segunda-feira, 4 de junho de 2018

Prefeitura de Garanhuns responde em nota postagem do blog sobre desenvolvimento econômico

Recebemos agora a pouco uma nota da Prefeitura de Garanhuns sobre nossa postagem em que tecemos comentários quanto ao segundo governo do prefeito Izaías Régis, principalmente levando em conta o desenvolvimento econômico. 

Em nossa postagem (que vocês podem conferir aqui) trazemos várias observações, registrando que a primeira gestão teve grande aprovação popular e a segunda tem sido criticada. Afirmamos que precisamos debater as estratégias de desenvolvimento e nossas prioridades.

A nota de resposta traça um panorama da gestão Izaías, fala da atração de investimentos e a questão da CGU, quando registra estar "sanando pendências e corrigindo falhas para responder aos órgãos de controle", pois citamos que órgão apontou irregularidades na aplicação de recursos federais no município. Para suas conclusões, segue na íntegra, direto do gabinete do prefeito.



"É de notório saber que a crise que vem afetando o Brasil desde 2014 atingiu especialmente os municípios, por isso a concepção de políticas públicas de atração de investimentos, a criação de novos eventos e o fortalecimento de Micro e Pequenas empresas têm sido constantes nos últimos cinco anos em Garanhuns. Novos empreendimentos chegam todos os anos, isso quer dizer que, apesar da persistência da crise, o município tem sim, criado um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios.

O Hiper TodoDia; a Americanas Express; o Rui Barbosa Mall; a Central de Distribuição da Casa das Balas; a Drogasil; as Farmácias Pague Menos; as Casas Bahia; o Assaí são exemplos de novos investimentos da iniciativa privada em Garanhuns. Além de inúmeras franquias nos mais diversos segmentos como a Cacau Show; a Damyller; o Sanduba do Careca, entre outras. 

Todos os projetos que envolvem o comércio de Garanhuns são tratados com muita responsabilidade. É um desejo que a Avenida Santo Antônio seja revitalizada e o Governo Municipal vai continuar trabalhando para que isso se realize, mas é necessário contar com o apoio e a contribuição efetiva dos empresários locais e das entidades a que estes representam.

Para driblar a crise, investimos no desenvolvimento do trade turístico que está acontecendo graças às posições assumidas pelo Governo Municipal, com o entrelaçamento entre turismo, cultura e produção artesanal, fortalecendo Garanhuns como uma potência na atividade turística do Norte/Nordeste.

O faturamento de diversos setores de Garanhuns, no período que compreende a realização dos eventos como o Viva Dominguinhos, Festival de Inverno e A Magia do Natal apresentam expressivos números positivos que movimentam toda uma cadeia produtiva que envolve hotéis, gastronomia, artesanato, segmentos estes que chegam a triplicar o faturamento durante os períodos mencionados. 

A Magia do Natal, como citado no blog, tem peças produzidas por mais de 50 artesãos, por meio da Associação Casa do Artesão, gerando uma fonte de renda para famílias durante o ano inteiro. A preocupação com o erário público é tanta que representantes da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, assim como da Casa do Artesão foram ao Ministério Público para fazer a entrega das prestações de contas de todos os anos de realização do evento, bem como ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e apresentaram até comprovação de devolução de dinheiro que não foi utilizado.

Além de Garanhuns, as cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina também foram auditadas pela Controladoria Geral da União no ano passado. O Governo Municipal já está sanando as pendências e corrigindo as falhas para que possa proceder a defesa da Gestão junto aos Órgãos de Controle. 

Ainda na questão desenvolvimento, foram desenvolvidas diversas ações para trazer os potenciais empresários para a formalidade e prestar assistência técnica a esses empreendedores. Um destaque especial para as licitações exclusivas para micro e pequenas empresas o que favorece a participação dos empreendedores locais fazendo com que o dinheiro circule dentro do município.

O Espaço do Empreendedor, criado em 2013, surgiu para apoiar as Micro e Pequenas empresas, especialmente ao Microempreendedor Individual, firmando parcerias com o setor empresarial, entidades de classe e demais provedores de desenvolvimento para que estes possam geram mais emprego e renda.

Garanhuns já foi contemplada com o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho – Prefeito Empreendedor, em 2014, e com o segundo lugar no prêmio Práticas Inovadoras em Gestão Pública, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em 2016, dois prêmios importantes sobre desenvolvimento econômico e isso demonstra que o município tem investido em um ambiente propício ao empreendedor.

