segunda-feira, 2 de março de 2015

Manifestação das Centrais Sindicais de Pernambuco contra mudanças na Previdência



Mobilização, luta e compromisso foram a tônica da caminhada de protesto que as centrais sindicais de Pernambuco (CUT, CTB, UGT, CSB, Força Sindical, Nova Central) realizaram na manhã desta segunda-feira (2), no Recife, contra as novas regras das Medidas Provisórias 664 e 665.

O Movimento Sem-Terra (MST) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape) também marcaram presenças na mobilização que reuniu mais 500 trabalhadores de diversos sindicatos ligados às centrais pernambucanas. Eles se concentraram na Praça do Derby por volta das 7h. Quando o relógio marcou 9h20, os manifestantes saíram pela Agamenon Magalhães em passeata com carro de som e distribuindo panfletos e ocupando duas das quatro faixas da avenida.

Sob gritos de ordem "trabalhador unido, jamais será vencido" ou "trabalhador na rua, a luta continua", os sindicalistas reclamaram sobre as mudanças estabelecidas no acesso a benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial, que começaram a vigorar em todo o país nesta segunda-feira. "Não podíamos deixar esse dia passar em branco e queremos a revogação dessas medidas descabidas e inaceitáveis do Governo Federal ", assinalou o presidente da Central Única de Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras.

Segundo Veras, os sindicatos exigem a revogação das MPs, e destacou que a manifestação foi pacífica e bastante expressiva "Não há o que negociar, pois o pacote anunciado pelo Governo Federal não traz nenhum benefício para o trabalhador. Direitos devem ser ampliados, nunca diminuídos”, enfatizou

Os trabalhadores chegaram ao edifício do Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco por volta das 10h20. Uma comissão composta por doze pessoas, duas de cada central sindical participante, foi recebida por um representante da Superintendência. Foram mais de uma hora de discussões e posicionamentos. A luta é contra medidas que retiram e dificultam o acesso da classe trabalhadora a direitos econômicos e sociais. É também uma luta contra as demissões imotivadas e contra a elevada rotatividade do trabalho em diversos setores.

Os sindicalistas têm um encontro marcado para a próxima segunda-feira (9), às 10h, na sede da Força Sindical no Recife, bairro de São José, quando vão elaborar um documento solicitando à bancada pernambucana na Câmara dos Deputados posicionamento contra as medidas apresentadas pelo governo federal.

Um novo ato público está marcada para o dia 13. A concentração será, às 07h, em frente ao Parque 13 de Maio, em Santo Amaro. Em seguida, haverá caminhada pelas ruas do Recife, com encerramento na Avenida Guararapes.


Álvaro Porto apresenta denúncias contra governo no TCE e MPPE



TCE: Tereza Duere recebe Álvaro Porto
O Deputado Estadual Álvaro Porto esteve no TCE-PE e no Ministério Público de Pernambuco, onde entregou cópias de suas denúncias a respeito do suposto superfaturamento na contratação de bandas pela EMPETUR. 

Pela manhã o Deputado se encontrou com a Conselheira Teresa Duere no TCE e no inicio da tarde protocolou a denúncia também no Ministério Público, segue também foto do encontro com a Conselheira no TCE e no momento em que foi protocolado no Ministério Público.

PROJETO DE LEI

Álvaro Porto apresentou Projeto de Lei na última quinta-feira na ALEPE, para que sejam adotadas medidas que proíbam o apoio financeiro por parte do Poder Executivo à entidades privadas com fins econômicos, a qualquer título, para promoção de projeto artístico, shows e eventos assemelhados.

MULHER será tema de eventos e debates o mês inteiro em Garanhuns. CONFIRA A AGENDA!

Março é o mês da mulher, afinal, no próximo dia 08 se comemora o Dia Internadional da Mulher. Entretanto quem milita na defesa dos direitos de gênero, em busca de avanços sociais, aproveita as atenções voltadas para a data, para debater com a sociedade e suas entidades representativas, os caminhos a serem percorridos para que a mulher tenha mais participação social, tenha mais inserção e não seja vítima de violência, que notadamente acontece mais dentro de casa, com seus parceiros.

Neste complexo e revoltante cenário, a Secretaria da Mulher de Garanhuns agendou intervenções com diversas instituições do município, das mais diferentes mobilizações, buscando informar e interagir, gerando um movimento transformador.

Um abraço todo especial a Eliane Vilar e sua equipe. Vamos à programação!




DIA 03- Participação na Campanha pela Paz do PRO JOVEM URBANO, caminhada às 14h, na Av. Santo Antônio.

DIA 04- Roda de conversa com os alunos do EJA-SESC " O que é ser mulher na idade contemporânea" às 19:30.

DIA 05- Roda de diálogo com as mulheres ocupantes dos espaços de poder, com a discussão sobre políticas públicas para as mulheres do município e a participação da Deputada, presidente da câmara de políticas Públicas para as Mulheres da assembleia legislativa do estado Priscila Krause.

DIA 06- Lançamento do comitê da Marcha das mulheres negras, com participação dos alunos dos cursos de história e psicologia da UPE (DA de história), comunidades negras de Garanhuns e palestra de Piedade Marques, Presidenta do Comitê das Mulheres negras do estado de Pernambuco, sobre gênero, raça e etnia, com o tema: O Protagonismo da Mulher negra, da História.

DIA 07- Sessão na Câmara de vereadores com palestra: Mulher como Protagonista da História de Garanhuns, falando sobre políticas públicas e empoderamento, para as mulheres do município.

