quarta-feira, 15 de abril de 2015

Com greve declarada ilegal, governo convoca professores de volta às aulas



NOTA OFICIAL 

O Governo do Estado reitera o firme propósito de retomar o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), via mesa de negociação, com vistas a encontrar solução negociada para o acordo coletivo dos profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino, e para tanto solicita que retomem às suas atividades para normalização das aulas, considerando a decisão da Justiça de decretar ilegal a greve deflagrada no dia 10 de abril. A Secretaria de Educação recomenda aos pais de alunos e responsáveis que encaminhem os estudantes para a suas escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas.

Governo de Pernambuco
.

CHARGE DO DIA: O Vaccari foi para o Brejo


Seria cômico, se não fosse trágico!

Trabalhadores de Suape paralisaram atividades na manhã desta quarta



Mais de 100 trabalhadores pertencentes à Construtora Jole, AD Engenharia, Barros Construtora, Alusa Engenharia e Acoplation paralisaram suas atividades na manhã desta quarta (15). A categoria reclamam sobre irregularidades nas empresas que prestam serviços à Petrobras nas obras de construção da Refinaria Abreu e Lima.

Os trabalhadores reclamam da falta dos 30% da periculosidade, de cestas básicas, do não cumprimento da convenção coletiva de trabalho, equiparação salarial e da folga de pagamento. A situação é mais complicada ainda para os trabalhadores da empresa Barros Construtora, subcontratada da Oliveira Construtora, que estão trabalhando há três meses sem registro na CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Uma reunião está agendada às 11h na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE), no Recife para discutir a situação dos trabalhadores. Nesta quinta (16) está marcada uma assembleia junto com os trabalhadores às 7h na portaria Leste da Refinaria Abreu e Lima.

Interlegis do Senado vai modernizar Câmaras Municipais de Garanhuns e Caruaru



O senador Douglas Cintra (PTB-PE) reuniu, em seu gabinete, em Brasília, o diretor do Interlegis, órgão do Senado, Armando Nascimento, e o procurador da Câmara Municipal de Caruaru, José Américo Monteiro, para acertar a execução de acordo de assistência técnica do Senado para modernização tecnológica da Câmara do município.

Costurado por Cintra, o acordo será feito também com a Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) e a Câmara Municipal de Garanhuns. 

O acordo estabelece que o Senado, através do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), instituição à qual está vinculado o Interlegis, dê treinamento aos funcionários para criação e operação de portais que possibilitam ao cidadão acompanhar pela internet, de forma rápida, detalhada e eficiente, toda a produção legislativa das três Casas.

Chegará a Pernambuco, portanto, o Programa Interlegis, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que instala processos de modernização das assembleias legislativas e câmaras municipais. 

O acordo acertado pelo senador caruaruense estabelece, também, que a Alepe e as câmaras de Caruaru e Garanhuns repassarão o treinamento às outras 183 Câmaras de Vereadores no estado.

PRESO: Tesoureiro do PT desviou dinheiro para o partido durante dez anos. Isto mesmo, dez anos!

Vaccari: Se ele abrisse a boca!


Investigação do MPF (Ministério Público Federal) e da PF (Polícia Federal) aponta que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, desviou recursos para o partido durante dez anos. Vaccari foi preso na manhã desta quarta-feira (15) em São Paulo em nova etapa da Operação Lava Jato. A defesa dele vai recorrer da decisão.

"Vaccari já vem sendo investigado há bastante tempo. Já temos uma denúncia de doações oficiais que, na verdade, escondem operações de lavagem de dinheiro relativas a valores da corrupção da Petrobras. Nós verificamos que ele tem uma trajetória desse tipo de operação desde 2004. Diante disso, de uma reiteração de conduta que vem desde 2004 até pelo menos 2014, nós acreditamos necessária a prisão de Vaccari", afirmou o procurador de Justiça Carlos Fernandes Santos Lima, em entrevista coletiva em Curitiba na manhã de hoje. 

"Vaccari é mencionado por pelo menos cinco delatores como sendo intermediador [de propinas] do PT. Os fatos que são atribuídos a ele não estão só baseados nos depoimentos dos cinco delatores, mas também em material aprendido, fornecido por esses delatores, e material apreendido no corpo da operação. A característica de reiteração criminosa dele é bem clara", acrescentou o delegado da PF Igor Romário de Paula.

Presidente Dilma assina artigo contra a Redução da Maioridade Penal. LEIA AQUI!



SOU CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Nas últimas semanas, intensificou-se o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil de 18 anos para 16 anos de idade. Isso seria um grande retrocesso para o nosso País. Há poucos dias, eu reiterei aqui a minha posição contrária a esse tipo de iniciativa. E mantenho minha palavra.

Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o País tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado.

Acredito que é chegada a hora de ampliarmos o debate para alterar a legislação. É preciso endurecer a lei, mas para punir com mais rigor os adultos que aliciam menores para o crime organizado.

Eu já orientei o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a dar início a uma ampla discussão com representantes das entidades e organizações da sociedade brasileira para aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente. É uma grande oportunidade para ouvirmos em audiências públicas as vozes do nosso País durante a realização deste debate.

Mas, insisto, não podemos permitir a redução da maioridade penal. Lugar de meninos e meninas é na escola. Chega de impunidade para aqueles que aliciam crianças e adolescentes para o crime.

Dilma Rousseff

Prefeitura de Sagueiro vai plantar cinco mil árvores no município. SAIBA MAIS!



Tamboris, trapiás, arapiracas e catingueiras passam a fazer parte da paisagem do município de Salgueiro com o programa de arborização desenvolvido pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Serviços Públicos, de Planejamento e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Rural.

Cento e cinquenta mudas já foram plantadas e, até o mês de setembro, serão, ao todo, mil novas árvores.

Nesta primeira etapa do programa, serão priorizadas as áreas das margens de canais, riachos e açudes.

A Avenida Beira Canal já foi finalizada e os serviços seguem para os açudes Velho e Novo.

De acordo com o diretor de Gestão Ambiental, Gustavo Marques, as mudas têm o tamanho mínimo de 1,8 metros e, neste momento inicial, têm o objetivo de recompor a mata ciliar protegendo os espelhos d’águas com a redução da evaporação, além do melhoramento das condições climáticas e da criação de áreas sombreadas para os pedestres.

Numa segunda etapa, que deve ser cumprida até o fim de 2016, mais quatro mil árvores embelezarão a sede e os distritos do município, promovendo a qualidade do ar e a diminuição da temperatura.

Espaços públicos como parques, praças, canteiros centrais e principais entradas da cidade receberão mudas de ipês amarelo, roxo e branco, oitizeiros e salgueiros.

Judô de Garanhuns continua conquistando o Nordeste




No último final de semana, 11 e 12 abril, os irmãos Wesley Schmichael (17) e Vitória Rebeca (13),  da Associação Presley Araujo de Judô, representaram Garanhuns no Campeonato Brasileiro Região II, em João Pessoa -PB. No total, 120 atletas pernambucanos participaram da competição.

Wesley conquistou o bronze na categoria sub-18 e Vitória, Rebeca sagrou-se Tricampeã Brasileira do Regional na categoria Sub-15, lutando com atletas de mais idade.

Este resultado foi conquistado com muita determinação, treino, e com a ajuda de patrocinadores, amigos e familiares. (Iza calçados, Sindguarda, Alves Motos, Big Sorte, Wellington Veículos)

Agora os atletas da Associação Presley Araujo de Judô se preparam para a Seletiva do Campeonato Brasileiro, sendo agora a nível nacional!

EDUCAÇÃO: Tudo sobre a inauguração da Escola de Referência em Capoeiras




Durante visita ao Agreste Meridional, o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, inaugurou na última sexta (10) o novo prédio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no município de Capoeiras. As novas instalações beneficiarão aproximadamente 1.200 alunos dos municípios de Jucati, Caetés e do distrito de São Bento, além de Capoeiras. 

O novo prédio foi construído no padrão das escolas de referência do Estado. A estrutura conta com 18 salas de aula, três laboratórios, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva e um auditório. O investimento foi de R$ 4,4 milhões. A nova unidade funcionará nos três turnos, com aulas no período semi-integral, regular e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O aluno Marcival Araújo, 16 anos, comemorou a entrega da nova EREM em Capoeiras. “Estamos felizes. A nova unidade tem os laboratórios que o outro prédio não tinha. E também conta com biblioteca e quadra poliesportiva. Agora, temos vontade de estar na escola e de passar o dia todo nela. Nossa unidade é tão boa quanto qualquer outra particular”, avaliou Marcival, que, na ocasião, foi um dos alunos que recebeu o tablet das mãos do chefe do Executivo. Na escola, o equipamento foi disponibilizado para 282 estudantes do 2º ano do ensino médio. 

“Vocês são o futuro de Pernambuco. E acreditamos que só investindo na educação das nossas crianças é que teremos um País mais justo para todos. Sabemos que temos muitos desafios que precisam ser superados. Mas, com a ajuda e parceria das prefeituras e do povo, vamos conseguir”, assegurou Paulo Câmara.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.