terça-feira, 22 de julho de 2014

Pesquisa para Presidente: IBOPE 22/07/2014


O Ibope divulgou nesta terça-feira (22) no Jornal Nacional, nova pesquisa para a eleição de presidente da República. Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem 38% dos votos. Em segundo lugar está Aécio Neves (PSDB), com 22%. Eduardo Campos (PSB), tem 8% e o Pastor Everaldo tem 3%. Outros candidatos têm somados 3%.

Na soma, mostra que está no limite do segundo turno. Pra lá ou pra cá.

Os números não surpreendem, pois outros institutos mostraram coisa parecida. Mas vale uma observação sobre o segundo turno.

Na semana passada a pesquisa do Datafolha mostrou um empate técnico caso haja segundo turno entre Dilma e Aécio, dentro da margem de erro. Mas agora a pesquisa Ibope deixa os petistas um pouco mais tranquilos. Deu Dilma 41% X Aécio 33%. Caso fosse contra Eduardo, a diferença seria ainda maior: 41% a 29%.

Não é de sossegar, mas a presidente hoje dorme melhor.

ARIANO NÃO MORREU



A notícia da morte de Ariano Suassuna precisou ser desmentida por alguns meios de comunicação no estado. Muita gente sofreu, mas a verdade é que ainda há a esperança. O estado de saúde é grave, e complicou ainda mais nas últimas horas, mas o dito popular lembra que há esperança enquanto há vida!

O escritor sofreu um AVC na noite desta segunda-feira, e está internado no Real Hospital Português na capital pernambucana.

Na sexta-feira, Ariano deu mais uma aula-espetáculo no Festival de Inverno de Garanhuns, aliás, a capital da cultura nacional estes dias, foi a única a receber todos os espetáculos do escritor, sendo o Tributo a Capiba, onde conta histórias e apresenta o Grupo Arraial na interpretação de músicas do compositor pernambucano. Duas delas são parcerias com o próprio menestrel da Cultura Popular.

Ariano, 87 anos, tinha que estar em Garanhuns, onde estão todos os corações da cultura popular regional, fonte inesgotável de sua obra.

Boletim médico divulgado às 20h desta terça-feira (22) pelo Real Hospital Português (RHP), localizado na área central do Recife, aponta que o estado de saúde dele sofreu uma piora durante a tarde. "Houve um agravamento do quadro clínico e a situação é instável", diz a nota.

#ForçaAriano!

ERUDITA: Virtuosi na Catedral completa dez anos de Festival de Inverno de Garanhuns

Duo Gastesi-Bezerra é atração desta terça-feira, 22/7


Começa hoje a programação do Virtuosi na Serra no Festival de Inverno de Garanhuns. Pelo décimo ano consecutivo, o evento idealizado e produzido pelo casal Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia terá quatro dias de programação na Catedral de Santo Antonio, localizado no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Artur Moreira Lima, virtuosi da Quinta-feira
O Virtuosi na Serra completa uma década com uma programação especial que reúne grandes músicos em uma programação diversificada, com a interpretação de clássicos de Schubert, Ravel, Chopin e Debussy. Um dos pontos altos do evento será na próxima quinta, com o pianista Arthur Moreira Lima, que se apresenta acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco e regência de Rafael Garcia. No programa, peças para piano solo e um concerto de Tchaikowsky para piano e orquestra.

A atração de abertura, marcada para esta terça às 21h, é o Duo Gastesi-Bezerra, formado pela espanhola Estibaliz Gastesi e o pernambucano Marcio Bezerra. Eles se apresentam em concerto especialmente preparado para o Virtuosi, uma programação a quatro mãos, voltada principalmente para compositores contemporâneos.

O duo recebeu recentemente os concorridos Encore Grant, do Fórum de Compositores Americanos, e o Gene Gutchë Performance Incentive Fund, concedido pelo Schubert Club (EUA). É o duo oficial de piano na Universidade de Palm Beach, Atlantic City (EUA). No FIG, serão apresentados trabalhos de Schubert e Ravel, mais Dimitri Cervo (Toccata), Justin Rubin (Messe), Lola Perrin (Before Sleep) e Edino Krieger (Sonata).

A programação do 10º Virtuosi na Serra termina na sexta, com um duo formado pelo violoncelista russo Adrian Daurov e a pianista chinesa/americana Di Wu, que interpretarão “Prelúdios Livro I” de Claude Debussy e “Sonata para cello e piano em sol menor, Op. 19”, de Sergei Rachmaninoff.

