sábado, 27 de abril de 2013

Armando Monteiro pode ser o candidato de Dilma em Pernambuco


Armando Monteiro está fazendo visitas a municípios do Agreste neste final de semana. Desde a sexta-feira, começando por Caruaru, passou esta manhã por Garanhuns, com agenda ainda para Iati, Bom Conselho, Brejão e Caetés. Mais de dez cidades em dois dias. Mesmo com o discurso administrativo na ponta da língua, conhecendo as demandas de cada município que visita, não dá pra negar o conteúdo político-eleitoral das viagens.

Em café da manhã na simpática Colônia de Férias do SESC, ao lado dos deputados Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho, além de assessores e o prefeito Izaías Régis, que por sua vez se fez acompanhar dos secretários Alfredo Góes e Evílson Gomes, Armando Monteiro respondeu a questionamentos da imprensa de Garanhuns.

O senador, perguntado pelos primeiros cem dias de Izaías Régis em Garanhuns, afirmou que "a principal marca é a mudança de postura do município, que passa a liderar, uma mudança pró-ativa, que busca, que enfrenta. Garanhuns precisava atender aos anseios da sociedade com um governo que avançasse no mesmo ritmo social". Segundo Armando, esta é a principal marca do novo governo, antes mesmo de iniciarem as obras. O senador lembrou como o governador já se dispôs a investir na cidade, recebendo Izaías Régis que já levou suas prioridades.

Por falar em Eduardo Campos, o senador fez uma ampla defesa do governador pela decisão pela duplicação da BR-423 e novo incremento regional, criação de novos polos de desenvolvimento, como a Mata Norte, com a FIAT e empresas periféricas.

Quanto à política, Armando afirmou achar justa a intenção de Eduardo Campos de se candidatar à presidência da República, mas critica a antecipação do debate eleitoral. "Não sei quem começou, mas foi muito prematuro. Deveríamos estar com uma agenda de trabalho em todos as áreas políticas, e o debate eleitoral acaba prejudicando os governos, pois determinadas ações passam a ter cunho eleitoral" - afirmou o senador.

Questionado por este blogueiro quando à possibilidade de receber o apoio do governador para sua candidatura ao executivo estadual, atrelada ao apoio do seu partido, o PTB, em nível nacional, ao projeto da presidência de Eduardo Campos, Armando afirmou que tudo será discutido no momento oportuno, pois ainda não se iniciou. "Não nego meu desejo de ser governador do meu estado. Tenho trabalhado para isto. Vamos conversar. Fui eleito junto com o governador, por um campo de muitos partidos que integraram a Frente Popular, e não mudarei de campo político. Por isto, pretendo estar junto a Eduardo em 2014, e aos mesmos partidos." - afirmou.

Entretanto...

Como a Frente Popular foi composta pelo próprio PTB, pelo PSB de Eduardo Campos, mas também pelo PT de Humberto Costa, Dilma Roussef e Lula, além de outros partidos como o PDT e o PC do B, avançamos no questionamento político.

Caso a presidente Dilma Roussef precise de um projeto viável em Pernambuco, já que as principais lideranças petistas saíram chamuscadas da campanha na capital, e a presidente que vai buscar a reeleição precise de um palanque competitivo no estado, o senhor poderia estar com o PT,  de Lula e Dilma, contra Eduardo Campos? Transcrevo a resposta.

-"Não se trata de mudar de lado, de estar contra alguém. Estou onde estive na campanha que me fez Senador da República. Ao lado dos mesmos partidos. Temos conversado com Eduardo Campos, assim como podemos conversar com qualquer partido da Frente Popular para viabilizar uma candidatura, que pode até não ser a minha, mas estamos trabalhando para que seja. Apoiamos e somos parte do governo federal, da presidente Dilma. Em Pernambuco, o ideal seria manter a mesma base, que tivéssemos um projeto que unisse todos, no entanto, o processo ainda está começando e vamos conversar. Em 2006 apoiei Humberto Costa. Estávamos todos no mesmo palanque." - afirmou.

O senador sabe que pode não ter o apoio de Eduardo Campos, que pode indicar um nome do próprio PSB. Por isto, Armando tem sido o primeiro a construir uma candidatura, consolidada pelos apoios que tem em diversos setores, tendo hoje uma visibilidade e apoios maiores que o Ministro Fernando Bezerra, que está no PSB e tem sido tratado como uma alternativa de Dilma Roussef para Pernambuco.

Caso Dilma, que estaria reeleita hoje com certa facilidade, não tenha o palanque de Eduardo Campos, e ainda veja o governador como opositor numa eleição presidencial, pode ver em Armando Monteiro um caminho natural. Parece que o senador percebeu isto. 

