greve dos caminhoneiros, não foi possível as presenças do presidente da UBE Nacional, Alexandre Santos, e do Secretário-Geral, Edson Mendes. 

A UBE foi fundada no dia 17 de janeiro de 1958 em São Paulo, e tem atualmente sua sede nacional em Recife, na imponente Casa Rosada, um espaço aberto à Literatura, com eventos permanentes. Estamos no ano no qual se comemora os 60 Anos da fundação.

O empresário Givaldo Calado, um dos novos confrades, patrocinou no sábado um evento elegante, no auditório Monte Sinai, do Palace, seguido de coquetel. A mesa foi composta pelo presidente Renato Siqueira, o vice, Ronaldo Cesar, o ex-comandante do 9º BPM Cel Roberto Maranhão, a escritora e presidente do Instituto Histórico Ivonete Xavier e a empresária e professora Maria Almeida Rocha, que deve tomar posse no próximo evento da UBE Garanhuns.

O que os caminhoneiros querem?

Protesto de caminhoneiros provoca reflexos no país Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz


Pleno.News

principal exigência do grupo é a redução no preço do óleo diesel, já que o grupo considera que o preço atual inviabiliza transporte de mercadorias no país, realizado principalmente por rodovias. Uma das solicitações é que o governo altere a regra de reajustes no preço dos produtos, que atualmente varia dependendo das cotações internacionais.
Para isso, eles querem o fim das alíquotas do PIS (Programa de Intervenção Social) e de Cofins (Contribuição para o Orçamento da Seguridade Social), assim como a isenção da Cide para transportadores autônomos.
Além disso, há outras reivindicações, como redução de pedágios em caso de eixos dos veículos estarem suspensos, a criação de um marco regulatório para os caminhoneiros e a aprovação de um projeto de lei que estabeleça preços mínimos para o frete.
Os manifestantes também apresentaram propostas para o governo, como a criação de um sistema que ofereça subsídio para adquirir de óleo diesel pelos transportadores autônomos e a criação de um fundo de amparo ao transportador autônomo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.