sábado, 25 de julho de 2015

FREI MOLAMBO: Marcelo Francisco encanta público do teatro no Festival de Inverno de Garanhuns




A nona noite da 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) recebeu, no Teatro Luiz Souto Dourado, o monólogo Frei Molambo, interpretado pelo garanhuense Marcelo Francisco. O espetáculo retrata a vida de um frei que decide sair pelo mundo pregando e ensinando aos povos as profecias bíblicas e anunciando o apocalipse. No texto, o frei faz um acordo com seu anjo da guarda para que a cada erro que seja cometido em sua jornada, ele dará um rasgão em sua roupa. Então, ele sai rasgando toda roupa até encontrar um ser misterioso que o torna mais humilde. O monólogo faz críticas sobre hipocrisia, conflitos sociais, casamento, religião e sexualidade, de maneira cômica e reflexiva. O espaço, que têm capacidade para 530 pessoas, ficou lotado de pessoas que se divertiram e interagiram com o espetáculo.

A apresentação foi dedicada à memória do ator e ex-presidente da Federação de Teatro de Pernambuco (Feteape), Zácaras Garcia, que deixou amigos e amantes da arte do teatro em Garanhuns. A homenagem contou com a presença de profissionais da área como o escritor e radialista Carlos Janduy, que dedicou uma poesia em memória do amigo; o comunicador Ronaldo César, a diretora de teatro Sandra Albino, entre outros. O palco foi tomado por uma grande emoção que contagiou o público presente. Para o amigo Ronaldo César, esse foi um momento inesquecível. “Nós, amigos, não poderíamos deixar de homenageá-lo. Zácaras teve um papel fundamental para o teatro em Garanhuns, como presidente da Feteape (Federação de Teatro Amador de Pernambuco) e depois como incentivador, crítico e produtor. Em sua época, nossa cidade chegou a ter mais de dez grupos de teatro produzindo e participando das mostras e seletivas. Por isso, nos reunimos e decidimos que não poderíamos deixar de homenagear a memória de Zácaras, neste festival, que em 20 anos, é o primeiro festival sem ele. Agradecemos à Fundarpe pela homenagem”, comenta.

Na ocasião, o ator do monólogo, Marcelo Francisco, falou sobre a emoção de se apresentar durante o Festival de Inverno em Garanhuns. “Estou em estado de êxtase. Estava tremendo de nervoso ao ver um público tão grande. Esse ano, se apresentar tem um gosto especial pra mim, por ser o único espetáculo de Pernambuco a estar na programação. É uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo é, também, um prazer muito grande. O frei, apesar de ser um espetáculo muito simples e ter essas pitadas cômicas, é um texto muito reflexivo a respeito de tudo que vivemos nos dias de hoje”, disse. 

Texto: Thayna Chaves
SECOM GARANHUNS


Andrea Amorim mostra o batuque na noite de Festival de Inverno



Última noite da 25ª Edição do FIG2015.

Andrea Amorim, no Palco Mestre Dominguinhos, vai mostrar a energia e a música que levou a artista para palcos do mundo todo, com participação do Projeto Batuque. Sucesso!!

A noite finda com Capital Inicial.


Clínica veterinária e pet shop: Caninos & Gatitos inaugura em Garanhuns




Garanhuns ganha neste sábado, 25 de julho, a mais nova clínica veterinária e pet shop da cidade: a Caninos & Gatitos. E você é nosso convidado especial para conhecer as modernas e sofisticadas instalações do novo espaço do seu bichinho de estimação. A abertura segue até às 14h, na Avenida Euclides Dourado, 462, em Heliópolis (ao lado do Varanda Restaurante).

E mais, haverá muita diversão, alegria, música, guloseimas e lazer com a equipe de Geraldo Palhaço e seus assistentes Frajola e Tcuchucão. Traga o seu pet, ganhe brindes e concorra a prêmios especiais. Estamos esperando por todos vocês para um dia ‘petlegal’!

