domingo, 19 de maio de 2013

O Blog de Antônio Cândido


"Um amante da música de boa qualidade, poesias e tudo aquilo que encanta e enternece o espírito" - É assim que Antônio Cândido se apresenta em seu blog:

www.garanhunslivre.blogspot.com

Sempre disposto a uma boa conversa, sobre qualquer coisa, Cândido, como é chamado, é militar aposentado e trabalhou no governo Luís Carlos, mas é mais conhecido atualmente por sua vivência cultural. Gosta de viagens, boa música, livros, vinhos... Aliás, faz parte da Academia de Letras de Garanhuns.

Além de tudo, Cândido é um crítico nato, com bom senso e uma visão macro da política e da administração pública. Tem pescado algumas notícias da internet e dá sua impressão sobre os acontecimentos.

Garanhuns recebe Curso de História do Cinema Brasileiro - Saiba mais.


Do Blog VeC Garanhuns

A segunda edição do Curso de Cinema no Brasil chega à cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, a partir da próxima segunda (20 de maio). Sob realização da Jaraguá Produções, o projeto, que foi aprovado mediante incentivo do Funcultura Audiovisual (2011/2012), tem o apoio das Secretarias de Cultura e Educação de Pernambuco, e tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino e multiplicadores culturais de diferentes regiões do Estado.

O curso pretende apresentar um panorama dos principais movimentos, filmes e cineastas brasileiros, desde a chegada do cinema no país (no final do século 19) até os dias atuais. Com duração de cinco dias e carga horária total de 20 horas em cada cidade, o curso será ministrado pelo cineasta, pesquisador e professor Fernando Weller.

As vagas serão compostas por 50 alunos por município, a serem preenchidas pela Secretaria Estadual de Educação (através de suas GREs) e pela produção do curso. Serão destinadas prioritariamente a professores da rede pública, principalmente das áreas de história, português, sociologia, filosofia, geografia, artes e afins. 

As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por outros professores, educadores de apoio das escolas e/ou produtores e multiplicadores culturais locais. A faixa etária é indeterminada, e as inscrições podem ser feitas através das regionais e do blog do curso, de forma gratuita.

Para saber mais:

V&C  Garanhuns
http://www.vecgaranhuns.com/

SÃO JOÃO DE CARUARU - 2014 - Programação


Pátio de eventos Luiz Gonzaga
Sábado (31 de maio)
Azulão
Alceu Valença
Dorgival Dantas
Brucelose
Domingo (01 de junho)
Camarão
Amazan
Brasas do Forró
Sexta (06 de junho)
Didi Caruaru
Sirano e Sirino
Forró de Griff
Cavaleiros do Forró
Sábado (07 de junho)
Forró das Coleguinhas
Novinho da Paraíba
Carú Forró
Bonde do Brasil
Domingo (08 de junho)
Elifas Júnior
Pinga Fogo
Arreio de Ouro
Quinta (12 de junho)
Fabiana, a Pimentinha
Targino Gondim
Ferro na Boneca
Limão com Mel
Sexta (13 de junho)
Gean Mota
Josildo Sá
Mastruz com Leite
Cristina Amaral
Sábado (14 de junho)
Gabriel Diniz
Nando Cordel
Flávio Leandro
Saia Rodada
Domingo (15 de junho)
Flor de Mandacarú
Calango Aceso
Forró do Muído
Sexta (20 de junho)
Forró da Mídia
Santanna
Maciel Melo
Forró Pegado
Sábado (21 de junho)
Luan Santana
Forró da Curtição
Magníficos
Israel Filho
Domingo (22 de junho)
Renilda Cardoso
Eliane
Elba Ramalho
Margareth Menezes
Segunda (23 de junho)
Garota Safada
Petrúcio Amorim
Geraldinho Lins
Valdir Santos
Terça (24 de junho)
Erisson Porto
Zé Ramalho
Vicente Nery
Sexta (27 de junho)
Forró Quentão
Luan Estilizado
Capim com Mel
Gatinha Manhosa
Sábado (28 de junho)
Aviões do Forró
Jorge de Altinho
Jailson Rossete
Forró dos Plays
Domingo (29 de junho)
Benil
Jorge e Matheus
Solteirões do Forró

Santa Cruz pode ficar sem dez jogadores. Tiago Cardoso (Náutico), Dênis Marques (com propostas) e mais oito dispensas




Tiago Cardoso pode estar de saída do Santa Cruz. O goleiro titular do Cobra Coral tem quatro propostas de times da série A, sendo uma delas do Náutico. Segundo o seu empresário, Ytalo Pontes, se o arqueiro ficar satisfeito com o valor de uma delas, ele pode mesmo se despedir do Arruda, depois de três temporadas.

