sábado, 26 de novembro de 2016

Fotografias da Garanhuns de 1950

Av. Santo Antônio, coração comercial da cidade

Vista Panorâmica. No alto, a Igreja de São Sebastião, na Boa Vista

Av. Dantas Barreto. Na parte de cima, fachadas de casas que ainda existem. No lado de baixo, uma placa da Ford

Trago do facebook PERNAMBUCO ARCAICO, que postou estas fotografias: Garanhuns(PE), Década de 1950

Garanhuns, é conhecida nacionalmente como Suíça pernambucana, imagens na década de 1950, mais um resgate fotográfico do Dr. Antonio Hermes, na série Cidades de Pernambuco.

Para ver mais imagens históricas de personalidades e cidades do estado, é só ir no face!!

Duas pequenas observações. Vejam a beleza arquitetônica da época, com prédios comerciais e casas com fachadas trabalhadas, desenhadas com estilos coloniais...

E já naquela época, destaque para a elegância das pessoas ao sair nas ruas.

Publicado no blog originalmente em 08/03/2014

ENQUETE: Você é a favor da anistia ao crime de Caixa 2?




Você é a favor da anistia ao crime de Caixa 2?
Sim, pois todo mundo fazia! É preciso zerar para começar a punir!
Não. Todo mundo sabia que era crime eleitoral. Elegeram-se prejudicando os honestos.

Náutico, Vasco e Bahia: Quem sobe para a Série A 2017? (Clique em dois)

Com o Atlético Goiano e o Avaí de Santa Catarina já garantidos na Série A de 2017, inclusive o primeiro já conquistou o título antecipado, restam duas outras vagas, e três times na disputa. Náutico, Vasco e Bahia: Quem sobe para a Primeira Divisão?

O Náutico é o único que depende de outros resultados. Tem que vencer o Oeste no Recife, e torcer que o Vasco não vença o Ceará, no Rio, ou o Bahia não vença nem empate com o Atlético em Goiânia.

E aí? Quem sobe?




Quem sobe para a Primeira Divisão? (Clique em dois)
Bahia
Náutico
Vasco

O DIREITO DE SER SEM-VERGONHA - Por Ivan Rodrigues

É SABIDO QUE TODO VELHO CADA DIA DORME MENOS E COCHILA MAIS e essa é uma das minhas condenações. A vigília insone sempre proporciona tempo bastante para pensar e recordar muito as coisas que marcaram nossa vida. As lembranças chegam aos borbotões, boas e ruins, da saudosa juventude e da curtida maturidade. Algumas vaidades inúteis e poucos orgulhos merecidos Dissabores e alegrias, derrotas e vitórias satisfatórias, fatos jocosos e incidente decepcionantes, mas, no final, o caleidoscópio rola sem fim!

Atiçadas pelo noticiário logo às primeiras horas da madrugada na procura das novidades da Internet, para o que, ligo sofregamente o computador e começo a peregrinação da caça às informações trazidas do nosso mundinho atraente e cheio de surpresas. Quase sempre muita notícia ruim que nos agride pelo inusitado das ocorrências, sobretudo, nos arredores da política. Quando se pensa que atingimos o fim da picada, observamos quanto ainda está longe o nosso horizonte final.

A barbaridade dos fatos, o comportamento despudorado dos homens públicos, a insensatez das decisões governamentais, a postura indiferente dos parlamentares cujo egoísmo ultrapassa qualquer limite de bom senso, leva-nos à reflexão de que se imaginam pairar em outras galáxias, descompromissados com a sorte da Nação e da miséria dos duzentos milhões de brasileiros, cujo único pecado foi votar neles.

Sempre nos espreitam as ocorrências dos colégios que freqüentei e a sucessão despretensiosa da formação de grandes companheiros e amigos, bem como das figuras excelentes de grandes mestres que nos transmitiram lições que permanecem durante toda nossa vida. Observando a indignidade que caracteriza a grande maioria dos nossos dirigentes, lembrei-me de uma figura exemplar de Mestre e de uma de suas clássicas reprimendas.

Ainda no Diocesano de Garanhuns, cursando o ginasial, tive, entre outros bons, um professor do porte de Dr. Antônio Tenório da Fonseca. Por longos anos, não tive notícias dele e de sua família que lamento muito. Sério, primoroso em sua didática, respeitável e respeitado, invariável em seu terno e gravata, paletó de três botões sempre abotoados, exigente e elegante no seu trato com os alunos. Isso não impedia que alguns alunos, por vezes rebeldes e indisciplinados merecessem de vez em quando uma austera chamada à ordem.

