quarta-feira, 6 de maio de 2015

Oposição acusa governo de tentar esconder números que mostram crescimento de assassinatos em Pernambuco‏



Entre janeiro e abril de 2015, Pernambuco alcançou a marca dos 1.304 assassinatos. São 180 mortes a mais do que o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) do mesmo período de 2014, quando foram contabilizadas 1.124 mortes, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. Já em abril de 2015 foram 323 casos fatais, contrastando com as 296 mortes de 2014 (27 vítimas a mais).

Os números mostram claramente que os homicídios em Pernambuco estão crescendo, ao contrário da tentativa do Governo do Estado em iludir a opinião pública ao divulgar o resultado de abril de 2015 comparando apenas com o último mês de março. O Governo do Estado, que em período recente tinha tanto apreço a esse tipo de comparação estatística, esquece de expor essa realidade à população, divulgando para a imprensa apenas o que lhe é conveniente.

Em vez de tentar jogar com números, o governo deveria apresentar o que tem feito estruturalmente para reverter a tendência do aumento da violência em Pernambuco. Não apenas maquiando a estatística, mas indicando quais políticas públicas pretende adotar, por exemplo, para valorizar os profissionais da área de segurança, a exemplo dos policiais civis, policiais militares, delegados e agentes penitenciários.

Precisamos saber ainda o que o governo tem feito para conter o aumento do tráfico e consumo de drogas em Pernambuco, fator que tem levado à explosão da violência no Estado, mas que não tem tido a devida atenção da gestão. 

É importante também enfrentar a questão da superlotação nos presídios com a construção de novas unidades, a exemplo do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. Esta obra, inclusive, se transformou em uma verdadeira caixa-preta, com informações que deveriam ser públicas mas que são tratadas sob o maior sigilo pelo Governo Paulo Câmara. É uma obra inacabada, cheia de problemas, sobre a qual o governo não dá qualquer resposta à população e ao Poder Legislativo.

A sociedade de Pernambuco espera que o Governo do Estado divulgue mês a mês a redução no número de homicídios, mas a apresentação destes dados tem de estar pautada pelo respeito à inteligência da população, à transparência e à apresentação de medidas efetivas e duradouras na área de segurança pública.

O aumento da violência em 2015 ainda assusta e preocupa a todos - sociedade civil organizada, classe política, profissionais da área de segurança. Isto nos exige uma mobilização e cobrança permanentes, para que o Governo do Estado volte a dar ao Pacto pela Vida o seu sentido inicial, que é o de reduzir o percentual de homicídios em 12% ao ano.

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa torce e deseja que isto aconteça, para que os resultados de fato apareçam, e que sejam consistentes. 

Silvio Costa Filho
Bancada de Oposição de Pernambuco

Garanhuns recebe Curso Gratuito para Lojistas e atendimento aos consumidores turistas




A cidade de Garanhuns, no agreste do Estado, recebe nos dias 7 e 8 de maio ( quinta e sexta- feira) o Projeto Direito do Consumidor no Turismo (DCT). Idealizado pela Associação de Defesa da Cidadania do Consumidor (ADECCON), o DCT irá realizar cursos de capacitação para os lojistas, além de fazer atendimento jurídico a consumidores/turistas que tenham dúvidas do setor. 

Este projeto tem como principal objetivo a capacitação dos fornecedores, ou seja, o profissional ou empresa que fornece produtos e serviços para que sejam utilizados pelo consumidor. É o caso de comerciantes, fabricantes, importadores, produtores, construtores, prestadores de serviço ou liberais das áreas de hotelaria, gastronomia, eventos, agências de viagens, companhias aéreas, aeroportos, transportes e áreas afins, bem como os consumidores turistas e os consumidores em geral. “Não adianta orientar o consumidor se não houverem fornecedores capacitados e que conheçam os direitos dos seus consumidores ou até mesmo deles nesta posição”, explica Geraldo Guerra, gestor de projetos da ADECCON. 

Esta iniciativa é pioneira em Pernambuco e no Brasil, já tendo sido tema de congresso da área do direito, encabeçado pela própria associação, mas é a primeira vez que esta questão é abordada em forma de projeto e ações. 

O curso “Fidelizar o Turista com base no CDC”, será realizado pelos palestrantes/advogados da Adeccon e a chef de cozinha Andréa Hunka e será apoiado pela Prefeitura de Garanhuns, a CDL, CDL Jovem e Procon da cidade.