O Governo Municipal de Garanhuns está, como sempre esteve, aberto a sugestões e parcerias de todos aqueles que queiram ver e contribuir com o desenvolvimento econômico de Garanhuns. O Governo do Estado de Pernambuco sempre contou com o apoio da Prefeitura de Garanhuns nas ações que trouxeram benefícios à população, como o IML Vivos e a Polícia Científica. 

Aguardamos, assim, sugestões, apoio e proatividade de todos para os mais diversos desafios enfrentados pela Gestão Pública, especialmente no contexto do Desenvolvimento Econômico durante esta crise em que o Brasil e o Estado de Pernambuco vêm passando.

Assessoria de Imprensa - Gabinete do Prefeito"

MOSTRA SESC DE CINEMA, gratuita, a partir desta terça-feira em Garanhuns


Sessões gratuitas serão realizadas no Salão de Eventos do Sesc Garanhuns, de 5 a 7 de junho, e terão filmes pernambucanos que compõem a etapa estadual do festival


Produções cinematográficas de cineastas e documentaristas pernambucanos, que fazem parte da etapa estadual da Mostra Sesc de Cinema, serão apresentadas nos dias 5, 6 e 7 de junho no Sesc Garanhuns. As sessões de curtas e longas-metragens são gratuitas e acontecem no Salão de Eventos da Unidade, sempre às 19h30. A Mostra visa valorizar o audiovisual brasileiro, dando espaço para a circulação de filmes que estão fora do circuito comercial. Os filmes foram selecionados para a programação do festival nacional referente ao biênio 2017/2018.

Nesta terça-feira (05/06), serão exibidos os curtas “Mayra está Bem”, de Juliana Lima; “Tarja Preta”, de Márcio Farias – ambos estarão no Sesc Garanhuns durante a exibição de seus filmes; e “O Gigantesco Imã”, de Petrônio Lorena e Tiago Scorza. Na quarta (06/06) tem “Nanã”, de Rafael Amorim; “Mata Norte”, de Tuca Silveira; e “Modo de Produção”, de Dea Ferraz. Na quinta (07/06), serão apresentados “Ultima Puella”, de Jota Bosco; “Dummies”, de Bruno Barrenha, que estará na sessão; “Superpina”, de Jean Santos, que também se fará presente; e “Baunilha”, de Leo Tabosa.

“A Mostra é uma excelente oportunidade de as pessoas conhecerem o que está sendo produzido de audiovisual no seu estado e no país. É a nossa arte na tela, que fala muito não só da nossa sociedade como de nós mesmos”, ressalta a instrutora de Atividades Artísticas do Sesc e coordenadora do projeto em Pernambuco, Naruna Freitas.

Mostra – Entre os dias 5 e 8 de junho, a Mostra Sesc de Cinema passa por Pernambuco, oferecendo sessões gratuitas. Além de Goiana, recebem as exibições as cidades de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Triunfo. Criado com o objetivo de incentivar a produção cinematográfica brasileira, o festival é dividido nas etapas regional e nacional e já está na segunda edição. No segundo semestre, alguns dos filmes selecionados vão circular por todo o país, sendo exibidos nas unidades do Sesc de todos os estados.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em

Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Mostra Sesc de Cinema
Datas: 5, 6 e 7 de junho
Local: Salão de Eventos do Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136 - Petrópolis
Horário: 19h30
Entrada gratuita
Informações: (87) 3761.2658

Programação

05/06
“Mayra está Bem” (Juliana Lima)
“Tarja Preta” (Márcio Farias)
“O Gigantesco Imã” (Petrônio Lorena e Tiago Scorza)

06/06
“Nanã” (Rafael Amorim)
“Mata Norte” (Tuca Silveira)
“Modo de Produção” (Dea Ferraz)

07/06
“Ultima Puella” (Jota Bosco)
“Dummies” (Bruno Barrenha)
“Superpina” (Jean Santos)
“Baunilha” (Leo Tabosa)

Câmara de Recife faz homenagem a mulheres Plus Size, dentre elas Amanda e Núbia de Garanhuns




Núbia Teixeira e Amanda Maciel 
O Projeto Social "AS MIL FACES DE UMA PLUS" organizado pela Associação das Mulheres Plus Size de Pernambuco que aborda a inclusão social, através do empoderamento feminino, resgatando a autoaceitação em vários níveis da beleza e saúde, independente dos patrões estereotipados irá homenagear 40 mulheres que se destacam em suas áreas de atuação profissional.

