segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Pequenas reformas: a Ferreira Costa dá dicas de como fazer você mesmo. 


 

Aposte nos detalhes para reformar ou redecorar seu lar para as festas de final de ano. 

Final de ano sempre chega com uma atmosfera de renovação, de término de ciclo e de recomeço.  

Além de ser marcado pelas comemorações de Natal e Réveillon, é comum aproveitar o final do ano para fazer reformas em casa. O recebimento do 13º salário, junto com a chegada das férias, faz deste o momento ideal para planejar ajustes no lar. 

E o mercado já está se aquecendo. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção projeta um avanço no setor de 8% até o final do ano, em relação ao ano passado. 

E o conceito de DIY, termo em inglês para “do it yourself” ou “faça você mesmo” vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, além de ser uma ótima forma de aliviar o estresse e economizar dinheiro. 

Depois de tanto tempo em casa, é difícil encontrar quem não mudou (ou teve o desejo de mudar) pelo menos um item sequer de decoração ou da configuração do lar. São inúmeros vídeos e postagens nas redes sociais de amigos que se aventuram no “Faça Você Mesmo”, pintando a casa ou aprendendo bricolagem on-line para fazer pequenas reformas, e, para encontrar tudo o que você precisa, a Ferreira Costa reuniu os melhores materiais e as melhores dicas nas suas redes sociais e no site ferreiracosta.com 

Que tal trazer mais cor para a casa? A pintura de paredes muda completamente o ambiente e traz mais vida para um espaço que estava esquecido. O bacana da pintura é que ela pode ser um trabalho que reúne toda a família e rende momentos de lazer e distração. Se você mora sozinho pode fazer o trabalho em etapas. A dica do Home Center Ferreira Costa é o de escolher com calma a cor que deseja e que mais se adeque ao que pretende para o seu lar.  

Reformar os seus móveis também é uma boa pedida. Sabe aquele móvel esquecido e sem graça? Ele pode ganhar uma nova roupagem e se tornar uma peça incrível com uma reforma feita por você mesmo. 

Outra dica da Ferreira Costa é trocar o piso. Quando se pensa em obra, muitas vezes vem aquela imagem de bagunça, pó, sons de marretas e pisos quebrados. Mas, hoje em dia é possível fazer esse tipo de reforma sem toda essa quebradeira. Um piso bastante usado e que proporciona diversos benefícios é o piso vinílico. Ele é prático, resistente e bonito. É de rápida instalação, e só precisa colocar um piso sobre o outro, além de fácil limpeza, basta apenas passar um paninho (resistente a manchas e não precisa de cera).  

O cimento queimado é outra técnica que pode ser feita de maneira simples e pode ser usada tanto na parede quanto no chão. Ela consiste basicamente em misturar a massa corrida com a água e depois adicionar o pigmento. O passo seguinte é passar a mistura na parede. São duas demãos (com intervalo de mais ou menos quatro horas) e, ao final, quando estiver tudo bem sequinho, basta lixar. Esse procedimento pode ser feito com tinta ou cimento. E no Home Center Ferreira Costa você pode encontrar opções prontas e que podem ser pigmentadas na máquina de cores, saindo do comum e criando um efeito de cimento queimado colorido. 

E por falar em pequenas reformas, você já percebeu que com o passar do tempo, o rejunte dos azulejos vai ficando amarelado, chegando até mesmo a esfarelar em alguns casos? Embora pareça apenas um pequeno detalhe estético, fato é que os buraquinhos no rejunte podem facilitar a quebra do azulejo e favorecer o aparecimento de bolor. A dica do Home Center Ferreira Costa é o Rejunte acrílico. Com a pistolinha, basta aplicar no local desejado e em apenas 24h, está pronto. Qualquer pessoa pode aplicar de tão fácil que é. 

