segunda-feira, 4 de junho de 2018

Prefeitura de Garanhuns responde em nota postagem do blog sobre desenvolvimento econômico

Recebemos agora a pouco uma nota da Prefeitura de Garanhuns sobre nossa postagem em que tecemos comentários quanto ao segundo governo do prefeito Izaías Régis, principalmente levando em conta o desenvolvimento econômico. 

Em nossa postagem (que vocês podem conferir aqui) trazemos várias observações, registrando que a primeira gestão teve grande aprovação popular e a segunda tem sido criticada. Afirmamos que precisamos debater as estratégias de desenvolvimento e nossas prioridades.

A nota de resposta traça um panorama da gestão Izaías, fala da atração de investimentos e a questão da CGU, quando registra estar "sanando pendências e corrigindo falhas para responder aos órgãos de controle", pois citamos que órgão apontou irregularidades na aplicação de recursos federais no município. Para suas conclusões, segue na íntegra, direto do gabinete do prefeito.



"É de notório saber que a crise que vem afetando o Brasil desde 2014 atingiu especialmente os municípios, por isso a concepção de políticas públicas de atração de investimentos, a criação de novos eventos e o fortalecimento de Micro e Pequenas empresas têm sido constantes nos últimos cinco anos em Garanhuns. Novos empreendimentos chegam todos os anos, isso quer dizer que, apesar da persistência da crise, o município tem sim, criado um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios.

O Hiper TodoDia; a Americanas Express; o Rui Barbosa Mall; a Central de Distribuição da Casa das Balas; a Drogasil; as Farmácias Pague Menos; as Casas Bahia; o Assaí são exemplos de novos investimentos da iniciativa privada em Garanhuns. Além de inúmeras franquias nos mais diversos segmentos como a Cacau Show; a Damyller; o Sanduba do Careca, entre outras. 

Todos os projetos que envolvem o comércio de Garanhuns são tratados com muita responsabilidade. É um desejo que a Avenida Santo Antônio seja revitalizada e o Governo Municipal vai continuar trabalhando para que isso se realize, mas é necessário contar com o apoio e a contribuição efetiva dos empresários locais e das entidades a que estes representam.

Para driblar a crise, investimos no desenvolvimento do trade turístico que está acontecendo graças às posições assumidas pelo Governo Municipal, com o entrelaçamento entre turismo, cultura e produção artesanal, fortalecendo Garanhuns como uma potência na atividade turística do Norte/Nordeste.

O faturamento de diversos setores de Garanhuns, no período que compreende a realização dos eventos como o Viva Dominguinhos, Festival de Inverno e A Magia do Natal apresentam expressivos números positivos que movimentam toda uma cadeia produtiva que envolve hotéis, gastronomia, artesanato, segmentos estes que chegam a triplicar o faturamento durante os períodos mencionados. 

A Magia do Natal, como citado no blog, tem peças produzidas por mais de 50 artesãos, por meio da Associação Casa do Artesão, gerando uma fonte de renda para famílias durante o ano inteiro. A preocupação com o erário público é tanta que representantes da Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, assim como da Casa do Artesão foram ao Ministério Público para fazer a entrega das prestações de contas de todos os anos de realização do evento, bem como ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e apresentaram até comprovação de devolução de dinheiro que não foi utilizado.

Além de Garanhuns, as cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina também foram auditadas pela Controladoria Geral da União no ano passado. O Governo Municipal já está sanando as pendências e corrigindo as falhas para que possa proceder a defesa da Gestão junto aos Órgãos de Controle. 

Ainda na questão desenvolvimento, foram desenvolvidas diversas ações para trazer os potenciais empresários para a formalidade e prestar assistência técnica a esses empreendedores. Um destaque especial para as licitações exclusivas para micro e pequenas empresas o que favorece a participação dos empreendedores locais fazendo com que o dinheiro circule dentro do município.

O Espaço do Empreendedor, criado em 2013, surgiu para apoiar as Micro e Pequenas empresas, especialmente ao Microempreendedor Individual, firmando parcerias com o setor empresarial, entidades de classe e demais provedores de desenvolvimento para que estes possam geram mais emprego e renda.

Garanhuns já foi contemplada com o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho – Prefeito Empreendedor, em 2014, e com o segundo lugar no prêmio Práticas Inovadoras em Gestão Pública, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em 2016, dois prêmios importantes sobre desenvolvimento econômico e isso demonstra que o município tem investido em um ambiente propício ao empreendedor.

O Governo Municipal de Garanhuns está, como sempre esteve, aberto a sugestões e parcerias de todos aqueles que queiram ver e contribuir com o desenvolvimento econômico de Garanhuns. O Governo do Estado de Pernambuco sempre contou com o apoio da Prefeitura de Garanhuns nas ações que trouxeram benefícios à população, como o IML Vivos e a Polícia Científica. 

Aguardamos, assim, sugestões, apoio e proatividade de todos para os mais diversos desafios enfrentados pela Gestão Pública, especialmente no contexto do Desenvolvimento Econômico durante esta crise em que o Brasil e o Estado de Pernambuco vêm passando.

Assessoria de Imprensa - Gabinete do Prefeito"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.