segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Infectologista da UPAE profere palestra sobre sarampo em Garanhuns

Dr. Evônio Campelo participou de seminário realizado pela Secretaria Municipal de Saúde




O sarampo tem sido um tema urgente e necessário para debates acadêmicos e nos meios de comunicação, provocados pelos dados recentes que preocupam autoridades de saúde pelo país. Como medida de prevenção pela informação, a Secretaria de Saúde de Garanhuns realizou o Seminário Municipal de Sarampo — Prevenção e controle, para profissionais de saúde das redes pública e privada de assistência, e um dos destaques foi o dr. Evônio de Barros Campelo Júnior, médico infectologista da UPAE Garanhuns. O especialista é doutor em medicina tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua também no Hospital das Clínicas (HC-UFPE).

Dr. Evônio Campelo atende na UPAE Garanhuns a pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde. O coordenador médico da unidade de saúde, Dr. Samuel Feitosa, inclusive, já reforçou a necessidade dos clínicos dos postos de saúde fazerem os encaminhamentos para o especialista quando as hipóteses diagnósticas requererem maior atenção. Com experiência na especialidade, Dr. Evônio foi também bastante consultado recentemente quando noticiava-se há alguns meses a volta da Febre Amarela.

O seminário da última sexta-feira (13) aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença da secretária de saúde do município, Nilva Mendes, vereadores, outras autoridades da área de saúde de Garanhuns, residentes do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), e a população em geral. Segundo a SECOM/Garanhuns, o encontro teve o objetivo de capacitar os profissionais a respeito do manejo e bloqueio de casos de sarampo, se necessário, e foi mediado pelo coordenador de Vigilância em Saúde da secretaria, Edilson Paranhos de Lima.

Dr. Evônio Campelo destacou a importância do esclarecimento e repasse de informações sobre a doença. “A melhor forma de se combater o sarampo é por meio da vacinação. É extremamente necessário que nós, profissionais, alertemos a população para que não sejam vítimas de notícias falsas em relação à prevenção da doença”, comentou. 

Durante a ocasião, também foi promovida a palestra ‘Esquema Vacinal’, com foco na vacina tríplice viral — que também protege contra a rubéola e a caxumba, com a enfermeira e coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, Luciana Andrade. 

Com informações da SECOM/Garanhuns
Fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO / Governo do Estado lança novo site


A partir desta terça-feira, 24 de setembro, o portal da Lei de Acesso à Informação (LAI) do Governo de Pernambuco ganhará novo leiaute, ficando mais moderno e de fácil compreensão. Na plataforma, coordenada e monitorada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), serão disponibilizados aos cidadãos conteúdos de interesse coletivo ou geral dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A mudança reafirma o compromisso da administração pública com a transparência e o controle social, estimulando a participação da sociedade no monitoramento dos gastos e da execução das políticas públicas.

“Nossa proposta é oferecer aos usuários uma página mais rápida e responsiva, simples de ser consultada por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo. Todas as informações exigidas pela lei estarão contempladas, como telefones, organograma, principais atribuições, relação de contratos e relatórios de interesse público. Também estarão disponíveis seções complementares para áreas específicas, como saúde e reforma agrária”, explicou a secretária da SCGE, Érika Lacet.

O portal da Lai foi implementado em 2013, após a publicação da Lei Estadual nº 14.804/2012, que regula o acesso à informação no âmbito do Poder Executivo Estadual. Desde o seu lançamento, o site já registrou mais de 1,6 milhão de acessos únicos e mais de 3,8 milhões de visualizações de páginas. A área mais visitada é a do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), com aproximadamente 392 mil visualizações, seguida da página da Secretaria de Defesa Social (SDS) e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compensa), cada uma com 99 mil acessos.

Além dos ajustes implementados na ferramenta, a Controladoria-Geral do Estado promoveu nos últimos meses o treinamento das autoridades de monitoramento e de outros servidores que apoiam o trabalho de atualização das páginas.