Já pensou em criar painéis de tv, cabeceiras de cama ou até mesmo mudar o banheiro ou a cozinha? Uma dica simples e prática são as pastilhas adesivas. Elas são um ótimo recurso para transformar alguns ambientes da casa de forma rápida, prática, e a melhor parte: sem sujeira. As pastilhas adesivas são aquela solução “faça você mesmo” que conquista pela facilidade. Para aplicar, basta limpar a superfície com um pano úmido e água ou álcool; depois, secar bem a superfície com um tecido que não solte “pelinhos”; em seguida, retirar o plástico protetor do adesivo; fixar as pastilhas na superfície desejada; apertar bem a pastilha adesiva sobre a superfície para garantir a aderência; após a aplicação, retire o plástico que vem sobre as pastilhas.  

E, para os amantes de quadros e porta-retratos de parede, mas que não tem a menor intenção de furar, a Ferreira Costa aconselha o uso de fita dupla face. Se enjoar e quiser trocar de lugar, não precisa ficar se preocupando em fechar os furinhos. 

O uso de papel de parede também é uma boa dica para quem pretende mudar. É de fácil aplicação e você encontra para todos os tipos de gosto. E no Home Center Ferreira Costa, você pode encontrar diversos produtos para reformar e decorar o seu lar. Tanto nas lojas físicas quanto no www.ferreiracosta.com. Tudo para você se inspirar e criar e continuar colocando a mão na massa. 

Paulo Câmara e Ana Luíza prestigiam lançamento do livro sobre os 20 anos da Fenearte



O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza prestigiaram, na tarde deste domingo (12.12), o lançamento do livro “Fenearte: Duas décadas da maior feira de artesanato da América Latina”, de autoria da jornalista Sílvia Bessa e produzido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Eles também participaram da abertura da exposição “O caminho do artesanato de Pernambuco”, que reúne fotos do livro assinadas pelo fotógrafo Fred Jordão.

“Estamos muito felizes em vir mais um dia na Fenearte, nessa retomada da feira. E hoje, no lançamento do livro que conta a história das duas décadas em que ela vem sendo realizada. O livro retrata a história dos artesãos e de cada momento da feira. Com certeza a Fenearte terá ainda muitos anos em favor da nossa cultura, da nossa arte e do nosso artesanato”, destacou Paulo Câmara.

O livro faz uma reconstituição histórica desde a primeira edição da feira, em 2000, a partir de pesquisas documentais, relatos orais e memorialistas, obtidos por meio de mais de 50 entrevistas. “A preocupação nesse livro foi fazer uma grande reportagem, que perenizasse e contasse a história por completo durante todos esses anos, para que as pessoas pudessem ler e saber o que se passou. Quem foram as pessoas que fizeram essa feira, os mestres, e tantas histórias incríveis que descobrimos ao longo desse tempo. Hoje, a Fenearte é a feira do orgulho pernambucano”, afirmou a autora Sílvia Bessa.

Há, no livro, vários depoimentos de artistas e artesãos pernambucanos que fazem parte da história da Fenearte. O mestre Rosalvo dos Santos, natural de Olinda, Região Metropolitana do Recife, participa desde a primeira edição, e foi o primeiro artesão a receber a publicação das mãos do governador. “A Fenearte é um viés de divulgação do nosso trabalho para todo o público daqui do Brasil e até de fora do país. E esse livro maravilhoso que fizeram representa todo uma história da feira ao longo desse tempo”, ressaltou o mestre.

As fotos do livro são assinadas por Fred Jordão e integram também a exposição “O caminho do artesanato de Pernambuco", no mezanino do Centro de Convenções. A mostra conta com o apoio cultural da Cepe. “Percorremos todo o Estado, visitando cada um dos mestres vivos em seu ateliê, passamos um dia com eles vivenciando o seu trabalho. Criamos um banco de imagem e fizemos essa exposição, que é uma homenagem aos mestres”, frisou o fotógrafo.

Com 186 páginas e cerca de 200 fotos, o livro conta com textos de apresentação assinados pelo governador Paulo Câmara, pela primeira-dama Ana Luíza e pela historiadora Adélia Borges. Também destaca a relevância do artesanato para o presente e o futuro e mostra o quanto a feira inovou ao aliar o trabalho dos artesãos com arte, design e arquitetura. Outro aspecto importante refere-se ao incremento do turismo e à integração entre regiões do Brasil e outros países, que ajudou a difundir os artistas e a diversidade da topografia do Estado, do Cais ao Sertão.