Serviço:

Projeto Direito do Consumidor no Turismo
Atendimento Jurídico ao consumidor/turista:
Data: 7 de Maio
Local: Espaço Colunata
Horário: 9h às 17h

Curso Fidelizando o Turista com Base no CDC
Data: 8 de Maio
Local: Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Horário: 9h às 17h

PERNAMBUCO: Pacto pela Vida apresenta balanço‏. Números apontam para redução de Crimes Violentos




Em abril de 2015, o Governo de Pernambuco conseguiu reverter uma curva de crescimento no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) que vinha ocorrendo desde o início do ano. Foram 323 homicídios no mês passado, contra 334 do mês de março. Um pequena inflexão, mas vista com serenidade pelo governador Paulo Câmara. Os números foram apresentados ao governador hoje (06.05), durante reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida.

“Foi ainda uma pequena inflexão, mas são números que vejo de forma positiva, uma avaliação de que as mudanças que fizemos no início do ano começam a dar resultados. O Pacto pela Vida é isso: um programa que é acompanhado de forma permanente, fazendo as correções de rumo necessárias para atingir o nosso objetivo, que é salvar vidas, reduzir a violência e criar uma cultura de paz”, disse o governador Paulo Câmara.

A melhor semana de 2015 ocorreu no período de 24 a 30 de abril passado, com redução de 12%. Apenas no Recife, o CVLI caiu 6,25% em comparação com abril de 2014. O CVLI contra as mulheres também teve uma redução, de 5,5% nos quatro primeiros meses do ano, comparados com 2014.

Em suma, foi o início de uma “quebra" na tendência de crescimento dos homicídios. O desafio assumido pelo Governo do Estado é manter a redução também em maio e durante os meses seguintes do ano.

Os números de CVLI em 2015
Jan     Fev     Mar     Abr
323    324     334     323

Abril de 2015 também foi o primeiro mês do ano em que não houve aumento do CVLI na Região Metropolitana em comparação com o mesmo período de 2014. O número foi igual ao do ano passado: 144 homicídios.

A redução se destacou nos três maiores áreas integradas da RMR: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

Durante a reunião do Comitê Gestor, o governador Paulo Câmara determinou a elaboração de planos de ação específicos nas regiões mais violentas, com o aprofundamento e ações preventivas a serem executadas pela Secretaria de Defesa Social e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, respectivamente.(06.05.2015)

MORTE DO SUBCOMANDANTE DO 71BI Mtz: Governo de Garanhuns decreta Luto Oficial



O Prefeito Izaías Régis decidiu pelo Decreto de luto de três dias no município de Garanhuns devido à morte do Ten. Cel. Cândido Renato Carolino Rodrigues, sub-comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado de Garanhuns, ocorrida hoje em nossa cidade. 

O gesto do Governo Municipal de Garanhuns simboliza o respeito e a solidariedade com a família do militar, bem como com toda a corporação do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado de Garanhuns que tanto honra a nossa cidade.

Durante os dias de luto, a bandeira do município ficará hasteada a meio-mastro. O decreto Nº 024/2015 será publicado na edição do Diário Oficial dos Municípios/ AMUPE de amanhã (07).

Para saber mais: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DO FALECIMENTO DO SUBCOMANDANTE DO 71º BI MTZ‏



É com enorme pesar que o Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º B I Mtz) comunica o falecimento, na manhã deste dia 06 maio de 2015, do Subcomandante do Batalhão, Tenente Coronel CÂNDIDO RENATO CAROLINO RODRIGUES, de 47 anos de idade.

O militar sentiu um mal súbito após a realização de uma corrida, por ocasião de um Teste de Aptidão Física (TAF), quando foi prontamente socorrido pela Equipe Médica do 71º BI Mtz, a qual já se encontrava no local do TAF. Após serem imediatamente realizados os procedimentos de primeiros socorros, estabilizando o paciente, a equipe médica do 71º BI Mtz o conduziu para o Hospital Monte Sinai, localizado em Garanhuns (PE), onde o mesmo veio a falecer.

O 71º BI Mtz esclarece, ainda, que todos os militares do Batalhão passam por uma avaliação médica antes de realizarem quaisquer atividades físicas, bem como que irá apurar o ocorrido através de procedimentos administrativos.