A solenidade da menção honrosa das 40 mulheres será realizada na Casa de José Mariano (Câmara dos Vereadores do Recife) em parceria com a deputada Priscila Krause, o vereador Rodrigo Coutinho e da presidente da associação já mencionada - Gdnia Sâmia Veras.

A editora-chefe do Blogativo (Amanda Maciel) será uma das homenageadas na solenidade e teve a grata surpresa de saber que sua amiga Núbia Teixeira (que sempre faz suas maquiagens para eventos especiais) também será contemplada com a honraria.

Conheça os nomes das 40 mulheres que serão homenageadas no próximo dia 14 deste mês:

1. Aline Cabral Leão – Estudante ee Pedagogia e Atleta de Futebol Americano;

2. Amanda Maciel de Lemos Vasconcelos Ferraz – Jornalista, Turismóloga e Diretora de Imprensa da AblogPE;

3. Ana Cláudia Costa Coutinho -Economista;

4. Anelisy Silva - Cabo da Polícia Militar e Empresária;

5. Cecília Botero - 1° Modelo Profissional de Pernambuco e Educadora;

6. Célia Marques Da Silva Santos – Ambientalista Ativista;

7. Chris Evelyn Da Silva Andrade - Contadora;

8. Cledena De Lemos Oliveira – Técnica em Enfermagem;

9. Cristina Karla Da Silva Melo – Cabeleireira;

10. Cynthya Roberta de Lima Barbosa - Auxiliar Administrativo;

11. Ellen Carmen Santana Nascimento – Logística;

12. Emmanuelle Alves De Albuquerque – Operadora de Telemarketing;

13. Fátima Campelo Pontes – Administradora e Artesã;

14. Flavia Toledo - Empresária;

15. Gabriela De Souza Silva – Maquiadora Profissional e designer de Penteados;

16. Germana Soares – Presidente Fundadora Da UMA (União De Mães De Anjo);

17. Jacilene Maria Oliveira Santana - Missionária;

18. Janaina Conceição Da Penha – Assistente Social;

19. Jeanne Maria De Souza Fonseca – Sargenta da Polícia Militar;

20. Josele Valeria De L. Silva - Social Media, Blogueira, 1° Blogueira cadeirante do estado de Pernambuco;

21. Kaenedy Couto Araujo – Motorista UBER;

22. Kassia Roberta Soares De Araujo – Monitora de Segurança Eletrônica;

23. Laryssa Geórgia S. Silva -Social Media /Fotógrafa;

24. Loretha Catramby – Publicitária;

25. Maga Moura - Comerciante;

26. Márcia Cristina Da S. Barbosa - Personal Bronze;

27. Maria Barbara Freitas – Promotora de Eventos;

28. Marilane Pessoa Cirilo - Empresária;

29. Marluce Farias Correia de Albuquerque – Gestora Imobiliária;

30. Michelli Amorim Silva – Atriz e Poetisa;

31. Natalia Maciel Carneiro – Administradora em Marketing;

32. Núbia Poliana Cardoso Teixeira Pires de Lima – Pedagoga e Professora da SEDUC - PE;

33. Patrícia Cavalcante Gomes da Silva – Cake Designer e Estudante De Enfermagem;

34. Paula Berlamino – Presidente Da Revista Imobe/ Inova;

35. Sandra Maria Da Silva Santos – Mestra em Educação;

36. Sylvya Olyveyra – Orientadora Corporal;

37. Tatiana Da Silva Correia – Técnica em Segurança Do Trabalho;

38. Tatiane Lopes Dos Santos – Dona de Casa;

39. Valeska Roberta Pereira Pino – Enfermeira e Empreendedora;

40. Vânia Silva – Gestora Em RH.

E o Desenvolvimento Econômico de Garanhuns? Breve análise!

foto: CDL Garanhuns


Precisamos discutir o desenvolvimento econômico de Garanhuns. O governo municipal fez um trabalho aprovado pela maioria da população na primeira gestão do prefeito Izaías Régis, mas perdeu o rumo depois da reeleição. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tinha alguns projetos, dentre eles, a CIELA, que consistia em criar uma espécie de distrito industrial de pequeno porte, ofertando terrenos a quem quisesse gerar empregos em Garanhuns. A ideia era interessante, mas acabou se perdendo no tempo e no espaço, e ninguém acompanha mais como está aquilo lá.

