domingo, 22 de julho de 2018

Artistas garanhuenses se apresentam no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna




O Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna é um dos polos mais prestigiados do Festival de Inverno de Garanhuns. Em sua 28ª edição, o Colunata se enche de música, dança, poesia e outras expressões populares e encanta o público durante a manhã e tarde da festa. Neste domingo (22), foi a vez dos garanhuenses Sandoval Ferreira e Reisado Unidos com Alegria se apresentarem. 

O grupo de quadrilha Reza a Lenda, de Jucati (PE), Músicas e Melodias que acompanham nossa história, de Águas Belas (PE) e o Mix de Danças Regionais da Cultura Pernambucana, de Brejão (PE), também fizeram parte da grade de programação deste fim de semana. 

O mestre Gonzaga de Garanhuns, do Reisado Unidos com Alegria, se apresentou pela primeira vez após receber o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco e descreveu o sentimento de receber a nomeação. “Estou muito feliz e realizado com esse título. É uma emoção muito grande pois a cultura de Garanhuns está sendo reconhecida em todo o estado”, explicou. O grupo é formado por cerca de 30 idosos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Heliópolis.

O artista Sandoval Ferreira apresentou o espetáculo “Brincando de Improvisar” e interagiu com o público presente no Colunata. “Quero levar a essência do cordel e da cultura popular em geral e não existe um local melhor para fazer isso do que esse palco. Me apresento aqui há nove anos e me sinto muito honrado em poder representar Garanhuns com minha arte”, ressaltou.

O aposentado Jordão da Silva, de 78 anos de idade, mora em Terezinha (PE) e vem todos os anos para o Festival de Inverno. “Quando eu sei que essa festa está chegando, já fico ansioso. Eu sou aposentado e o meu prazer é assistir essas apresentações. O Palco de Cultura Popular é o meu polo preferido, eu acho lindo e venho todos os dias”, finalizou.

Damásio fará dobradinha com Tadeu Alencar em Garanhuns



O pré-candidato a deputado estadual Damásio Cardoso (Patriotas) se reuniu com o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e definiu a parceria eleitoral em Garanhuns. Damásio estava com Carlos Batata (DEM) que faz oposição ao Governo Estadual, mas desfizeram a dupla há cerca de duas semanas. Agora, Damásio se une ao líder do PSB na Câmara Federal. 

Tadeu Alencar obteve cerca de dois mil votos na última campanha em Garanhuns, e dentre os eleitos ficou atrás apenas de Jorge Corte Real, candidato do prefeito Izaías Régis. 

O apoio às pautas municipalistas rendeu a Tadeu Alencar o primeiro lugar no ranking da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) entre os parlamentares pernambucanos que mais lutaram pelas demandas dos municípios em 2017. 

Na nota que recebemos aqui no blog, Damásio defende que nossa cidade e os municípios vizinhos possam continuar contando com políticos bem preparados, além de experiência em gestão e compromisso com as pessoas. Lembro ainda que o deputado votou contra as reformas do Governo Temer. 

Damásio e seus correligionários estão agendando um ato no município com a presença de Tadeu para selar o acordo político.

Já Batata fará dobradinha em Garanhuns com Claudomira Andrade, também do Democratas, ex-candidata a prefeita.

FIG 2018: Municípios levam Prevenção de Acidentes de Trânsito para Chalé da Saúde



Alertar para os altos índices de acidentes envolvendo veículos na região, e principalmente motocicletas, este é o principal objetivo do Chalé da Saúde, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, maior polo do Festival de Inverno de Garanhuns. Coordenado pela V Gerência Regional de Saúde, nove municípios irão levar ações educativas, usando a criatividade e a alegria, para interagir com as milhares de pessoas que acompanharão as noites de shows.

O Chalé abriu as portas na sexta-feira (20) com a equipe de saúde do município de São João (foto). No sábado foi a vez de Jupi. Agora vêm pela ordem, Saloá, Canhotinho, Correntes, Jucati, Terezinha, Angelim e por último, Iati, no sábado de encerramento da 28ª edição do FIG.

A ação é realização da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado através do CRPAM - Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, presidido por Catarina Tenório, gestora da V GERES, e que conta com a participação de todas as suas coordenações, residentes do Hospital Dom Moura e da V GERES. "É sempre divertido e a mensagem é passada às pessoas que vêm curtir o Festival, principalmente para não dirigirem após a ingestão de bebidas alcoólicas, grande causador dos acidentes em época de festas. O Chalé da Saúde é uma grande parceria com as secretarias de saúde dos municípios." - Registra a gestora.

FIG 2018

Neste domingo, terceira noite de shows na Esplanada Mestre Dominguinhos, quem encerra a programação é a cantora Vanessa da Mata. O FIG 2018 segue até o sábado (28), quando a banda Titãs encerrará o Festival que conta com mais de 500 apresentações culturais nos diversos polos espalhados por praças, parques e ruas de Garanhuns.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.