VACINAÇÃO – Para garantir a segurança e a saúde dos expositores, visitantes e integrantes da organização, a Fenearte está seguindo um protocolo específico determinado pelo Governo de Pernambuco. O acesso ao evento só é permitido mediante comprovação do esquema vacinal completo. O uso da máscara também é obrigatório a todos. Na área externa do Centro de Convenções há um ponto de vacinação e de testagem rápida, que tem sido bastante procurado pela população. Só no último sábado (11.12), 242 doses de vacinas foram aplicadas.

Nova tensão entre Bolsonaro e STF antecede posse de Mendonça

 




A tensão presente na relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal voltou a crescer às vésperas da posse de André Mendonça na Corte, agendada para quinta-feira. Na última semana, Bolsonaro voltou a atacar Alexandre de Moraes — o ministro abriu inquérito para investigar declaração falsa do presidente associando vacina contra Covid e o vírus HIV. No domingo, depois que o ministro Luís Roberto Barroso determinou a adoção do passaporte de vacinas nas fronteiras do país, Bolsonaro escreveu nas redes sociais que poderá indicar mais dois integrantes ao Supremo se for reeleito. A exigência de teste de Covid na posse do novo ministro pode ampliar atrito.

Música e emoção abrem o quarto fim de semana da Magia do Natal


 

A Magia do Natal de 2021 segue sendo um sucesso. As Praças lotadas e grande procura por hotéis são indicadores de que Garanhuns fez o maior e mais bonito Natal. Neste quarto fim de semana da Magia de realização, o evento ultrapassa 40 atrações musicais, seja no Palácio Celso Galvão ou no palco montado ao lado do prédio da Prefeitura.

Nesta sexta-feira (10), o público se divertiu e também se comoveu com a programação. Entre as atrações, a cantora Andrea Amorim, que se emocionou ao cantar a Ave Maria da sacada da Prefeitura. Já o Pai Nosso, uma novidade desta edição, foi cantado por Ernandes Alves.

No palco, os visitantes e garanhuenses puderam acompanhar as apresentações do Grupo Nossa arte, da APAE de Garanhuns. A cidade recebeu o grupo Cantarte, de Cacimbinhas-AL, composto por 30 crianças e adolescentes do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Logo em seguida subiu ao palco o 'Nosso Jazz'. A última atração da noite foi a Banda Musical do Colégio Diocesano, que se apresentou pela segunda vez na Magia do Natal 2021.

A programação completa, assim como fotos e vídeos, podem ser conferidas no Instagram @amagiadonataloficial.

Garanhuns inicia aplicação de dose de reforço para vacinados com a Janssen




A Prefeitura de Garanhuns vai iniciar a aplicação das doses de reforço para quem recebeu a vacina da Janssen contra a Covid-19. A aplicação para este público terá início nesta segunda-feira (13), e vai seguir o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde, não sendo necessário agendamento prévio. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde podem receber o reforço as pessoas que estiverem dentro do intervalo entre dois e seis meses após a primeira aplicação.


Nesta segunda (13), terça (14) e quarta-feira (15), serão vacinadas as pessoas que receberam a Janssen em 26/06. Já os vacinados no dia 27/06 poderão receber o reforço na quinta-feira (16), sexta (17) e sábado (18). É obrigatória a apresentação do cartão de vacina constando a dose única e documento de identificação oficial com foto. Pessoas vacinadas com a Janssen em datas posteriores devem aguardar nova convocação da Secretaria de Saúde para receber a dose de reforço


Os pontos de vacinação para o reforço da Janssen são: Universidade de Pernambuco, Área de Convenções do Hotel Tavares Correia, drive-thru da Secretaria de Saúde e drive-thru da Praça Mestre Dominguinhos. Os pontos de drive-thru estarão disponíveis preferencialmente para pessoas que forem de carro ou moto receber a dose de reforço.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.