Dirigia-se ao indisciplinado e sem levantar a voz, dizia: “Meu filho, você está abusando do direito de ser sem-vergonha.”

Lembrei-me do Prof. Tenório e de como seria oportuna a sua intervenção nos dias de hoje, quando leio sobre o episódio acerca do comportamento de um impúdico Ministro Geddel, confessando que usou o cargo para defender seu interesse pessoal mesmo que chocando-se com uma decisão técnica de um órgão como o IPHAN, e que. para tanto, enfrentasse um seu colega de Ministério e o ameaçando de recorrer ao próprio Presidente da República.

Do mesmo modo, um medíocre Ministro Callero que, ao ser pressionado, comportou-se como menino contrariado, ao invés de, como Ministro da República fazer valer o parecer técnico do órgão que lhe era subordinado e que entendia como correto para o interesse público, preferiu o caminho pusilânime da rendição, deposição das armas e queixas à Polícia Federal. Só faltou ir à Delegacia mais próxima, consignar um B.O. e depois ir reclamar ao seu irmão mais velho! 

Mais triste ainda um vacilante Presidente, dizendo em nota oficial que (sic) : ”sugeriu a participação da AGU para solucionar dúvidas entre órgãos da administração” quando nada disso aconteceu e sim uma decisão do IPHAN nacional, sobreposto hierarquicamente ao IPHAN baiano, apoiada pelo Ministro da Pasta competente. Se algum conflito existiu, foi decorrente da interferência INDEVIDA do Sr. Geddel em defesa de seu interesse pessoal (dono confesso de um apartamento no prédio embargado) e não tem absolutamente NADA A VER com o interesse público.

Diante do ensinamento que recebi do Prof. Tenório em minha juventude, a ilação foi inevitável: Tem muita gente em nossa maltratada Nação que está abusando do DIREITO DE SER SEM-VERGONHA!

P.S – Já tinha redigido esse texto, quando chegou a notícia de que o Geddel (ufa, até que enfim...) entregou o cargo que ocupava sem qualquer pudor!

Ivan Rodrigues

Ex-gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara recebe título de Cidadã Pernambucana






Na última segunda-feira (21), a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ricarda Samara, recebeu, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), o título honorífico de cidadã de Pernambuco. O deputado Clodoaldo Magalhães foi autor da resolução. Logo após, foi ofertado um coquetel nos jardins da Assembleia.

O plenário da ALEPE ficou completamente tomado por profissionais da saúde e amigos da homenageada, principalmente das instituições pelas quais passou pelo estado, principalmente Camaragibe e Garanhuns, que contabilizaram mais de uma centena de pessoas no evento. 

Gestores e profissionais de Saúde do Agreste Meridional prestigiaram a solenidade, a exemplo de Catarina Tenório ( V GERES), Gustavo Amorim (UPAE Garanhuns) e Luís Melo (Hospital Regional Dom Moura), além de secretários municipais de saúde, e suas equipes. Ex-prefeitos e prefeitos eleitos, a exemplo de Eudson Catão e Marcelo Neves, também conferiram o evento.

Ricarda Samara da Silva Bezerra

Ricarda Samara, que nasceu em 30 de dezembro de 1969, é natural de Juazeiro do Norte, situada na região sul do Ceará. Filha única do casal Maria Vilany da Silva Bezerra e Raimundo Alves Bezerra, estudou até o segundo grau em sua cidade natal. Em seguida, veio fazer o terceiro científico no Colégio Salesiano do Recife. E o que era temporário, tornou-se o novo lar da estudante que viria a se tornar uma competente gestora pública. Médica concursada pelo Estado de Pernambuco desde 1993, além de concursada pelo município de Camaragibe desde 1996. 

Dra. Ricarda está no cargo de secretária executiva da SES desde junho de 2015. 

A graduação em medicina foi cursada na Universidade de Pernambuco (UPE), onde também concluiu a pós-graduação em Saúde da Família. A gestora ainda é especialista em Saúde da Família pela Escola Superior de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), tendo atuado na mesma Unidade de Saúde da Família durante oito anos. Foi vice-presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e também membro titular da Comissão Inter-gestores Bipartite (CIB). 

Em 2005, aceitou o desafio de assumir a Diretoria de Atenção a Saúde e logo depois a Secretaria Municipal de Saúde de Camaragibe, onde ficou até 2012.

TRABALHO ELOGIADO NA V GERES - GARANHUNS

Em 2013, ocupou o cargo de gerente da V Gerência Regional de Saúde (Geres), em Garanhuns. Em 2014, devido à bem-sucedida experiência no Agreste Meridional, foi convocada para assumir a Diretoria Geral de Gestão Regional da SES, com ênfase em fortalecer as regiões de saúde como dispositivos estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste mesmo período, realizou a intervenção administrativa na VI Regional de Saúde, com sede em Arcoverde.

