sábado, 16 de fevereiro de 2019

POPULAÇÃO COMEMORA / Governador cumpre promessa e água de Garanhuns já chegou em Capoeiras e Caetés

Paulo Câmara, a prefeita Neide Reino e o prefeito Armando Duarte
durante assinatura da Ordem de Serviço para inicio da obra


Com informações de Raimundo Lourenço

A Compesa realizou o primeiro teste da Adutora Caetés - Capoeiras, na sexta-feira (11), a com a água que vai da Estação de Tratamento da Companhia, em Garanhuns, e que começou a chegar no reservatório na cidade de Capoeiras. Na cidade de Caetés, o teste da Adutora já havia sido feito alguns dias atrás. Com a chegada da água nas cidades de Capoeiras e Caetés, o governado Paulo Câmara cumpre um compromisso assumido com a prefeita Neide Reino e com o prefeito de Caetés Armando Duarte, bem como com os moradores das duas cidades.

Um vídeo com a água vinda de Garanhuns chegando na caixa d'água da Compesa em Capoeiras foi muito compartilhado nas redes sociais, fato que está sendo bastante comemorado pelos moradores.

A Obra da Adutora Caetés - Capoeiras não não está completamente finalizada, mas com o teste realizado, faltam apenas alguns detalhes.

Segundo o responsável pelo Escritório da Compesa na cidade de Capoeiras, Valdivo Costa, a água da Adutora Caetés - Capoeiras é uma garantia para o abastecimento dos moradores das duas cidades, mas que só será utilizada se as barragens em Capoeiras entrarem em colapso. Ainda segundo o servidor da Compesa, a água acumulada hoje na Barragem Capoeiras é suficiente para abastecer Capoeiras e Caetés até o final de 2019, isso se não chover.

SAIBA MAIS SOBRE A REGIÃO: https://blogcapoeiras.blogspot.com

SAÚDE / Verão aumenta o consumo de bebidas alcoólicas. Evite excessos.

Endocrinologista da UPAE Garanhuns, Dr. Elenílson Liberato alerta para os riscos à saúde causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas



Festas, calor, praia, churrascos, dias ensolarados e outras situações típicas desta época do ano fazem aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. É neste período que acontecem grandes eventos, inclusive o carnaval. Na TV as propagandas, principalmente de cervejas, querem mostrar que só existirá diversão se tiver álcool, influenciando diretamente o público jovem.

Algumas reportagens e pesquisas, nem sempre científicas, mostram benefícios do consumo moderado de álcool, porém, segundo o Dr. Elenílson Liberato, endocrinologista da UPAE Garanhuns, os males do álcool, com o consumo contínuo ou exagerado, tem consequências para a saúde que precisam de alguns alertas. "É claro que não vamos proibir o consumo de bebidas alcoólicas de forma generalizada, mas temos o dever de prevenir as pessoas para que cuidem de sua saúde. Órgãos como fígado, rins, coração, pâncreas, cérebro e sistema nervoso sofrem bastante com os excessos, e na maioria das vezes não emitem sinais de que não estão bem. Em muitos casos, temos sim que fazer o paciente perceber os riscos que está correndo." - Afirma o médico.

Além da questão clínica, Dr. Elenílson Liberato analisa que o consumo do álcool de forma excessiva acarreta também problemas psicológicos e sociais, muitas vezes sendo fator desagregador da família. "Embora estejamos alertando sobre o verão, vamos lembrar que a moderação deve seguir por todo o ano" - Finaliza.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.