LEGISLAÇÃO – A lei de No 14.804, de 29 de outubro de 2012, regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

V GERES realiza capacitação para aumentar oferta do teste do pezinho na região

Durante dois dias em Garanhuns, técnicos da SES/PE capacitaram 128 profissionais de saúde





Aconteceu esta semana em Garanhuns (16 e 17/09), a Capacitação em Triagem Neonatal Biológica para os municípios da V GERES, com o objetivo de ampliar novos pontos de coleta para melhoria do acesso ao teste do pezinho. A Secretaria Municipal de Saúde foi parceira na realização, concedendo estrutura para os encontros.Aliás, é objetivo do município a implantação do teste em 100% de suas Unidades Básicas de Saúde. Em todos os municípios da regional a oferta será ampliada de acordo com a capacidade e necessidade de cada município.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o objetivo é a descentralização do Teste do Pezinho. "Atualmente o Hospital Dom Moura é a referência regional para estes testes. Com mais municípios aptos a oferecer o serviço nos Postos de Atenção Básica teremos maior agilidade para atender à população, ampliando a cobertura".

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde foram os responsáveis pela capacitação em Garanhuns: Telma Albuquerque ( Gerência de Atenção Integral à Saúde da Criança e Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal Biológica), Iêda Coutinho ( Responsável pela Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE) e Cristiane Lira Ferreira ( Biomédica da Unidade de Triagem Neonatal - LACEN-SES/PE). A coordenação local junto à V GERES foi de Edileide Ferro, técnica de referência Atenção à Saúde.

A capacitação propiciou aos 128 profissionais ( nfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem) receberam instruções sobre as doenças identificadas na triagem: Hipotireoidismo Congênito; Fenilcetonúria; Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias; e Fibrose Cística; Informação e orientação sobre a importância do teste do pezinho no pré-natal e puerpério.

A capacitação aconteceu nos dias 16 e 17/09/19, no auditório do CESMUC, sendo capacitados 128 profissionais das referidas categorias: enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem.

PT de Garanhuns denuncia ameaça de morte a líder quilombola



"Nós, que fazemos parte do Partido dos Trabalhadores, em Garanhuns-PE, vimos, por meio desta Nota, manifestar o nosso repúdio as ameaças de morte sofridas pelo sr. José Carlos Lopes, liderança quilombola da comunidade do Castainho, localizada na área rural da referida cidade. 

O sr. Zé Carlos, como carinhosamente o conhecemos, é uma importante liderança da luta das comunidades quilombolas, tendo seus trabalhos, comunitário e social, sendo reconhecidos estadual e nacionalmente. De muitas conquistas, ele esteve à frente lutando pelos moradores do Castainho e, de modo geral, para o movimento quilombola de Pernambuco, pois as principais delas, foi tornar o Castainho como a primeira comunidade quilombola, remanescente de quilombos, a ser reconhecida pela Fundação Cultural Palmares e a primeira a ter seu território regularizado pelo INCRA, no estado de Pernambuco, o que possibilitou a concretização de muitas outras vitórias. 

Ao longo de sua história, sr. Zé Carlos esteve à frente de inúmeras parcerias estabelecidas com diversas instituições, entre elas, a UFRPE-UAG, o IPA, a FUNDARPE, a Secretária de Cultura de Pernambuco, a FUNASA, entre outras, que desenvolvem, há vários anos, trabalhos de desenvolvimento local e social na comunidade do Castainho. No entanto, vivemos tempos em que as relações democráticas, vividas no cotidiano, vêm sendo atacadas e destruídas. O Brasil tem se tornado um dos países mais perigosos para a militância democrática, em defesa de direitos sociais e humanos. No campo, lideranças rurais que lutam por direitos sociais e de território de populações quilombolas, indígenas e de agricultores familiares, são, cada vez mais, ameaçadas e assassinadas, em vários lugares do país, e tais crimes cometidos, muitas vezes, ficam impunes, ao longo tempo, naturalizando tais práticas. Por isso, não podemos aceitar essa banalização da vida, a perseguição e a ameaça torpe, por partes daqueles que, para conseguirem o que querem, recorrem ao recurso da violência, em todos os seus matizes, alicerçando as injustiças sociais, histórica e culturalmente falando. 

Nesse sentido, ao nos indignarmos, reafirmamos toda a nossa solidariedade e apoio ao companheiro José Carlos Lopes, bem como às demais comunidades quilombolas de Garanhuns, principalmente no tocante às lutas que realizam pelos seus locais de vida, moradia e agricultura. Em defesa da vida, da democracia e dos direitos e liberdades individuais! 

Não à violência! Nenhum(a) de nós a menos! 

Amarra teu Arado a uma Estrela 

Partido dos Trabalhadores – Garanhuns/PE"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.