Armando caminha bem e tem apoio em determinados segmentos sociais e econômicos, independente do governador, além ter feito dezenas de prefeitos em cidades importantes, como Garanhuns e Arcoverde. Assim, é um nome com densidade eleitoral espalhada pelo estado. Armando tem apoio até em setores conservadores, e por isto foi o mais votado para o senado, ocupando um espaço de centro entre o esquerdista Humberto e o conservador Marco Maciel.

Abrir uma porta para o PT de Humberto, Dilma e Lula amplia as possibilidades para Armando Monteiro, não mais necessariamente vinculadas a Eduardo Campos, que demonstra não ter interesse em apoiar o senador, preferindo um nome de dentro do próprio PSB, numa construção política idêntica com a recente eleição de Geraldo Júlio na capital. Entretanto, a vaga para a disputa estadual está atrelada ao debate nacional..

O fantástico olhar de Hélder Carvalho sobre Garanhuns

O facebook tem sido uma vitrine para se debater os problemas da cidade, mas também para mostrar a beleza de prédios, praças, pessoas, ... muitas vezes escondidas no cotidiano.

Precisa que um olhar apurado mostre o quanto pode ser belo olhar o mesmo com a poesia nos olhos. Foi isto que fez Hélder Carvalho nestas imagens.




Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou.” (Ansel Adams)

Padre Jorge recebe Armando Monteiro e deputados em Iati


O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB), recebeu na tarde deste sábado, dia 27, a visita do Senador Armando Monteiro e dos deputados Sílvio Costa (federal) e Sílvio Costa Filho (estadual). O Encontro foi realizado na sede do Governo Iatiense e contou com a presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e da população em geral. 

Durante a permanência dos líderes políticos na Cidade, o Padre Jorge relatou a atual situação vivenciada no Município, sobretudo as dificuldades no tocante ao precário sistema de abastecimento d´água. “A nossa maior dificuldade é o abastecimento d´água. Precisamos de ações emergenciais e da destinação de recursos estaduais e federais para que possamos superar essas dificuldades e levar uma melhor qualidade de vida a população”, ressaltou o Prefeito Iatiense.

O deputado Estadual, Sílvio Costa Filho, que vem atuando junto ao Governo do Estado na viabilidade de ações para o Município, reiterou, durante discurso aos presentes, a sua disponibilidade em ajudar o Padre Jorge a superar os problemas de Iati. “O nosso gabinete é uma extensão da Prefeitura de Iati. Estamos sempre prontos a ajudar a Gestão Municipal e tenho certeza que o Padre Jorge chegará ao final do ano com sua gestão muito bem avaliada”, ressaltou o deputado Petebista. 

Já o deputado federal Sílvio Costa, registrou que o Governo do Padre Jorge conta com apoio político no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado. “O Padre tem um Senador da República e tem deputado federal e estadual. Hoje viemos para ouvir as prioridades de Iati e vamos trabalhar para arrumar dinheiro para a saúde, para educação, para calçamento, para água, e se Deus quiser, Iati nessa Gestão será uma nova Cidade”, salientou o Deputado, que sinalizou a destinação de R$ 300 mil reais para obras de reforma no Hospital Nossa Senhora da Conceição e revelou que vai acompanhar o Prefeito de Iati em audiência junto ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. “Vou agendar com o Ministro Fernando Bezerra Coelho, quando o Padre estiver em Brasília (o contato acontece na segunda semana de maio), para buscarmos recursos para o saneamento e para a água de Iati”, concluiu Silvio Costa.

ARMANDO REFORÇA PARCERIA - “É no momento da dificuldade que o parceiro tem que estar presente”, com essa afirmação o Senador Armando Monteiro sintetizou o motivo da sua visita ao município de Iati. 

“Estamos aqui para trazer o nosso apoio e a nossa disposição de colaborar com a administração de Iati, que enfrenta grandes dificuldades em decorrência da seca, da crise de abastecimento d´água e da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Então, nós vamos atuar em todas as frentes numa ação emergencial para melhorar as condições de suprimento de água aqui no Município. A população esta sofrendo, esta sem água, e nós precisamos junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, agilizar algumas soluções que estão pendentes, sobretudo a construção de uma adutora nova para trazer água aqui para Iati”, salientou Armando Monteiro, cuja visita foi registrada como a primeira ocasião em que o município de Iati recebeu um Senador da República. 

“A nossa avaliação é a melhor possível, pois tanto o Senador, quando os Deputados, se mostraram sensíveis as nossas dificuldades e continuam a disposição para resolver os problemas de Iati, sobretudo da água. Nos próximos dias estaremos em Recife e depois em Brasília para consolidarmos os compromissos firmados hoje, em beneficio da população Iatiense”, avaliou o Prefeito de Iati, o Padre Jorge.

