terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Paulo Câmara reforça parceria com municípios para conclusão de obras e retomada dos empregos em Pernambuco

Acompanhado do seu secretariado, governador participou da primeira assembleia da Amupe, nesta terça-feira




Oferecer serviços públicos de qualidade, concluir obras estratégicas e fortalecer a parceria com os municípios. Foram essas as prioridades destacadas pelo governador Paulo Câmara nesta terça-feira (05.02), durante a primeira assembleia de 2019 da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que congrega os prefeitos. Acompanhado da sua equipe de secretários, Paulo fez questão de reafirmar o compromisso da gestão com a continuidade e a consolidação de avanços importantes para o desenvolvimento do Estado.

“Um conjunto de ações com as quais a gente quer se comprometer, mais uma vez com diálogo e transparência, com plano de ação para que a gente tenha, nos próximos anos, condições de fazer Pernambuco avançar”, destacou o governador, que no encontro com os prefeitos, estabeleceu como prioridade a conclusão de obras nas diversas áreas que precisam do apoio do Estado, através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM).

“Temos que focar muito nas obras que estão em andamento para concluí-las e, ao mesmo tempo, buscar alternativas que possam melhorar os serviços oferecidos à população, seja na área de educação, na área da saúde, na geração de emprego, no olhar que precisamos ter com as cidades”, afirmou Paulo Câmara, reiterando que a vida das pessoas, de fato, está centrada nos municípios. “Então, o olhar das políticas públicas tem que pensar naquele que está na Zona Rural, nos distritos e nas cidades, e precisam que o braço do Estado chegue. A missão da nossa equipe é continuar esse trabalho e estreitar a relação, aprofundar essa presença”, acrescentou.

Este ano, serão liberados R$ 5,6 milhões para os municípios por meio do FEM. Parte desse valor será pago ainda neste mês de fevereiro, para a conclusão de obras do FEM 2014, e outra parte em março, para ações do FEM 2015. O investimento também será aplicado em novos projetos demandados por cada prefeitura. Outra ação anunciada para o estreitamento das parcerias entre Estado e municípios foi a realização de encontros temáticos das equipes do governo com comissões que serão designadas pela Amupe.

De acordo com o governador, esses debates serão essenciais na busca de soluções para o aprimoramento das diversas áreas de desenvolvimento em Pernambuco. O primeiro deles, previsto ainda para este mês, discutirá novas estratégias para o setor da saúde nas esferas estadual e municipal. “Vamos ter um calendário definido para discutir a Saúde, as questões que estão pendentes e, principalmente, o que precisa ser feito nos próximos anos. E não só na saúde. Vamos discutir também todas as áreas fundamentais em parceria com os municípios”, frisou Paulo.

A solenidade, realizada da sede da Amupe, no Recife, contou com a presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), Glademir Aroldi, e marcou a recondução do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, à presidência da entidade para o biênio 2019/2021. Representando os prefeitos presentes, Patriota agradeceu a presença do governador e do secretariado estadual neste primeiro encontro do ano da Amupe. “A conclusão dos planos de trabalho, dos contratos que estão em execução, é fundamental. É prioridade para nós. E esse gesto do governador de vir aqui, trazer toda a sua equipe de governo, a gente entende como um estender de mãos, mostrando que quer ser parceiro, que quer cooperação, colaboração entre Estado e municípios. Isso para nós é muito importante”, enfatizou.

HOMENAGEM – A primeira sessão da Amupe 2019 homenageou o professor e médico Fernando Figueira. Se estivesse vivo, o fundador do IMIP completaria 100 anos no dia 04 de fevereiro. Na sua trajetória de vida, o pediatra Figueira deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira e uma lição de vida dedicada aos mais pobres, contribuindo para o desenvolvimento do setor no Estado. “A nossa luta nesse momento do centenário dele é tentar resgatar os ensinamentos que nos norteiam em busca de soluções para a saúde pública e para a educação. Que a gente possa continuar tendo um serviço de qualidade que atende nominalmente cada um dos pernambucanos”, declarou o filho do homenageado, Fernando Augusto.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Centro de Ressocialização de Canhotinho integra 80 reeducandos na produção agropecuária

Plantações de hortaliças, batata-doce, macaxeira, banana; criação de gado, aves e peixes ornamentais, além da marcenaria e outras atividades, ocupam os detentos que cumprem o regime semi-aberto na Fazenda Nascimento, Canhotinho, a 30km de Garanhuns




O Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), vinculado à Secretaria Executiva de Ressocialização, localizado no município de Canhotinho, está ampliando as atividades de produção, agricultura, pecuária e marcenaria com reeducandos do regime aberto, após um período de seca na região. Todo o trabalho, realizado na Fazenda Nascimento, tem a parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão que supervisiona os reeducandos durante as atividades.