Desde a saída inexplicada de Geandré Nogueira, Izaías se distanciou da CDL, chegando a tratar de forma ríspida em entrevistas. O projeto apresentado para o centro da cidade nunca saiu do papel, era uma das mais importantes promessas, o que daria um novo status ao comércio, principal polo econômico do Agreste Meridional. É notória a dificuldade de comerciantes no entorno da Av. Santo Antônio. Ruas como Dom José e Dr. José Mariano têm grande rotatividade de lojas que abrem, passam alguns meses, e fecham, até outro comerciante fazer o mesmo roteiro naquele ponto. Ah! Até os motoristas de vans de mais de 40 municípios da região vivem cobrando melhor tratamento do Governo Municipal, eles que trazem diariamente milhares de pessoas para utilizarem nossos serviços, principalmente nas áreas de educação e saúde, e claro, para o comércio. 

Conta contra Garanhuns também a forma que o prefeito trata o governo do estado, sempre com críticas de quem faz oposição e não busca parcerias. O que está sendo feito neste sentido tem sido pela procura do estado que veio à prefeitura, como o IML Vivos, a Polícia Científica e a Escola Técnica, que aliás, não recebeu da prefeitura o terreno solicitado, conforme as necessidades. 

Quanto aos investimentos em obras do Governo Federal em Garanhuns, é outro problema. O relatório da CGU - Controladoria Geral da União - apontou diversas falhas na execução dos projetos e gastos do dinheiro repassado pela União. Houve uma espécie de auditoria na prefeitura e pode gerar inclusive bronca futura. Nesta questão, entra a CEAGA, obra de reforma que não termina nunca e tem maltratado economicamente os feirantes, que viram o movimento despencar. É a economia rural, gente que precisa da maior feira de Garanhuns para sustentar as famílias, e não têm outras alternativas. 

Na segunda gestão o que se tem da secretaria de desenvolvimento são parcerias com Sebrae, Senac, e outras instituições de formação profissional. Não há em gestação um grande projeto de impacto que gere empregos e renda.

A prefeitura tem dois grandes investimentos; O Festival Viva Dominguinhos e A Magia do Natal. O primeiro aconteceu em abril, e mesmo sendo um sucesso de público e crítica, gerou apenas uma vaga de emprego em Garanhuns, segundo o CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Ou seja, gera trabalho, mão de obra autônoma e temporária, que não se sustenta já no mês seguinte. De carteira assinada, praticamente nada, embora incremente a economia turística do município. Percebe-se que mesmo os que faturam no período não ofertam mais empregos formais.

Quanto ao Natal, está no Ministério Público a investigação sobre suposto superfaturamento. O Natal é atualmente o maior projeto econômico do governo municipal, que tem demonstrado que este tipo de ação é a prioridade da gestão. Incrementa o comércio e o turismo no final do ano. 

Por tudo isto, por Garanhuns, precisamos voltar a discutir o modelo de desenvolvimento econômico do município. Se vamos investir na oferta de serviços, precisamos melhorar a infraestrutura. Não podemos ter ruas esburacadas no Polo de Saúde. Precisamos melhorar tráfego de veículos e educar antes de multar. A possibilidade da multa assusta. Conheço gente que está evitando ir ao comércio. Precisamos atender melhor a clientela regional, sob o risco de passarem a comprar em outros centros comerciais. Precisamos requalificar o comércio. Um terminal de passageiros é urgente. Se é este nosso perfil econômico, o que temos feito para otimizá-lo?

Precisamos oferecer um centro de convenções com mais estrutura, para atrair mais eventos, inclusive de grande porte, e que seja permanente, com atividades o ano todo. Precisamos investir em cultura de verdade, que atenda expectativas do turista que deseja ver nossa identidade local.

Precisamos ter projetos municipais para a agricultura e a bacia leiteira. E sobre isso, vou falar no próximo post, quando desenvolveremos uma sugestão de um professor da Universidade Rural, aqui em Garanhuns, que nos enviou o questionamento.

Portanto, o que a prefeitura tem feito atualmente para gerar empregos? Com auditoria da CGU sobre repasses do governo federal, e com pouco diálogo com Governo Estadual e CDL, o momento é de provocar o debate para que se possa gerar alternativas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.