DIA 08- Ação coletiva com a Secretaria de Saúde e Mulher, no parque Euclides Dourado, durante as festividades de aniversário de Garanhuns, em comemoração também ao dia da Mulher, conscientizando as mulheres sobre seus direitos enquanto cidadãs de Direito.

DIA 09- Lançamento do curso de textura e pintura em parede, como parte do programa de qualificação profissional das mulheres vitimas de violência Doméstica e Familiar: ARQUITETANDO VIDAS.
09.1- Roda de conversa com os alunos da Escola Sílvia Calado às 10:30 e as às 15:20

DIA 10- Ação em parceria com a saúde na zona rural, com a roda de conversa no sítio CRUZ, com o projeto :Conhecendo a rede de enfrentamento á violência contra a Mulher.

DIA 11- Roda de Diálogo no sítio Sapo e sítio Mochila, ás 7h30 , com o projeto Conhecendo a rede de Enfrentamento á Violência Contra a Mulher
11.1-Roda de Diálogo com as mulheres assistidas pela Clinica da Mulher de Garanhuns e profissionais de saúde envolvidas, sobre o Direito das Mulheres , Empoderamento Social e pensando as mulheres TRANS.9h
11.2-Roda de conversa com as mulheres da terceira Idade do SESC,parceria com a Delegacia da Mulher (DEAM) e o Núcleo de Enfrentamento á Violência da Pessoa Idosa (NEVIGA). O momento contará com a Palestra da Dra. Débora Bandeira de Melo-Delegada da Mulher de Garanhuns.

DIA 12- Roda de diálogo no Sítio Borges e Cágado.

DIA 13- A Secretaria da Mulher participará a convite do I Juizado Especial Criminal de Garanhuns da Semana Nacional da Justiça pela paz em casa, Que será realizada de 9 a 13 de março e tem como objetivo a realização de júris, audiências e julgamentos de processos que versem sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como ações penais cuja vítima seja mulher.

DIA 16-Roda de Diálogo no sítio Caluete e Sítio Capoeiras 8h.

DIA 17- Lançamento do NEGRAE Núcleo de Estudo de Gênero, Raça e Etnia, com um café da manhã ne Secretaria da mulher, com representantes das mulheres negras, do movimento LGBT, sociedade civil organizadas, para discutir as políticas publicas para mulheres do município de Garanhuns.

DIA 18- A secretária da Mulher Eliane Vilar, participará como examinadora externa da apresentação do trabalho de conclusão de curso da Residência multiprofissional de interiorização de Atenção à Saúde, cujo tema é: As Margaridas que não calam: Perfil sócio econômico das mulheres vítimas de violência, com dados coletados em materiais da Secretaria da Mulher. Da concluinte Thatiana Cabral. As 9h no HRDM.

DIA 23- Ação em parceria com Rotary, com a escola D.João da Mata com uma roda de conversa.

DIA 31- Roda de conversa com gestoras, coordenadoras e professores da rede municipal de ensino, com o tema "O que somos", com foco em gênero, raça e etnia, com Severino Lepê, iniciando o processo de reflexão sobre o projeto que será implantado: MARIA DA PENHA VAI A ESCOLA, no município. Será realizado no auditório da educação.

MPT participa da apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário



Neste sábado (28), foram apurados os votos da eleição que elegeu a nova diretoria do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE). A apuração, que contou com a participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio do procurador-chefe do órgão, José Laízio Pinto Júnior, transcorreu com tranquilidade. A chapa vencedora, representada por João Batista de Carvalho Filho, teve 283 dos 566 votos computados.

A chapa 2, encabeçada por Macrion Rangel Agra, obteve 272 votos. Ainda foram registrados dois votos em branco e nove nulos. Ao todo, foram apuradas 22 urnas. De acordo com o procurador-chefe, não houve impugnações.

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Trabalho - Pernambuco

Furacão??? VÍDEO DA TROMBA D'AGUA NA PRAIA DE PIEDADE, EM RECIFE




Um grande susto tiveram banhistas e moradores do bairro de Piedade, no Recife, neste domingo. Uma tromba d'água causou prejuízos materiais, mas felizmente não há notícias de vítimas. 

As pessoas chegaram a pensar que se tratava de um furacão ou outro fenômeno parecido.

Vários vídeos foram colocados nas redes sociais, principalmente o facebook, e compartilhado pelo WhatsApp. 

O fenômeno climático arrastou vários objetos, principalmente na beira da praia e houve correria e gritos.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac). O fenômeno em Piedade foi influenciado por dois sistemas: o vórtice ciclone de altos níveis e a zona de convergência intertropical, segundo a agência. Formado entre a superfície do oceano e a nuvem, ele pode se direcionar para o continente ou não.


Entram em vigor as mudanças na Previdência. SAIBA O QUE MUDA!



Carlos Gabas, Ministro da Previdência
Desde este domingo (1º/03) começaram a vigorar as novas regras de acesso aos benefícios do seguro-desemprego, pensão por morte, abono salarial e auxílio-doença.

De acordo com o Governo Federal, as mudanças na Previdência Social e no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), realizadas por meio de Medidas Provisórias (664 e 665) assinadas pela presidente Dilma Rousseff no fim do ano passado, foram necessárias para cortar gastos, resultando em uma economia de R$ 18 bilhões ao ano.

As mudanças valem apenas para novos benefícios. "É preciso destacar que todos os benefícios já concedidos até a publicação das medidas provisórias serão mantidos sob as regras antigas. Não irão mudar. Assim, nenhuma pensão por morte, por exemplo, terá o valor reduzido. O mesmo é válido para novas carências, que não valem para benefícios já concedidos”, explica o advogado previdenciário Ricardo Souza, do site Rede Previdência.

Para continuar lendo e saber o que muda, clique aqui.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.