Confira a programação completa:

PRAÇA DA PALAVRA: Literatura no Festival de Inverno de Garanhuns



Localizada na Praça Souto Filho, bairro Heliópolis, a Praça da Palavra é o polo de literatura no 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). No local, os visitantes podem conferir diversos stands de livreiros pelo corredor do espaço, café-lounge de leitura, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), além de um palco montado exclusivamente para apresentações poéticas, rodas de histórias, bate-papos e realização de oficinas. Na manhã de hoje (22), o grupo Encantadores de Histórias da Biblioteca Casa da Gente realizaram contação de histórias infantis para o público presente. Ainda nesta terça-feira, haverá um recital poético com Walbert Guimarães, seguido de lançamento de livro, a partir das 19h.

Crianças, jovens e adultos se divertiram e se encantaram com as histórias contadas. De acordo com a mestre de cerimônia da Praça da Palavra, Yalle feitosa, a atividade também desperta a imaginação, principalmente das crianças. “Esse é um momento lúdico e extremamente rico para os pequenos, a contação de história tem esse poder de transformação e esse é o nosso principal objetivo. Quando apresentamos as histórias, também aproveitamos para mostrar o livro e falar do autor”, disse. Segundo Yalle, em média, 70 pessoas visitam o pavilhão.

Ações descentralizadas – Dentro da programação de literatura do Festival, algumas ações estão sendo realizadas fora do pavilhão da Praça Souto Filho, são elas: “A Gente da Palavra” - ação que leva poesia pelas ruas de Garanhuns com poetas uniformizados; “Pé de Letras” - livraria itinerante de livros artesanais conduzida por duas rodas; “Bunking Poético” - onde são realizadas intervenções poéticas em vários lugares e “Livros Livres” - que distribui livros em diversos pontos do município para serem lidos e depois deixados em outros locais, onde mais pessoas possam desfrutar da leitura. 

A programação a Praça da Palavra segue até o sábado (26). 

FIG 2014: Sebo Armorial vende livros, discos e outras obras da cultura popular



Próximo a Esplanada Mestre Dominguinhos, o livreiro Luiz Carlos criou a Livraria e Sebo Armorial, onde negocia livros, discos, CD´s e quadros de artistas de Garanhuns. No espaço montou um pequeno auditório onde recebe artistas e tem feito lançamentos de trabalhos, principalmente livros de perfil de cultura popular.

Jáder Cisneyros é um destes parceiros do Sebo Armorial. Amigo de muitos anos de Luiz, desde Porto de Galinhas, onde também trabalhavam em conjunto para exposição e comercialização de obras, o artista plástico está sempre por lá, trocando conversa com amigos e turistas, que se apaixonam pelo lugar.

Lá você encontra CD´s e livros de gente de Garanhuns, inclusive o nosso. rsrsrs

Para tomar um café, apreciar um vinho e conversar sobre o mundo da cultura, entre outras prosas, vale conferir o Sebo Armorial. 

LOCAL – A “Livraria e Sebo Armorial” é localizada em Garanhuns na Rua Quinze de Novembro, nº 45, próximo à Unimed Agreste Meridional.

FIG 2014: Críticas ao Palco do Forró

Ronaldo,

Sou um apaixonado pelo Palco do Forró no FIG. Adoro o soar da zabumba, triângulo e sanfona, no entanto, este ano fiquei decepcionado com o que fizeram lá. Além de diminuírem a quantidade de dias de forró, e isso foi uma burrice, pois a estrutura está lá montada e ficamos cinco dias sem usá-las, ainda inventaram de diminuir o tamanho da estrutura do evento.

Fizeram também a besteira de colocarem a entrada da tenda no outro lado do parque e no escuro.

Fui sábado curtir o forró e estranhei o acesso inventado. Quem quiser entrar tem que dar uma volta todinha para chegar no local, e o pior, colocaram o palco no meio da tenda, diminuindo em 40% o espaço do ano passado e a área útil para dançar. Não sei quem teve esta ideia de anta, mas ficou horrível. No dia que tiver uma atração mais chamativa aquilo vai virar um horror de gente.

Para completar, os gênios das ideias ainda inventaram de colocar um camarote lá dentro, onde toma o espaço do simples cidadão que vai curtir o forró. Sábado mesmo aquilo só serviu para uns dois seguranças passearem, e ao perguntarmos o que era aquele espaço ele ficou sem saber responder.

