sábado, 18 de abril de 2020

CORONAVÍRUS / Brasil bate recorde de mortos e contaminados. Bolsonaro quer abertura do comércio




Novos recordes diários de mortes e infecções confirmadas mostram que a Covid-19 segue em aceleração no Brasil. Nas últimas 24 horas, o país registrou 3.257 diagnósticos, o que elevou o total de contágios para 33.682. O número de casos fatais subiu para 2.141, com 217 confirmações desde ontem.
O que está sendo feito: as medidas de isolamento social foram prorrogadas para até 10 de maio em São Paulo, estado onde a epidemia já provocou 928 mortes e 12.841 contágios. No município do Rio, que soma 64 casos fatais, a população será obrigada a usar máscaras nas ruas . O prefeito Marcelo Crivella anunciou que vai editar um decreto oficializando a medida.


Ao dar posse ao novo ministro da Saúde, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro repetiu críticas às medidas de isolamento social adotadas por governadores e defendeu a reabertura de estabelecimentos comerciais. “Essa briga de começar a abrir para o comércio é um risco que eu corro, porque, se agravar, vem pro meu colo”, afirmou. Bolsonaro pediu a Teich que adote posição ponderada: “Junte eu e o Mandetta e divida por dois”.

Em paralelo: os ataques de Bolsonaro ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, provocaram uma união suprapartidária em defesa do deputado. Parlamentares manifestaram desconforto, e o Senado desistiu de votar a medida provisória do programa de emprego Verde e Amarelo. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, fez elogios a Maia.


Seis em cada dez pessoas no planeta estão sob ordem ou recomendação para ficarem confinadas em casa. As medidas de restrição à circulação atingem 4,5 bilhões de cidadãos de 110 países, como forma de resposta à pandemia do novo coronavírus, que superou hoje a marca de 150 mil mortes. Um terço dos óbitos foram registrados na última semana.

Em detalhes: a Organização Mundial da Saúde alertou para a propagação do coronavírus na África. O continente tem mil mortes e mais de 18 mil casos confirmados e, segundo a OMS, pode chegar a 10 milhões de contágios em até seis meses.

Segunda morte por Covid-19 em Garanhuns aguarda confirmação da testagem

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que veio a óbito, na madrugada desta sexta-feira (17), uma mulher de 56 anos, residente no município de Garanhuns, que estava internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, onde deu entrada na última segunda-feira (13), em decorrência de complicações causadas por uma doença base grave.

Durante a internação no Recife, a paciente apresentou quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e foi colocada em isolamento, sendo realizada também a coleta de material para testagem, para posterior confirmação ou descarte da Covid-19, pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). A Secretaria de Saúde portanto, segue aguardando o resultado da testagem laboratorial.

A Vigilância Epidemiológica esclarece ainda que foi informada no fim da tarde de hoje, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), sobre a notificação do caso como suspeito para Covid-19, após o fechamento do boletim epidemiológico diário da Covid-19, e por esse motivo, não consta no relatório.

Seguindo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, para realização de velórios e funerais de casos suspeitos e confirmados da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde adotou os procedimentos necessários durante o sepultamento, que foi realizado na noite de hoje; no Cemitério São Cristóvão, em Garanhuns. Evitando a aglomeração de pessoas durante o enterro, que foi realizado em uma urna fechada.

BOLSONARO: Quem manda sou eu! - Revista Veja da semana

Imagem

Por trás da demissão de Luiz Henrique Mandetta, um aspecto maior: a quarentena deve mesmo ser flexibilizada. E o Planalto pretende fazer isso o mais breve possível. 

Leia mais na reportagem de capa de #VEJA.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.