Discordamos aqui no blog do local escolhido pela Prefeitura para abrigar a Unidade da Polícia Científica e o Instituto de Medicina Legal em Garanhuns. O investimento é do Governo do Estado em cooperação técnica com a gestão municipal, que vai dispor das instalações para o funcionamento dos órgãos. Achamos a proximidade com o Parque Euclides Dourado, cartão postal e grande centro de movimentação turística e de lazer durante todo o ano, prejudicial à população que transita nas proximidades.
No entanto, ficamos sabendo por parte de amigos que o IML que vai funcionar ali não é o de necropsia (tanatoscópico), e sim o IML Vivos, que faz exames de corpo de delito, conjunção carnal (para comprovar violência sexual) e outras práticas, porém, não faz exames cadavélicos. Na prática, este IML Vivos vai ganhar um local próprio, pois já utilizaria uma sala no Hospital Dom Moura.
Na verdade, a falta de informações por parte do Governo do Estado e as informações provenientes da prefeitura, que claro, puxa a sardinha pro seu lado, levaram muitas pessoas ao erro, a exemplo deste blogueiro. Mesmo assim, perdoem-me, continuo achando o local inapropriado. Como sugestão, o estado poderia ter levado o investimento (Polícia Científica, ITB e IML Vivos) para o prédio do DER, às margens da PE-177, que futuramente poderia agregar toda a estrutura do IML regional.
Fui buscar informações, e vou publicar a própria sugestão de pauta da prefeitura, no início do mês, para conferirmos direitinho o que vai funcionar onde era a antiga Casa de Saúde Santa Terezinha, e atualmente funciona o SAMU.
Confiram se a informação oficial que recebi não induz ao erro, levando a imaginarmos que se trata do IML com todos os seus serviços. Digo isso, por que o prefeito Izaías Régis fez críticas a este blogueiro em uma emissora de rádio. Acho que não era para tanto, uma nota explicativa resolveria, mas vamos ao texto oficial que recebemos da prefeitura:
Prefeitura cumpre compromisso de apoiar Unidade Regional de Polícia Científica em Garanhuns
O cronograma para o início das atividades da Unidade Regional de Polícia Científica em Garanhuns foi definido essa semana pela Prefeitura Municipal. Os representantes da Polícia Científica de Pernambuco Rodrigo Gomes, Rafael Leite e João César se reuniram com a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes e o secretário de Infraestrutura, José Gundes. O local que vai abrigar o departamento é onde hoje funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que será deslocado para o Centro Administrativo II. A inauguração deve acontecer até o dia 30 de março, com funcionamento já em abril. No Convênio de Cooperação Técnica que o município vai assinar com o Governo do Estado, a Prefeitura será responsável em liberar o imóvel para a instalação e dar apoio à manutenção administrativa.
O apoio já tinha sido confirmado pelo prefeito Izaías Régis em novembro passado junto à delegada Sandra Santos, gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco.
Funcionará em Garanhuns o Instituto de Medicina Legal 24 horas, uma unidade de remoção de cadáveres, o Instituto de Criminalística e o Instituto Tavares Buril. Dessa forma, o município como polo regional poderá atender em horário integral também a toda a região.
A unidade Regional faz parte do processo de interiorização da Polícia Civil. Poderão ser realizadas investigações com perícia no local do crime, de drogas (química forense) balística, identificação de veículos no caso de transferência e peritos em informática.
AGORA COMIGO: Lendo somente a informação da prefeitura, em especial a parte grifada, você diria que estava sendo instalado em Garanhuns o IML 24 horas com remoção cadavélica?
Peço desculpas aos meus leitores pela informação equivocada, mas confesso que continuo pensando da mesma forma. É ótimo o investimento, precisamos expandir os órgãos de segurança para o interior do estado, e Garanhuns é polo regional, mas neste caso, poderia ser em outro local.