Oceanic realiza projeto Verão no Parque em Garanhuns



Começa nesta sexta, dia 25, e vai até o dia 31 de dezembro o projeto "Verão no Parque", uma iniciativa da Oceanic em parceria com a Prefeitura Municipal de Garanhuns, Ferreira Costa, Casa dos Esportes, Sobral Calçados, Jatobá Bebidas e Bom Leite.

Com um estande montado na entrada do Parque Euclides Dourado, a Oceanic estará realçando a beleza, a saúde e o bem-estar dos frequentadores do parque, oferecendo:

- Massagagens promocionais;
- Demonstração de produtos para saúde, beleza e autoestima;
- Degustação de Produtos dos parceiros Bom Leite e Jatobá;
- Muitos sorteios de brindes dos parceiros;
e muito mais

Aproveite e venha estar em alta com a Oceanic.

ENQUETE: Fidel Castro foi bom ou ruim para Cuba?

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro morreu nesta sexta-feira (25), aos 90 anos, na capital Havana.



Fidel é considerado por alguns uma lenda da esquerda latino-americana, por outros, um líder sanguinário. Fidel foi o líder histórico da revolução cubana, que, mais de cinco décadas depois de seu triunfo, sobrevive como um dos últimos regimes comunistas do mundo.

Único nome ainda vivo dos grandes protagonistas da Guerra Fria, Fidel encarnou o símbolo do desafio a Washington: o guerrilheiro de barba e uniforme verde oliva, que fez uma revolução socialista, marxista-leninista, a apenas 150 km do litoral dos Estados Unidos.

No dia 1 de janeiro de 1959, Fidel Castro, à frente de 11 homens, derrotou o ditador Fulgêncio Batista após 25 meses de luta nas montanhas de Sierra Maestra. Este dia foi o começo de uma era de polarização na América Latina.

Sob seu comando, Cuba participou do momento mais quente da Guerra Fria, converteu-se em santuário da esquerda, inspiração e sustentação de grupos armados que enfrentaram regimes de direita e sangrentas ditaduras, na época financiadas pelos Estados Unidos em seu afã de frear o avanço do comunismo.

Fidel dirigiu com pulso firme o destino dos cubanos, para uns um pai insubstituível, para outros com um orgulho messiânico. Em seu governo nasceram 70% dos 11,2 milhões de habitantes da ilha.

Seus opositores o viam como implacável ditador que acabou com as liberdades, submeteu os cubanos a penúrias econômicas e não admitiu a decadência. Mais de 1,5 milhão de pessoas partiram para o exílio, principalmente para Miami, nos Estados Unidos.

Mas, para seus seguidores, ele sempre foi um paradigma da justiça social e da solidariedade no Terceiro Mundo, elevando Cuba à potência mundial no esporte, com os níveis de saúde e educação mais elevados da América Latina.

Tudo sobre a morte de Fidel Castro: http://g1.globo.com/


Com base na explanação acima, o que você acha de Fidel Castro para o povo cubano?





De um modo geral, Fidel foi bom ou ruim para Cuba?
Foi bom, pois foi um líder de esquerda, defendendo seu país e o povo, e investiu em saúde e educação
Foi ruim, pois foi um ditador por 60 anos, perseguidor, e Cuba está pobre e parada no tempo.

Celino Melo canta no Natal Luz de Garanhuns


O cantor e compositor garanhuense Celino Melo, canta no Palco Prefeitura neste sábado, dia 26, às 20h, fazendo parte da programação oficial do Natal Luz Garanhuns 2016. Celino Melo tem participações em Festival de Inverno de Garanhuns e outros festivais universitários e nacionais, com destaques e premiações.

O show terá canções de sua autoria como “Amigos de Garanhuns”, “Beija-flores por perto” e outras canções da MPB nacional, como dos compositores; Milton Nascimento, Dominguinhos, Gilberto Gil, Djavan, Alceu Valença, Legião Urbana e Zé Ramalho. 

Acompanhado pela banda, que é formada também por alguns garanhuenses, será um show inesquecível trazendo uma apresentação dançante e também intimista, saudando um Natal e um ano novo de muita esperança.

“Será uma noite de muita alegria e regozijo à paz entre os homens. Aguardo a todos, valerá a pena se deliciar com estes momentos”, comemora Celino Melo, que tem a produção da Pane Produções de Pacheco Neto.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.