quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Reginaldo Rossi está internado na UTI



Patrícia França / Portal NE10

O cantor Reginaldo Rossi deu entrada no hospital Memorial São José, na região central do Recife, na noite dessa quarta-feira (27), onde permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com seu assessor Sandro Nóbrega, o cantor sentiu uma dor no peito, e foi internado para realizar exames de rotina sob orientação do médico Jorge Pinho. De acordo com a assessoria do hospital, o estado de saúde dele é estável e a previsão é que ele receba alta até a tarde desta sexta (29). 

O cantor pernambucano ficou conhecido pela sua irreverência e suas canções boêmias. Garçon, A Raposa e as Uvas, e Leviana foram alguns dos hits que consagraram sua carreira.

Patrícia França / Portal NE10

Instituto do Câncer Infantil do Agreste realiza Caminhada pela Vida em Garanhuns


Ministério da Integração libera recursos para incentivar produção de mandioca. SAIBA MAIS!



Interessada no fortalecimento da mandiocultura no país, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional (SDR-MI), programa mais R$ 33 milhões para estruturar a cadeia produtiva de mandioca em 2014.

Com destaque para o Projeto Reniva (Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária), o repasse deve ser feito por meio de acordos de cooperação e convênios firmados com estados e órgãos federais. A primeira região a receber os recursos será a Nordeste, onde a produção de mandioca é bastante difundida.

Parte do programa Rotas da Integração Nacional, o Reniva pretende promover o fortalecimento da cadeia produtiva disponibilizando aos produtores materiais propagativos indexados e comprovadamente livres de patógenos. Assim, o agricultor familiar tem condições de ampliar a sua área de plantio e aumentar a produtividade. Só em 2013, foram aportados mais de R$ 22 milhões para financiar ações do setor. Mais de oito mil e quinhentas famílias de diversas regiões do país foram beneficiadas pelo projeto.

Além de estruturar e fortalecer a cadeia produtiva, o Reniva também é um importante apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) associados à mandiocultura. “O projeto visa à ampliação das áreas de plantio, além de capacitar profissionais e construir uma rede de multiplicação e distribuição de mudas selecionadas, de qualidade e com valor comercial”, explica Joaquim Carneiro, gestor do projeto no ministério.

Segundo ele, os recursos aportados devem atender a uma extensa demanda de estruturação da cadeia produtiva da mandioca. “A mandiocultura é bem difundida no Brasil. São quase dois milhões de hectares plantados, uma produção de mais de 25 milhões de toneladas. Ainda temos muitas regiões com potencial. Mas é preciso investir, principalmente no subsistema de processamento, onde o setor se encontra muito atrasado quando comparado a países do mesmo nível de produção”, afirma o gestor.

Casos de sucesso

O Projeto Reniva prevê a mobilização, o cadastramento, a seleção e o acompanhamento de agricultores familiares, bem como a implantação de 68 unidades de multiplicação de manivas. Cada uma com um hectare para a produção de mudas de mandioca em larga escala, que subsidiará a implantação de 2.040 unidades de produção, de 0,25 hectare cada, com o objetivo de garantir a segurança alimentar.

A recente participação da Secretaria de Desenvolvimento Regional no XV Congresso Brasileiro de Mandioca, em Salvador, em 21 de outubro de 2013, gerou boas expectativas tanto para os agricultores, quanto para os gestores do projeto. “Tivemos a oportunidade de ver de perto quais são os resultados e perspectivas dos produtores beneficiados pelo Reniva. São perceptíveis as mudanças que os investimentos têm gerado em cada região do país”, revela Joaquim.

Ele conta que dois depoimentos chamaram muita atenção durante o evento. As representantes da Associação dos Produtores Rurais de Itapauna do município de Taquarana (AL), lza Santos e Marilene Silva, aumentaram a produção de biscoitos de fécula de mandioca e se tornaram fornecedoras dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do governo federal.

“É incrível como a capacitação e o incentivo ampliaram o poder de atuação das agricultoras. Hoje, elas atendem não só sua região de origem, mas todo o estado. Assim como aconteceu com Iza e Marilene, esperamos beneficiar muitas outras famílias no país, e tornar o Brasil um dos grandes exportadores de mandioca”, completa Joaquim.

Além do Projeto Reniva, o Ministério da Integração Nacional também promove a implantação de unidades de beneficiamento,processamento, aquisição de equipamentos e patrulhas agrícolas para a estruturação de Arranjos Produtivos (APLs).

Canal do Sertão: Armando propõe suspensão da licitação‏



O senador Armando Monteiro (PTB) propôs ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, suspender temporariamente a licitação do projeto executivo do Canal do Sertão, obra de infraestrutura hídrica que levará água potável para diversos municípios do Sertão pernambucano. A proposição foi feita durante longa reunião com Teixeira, realizada para discutir as mudanças no projeto do Canal.

“A proposta de sobrestamento (suspensão) da licitação do projeto foi para que haja uma mais completa informação à população das comunidades interessadas, especialmente os municípios do Sertão do Araripe, sobre as razões que justificaram as alterações no projeto e para a análise de alternativas que ainda possam ser consideradas, de modo a ampliar o alcance do próprio projeto”, destacou Armando.