AESGA faz pesquisa para implantação de novos cursos



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) iniciou nesta segunda-feira, 22, uma importante pesquisa, que tem como objetivo envolver toda a comunidade acadêmica e sociedade civil no desenvolvimento da Instituição.

Segundo informações da presidenta da Autarquia, professora Giane Lira, a PESQUISA DE NOVOS CURSOS AESGAtem como meta disponibilizar para a população uma relação de cursos a serem escolhidos, de maneira a atender a demanda da Região.

“A Pesquisa de implantação de novos cursos é mais um passo da AESGA para o desenvolvimento de Garanhuns através da educação e com a contribuição da sociedade”, destacou.

Para participar basta acessar o link e responder as questões on-line. 

Participe! Sua contribuição é de extrema importância.


.

SENAI realizará novos investimentos no interior de Pernambuco

O SENAI Pernambuco realizará uma série de investimentos até o final de 2013, em modernização de unidades, construção de novas escolas, desenvolvimento de projetos de inovação, totalizando mais de R$ 170 milhões. "Educação e participação no PIB estão intimamente ligados, por isso precisamos ampliar e melhorar a educação", diz o presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real. O anúncio foi feito durante o Encontro de Produtores de Mídia Digital (II Blogger-PE), no dia 20, quando se reuniram no Recife mais de 90 blogueiros de todo o Estado.

Ao falar sobre a interiorização do desenvolvimento, Côrte Real reafirmou a importância de investimentos em educação e capacitação e destacou as ações que o Sistema FIEPE tem realizado fora da Região Metropolitana da capital de Pernambuco (RMR)."Se faz necessária a descentralização das atividades produtivas a partir do litoral, com o fortalecimento da educação e a criação de condições para que as vocações naturais da economia interiorana possam alcançar um elevado estágio de desenvolvimento", disse, apresentando indicadores econômicos que comprovam a concentração de renda na RMR.

O SESI, segundo Côrte Real, com sua atuação voltada à melhoria da qualidade de vida do trabalhador, desenvolve ações de educação básica, saúde, responsabilidade social e lazer, em todas as regiões do estado.

Corredores de Garanhuns disputam prova na Bahia

Doze corredores da equipe de atletismo de Garanhuns irão representar o município no próximo domingo (28) na Meia Maratona Tiradentes, em Juazeiro (BA). O percurso é de 21 quilômetros.

O treinador dos atletas, Adejílson Mendes, afirma que a expectativa para participação é positiva. “Os atletas estão bem treinados. Acredito que iremos conseguir boas colocações para o nosso município”, completou.

Garanhuns comemora Dia do Trabalhador com programação no Parque Euclides Dourado - Confira!



Com o objetivo de oferecer para população local um dia com atividades variadas, o Governo Municipal, por meio das Diretorias de Cultura e Esportes; Secretaria de Assistência Social; Secretaria de Saúde; Secretaria de Educação e Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) realiza no próximo dia 1º de maio a Festa do Trabalhador 2013. 

Uma extensa programação acontecerá no Parque Euclides Dourado, localizado no bairro Heliópolis, a partir das 8h.

Programação completa:

MANHÃ

8h – Início das atividades;
·Orquestra Manoel Rabelo;
·Aulão / Alongamento;
·Corrida do Trabalhador;

9h – Standsinstitucionais / informações e serviços;
9h30 – Atrações Culturais
·Coral “Orquestrando Vidas”;
·Contação de histórias;
·Gonzaga de Garanhuns (cordel);
·Coco CRAS Heliópolis;

TARDE

·14h – Projeto Batuque
·15h – A Folha
·16h30 – Astúcia do Samba
·18h – Ronaldo César e a Tropicana

KITTY LOPES: Feijoada Classe A com Gabriel Diniz acontece neste sábado


A Feijoada Classe A da jornalista Kitty Lopes acontece neste sábado, dia 27 de abril, a partir das 13 horas nos salões da AGA. Como atrações musicais: Gilberto e Banda e a grande revelação que é o cantor Gabriel Diniz. Patrícia Luna com seu Chalé Recepções, como vem acontecendo últimos anos, será responsável pelo maravilhoso cardápio com farto coquetel volante, mesa de frios e a deliciosa Feijoada. Saulo Souza com toda sua criatividade assina a decoração. 

A festa é com mordomia toda, tudo está incluso na compra do ingresso. 

Maiores informações. (87) 88350608, 99930104, 99884495, 37631798. 

Os ingressos podem ser adquiridos em todos os cartões de crédito.

NESTE SÁBADO: Sandoval Ferreira e outros artistas de Garanhuns na telinha da TV Asa Branca


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.