Um dos interessados é o Náutico, um dos maiores rivais do Santa Cruz. O Timbu tem sérios problemas no gol e apesar de ter anunciado Andrade nessa semana, busca um goleiro mais experiente. Segundo Pontes, o Alvirrubro tem o interesse há algum tempo no camisa 1 do Tricolor. O empresário ainda revelou que conversou com a diretoria do rival e que a proposta foi muito superior ao contrato atual do arqueiro. Apesar de que os números não foram fechados.

Além dos pernambucano, o agente disse que mais três clubes, sendo um da Bahia, também tem o interesse no camisa 1. De fato, ele falou que se Tiago Cardoso sair do Santa, será para um time da série A.

Aos 29 anos, Tiago Cardoso é um dos ídolos da torcida do Tricolor. Há três anos no gol da equipe, Pontes sabe que não será fácil a vinda do atleta para o rival. Ele lembrou que o goleiro conquistou o tri estadual e o acesso a série C. Muito querido pelos torcedores, ele é identificado com o clube.

Depois da conquista do Pernambucano, o planejamento agora é outro. O objetivo da diretoria para este segundo semestre é o acesso e a volta para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, alguns jogadores devem chegar ao clube e outros, que estão sendo pouco aproveitados, devem ser dispensados.

Sem contar o atacante Dênis Marques, que após um ano e meio no Santa Cruz está com propostas de diversos clubes e pode deixar a Cobra Coral, outros oito jogadores estão próximos de serem liberados pela diretoria. Os laterais Marquinho e Maizena(foto), os volantes Tozo e Léo, o meia Éverton Goiano e os atacantes Philco, Paulo César e Danilo Santos devem ter os seus contratos rescindidos.

Ainda que o diretor de futebol do clube, Jomar Rocha, negue as dispensas, a diretoria vem se reunindo com o treinador Marcelo Martelotte para saber quais jogadores podem ser dispensados. Com o objetivo de reformular e melhorar o grupo da Série C, a Cobra Coral se vê obrigada a se desfazer de alguns atletas. Marquinho e Maisena encabeçam o topo da lista de dispensa. Ainda que atuem como lateral-direito, Martelotte vinha utilizando o zagueiro Éverton Sena na posição, o que mostra que o treinador não está satisfeito com o futebol dos dois jogadores.

Outros nomes da lista até foram utilizados pelo treinador, mas não vingaram. É o acso do atacante Philco e do volante Léo, que iniciaram o ano como titulares, mas perderam espaços para outros jogadores.

A estreia do Santa Cruz na série C será no dia 02 de junho contra o Luverdense, em Recife.

http://www.futebolinterior.com.br/

Adutora do Jatobá vai abastecer Águas Belas nos próximos 100 anos



O município de Águas Belas é um dos mais prejudicados com a estiagem. Carros pipa invariavelmente se cruzam pelas ruas da cidade o dia inteiro, todos os dias da semana. Para amenizar o sofrimento da população com a falta d’água a prefeitura lançou a “Operação Água Agora” para colaborar com a Operação Seca do Governo do Estado.

Para um lugar onde a chegada de água é motivo de festa, o prefeito reeleito visitou e fez o registro fotográfico da obra mais esperada pela população de Águas Belas: A adutora do Jatobá.

Prefeito Genivaldo e o geólogo José Ferraz
“Em 2009 fizemos um estudo onde foi constatado que a bacia do jatobá, mesmo localizada em na zona rural de Tupanatinga, pela sua grandeza, era a opção mais viável para solucionar o abastecimento d’água do município para os próximos 100 anos”, relatou Genivaldo no local da obra acompanhado do seu vice-prefeito Maurício de Josué.

