sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

DOMINGOI: Vereador Alcindo realiza grande festa em São Pedro


O matuto de São Pedro, é assim que Alcindo tem sido tratado ao longo dos anos, e é nos distrito de Garanhuns que o vereador eleito vai comemorar sua vitória junto a população com quatro grandes shows.
A festa tem Boyzinhos do Arrocha, Djair e Banda, Adriano e Luciano e a nossa Tropicana.

Claro, todo mundo convidado! A festa começa às 15h.

Novas secretarias que serão criadas já têm nomes definidos


Não é novidade que Izaías criará as secretarias da Juventude e da Mulher, pois já afirmava isto desde o início da campanha e está em seu plano de governo. A Secretaria da Mulher será gerida pela Socióloga Eliane Simões Vilar, que está deixando a presidência da AESGA. Eliane foi um dos primeiros nomes anunciados pelo futuro prefeito e teve grande aceitação da população. Deixará na AESGA uma de suas principais auxiliares, a professora Giane Lira. A comunidade acadêmica aprovou ambas as indicações.

A outra pasta é da Juventude que deve ter papel de destaque, trabalhando tanto o lado da formação profissional dos jovens de Garanhuns, quanto atividades que possam oferecer oportunidades, nos esportes e na cultura, de forma integrada com as outras secretarias do município.

O Secretário também já está definido, trata-se de Senivaldo Albino, mais conhecido como Johny Albino, irmão do vereador Sivaldo Albino, que esteve com toda sua estrutura de campanha à serviço de Izaías desde a desistência de Silvino. Sivaldo foi candidato a deputado na última eleição, tendo mais de oito mil votos na cidade, e pretende disputar novamente em 2014, quando Izaías não irá participar do pleito.

Johny Albino é bacharel em direito, formado na Faculdade de Direito de Garanhuns, da Autarquia do Ensino Superior Municipal. Tem estado ao lado do irmão como assessor parlamentar e atuou em alguns dos postos mais importantes da Câmara de Vereadores. Tem carisma e identifica-se com a futura missão.

A criação das pastas depende da aprovação na Câmara de Vereadores, após o recesso, e deve acontecer no final de janeiro ou início de fevereiro. Ou antes disso, caso haja a convocação de reunião extraordinária.

Além de Juventude e Mulher, outras secretarias ainda poderão ser criadas. Uma delas pode trabalhar a segurança pública e o trânsito da cidade, que aliás já teve definida a continuidade da AMTT, com Ana Rossini, que impressionou pelo currículo. Mas sobre isto, falaremos depois.

Foto: Johny Albino

Mostra de Vídeo Estudantil é destaque no final de ano de Garanhuns



O Instituto Presbiteriano de Heliópolis realizou mais uma Mostra de Vídeo com seus alunos, com a coordenação do professor Agostinho Jessé. Foi a quinta edição, e a cada ano os trabalhos estão ainda melhores. Foram dez vídeos participantes da etapa final da Mostra.

Além de trabalhar didaticamente os temas, a Mostra de Vídeo debate cidadania e ajuda na formação de futuros artistas, neste caso, videodocumentaristas, atores, diretores, e outras funções culturais para o mundo dos curta-metragens, e quem sabe até gente nossa para as telas do cinema.

Uma iniciativa de sucesso!

Confiram os vencedores da edição deste ano.

1º lugar (188,5 pontos) 
História de Garanhuns 
Alunos: Alisson Ferreira e Pollyanne Vilela 3º D

2º Lugar (188 pontos) 
Duas Rodas: a Vida por um fio 
Alunos: Maria Ozana de Barros, Lucineide Rosa, Eliane da Silva, Charles Felix, Barbara Daiana 3º D

3º Lugar (182 pontos)
I Bienal do Livro
Alunos: Felipe Ferreira, Luana Priscila, Jefferson Italo, Joseane Silva e Kézia dos Santos 3º A


Futuros secretários passaram pela AESGA

A atual presidente da AESGA, Eliane Simões, ficou toda orgulhosa quando viu o currículo dos futuros secretários municipais de Garanhuns, e postou no facebook.




Parabéns ao prefeito eleito, Izaías Regis. Seis de seus secretários e sua chefe de gabinete, são ex- alunos da AESGA. Isso mostra o reconhecimento da competência dos filhos da terra. 


Nós, que fomos professores de muitos deles, sentimo-nos orgulhosos por vermos nossos talentosos egressos prestes a contribuir com o crescimento de nossa cidade. 

Acreditamos que este número dobrará, com o anúncio do segundo escalão. E juntando-se ao quadro, temos nossa professora, Giane Lira, presidindo a Aesga. Estamos em festa!

Eliane Simões Vilar
.

AGORA COMIGO: De fato, as instituições de ensino superior de Garanhuns foram prestigiadas no governo de Izaías Régis, e a AESGA, como órgão da administração municipal conquintou um espaço de destaque, com a convocação de pessoas que passaram por suas salas de aula. Alunos e professores!

FUTURO GOVERNO DE GARANHUNS: Os secretários de Armando Monteiro

Armando Monteiro é recebido por Fernando Couto em encontro na CDL durante a campanha

É claro que o título deste post está equivocado, pois não se tratam de secretários do Senador Armando Monteiro. Como futuros servidores do município, convocados pelo prefeito diplomado Izaías Régis, os dois serão servidores da comunidade, mas o fato de terem a indicação direta de Armando, e serem de "fora" de Garanhuns, acaba gerando este tipo de comentário. Porém, ambos foram muito bem recebidos no conjunto de anúncios feitos por Izaías, por dois motivos, os currículos apresentados e o elo com o senador.