No local eles plantam hortaliças como: alface, couve, cenoura, beterraba, batata-doce, além de macaxeira e das frutas maracujá e banana . A criação de gado, porcos e ovelhas, aves e peixes artesanais, também ocupa os detentos que se identificam com as atividades. Ao todo 80 detentos colocam a mão na terra e cuidam dos animais com a supervisão de um profissional do IPA. 

Josenildo da Silva, 34, gosta de falar sobre o trabalho. “Eu me dou muito bem com essa atividade, pois gosto da terra, isso ocupa minha mente. Quando a gente faz as coisas com carinho se dedica mais”, explica. Para o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, o CRA valoriza o potencial dos reeducandos da melhor forma. "A região do CRA é propícia à agricultura e os reeducandos gostam de trabalhar com terra. Em todas as unidades prisionais é levado em consideração o potencial dos detentos e o que pode ser explorado naquela região", explicou Rodrigues. 

Na atividade de marcenaria eles produzem móveis rústicos, bancos para a igreja da unidade, brinquedos, artesanatos. “Faço esculturas em madeira, de preferência tucanos, e a cada dia vou me aprimorando mais. Já fiz curso de culinária e produção de queijo aqui no setor de produção, no entanto, me identifico mais com o artesanato”, ressalta Leandro Rafael da Silva, que trabalha no projeto “Pau que nasce torto vira arte”, também mantido na Fazenda Nascimento.

Pela ocupação, os reeducandos recebem 75% do salário mínimo e trabalham no horário das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h, com duas horas de almoço. Toda a produção de hortaliças e frutas vai para o consumo na unidade, e as peças de artesanato são vendidas na loja que a Seres mantém no Shopping Paço Alfândega e na Fenearte. De acordo com gerente da produção do CRA, Claudemir Cândido Rodrigues, com os serviços na fazenda os reeducandos têm um dia produtivo. “Eles se mantém com a mente ocupada”, afirma. 

Fotos: Divulgação/Seres

BOA NOTÍCIA / Alexandre Marinho assume Chefia de Gabinete de Sivaldo Albino





Experiência e juventude não vão faltar no trabalho parlamentar do deputado Sivaldo Albino. Para chefia do gabinete na Assembleia Legislativa, o garanhuense convidou outro garanhuense, o advogado Alexandre Marinho, que teve o nome muito bem aceito por todos que visitaram o gabinete 406 do anexo da Assembleia, que já tinha na porta o nome de Sivaldo.

Alexandre Marinho é advogado por formação, e tem exercido cargos importantes em diversos setores da Gestão Pública, desde a prefeitura de Garanhuns até assessoria parlamentar em Brasília, onde morou quase 10 anos e trabalhou com o deputado federal José Chaves. Nos últimos anos, Alexandre estava na coordenação de planejamento do Consórcio Grande Recife. 

Profundo conhecedor da política garanhuense, o advogado coordenou campanhas eleitorais, inclusive as vitoriosas de Bartolomeu Quidute e Silvino Duarte, além de ter participado ativamente da campanha de Luís Carlos. O ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, uma das lideranças mais próximas do deputado federal Fernando Rodolfo, também já contou com Alexandre Marinho. 

Marinho foi secretário nos governos de Bartolomeu, Silvino e Luís Carlos. E desde a última campanha de deputado tem sido pessoa próxima de Sivaldo, ajudando no projeto que culminou na eleição do jovem garanhuense para a Assembleia Legislativa.

Com muitos amigos e sabendo os caminhos que levam a um bom trabalho político, Alexandre será muito importante para Sivaldo, inclusive se acontecer, como é muito possível, a candidatura a prefeito de Garanhuns.

Alexandre se mostrou entusiasmado com a nova função, disse que quer dialogar com os tantos amigos de Garanhuns, alguns mais distantes nos últimos anos, abrir o gabinete de Sivaldo a todos e oferecer sua experiência para que nosso município e região possam usufruir ao máximo da conquista de voltar a ter um parlamentar na ALEPE.

