sábado, 27 de outubro de 2012

LULA: Há 10 anos, um operário era eleito Presidente do Brasil


Às 17 horas do dia 27 de outubro de 2002 encerrava a votação e a pesquisa boca-de-urna apontava: Lula era eleito presidente do Brasil. A confirmação veio em seguida e o nordestino e metalúrgico do ABC paulista entrava para a história como o primeiro presidente de esquerda a governar o país. Ao lado da esposa Marisa e dos companheiros mais próximos no Partido dos Trabalhadores, entre eles José Dirceu, Antonio Palocci e Aloizio Mercadante, Luiz Inácio Lula da Silva atendia telefonemas e abraçava amigos e familiares. Estava sendo um grande presente: na mesma data, Lula fazia aniversário.



O vídeo é um trecho do documentário “Entreatos”, de João Moreira Salles, e mostra as comemorações de Lula com os assessores, netos e os funcionários do prédio onde estava em São Bernardo. Em dado momento, ele sentou-se no chão em frente à TV, recostou a cabeça em Marisa e, provavelmente, refletiu sobre o que o esperava. “Seu amigo agora é presidente” e “Quem chorar perto de mim vai para o balaio” foram as primeiras declarações de Lula no Hotel em que acompanhava a apuração.

Preocupado com as transições municipais, Ministério Público de Pernambuco faz recomendações a todos os prefeitos do estado


Mais de 15 instituições se reuniram para compor os termos da Recomendação geral de transição de mandato, que será encaminhada, na semana que vem, para todos os prefeitos do Estado. A iniciativa em conjunto surgiu de uma série de denúncias recebidas pelo Ministério Público de Pernambuco de descontinuidade dos serviços públicos, atraso de salários e rescisões de contratos pelos gestores municipais em fim de mandato. A reunião do Fórum Permanente de Combate à Corrupção (Focco), foi realizada, na manhã dessa sexta-feira (26), no edifício do Ministério Público Federal, em Recife.

Membros do Ministério Público de Pernambuco, do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Estado (TCE), da Controladoria Geral da União (CGU), entre outros, acertaram as ações em conjunto para exigir dos gestores municipais a correta transição de governos e manutenção dos serviços públicos, como também, dos pagamentos da folha de pessoal. Junto com o documento vão ser encaminhadas uma cartilha, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para orientar o gestor municipal; e a Resolução do Sagres (sistema de informação do Tribunal de Contas).

Para o coordenador do Caop-Patrimônio Público, Maviael Souza, a reunião obteve êxito quanto à produção do documento. “Resta-nos, agora, trabalharmos em conjunto para que a transição seja mais correta e que não cause mais prejuízo à população”. Estavam presentes do MPPE, os promotores de Justiça Fernando Falcão, Sylvia Câmara, Patrícia Ramalho, Alice Morais e Bianca Stella.

“Com a união das instituições fica mais fácil tentar minimizar os impactos das ações dos gestores municipais, que estão com a prestação de serviços irregulares, nesses dois meses finais dos mandatos”, elogia o esforço coletivo, o procurador-regional da República, Fábio cruz. A coordenadora da Câmara do Patrimônio Público, a sub-procuradora-geral da República, Denise Vince Túlio, participou da reunião para levar a ideia ao MPF, em Brasília, para que ações conjuntas semelhantes sejam incentivadas nos outros estados.
.
fonte: Site do MPPE

CONFIRMADO: Rosa de Saron em Garanhuns

É preciso ter bom senso... de humor!

Coisas que vêm do facebook. É muita criatividade, e explica porque os programas de humor na TV estão perdendo audiência.



Edimilson da Bahia visita prefeitos eleitos pedindo apoio para a presidência da CODEAM

Com a saída de Eudson Catão da presidência da CODEAM, o primeiro prefeito eleito a manifestar interesse é Edimilson da Bahia, que assumirá o município das Correntes em 1º de janeiro. Há a informação que ele inclusive já tem o apoio do deputado Claudiano Filho, e principalmente, já conversou diretamente com o governador Eduardo Campos que teria dado seu apoio à candidatura.

Esta semana Edimilson pretende visitar a maioria dos municípios associados à entidade, iniciando por Canhotinho, Angelim, São João e Lajedo.

Coincidentemente, Edimilson tem afinidade com Renato, prefeito eleito de Palmeirina, opositor de Eudson Catão, que por sua vez tem grande amizade com Júnior Lúcio, de Correntes, sempre prestigiando seus eventos, e vice-versa.

Edimilson é do PSB, partido do governador, e o mesmo de Eudson Catão. Portanto, tão próximos por um lado, e tão distantes por outro.

O PSB de Eduardo e o PTB de Armando Monteiro ficaram fortalecidos na região, embora o PSB tenha perdido em Brejão e São João, para surpresa de muita gente. Se o PTB também quiser postular a vaga, pode ter uma disputa interessante. Colocando aliados em lados opostos. Mas pode acontecer também uma grande união e a CODEAM ter candidato único.

Izaías Régis ainda não se pronunciou se tem interesse em dirigir a instituição, mas já adiantou que pretende cooperar para que ela se fortaleça e que possa gerar projetos para a região, quem quer que seja o presidente.

Já ouvimos também da possibilidade de Eudson Catão continuar como gestor da entidade, mesmo sem o cargo de presidente.

É aguardar as movimentações, que devem ficar mais intensas nos próximos dias!

Rádio Jovem Pan em Garanhuns seria mais um golpe


e79956263d97799a0c25f681dcc16176.jpg

Recebemos a informação que aquela história da Rádio Jovem Pan iria se instalar em Garanhuns, e que inclusive já estaria com casa alugada, comprando equipamentos e buscando apoios e patrocinadores, era tudo balela daquele mesmo cara que foi preso como estelionatário, com 54 mandados de prisão. Hamilton Rodrigo Araújo Freire de Andrade, 36 anos, natural do Ceará, mas que estava morando em Garanhuns.

Hamilton estaria na cidade dizendo que estava fazendo uma seleção de atores e modelos para trabalhar no Sudeste do país e arrecadava dinheiro das pessoas. A polícia chegou até ele depois de receber denúncia de uma das vítimas que desconfiou das suas ações. Na residência de Hamilton foram encontrados banners e cartazes indicando que ele estava fazendo concursos de modelo e atriz.


A história da Rádio Jovem Pan teria nascido de uma conversa dele com algumas pessoas que levaram para o facebook, mas daí não se falou mais nada. Depois se descobriu que era a mesma pessoa. Felizmente ninguém, que nós saibamos, foi ludibriado com a história da abertura da rádio, a não ser a expectativa que foi criada, principalmente no meio da juventude.

Eduardo Campos em Palmeirina

O governador Eduardo Campos esteve em Palmeirina na tarde desta sexta-feira, despedindo-se do ex-prefeito Severino Ferreira, falecido pela manhã, pai do atual prefeito e presidente da CODEAM, Eudson Catão.

Eduardo deixou suas atividades administrativas na capital e veio demonstrar a solidariedade do governo do estado, e sua, principalmente, à família enlutada.


Desfile de moda em plena Avenida Santo Antônio


O desfile faz parte do Festival Conexões Culturais do SESC Garanhuns.

Neste sábado, 27,  às 11 horas da manhã acontecerá um desfile na Av. Santo Antônio que finalizará na praça Luís Jardim (Colunata), com peças da Design de moda Katarina Barbosa, que estará apresentando seu trabalho juntamente com o Coletivo Tear.

As modelos irão parar o trânsito de Garanhuns! (Yalle Borges)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.