Junto ao prefeito ainda estavam o vereador Júnior de Zé Carlos e do secretário de comunicação assuntos institucionais Cícero Teles. Todos fizeram questão de ir bem perto da máquina que vai perfurar dois poços com 280 de profundidade cada, informou o geólogo da empresa Tecno Poços José Ferraz que acompanhou a comitiva do prefeito Genivaldo durante toda a visita.

Segundo Genivaldo, depois do estudo feito, várias tentativas foram impetradas através do deputado federal Pedro Eugênio e do senador Humberto Costa em busca da realização da obra que foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da SUDENE. “Com a chegada da forte estiagem e a pressão dos nossos parceiros políticos em Brasília junto a presidente Dilma Rousseff, a adutora chegou mais rápido”, disse. A obra vai custar cerca de R$ 31.000.000,00 (Trinta e um milhões de reais) e será paga com recursos do Governo Federal, através do PAC Seca (Programa de Aceleração do Crescimento direcionado para a seca). O Governo do Estado de Pernambuco, através da Compesa terá a responsabilidade sobre a obra.

ARTIGO: Os Caminhantes do Parque, o Meio Ambiente e os projetos da SIEMENS - Por José Sales Criança



A ideia inicial dos Caminhantes do Parque foi no sentido de ajudar os seus participantes a cuidarem bem da saúde, já que os cardiologistas recomendam tanto as caminhadas para os portadores de cardiopatia, e para as pessoas da terceira idade. No decorrer do tempo, verificou-se que o meio ambiente estava inserido também na preocupação dos profissionais de saúde, a questão do meio ambiente e do eco sistema. 

Neste diapasão, e sobre o comando do competente defensor desta tese, o grande companheiro Walter Santana (conhecido Walter do Feijão), iniciamos a visita a todas as nascentes dos rios da região, e por onde passamos, deixamos uma placa comemorativa, registrando a nossa passagem por aquela nascente, como também mostrando a sua importância no eco sistema do Agreste Meridional. Nestas visitas, notadamente em Garanhuns, já que visitamos também outras nascentes, como por exemplo, a do rio uma, a poluição das nascentes em nossa cidade, poluindo as águas que abastecem a barragem do cajueiro. 

Estamos utilizando todos os meioss, no sentido de sensibilizar as autoridades na tentativa de minimizar os efeitos nocivos a saúde de nosso povo. Por coincidência, ou o não, o fato concreto é que já foi anunciado pelo governo do estado um investimento na ordem de 16.000.000,00 para o esgotamento sanitário da cidade de Garanhuns. A luta não para por ai, vamos continuar o nosso trabalho, no sentido de outras melhorias do próprio parque, e o prefeito Izaias Regis, já anunciou um grande melhoramento na entrada do Parque. Para melhor a clarear o nosso trabalho, estamos transcrevendo abaixo um trabalho divulgado na WEB:

A América Latina é a região mais urbanizada no mundo em desenvolvimento. Por isso existe um grande potencial para um desenvolvimento sustentável em megacidades da América Latina. Aproximadamente 80% da população do Brasil (atualmente 196 milhões) vivem em cidades. Os centros urbanos mais densamente povoados são: São Paulo, com uma população de 20,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com aproximadamente 11,4 milhões. Essa urbanização crescente está forçando as cidades no Brasil e em outros países a tornarem as suas infraestruturas mais eficientes e sustentáveis em áreas como fornecimento de eletricidade e smart grid, além de mobilidade e edifícios verdes. Por causa dos próximos grandes eventos, as soluções de segurança também estão se tornando cada vez mais importantes.

Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Rio de Janeiro em junho de 2012, os participantes expressaram o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Mais de 14.000 pessoas de todo o mundo visitaram as exibições no pavilhão do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Ali, a Siemens organizou e participou de eventos paralelos e de conferência sobre liderança de pensamento. “O lema da Siemens na Rio+20 foi ‘Podemos agir agora’. 