O 71º BI Mtz se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está prestando todo o apoio necessário aos seus familiares.

SANDRO GOMES DE VASCONCELOS - Tenente Coronel
Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado



Produtos Transgênicos podem deixar de ter símbolo identificador nas embalagens




Sem alarde, foi aprovado, na terça-feira (27/04), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4148/2008 que prevê a não obrigatoriedade da rotulagem de alimentos que possuem ingredientes transgênicos. Com a nova lei, apenas produtos que apresentem mais de 1% de transgênicos em sua composição final precisam ser rotulados.

Desde 2003, os produtos que contêm os chamados Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) devem trazer em seus rótulos o símbolo T amarelo. O projeto de lei 4148/2008 pretende, no entanto, extrair essa conquista do consumidor em favor da liberdade da indústria alimentícia, não informando o real conteúdo que disponibiliza nas prateleiras. “Esse projeto violaria o artigo 6°/ inc. III do Código de Defesa do Consumidor, que prevê o Direito a informação adequada e clara sobre aquilo que se consome”, comenta a Dra. Lorena Grinberg, advogada da ADECCON.

Com essa mudança, a população corre o risco de consumir produtos, como óleos, bolachas, margarinas, enlatados e soja sem saber se são seguros ou não para o consumo humano. “O projeto é uma perca para o consumidor, que além de ficar sem o direito a informação, terá sua saúde e segurança exposta por conta do risco que o uso de transgênicos pode trazer ao corpo humano” complementa a advogada.

A proposta foi aprovada com 320 votos a favor e 120 contra e segue para o Senado. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Adeccon

NOTA DE PESAR - Governo de Garanhuns lamenta morte de sub-comandante do 71 BI-Mtz, Ten Cel. Cândido Renato

Em solenidade do município, Ten Cel Cândido, segundo da esquerda para direita


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, em nome de todo o Governo Municipal de Garanhuns, lamenta o falecimento do tenente-coronel Cândido Renato Carolino Rodrigues, sub-comandante do 71º BI Mtz de Garanhuns. Ele faleceu na manhã de hoje (06), vítima de um infarto fulminante. O gestor municipal, que está em Brasília (DF), ficou sabendo da notícia por telefone, e deixa seus sinceros sentimentos à toda família do militar.

De acordo com as informações oficiais do batalhão, após correr 12 minutos, num Teste de Aptidão Física (TAF), o cel. Cândido, que tinha 25 anos de carreira, perdeu seus sentidos e caiu. Ele chegou a receber os primeiros atendimentos no próprio batalhão. Sendo, em seguida, levado ao Hospital Monte Sinai, onde acabou falecendo vítima de um infarto fulminante. Ele havia assumido o 71º BI Mtz durante mais de dois meses, enquanto o titular do cargo, tenente-coronel Vasconcelos, estava em missão de pacificação da favela da Maré, no Rio de Janeiro (RJ). Inclusive, participou da cerimônia oficial do aniversário de Garanhuns, no último mês de março.

Governo Municipal de Garanhuns

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2015: Profissionais da Cultura farão parte das Comissões de Análise para a programação



Para garantir ainda mais transparência e legitimidade à avaliação das propostas enviadas à Convocatória Nacional do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2015), o Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, lança a Convocatória Estadual para Seleção de Profissionais que irão integrar as comissões de análise de mérito cultural.

Os interessados podem se inscrever no período de 4 a 8 de maio, desde que na condição de pessoa física, maior que 18 anos e com experiência profissional ou acadêmica comprovada no setor cultural. Entre as experiências requisitadas, estão a análise de projetos culturais (editais ou concursos), ou ainda, ações de curadoria e crítica especializada, participação de comissão julgadora em festivais, prêmios e mostras. Cada concorrente tem o direito a se inscrever em, no máximo, duas comissões de análise.

Serão aceitas inscrições para compor as comissões de atividades artístico-culturais de fruição, nos segmentos de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural e Teatro; e também das atividades de formação cultural, nos segmentos de Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Cultura Digital, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Economia Criativa, Fotografia, Gastronomia, Gestão Cultural, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural, Produção Cultural e Teatro.

Acesse AQUI a Convocatória e o anexo.