Segundo o senador, a proposta foi bem recebida pelo ministro que ficou de avaliá-la. O primeiro edital deverá ser lançado em abril de 2014 e prevê a adequação e atualização dos estudos de viabilidade do Canal do Sertão. Na sequência, estão previstos outros dois lançamentos de editais nos meses de outubro e dezembro de 2014, para a elaboração de estudos de solo e classificação de terras para a irrigação, nas áreas denominadas Mancha Pontal de Sobradinho e Mancha de Santa Cruz, localizadas nos municípios de Santa Cruz, Dormentes e Santa Filomena; e o projeto básico de 50 quilômetros da mancha de Santa Cruz. Ficando o restante para 2015.

Armando reiterou a importância da obra para o combate aos efeitos da seca, além de enfatizar a oportunidade de interiorização do desenvolvimento para as regiões beneficiadas.

A região beneficiada diretamente pelo projeto do canal do Sertão, em sua concepção original, estende-se desde o município de Casa Nova, na Bahia, até o município de Cedro, em Pernambuco. Segundo o traçado do sistema adutor, os municípios beneficiados seriam os seguintes: Casa Nova, na Bahia; Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita, em Pernambuco.

(Da assessoria do senador / Crédito da foto: Ana Luíza Sousa/Divulgação)

Governador prestigia Magno Martins no lançamento do seu livro REFÉNS DA SECA

A jornalista Kitty Lopes relata em seu blog o lançamento do livro Reféns da Seca, de Magno Martins, que aconteceu nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, na última segunda-feira.



O jornalista Magno Martins, do Blog do Magno, foi o dono da noite da ultima segunda-feira quando conseguiu reuniu todo o mundo político do Estado na noite de lançamento do seu livro “Reféns da Seca”, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras. Muitos cantores passaram palco, entre eles, Cristina Amaral, Maciel Melo, Ivan Ferraz entre tantos outros. Impossível para qualquer profissional de imprensa citar todos os nomes, tamanha a quantidade de parlamentares, prefeitos e secretários que passaram pela APL, a começar do governador Eduardo Campos que fez questão de pegar o seu autógrafo. Magno mostrou prestigio. (http://kittytotal.com.br/)

AGORA COMIGO: Magno estreia seu programa em Garanhuns na próxima segunda-feira, com retransmissão da 87FM. E ele já divulgou em seu blog esta alegria!

Recebemos diversos telefonemas parabenizando pela iniciativa. Com certeza a região tem muito a ganhar fazendo parte da rede de informações políticas comandada pelo jornalista Magno Martins. Transcrevo:

Finalmente, o Frente a Frente chega a Garanhuns, no Agreste do Estado. Na próxima segunda-feira (2), este blogueiro, âncora do programa, e Adriano Roberto, estaremos apresentando ao vivo, dos estúdios da Rádio 87 FM, em garanhuns, o programa de estreia naquela emissora.

A Rádio 87 FM, dirigida por Walfredo Neto, pertence ao Grupo Holanda Cavalcanti, responsável, também, pelo jornal O Monitor e pela Agência HC Comunicação. A produção executiva do programa em Garanhuns fica a cargo do Vox Multimídia e conta com apoio do Blog do Ronaldo César.

IFPE oferece cursos gratuitos a professores da rede pública



Atenção professores das redes municipal e estadual de ensino. O polo Campus Garanhuns inscreve até o próximo dia 29 para cursos de formação continuada e aperfeiçoamento (120h) ofertados pela Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – MEC (RENAFOR).

Nesta edição serão ofertados na modalidade semipresencial os Cursos de Ensino da Geometria, Educação Matemática e Sociologia, sendo 30 vagas por curso em cada polo. Além do Campus Garanhuns os cursos serão ofertados no polo Campus Pesqueira.

Para realizar a pré-inscrição, é necessário fazer o dowload da ficha de inscrição, disponível abaixo nos formatos PDF e DOCX, e após preenchimento enviar o arquivo para o e-mail:

A confirmação da inscrição será feita através de contato da coordenação do programa. As aulas terão início dia 30 de novembro, com local e horário a ser repassado pela coordenação até dia 29/11. 
 Outras informações pelo e-mail ou pelo telefone (87) 3835-1796, ramal 2712.

GARANHUNS: Vídeo de IVO FERNANDEZ ultrapassa cem mil acessos no youtube



 Sabem o que é Run Dreams?? Eu também não sabia, até assistir ao vídeo do garanhuense Ivo Fernandez e ter acesso a este mundo de música e dança. O novo vídeo no youtube já bateu a marca de cem mil acessos, mostrando que tem muita gente que curte o movimento.