APAE dá show de cultura e animação no Festival de Inverno de Garanhuns



O "Grupo Nossa Arte" da APAE Garanhuns apresentará ‪#‎MARACATU‬‪#‎PUXADAdeREDE‬," , neste Sábado (25) no palco da Cultura Popular, mostrando ao público um verdadeiro ‪#‎SHOWdeARTE‬, ‪#‎CULTURA‬ e ‪#‎SUPERAÇÃO‬, mostrando que é possível se promover a "INCLUSÃO" através da ARTE.

Além de belo, o espetáculo é emocionante.

"Inclusão se Conquista com Autonomia"


IGOR CARDOSO: Belo livro sobre Fernand Jouteux resgata quadro de uma história emocionante e incrível em Garanhuns

Igor Cardoso lança seu primeiro livro
EM TEMPO:
Igor apresenta palestra sobre o assunto, nesta quarta-feira (28), no Instituto Histórico de Garanhuns, dentro da programação do FIG

AGORA, DAQUI PRA BAIXO, MATÉRIA PUBLICADA ORIGINALMENTE EM 25/07/2015

Meus prezados familiares e amigos: 

É com enorme alegria que lhes informo que acabo de autorizar, na editora, a impressão de meu primeiro livro sobre temática garanhuense - FERNAND JOUTEUX: O MAESTRO DE CHAPÉU DE COURO E SUA "BELA ALIANÇA" COM GARANHUNS.

Trata-se da incrível história real desse grande maestro francês que, radicado em sua Fazenda "Bela Aliança", na zona rural de Garanhuns, compôs uma ópera inspirada em "Os Sertões", de Euclides da Cunha, e, na tentativa de montá-la, cruzou com Lampião, com o Padre Cícero, com Presidentes da República e até com o Rei da Bélgica. 

O lançamento ocorrerá no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns - IHGG, no sábado, dia 25 de julho, às 19h, dentro da programação oficial do Instituto para o 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) (imagem anexa). Aos que forem a Garanhuns, nossa sede - o Casarão de Souto Filho - está localizada defronte ao Centro Cultural (antiga Estação Ferroviária), a poucos passos da Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara).

Este ainda não é o convite oficial - que está sendo preparado pela editora -, mas, conforme prometido, já vou repassando para vocês as informações relativas ao evento. Será um prazer dividir, com todos os que puderem comparecer, as emoções deste dia, decerto um dos mais importantes de minha vida.

O livro tem prefácio de Dominique Dreyfus, da Universidade Sorbonne, de Paris, e autora do melhor ensaio já escrito sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga; apresentação de Marcílio Lins Reinaux, artista plástico e escritor premiado, imortal da Academia de Letras de Garanhuns; e orelha de Luzinette Laporte, escritora também consagrada, merecedora de diversos elogios e prêmios por parte da Academia Pernambucana de Letras. Os três garanhuenses - de nascimento ou de coração; os três de ancestralidade francesa, como o maestro Fernand Jouteux.

Orelha do Livro
Luzinette Laporte de Carvalho: Parabéns a Garanhuns por ter um filho digno da altitude e da grandeza da cidade. Que Garanhuns, ao ler O Maestro de Chapéu de Couro – e sua “Bela Aliança” com Garanhuns, reencontre-se com sua vocação pela cultura. Como está declarado em sua bandeira: AD ALTIORA TENDERE! (Tender às Alturas!)

FILMES DA PROGRAMAÇÃO DO CINE ELDORADO EM GARANHUNS: Pixels, o Filme






Pixels
Lançamento (1h46min
Dirigido por
ComAdam SandlerMichelle MonaghanKevin James mais
GêneroFicção científica , Ação , Comédia
NacionalidadeEUA
AdoroCinema  3,5
Imprensa  2,5 18 críticas
Usuários  4,0 por 58 notas das quais 3 críticas
Meus amigos Descubra a opinião dos seus amigos agora!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.