Peça fundamental na eleição de Izaías Régis, o senador Armando Monteiro demonstra ter total interesse no sucesso da próxima gestão em Garanhuns. Isto ficou demonstrado pelo apoio incondicional e presente durante a eleição, e agora ratificado com a indicação e liberação de dois nomes de sua confiança, de competência comprovada e que estarão ocupando postos-chave na futura administração.

Os secretários, Evilson Rodrigues Rêgo que assumirá a pasta das finanças e Fernando Nunes de Souza, para a Secretaria de Planejamento.

Fernando Nunes é Bacharel em Ciências Econômicas. Ex-Secretário de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, Diretor de Administração e Finanças do DNER em Brasília, tendo sido Diretor da Assessoria de Indústria e Comércio da SUDENE e Diretor Administrativo Financeiro do SEBRAE – PE, além de Chefe da Assessoria Técnica da FIEPE. 

Com toda esta experiência, estará engajado na criação de projetos para Garanhuns. Imaginamos que a ligação com o senador possa encurtar caminhos.

Evilson Ferreira Rêgo é especialista em Análise de Projetos, Planejamento Econômico-Financeiro, Gestão de Projetos, Gestão Empresarial e Liderança Corporativa. Evilson exerceu durante 16 anos, intensivas atividades profissionais e empresariais nas áreas de Planejamento Industrial, Agro-industrial e Agropecuário. Sempre integrado na coordenação de campanhas eleitorais de Armando Monteiro e também nesta campanha de Izaias, foi nomeado para o cargo de Assistente Parlamentar com atuação no gabinete do Senador em 2011.

O futuro homem das finanças já esteve ao lado de Izaías Régis desde a campanha, quando se tornou um dos principais nomes da coordenação.

Texto produzido sobre análise de Calvino Brasil no Blog Panorama Garanhuns.

Contrastes regionais: EMENDAS DE BANCADA - UM BOLO MAL DIVIDIDO



Trago do Blog do Alexandre Marinho

A Lei estadual 12.427/2003 organizou os 184 municípios pernambucanos (e o arquipélago de Fernando de Noronha) em 12 regiões de desenvolvimento (RDs), conforme Mapa abaixo. Essa divisão, que levou em conta peculiaridades ambientais, culturais, sociais e econômicas, encaixa-se numa estratégia maior de facilitar o planejamento, o gerenciamento e a promoção do desenvolvimento do estado da forma menos desigual possível.

Infelizmente, embora a Lei tenha sido criada com a melhor das intenções, os avanços dela decorrentes ainda são bastante tímidos e uma prova disso pode ser observada nos quadros 1 e 2 abaixo, que mostram que praticamente 80% dos recursos das emendas de bancada, que são aquelas que se destinam a financiar as grandes obras estruturantes do estado, foram alocadas para a região metropolitana do Recife (RMR).

Distorções como esta vêm desde a criação das capitanias hereditárias por D. João III, em 1534, e, por incrível que pareça, tendem a continuar.

É por isso que quase 50% da população do estado está localizada na RMR. Uma consequência da deficiência (histórica) das políticas estaduais de interiorização do desenvolvimento. Como fixar o homem no interior e evitar o colapso da capital e entorno se quase todos os recursos destinados ao desenvolvimento só contemplam obras no litoral do estado?

Em que pesem as ações do Governo do Estado em favor da interiorização do desenvolvimento, estas ainda estão aquém do que o interior precisa para desenvolver-se de forma menos desigual, lembrando que os efeitos dessa desigualdade são sentidos diretamente nas regiões de maior injeção de recursos: aumento do número de favelas, violência, travamento da mobilidade urbana, redução da capacidade de atendimentos dos serviços públicos essenciais (saúde, educação), enfim, degradação da qualidade de vida das pessoas.

Como se vê abaixo, dos R$ 490 milhões a que Pernambuco teve direito (no Orçamento da União de 2013), nossos parlamentares federais destinaram nada mais nada menos que 400 milhões para a região metropolitana do Recife, deixando de fora outras 8 regões de desenvolvimento.

E o pior é que, além dessa injustiça flagrante para com as demais regiões, ainda existem outros fatores que contribuem para agravar esta situação:

1) a desarticulação existente entre os municípios ainda é muito grande. Os prefeitos, em geral, depois de eleitos, voltam-se para o enfrentamento de seus problemas domésticos (que não são poucos) e perdem a visão regional;

2) os órgãos de articulação regional, a exemplo da Codeam, Comanas, Amupe, Cisape, Cimpajeú e outros ainda são incipientes e não possuem capacidade técnica para elaboração de projetos de abrangência regional;

3) Os órgãos de planejamento e projetos do estado (a expertise técnica) está praticamente toda voltada para resolver os problemas da região metropolitana, Suape e (mais recentemente) dos polos de hemoderivados e automobilístico da mata norte;

CONCLUSÃO:

1) ou os prefeitos das regiões esquecidas fortalecem seus órgãos de articulação regional e pressionam o Governo do Estado para a elaboração e execução de projetos de desenvolvimento regional, ou continuaremos com nossas caras de "cachorros pidões" aqui no interior, assistindo ao envio de milhões e bilhões de reais para a região metropolitana do Recife e à distribuição de migalhas aqui para os nossos rincões;

2) O Governo do Estado precisa direcionar seu sistema de monitoramento e controle também para as ações de redução dessas desigualdades, sob pena de continuar esse enorme inchaço da capital e adjacências, em detrimento do baixíssimo dinamismo econômico das demais regiões do estado;

3) Os números mostram claramente que o bolo de recursos que pertence a todos os pernambucanos ainda está muito mal dividido.


FONTE: Blog do Alexandre Marinho / Coordenação da Bancada de Pernambuco no OGU 2013

NOVO CD: Ronaldo Cesar e a TROPICANA tocando grandes sucessos do carnaval pernambucano


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.