Designer Gráfico, Web Designer, WebMaster, Publicitário, Modelo, Dançarino, Professor de dança, Coreógrafo, Fotógrafo, Cinegrafista e Editor de vídeos. Durante 2008 a 2012 fechou parceria com o Youtube e foi patrocinado pela MAIOR REDE DE DANÇA "WOD" (World Of Dance)

Adolfo Lopes, José Gundes e Alfredo Gois recebem título de Cidadão Honorário de Garanhuns







A Câmara Municipal de Garanhuns viveu uma manhã de quarta-feira (27) muito especial com a entrega de novos Títulos de Cidadãos Honorário a pessoas que têm o reconhecimento da sociedade pelos relevantes serviços prestados.

De autoria do vereador Alcindo Correia de Melo, receberam os títulos os senhores: Alfredo Góis Neto e José Gundes de Barros Sobrinho. O vereador relatou na tribuna um pouco da história dos novos cidadãos e
dos motivos que o levaram às proposições. Alfredo Góis, atual Secretário de Administração de Garanhuns, embora nascido na Cidade das Flores, foi registrado em Saloá, onde morava a família. Já atuou em diversas empresas na cidade, e foi Secretário de Direitos Humanos no governo anterior. José Gundes emocionou muitas pessoas presentes ao relembrar momentos de dificuldade por conta da saúde, e mostrou a paixão pela família, pelos amigos e por Garanhuns. Nascido em Bom Conselho, onde morava no Distrito de Rainha Izabel, veio com os pais e seis irmãos em 1969. Seu pai, semi-analfabeto, valorizou a educação e a união familiar. O vereador Alcindo Correia se emocionou várias vezes ao relatar momentos de convivência com o amigo a quem considera um irmão. "Eu sempre tive esta vontade e nunca havia dito a ninguém. Há tempo pra tudo." - Afirmou Gundes, após ler texto bíblico.

O terceiro homenageado também é bastante conhecido do município, trata-se de Adolfo Francisco Nascimento Lopes. O título de Cidadão Honorário, apresentado pelo vereador Sílvio Sabino, foi aprovado por unanimidade na legislatura 2006. Nascido em Terezinha, e com família ligada à história de Brejão, Adolfo Lopes é um empreendedor e defensor de Garanhuns. Em várias passagens já deu mostras deste compromisso com a cidade que escolheu para viver, sempre buscando o desenvolvimento e geração de empregos. Adolfo contou um pouco dessa história e até as participações políticas. Acompanhado da família, o empresário, que atualmente é Ouvidor do Município, agradeceu à edilidade garanhuense.

O plenário Álvaro Brasileiro Vila Nova ficou completamente tomado por autoridades, familiares e amigos dos homenageados. Secretários municipais prestigiaram o evento, a exemplo de Janecélia Marins (Educação), Pedro Passos (Direitos Humanos), Wanderley Lopes (Governo), além de outras personalidades como Dr. Nivaldo Azevedo, diretor da Clínica de Bovinos da UFRPE, Neide Brandão, gerente da Caixa Econômica, Dr. Paulo André Couto, presidente da OAB-Subseccional Garanhuns, Prof. Aldemir Fernandes Vilela (Colégio Diocesano e Escola D. Juvêncio de Brito), Cláudio Gonçalves (Instituto Garanhuns), entre outras. Amigos dos novos cidadãos como Carlos Ferreira e Wando da Travessia também estiveram presentes.

"Estes títulos somente reafirmam o sentimento de cidadania que estas pessoas já têm com Garanhuns. Ficamos orgulhosos de ter três amigos, que convivem conosco no dia-a-dia da cidade, sendo reconhecidos por seus trabalhos e pelos serviços que prestam à coletividade." - afirmou o Presidente da Casa Raimundo de Morais, vereador Audálio Ramos Filho.

"Garanhuns agora me adota, mas já adotei Garanhuns desde 1969." - Finaliza o novo garanhuense, José Gundes.

Novas informações políticas em São João: Vereadores abrem CPI e negam empréstimo à prefeitura


A Câmara de Vereadores de São João se reuniu na noite desta quarta-feira, e os últimos acontecimentos na cidade foram o assunto predominante. O ex-secretário de saúde, Porfírio Aguiar, enviou um ofício onde pede que os vereadores façam uma ampla investigação na saúde, principalmente durante o período que ele respondeu pela pasta, nestes últimos 11 meses. 

A oposição é maioria na Casa Legislativa e os seis vereadores vão entrar com pedido de informação sobre a saúde e todas as outras na gestão do prefeito Genaldi Zumba. Também acionarão o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Além disso, decidiram criar uma CPI para investigar a denúncia dos 800 mil reais denunciados. 

Os problemas na atual gestão foram denunciados pelo próprio grupo da administração, com a entrevista do ex-secretário Porfírio Aguiar ao jornal Folha de Pernambuco, em que revela o desvio de verba da saúde, depois respondida pelo prefeito acusando o ex-secretário. E na Câmara, a primeira denúncia foi do vereador da situação Geraldo do Cestão.

Outra informação. O prefeito havia pedido um empréstimo de R$ 850 mil a Câmara, para revitalização do açude municipal e os vereadores preocupados com os rumos da administração, na reunião de ontem, resolveram vetar. 

Situação difícil em São João.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.