Informações: Fundarpe

ADECCON: Garanhuns recebe projeto pioneiro sobre Direito do Consumidor no Turismo



A partir da próxima quinta-feira (07), Garanhuns recebe a caravana do Projeto Direito do Consumidor no Turismo (DCT). Idealizado pela Associação de Defesa da Cidadania do Consumidor (Adeccon), o projeto realiza cursos de capacitação para lojistas e atendimento jurídico a consumidores que tenham dúvidas sobre a área. A programação, gratuita, segue até a sexta-feira (08).

Na quinta-feira (07), haverá atendimento à população em geral, no Espaço Colunata, centro da cidade, com advogados da Adeccon. Eles estarão em tendas, esclarecendo dúvidas, das 9h às 17h.

Na sexta-feira (08), das 9h às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), haverá o curso “Fidelizar o turista com base no código de Defesa do Consumidor”. O curso é dividido em quatro módulos, sendo eles: noções básicas, soluções práticas a serem adotadas pelo fornecedor, acidentes de consumo e conscientização do profissional de cozinha. O momento tem como público-alvo lojistas e representantes de empreendimentos de hotéis, bares e restaurantes, mas também é aberto ao público em geral.

O projeto da ADECCON vai passar por dez cidades turísticas do estado. Além do Recife, o projeto passará por Fernando de Noronha, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Gravata, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira e Triunfo. O número de pessoas atendidas, entre turistas e fornecedores de serviços, deve chegar a 10 mil ao final do projeto.

MENSAGEM DIA DAS MÃES



Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa. Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.

Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida. Sexo frágil sim. Mas acomodada não.

Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos. E faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.

Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.

Belas Mensagens

Deputados estaduais vão vistoriar obras do PAC em Pernambuco




Foi instalada, na tarde desta terça-feira (05), uma comissão especial que irá fiscalizar o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Pernambuco. O colegiado será composto por cinco deputados estaduais e terá até 180 dias para fazer visitas aos canteiros de obras, ouvir os responsáveis pelas intervenções e preparar um relatório sobre a situação dos empreendimentos de maior impacto no estado.

A comissão especial será composta por cinco membros. Miguel Coelho coordenará o colegiado e Diogo Moraes (PSB) será responsável pela relatoria dos trabalhos. Também integram a comissão os deputados Aluísio Lessa (PSB), Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT).

A primeira atividade da comissão será uma visita em conjunto com um grupo de deputados federais, na próxima sexta-feira (08), aos estaleiros Promar e Atlântico Sul, além da Refinaria Abreu e Lima. Na próxima semana, o colegiado ouvirá representantes do Ministério do Planejamento, DNIT e Secretaria de Transportes. Ainda neste mês, os integrantes deverão visitar os canteiros da transposição e transnordestina.

“Existem 1.170 obras das duas etapas do PAC em Pernambuco. Como é impossível visitar todas essas intervenções, iremos priorizar um conjunto das 38 intervenções mais importantes indicadas pela Secretaria Estadual de Planejamento”, adiantou o deputado Miguel Coelho.

GARANHUNS: Expectativa para assembleia que pode definir greve dos Professores em Garanhuns




O Presidente do SINSEMUG/REGIONAL - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns e Região, Luciano Florêncio, está convocando todos os professores da Rede Pública Municipal de Ensino, para a Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada nesta quarta-feira (06/05), às 09:30h, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, para definir os caminhos da categoria diante as recentes medidas tomadas pela Prefeitura de Garanhuns, que prejudicaram os professores.

Na pauta:

- Reajuste linear de 13,01% para toda a categoria, conforme anunciado pela própria administração.
- Abono Educador, devido à Lei enviada pelo prefeito que pode extinguir esta conquista da classe.
- Decisão por Deflagrar a Greve da Categoria.
- Outros assuntos.

PREFEITO VIAJA

No final de abril, os professores já mostraram o poder de mobilização, quando fizeram um ato de frente à Prefeitura, empunhando cartazes e com palavras de ordem. Coincidentemente, desta vez, o prefeito Izaías Régis resolveu viajar para Brasília, deixando aos secretários a missão de tentar reverter o quadro.

O prefeito retorna nesta quinta-feira (07).

CHARGE DO DIA: A Nota Baixa do Professor


Seria cômico, se não fosse trágico!

Arte: Ivan Cabral

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.