segunda-feira, 2 de março de 2015

MULHER será tema de eventos e debates o mês inteiro em Garanhuns. CONFIRA A AGENDA!

Março é o mês da mulher, afinal, no próximo dia 08 se comemora o Dia Internadional da Mulher. Entretanto quem milita na defesa dos direitos de gênero, em busca de avanços sociais, aproveita as atenções voltadas para a data, para debater com a sociedade e suas entidades representativas, os caminhos a serem percorridos para que a mulher tenha mais participação social, tenha mais inserção e não seja vítima de violência, que notadamente acontece mais dentro de casa, com seus parceiros.

Neste complexo e revoltante cenário, a Secretaria da Mulher de Garanhuns agendou intervenções com diversas instituições do município, das mais diferentes mobilizações, buscando informar e interagir, gerando um movimento transformador.

Um abraço todo especial a Eliane Vilar e sua equipe. Vamos à programação!




DIA 03- Participação na Campanha pela Paz do PRO JOVEM URBANO, caminhada às 14h, na Av. Santo Antônio.

DIA 04- Roda de conversa com os alunos do EJA-SESC " O que é ser mulher na idade contemporânea" às 19:30.

DIA 05- Roda de diálogo com as mulheres ocupantes dos espaços de poder, com a discussão sobre políticas públicas para as mulheres do município e a participação da Deputada, presidente da câmara de políticas Públicas para as Mulheres da assembleia legislativa do estado Priscila Krause.

DIA 06- Lançamento do comitê da Marcha das mulheres negras, com participação dos alunos dos cursos de história e psicologia da UPE (DA de história), comunidades negras de Garanhuns e palestra de Piedade Marques, Presidenta do Comitê das Mulheres negras do estado de Pernambuco, sobre gênero, raça e etnia, com o tema: O Protagonismo da Mulher negra, da História.

DIA 07- Sessão na Câmara de vereadores com palestra: Mulher como Protagonista da História de Garanhuns, falando sobre políticas públicas e empoderamento, para as mulheres do município.

DIA 08- Ação coletiva com a Secretaria de Saúde e Mulher, no parque Euclides Dourado, durante as festividades de aniversário de Garanhuns, em comemoração também ao dia da Mulher, conscientizando as mulheres sobre seus direitos enquanto cidadãs de Direito.

DIA 09- Lançamento do curso de textura e pintura em parede, como parte do programa de qualificação profissional das mulheres vitimas de violência Doméstica e Familiar: ARQUITETANDO VIDAS.
09.1- Roda de conversa com os alunos da Escola Sílvia Calado às 10:30 e as às 15:20

DIA 10- Ação em parceria com a saúde na zona rural, com a roda de conversa no sítio CRUZ, com o projeto :Conhecendo a rede de enfrentamento á violência contra a Mulher.

DIA 11- Roda de Diálogo no sítio Sapo e sítio Mochila, ás 7h30 , com o projeto Conhecendo a rede de Enfrentamento á Violência Contra a Mulher
11.1-Roda de Diálogo com as mulheres assistidas pela Clinica da Mulher de Garanhuns e profissionais de saúde envolvidas, sobre o Direito das Mulheres , Empoderamento Social e pensando as mulheres TRANS.9h
11.2-Roda de conversa com as mulheres da terceira Idade do SESC,parceria com a Delegacia da Mulher (DEAM) e o Núcleo de Enfrentamento á Violência da Pessoa Idosa (NEVIGA). O momento contará com a Palestra da Dra. Débora Bandeira de Melo-Delegada da Mulher de Garanhuns.

DIA 12- Roda de diálogo no Sítio Borges e Cágado.

DIA 13- A Secretaria da Mulher participará a convite do I Juizado Especial Criminal de Garanhuns da Semana Nacional da Justiça pela paz em casa, Que será realizada de 9 a 13 de março e tem como objetivo a realização de júris, audiências e julgamentos de processos que versem sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como ações penais cuja vítima seja mulher.

DIA 16-Roda de Diálogo no sítio Caluete e Sítio Capoeiras 8h.

DIA 17- Lançamento do NEGRAE Núcleo de Estudo de Gênero, Raça e Etnia, com um café da manhã ne Secretaria da mulher, com representantes das mulheres negras, do movimento LGBT, sociedade civil organizadas, para discutir as políticas publicas para mulheres do município de Garanhuns.

DIA 18- A secretária da Mulher Eliane Vilar, participará como examinadora externa da apresentação do trabalho de conclusão de curso da Residência multiprofissional de interiorização de Atenção à Saúde, cujo tema é: As Margaridas que não calam: Perfil sócio econômico das mulheres vítimas de violência, com dados coletados em materiais da Secretaria da Mulher. Da concluinte Thatiana Cabral. As 9h no HRDM.

DIA 23- Ação em parceria com Rotary, com a escola D.João da Mata com uma roda de conversa.

DIA 31- Roda de conversa com gestoras, coordenadoras e professores da rede municipal de ensino, com o tema "O que somos", com foco em gênero, raça e etnia, com Severino Lepê, iniciando o processo de reflexão sobre o projeto que será implantado: MARIA DA PENHA VAI A ESCOLA, no município. Será realizado no auditório da educação.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.