Um dos palcos mais tradicionais do nosso festival, popular e dançante, foi menosprezado este ano.

E. Oliveira
Leitor diário do Blog

Escolas do Agreste Meridional participam da programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns


Com o objetivo de incentivar a melhoria do rendimento educacional a partir de ações que incentivam a prática de leitura, escrita, o desenvolvimento do protagonismo e a valorização das culturas, escolas do Agreste Meridional participam da programação artística da 24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. 

A partir da articulação entre a GRE Agreste Meridional e a Secretaria de Cultura de Garanhuns, visitantes do Palco Cultura Popular podem prestigiar, até o dia 26 de julho, apresentações de danças, recitais, corais, e outras linguagens artísticas concebidas e realizadas por professores e estudantes da rede estadual de ensino da região. 

Clique aqui para conferir a programação.

Palcos Pop e Forró do Festival de Inverno de Garanhuns fecham nesta terça-feira



O palco Pop e Forró do Festival de Inverno de Garanhuns (Fig) param também nesta terça, a exemplo de ontem, segunda-feira (21), e só voltam na próxima quinta. Apesar disso, outros funcionarão normalmente, inclusive o Principal, situado na Praça Mestre Dominguinhos, que terá como atração principal o precursor do Axé, Luiz Caldas.

Outros palcos mantêm o funcionamento, conforme programação abaixo.

Tem ainda a Praça da Palavra, na Fonte Luminosa. O Palco Gospel não está na programação oficial, e não estamos recebendo informações sobre ele.


Primeiro debate para Governador reúne Zé Gomes e Paulo Câmara



O candidato a governador Zé Gomes (PSOL) participa nesta terça-feira (22/7), às 8h, do primeiro debate entre candidatos desde o início da campanha eleitoral em Pernambuco. Ele e Paulo Câmara (PSB) vão discutir suas propostas para o Estado em encontro promovido pela Associação das Empresas de Planejamento e Consultoria Empresarial do Nordeste (ASSEMP) e Clube de Engenharia de Pernambuco, com mediação do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. O evento ocorre no Hotel Mercury, localizado na Rua Estado de Israel, 203, na Ilha do Leite.

Paulo Câmara também participa do debate
Para Zé Gomes, esta é uma importante oportunidade para pautar na campanha temas de interesse da população. "Os debates são fundamentais para que, numa situação de equidade, seja possível estabelecer as diferenças entre os projetos políticos representados por cada candidato. Seguramente as pessoas que acompanharem e participarem do encontro desta terça-feira poderão conhecer melhor nossas propostas e perceber que representamos uma alternativa concreta para o Estado de Pernambuco", afirmou.

O encontro, aberto ao público, terá mediação da jornalista Ana Cláudia Elói, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco. Nele, após a apresentação, cada candidato terá 20 minutos para se apresentar. Para o debate com o público, foram reservados outros 30 minutos. Outros cinco minutos serão destinados às considerações finais.

Zé Gomes é candidato pela coligação Mobilização Por Poder Popular (PSOL-PMN). O candidato é técnico em administração, trabalha com educação popular, e iniciou sua militância no movimento estudantil. Foi militante do PT e é fundador do PSOL, tendo sido o candidato a Deputado Federal mais votado da legenda em Pernambuco nas eleições de 2006. Também foi candidato a vice-prefeito do Recife em 2008. Tem tido atuação destacada nas últimas mobilizações populares na região metropolitana em relação à luta pelo transporte público e no movimento Ocupe Estelita.

Assessoria PSOL

ARIANO SUASSUNA tem AVC e está na UTI em Recife



O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, foi internado no Real Hospital Português, área central do Recife, na noite desta segunda-feira, com problemas neurológicos. Segundo informações da assessoria do hospital, o paraibano deu entrada no bloco cirúrgico, com sangramento intracraniano. O procedimento foi finalizado. Ariano, que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), está na UTI neurológica, com quadro estável.

Em 21 de agosto do ano passado, Ariano sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi submetido a um procedimento de cateterismo na Unidade Coronária do Hospital Português no mesmo dia. À época, o escritor passou seis dias internado, mas voltou ao hospital dois dias depois, no dia 29 de agosto, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.

Na última sexta-feira, Ariano apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano. O evento faz parte da programação do Festival de Inverno.

AGORA COMIGO: Deus esteja por Ariano, um MESTRE com todas as letras no maiúsculo. 


MAIS INFORMAÇÕES: Jornal do Commercio

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.