Como eu disse, o nome de Alexandre foi amplamente aprovado, e faço este registro porque conheço sua capacidade e sou um dos que também manifestaram satisfação pela escolha de Sivaldo.

LAGOA DO OURO / Cine Sesi chega ao município pela primeira vez

Em sua 12ª edição, o projeto percorre localidades que não têm ou nunca tiveram uma sala de exibição. Tudo de graça, inclusive a pipoca.



A caravana do Cine Sesi desembarca no município de Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional, de 08 a 10/02. As exibições iniciam sempre às 18h30, na Praça de Eventos. O projeto leva cinema de qualidade e de graça para localidades que não têm ou nunca tiveram uma sala de exibição. Tudo de graça, inclusive a pipoca. Em Pernambuco, o projeto entrou na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 155 mil pessoas em 38 municípios.

Serão apresentados os curtas metragens “Plantae”, uma animação de Guilherme Gehr; “Próxima”, de Luiza Campos; e “Médico de Monstros”, de Gustavo Teixeira. Já os longas, são: “Viva: A Vida é uma Festa”, de Lee Unkrich;; “O Filho Eterno”, de Paulo Machline; e a animação “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha.

O filme “Viva: A Vida é uma Festa” relata a historia de Miguel um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso. O garoto precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande, forte e de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Serviço
Cine Sesi Lagoa do Ouro
De 08 a 10 de fevereiro
Horário: 18h30
Local: Praça de Eventos

PROMOÇÃO DE JOGO DE RODAS NA EKIPESOM EQUIPADORA EM GARANHUNS



Promoção de jogos de rodas aro 17” , qualquer um desses modelos por apenas R$ 1.500,00, corra logo e deixe seu carro equipado, esses preços e condições você só encontra na #ekipesomequipadora.

Confira outros modelos.


Informações sobre as posses de Sivaldo Albino e Paulo Dutra na ALEPE






Sivaldo Albino e Professor Paulo Dutra, ambos do PSB, tomaram posse na Assembleia Legislativa nesta segunda (4). Os novos parlamentares ocuparão as vagas abertas com as licenças de Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB), empossados na última sexta (1º), mas que se afastaram para assumir funções de gestão no Governo do Estado. Os licenciados estão à frente, respectivamente, das secretarias estaduais de Turismo e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com experiência prévia no Poder Legislativo, Sivaldo Albino foi vereador em Garanhuns (Agreste Meridional) por quatro mandatos, já tendo presidido a Câmara Municipal e sido, em 2016, candidato a prefeito da cidade. Tem 47 anos e assume pela primeira vez o cargo de deputado estadual. “Só quem nos acompanha desde o início sabe o que passou quem foi garçom, fiscal de ônibus e, hoje, com a bênção de Deus e pela vontade do povo, pode ter a oportunidade de honrar a confiança de cada eleitor e de ser uma voz atuante em favor do Agreste”, discursou.

Paulo Dutra foi professor de Física e gestor de escolas estaduais por mais de 30 anos. O educador participou da implantação do Programa de Educação Integral e já foi secretário-executivo de Educação Profissional na Secretaria Estadual de Educação – onde cuidou da instalação das escolas técnicas estaduais. “Vamos utilizar a política como instrumento de transformação social e de redução das desigualdades, e reafirmamos o compromisso com os profissionais da educação e com todas as áreas igualmente importantes para o desenvolvimento de Pernambuco”, pontuou. Natural de Timbaúba (Mata Norte), o deputado tem 57 anos e também está no primeiro mandato na Alepe.

Ao subirem à mesa dos trabalhos para assinar os termos de posse e ao discursarem, os novos parlamentares receberam aplausos de dezenas de pessoas que estavam nas galerias do Plenário Governador Eduardo Campos. Sivaldo Albino, que obteve 18,3 mil votos, e Paulo Dutra, 17,9 mil, foram suplentes na coligação que reuniu PSB, PSD e MDB nas Eleições 2018 e conquistou 15 cadeiras na Casa de Joaquim Nabuco. Na semana passada, quando já eram previstas as licenças dos titulares, ambos participaram de seminário na Alepe destinado aos deputados estreantes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.