O PNUMA dá apoio total a essa chamada para a ação”, disse Achim Steiner, Diretor Executivo do PNUMA e Sub-Secretário Geral das Nações Unidas. A Siemens lançou um projeto de reciclagem e educação ambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas e apresentou as descobertas em um estudo pioneiro sobre como o Rio de Janeiro será de 2030 a 2040. Em uma exibição, a nossa empresa mostrou como a inovação apoia o desenvolvimento sustentável e no evento “Estudantes pela Sustentabilidade”, a Siemens reuniu equipes de estudantes de diferentes países para desenvolver a próxima geração de líderes em sustentabilidade.

Uma variedade de iniciativas da Siemens promove ideias para o desenvolvimento sustentável de uma cidade verde. O Índice Verde de Cidades da América Latina, por exemplo, mostra o grau de sustentabilidade das cidades brasileiras hoje. São Paulo estabelece uma referência com emissão zero de CO2 gerada pelo consumo de energia. No Relatório Resumido do Índice de Cidades Verdes, o Rio de Janeiro está destacado como a cidade com a maior quantidade de área verde por pessoa apesar da sua grande densidade populacional típica das megacidades. E de acordo com o estudo "Pictures of the Future Rio 2030-2040", até 2030 o Rio poderá se tornar a capital latino-americana para negócios, turismo, e eixo de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia.

José Sales Criança
Garanhuns

SEMIFINAL DO FUTSAL: Juiz prejudica Sete de Setembro, que perde no Arrudinha

Em partida válida pela semifinal da Copa Pernambuco de Futsal, o Sete de Setembro enfrentar o Santa Cruz no Arrudinha, e se deu mal. O juiz prejudicou o Sete durante todo o jogo. Quem estava lá viu, como o Tiago Valença que faz um desabafo:


Torcedores Garanhuenses, estão lembrados deste cidadão da foto? É César Augusto, Árbitro FPFS. Lembram da maior barbeiragem que ele fez no ano de 2012 contra o SETE DE SETEMBRO pelo Campeonato Pernambucano em um jogo no CMA? quem não lembra, aconteceu o seguinte: Ele vinha apitando e revertendo faltas que seriam para o SETE e mudava descaradamente para a outra equipe, aí, um simples torcedor, que acho que desde que não haja violência, tem o direito de reclamar, gritou, gritou e gritou com ele, expressou a sua revolta, e esse cidadão imediatamente expulsou o torcedor e disse que só recomeçaria o jogo quando ele saísse da quadra. Sinceramente, vergonha, nunca vi na minha vida expulsar torcedor, essa é nova, alguém já viu isso no mundo?

E neste sábado ele aprontou mais uma, e pior ainda, o SETE vinha jogando bem, vencendo o jogo, fora de casa, em uma partida de semifinal estadual, poderia ter vencido, e o pessoal do SANTA fazendo falta em cima de falta, e ele só marcando contra o SETE, pendurando o time todinho de cartão amarelo. 

O time do SETE empatava o jogo em 2x2, e ele começou a reverter todas as faltas para o adversário. Até que veio a virada. 

O SETE vinha jogando bem, e após esses erros, perdeu a motivação do jogo. Perder dentro de quadra, jogando bola , aí tudo bem, mas perder pra árbitro, já é demais. Espero que o meu amigo LUIZ CLAUDIO tome providências e mande esse cidadão pra longe fazer uma reciclagem. Aqui temos árbitros de qualidade, GLAUCIANO MELO, MARCÍLIO PAULO, E PRINCIPALMENTE A VOLTA DA GRANDE ARISMERE.

Abaixo a ficha do jogo de hoje:

SANTA CRUZ 5 X 3 SETE DE SETEMBRO
17h - Ginásio do Arrudinha

Santa Cruz - Renato, Wanderson, Tibúrcio (3 gols), Lenon e Capacete (1 gol). Ainda no banco: Indio, Cidinho, Negada, Flaviano, Luiz Henrique (1 gol), William, Bilisco, Zanatha e Nando. Tec: André Maradona.

SETE: Nilson, Ícaro, Ewerton (1 gol), Thiago (1 gol) e Quarenta (1 gol). Ainda no banco: Fábio Caju, Juninho, Juba, Edson, Marcos e Fabrício. Tec: Alisson Tássio, Ass: Téc: Kleiton Cavalcanti e Presidente: Nilton Soares Ayres.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.