A Prefeitura de Garanhuns realiza com o apoio do Governo do Estado, a Oficina Investigativa sobre a mortalidade materna no Município. O evento acontece nos dias 9 e 10 de agosto, das 8 às 17 horas, no auditório do Hotel Tavares Correia.
A iniciativa é parte integrante do programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, e pretende instruir e informar os profissionais da área de saúde, para a investigação de casos de óbito materno em Garanhuns. A investigação será realizada por meio de entrevistas domiciliar e nas Unidades Básicas de Saúde, sendo utilizado um Manual de Investigação e fichas para o preenchimento de dados, que ajudarão a realizar a triagem das informações, principalmente de mulheres em idade fértil (dos 10 aos 49 anos de idade).
De acordo com a coordenadora municipal de Epidemiologia, Régia Leite, dos 50 óbitos anuais ocorridos em Garanhuns envolvendo mulheres em idade fértil, dois, são de morte materna. “E a cada dois casos de óbito materno, um não é declarado. Tudo isso reforça o nosso interesse em implantar esse sistema investigativo na Saúde municipal”, registra a Coordenadora.