sexta-feira, 12 de abril de 2019

Em Olinda, exposição de fotografias mostra os Caminhos da [C]alma

Professora da UPE, Arine Lyra mostra olhares sobre Olinda, Recife, Porto Alegre e Japaratinga 

Diretor da POLI/UPE, Profº José Roberto, e o reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, prestigiaram Arine Lyra
 
A professora universitária, e agora também fotógrafa, Arine Lyra, está fazendo sua primeira exposição, Caminhos da [C]alma, com registros por onde caminhou nos últimos dois anos: Ruas e igrejas de Olinda, praças e parques de Recife e Porto Alegre, e a praia de Japaratinga, em Alagoas. A mostra tem participação de muitas mãos e surge sob o olhar do artista plástico Antônio Mendes, com seus 30 anos de experiência.

A mostra está aberta ao público desde o final de março, e segue até 28/04. Na abertura contou com a presença de vários amigos, a exemplo do diretor da POLI/UPE, Profº José Roberto, e o próprio Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão. O local escolhido tem tudo a ver com as fotografias, A Casa é Sua Hamburgueria, na Rua do Amparo, em Olinda. 

"Para mim, a fotografia é um momento de presença, de conexão profunda com meu ‘eu’ e com o que é contemplado. Então, além de muito sentimento ao clicar, cuido de todo o processo de tratamento da imagem, de impressão e de emolduramento. Tudo foi realizado com atenção no gerenciamento dos equipamentos e dos insumos utilizados, além de cuidados especializados. E muito carinho..." _ Registra Arine Lyra.

FOTOGRAFIAS: As impressões foram feitas em estúdio e atelier com impressora de alta definição e tintas originais com pigmentos de qualidade que se espalham no papel sem borrar, com ótima fixação e capazes de produzir cores vívidas e profundas, pretos intensos e áreas sombreadas densas. 

A edição é limitada, com tiragens de até #5 impressões, numeradas e assinadas individualmente. Todas as fotografias podem ser adquiridas em tamanhos especiais de acordo com as preferências do comprador.

Os papeis e telas fine art série Canson® Infinity são de uso profissional, compostos de fibras naturais que garantem fidelidade de cor, fixação de tinta e durabilidade da fotografia por muitos anos. São os mesmos papéis utilizados para galerias e museus.

As fotografias são emolduradas com madeira certificada e tratada para evitar insetos, e com passe-partout - papel de gramatura alta (entre a fotografia e a moldura) com o objetivo de proteger a obra e evitar a transferência direta de temperatura e condensação do ar entre a superfície do vidro e o papel da fotografia.

Instagram: @arine.lyra

Serviço:
MOSTRA FOTOGRÁFICA: Caminhos da [C]alma

Onde: A Casa é Sua Hamburgueria - Rua do Amparo, 157 - Olinda 
Quando? Segue até 28 de abril 

Quintas, sexta e sábados, das 18h às 23h
Domingos, 17h às 22h


FESTIVAL DE INVERNO / GARANHUNS PODERÁ TER MUSEU DO FIG E CENTRO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Deputado Sivaldo Albino apresentou proposta à Secretaria de Cultura do Estado





Reunido com o Secretário de Cultura do Estado, Gilberto Freyre Neto, no início deste mês, o deputado Sivaldo Albino levou algumas reivindicações relacionadas ao Festival de Inverno de Garanhuns, dentre elas, uma que promete ter impacto direto na economia de Garanhuns o ano todo, aproveitando o potencial do Festival de Inverno, realizado sempre no mês de julho.

A criação do Museu Dinâmico do FIG e de um centro de produção audiovisual, pleito inclusive aprovado por unanimidade pelo Plenário da Alepe, através de indicação parlamentar, foram assuntos aos quais o Secretário de Cultura se mostrou bastante receptivo e otimista, sobretudo porque acredita na possibilidade de captação de recursos junto à iniciativa privada para concretizá-los.

Gilberto Freyre também mostrou-se simpático à antiga reivindicação da sociedade de Garanhuns de ter uma espécie de comitê permanente do FIG, formado por representantes dos órgãos estaduais, municipais, do comércio, dos artistas, da imprensa, da rede hoteleira, enfim, um arranjo institucional onde todos possam, a cada ano, avaliar, discutir e sugerir melhorias e inovações para o aperfeiçoamento do Festival.

"Fiquei muito satisfeito com a reunião porque o Secretário, com sua habitual atenção, nos ouviu atentamente e considerou todos os nossos pleitos como sendo viáveis, sinalizando com forte possibilidade de concretização", disse Sivaldo. Segundo o parlamentar, seria um grande presente para o município e para os amantes do festival receber no próximo ano um Museu do FIG, justo quando o Festival completa 30 anos de existência. "Além de se tornar um novo ponto turístico do município, teríamos finalmente um local de preservação da memória do Festival, onde munícipes e turistas poderão assistir às apresentações do FIG o ano inteiro", destacou o deputado.

Na oportunidade Sivaldo também fez questão de visitar Teresa Amaral, filha do ex-prefeito Ivo Amaral, criador do FIG, técnica da Fundarpe que ele considera uma das melhores e mais competentes do estado, e que poderá dar uma grande contribuição no planejamento e execução dos pleitos apresentados ao Secretário. 

Por fim, Sivaldo também tratou de questões relacionadas ao FIG 2019, a exemplo da divulgação da grade do Festival em Garanhuns, como ocorreu ano passado, de sua divulgação com maior antecedência e de algumas sugestões que considera importantes para a melhoria do evento, a exemplo de dar uma maior atenção e promover atividades voltadas à promoção da gastronomia local e regional.

AMSTT INSTALA DOIS NOVOS SEMÁFOROS EM GARANHUNS

Novos dispositivos foram instalados nas avenidas Júlio Brasileiro e Agamenon Magalhães



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) finalizou, nesta quinta-feira (11), a instalação de novos semáforos em dois pontos da cidade. O primeiro local a receber o dispositivo foi o cruzamento entre as avenidas Júlio Brasileiro e Frei Caneca, e o outro foi instalado na avenida Agamenon Magalhães.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA / Alepe escuta organizações sociais

Resultado de imagem para REFORMA DA PREVIDENCIA PEC 06/2019

A Comissão Parlamentar Especial da Reforma da Previdência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estará ouvindo, na próxima segunda-feira (15), entidades representativas da classe trabalhadora sobre a PEC 06/2019. A proposta é possibilitar que as organizações possam expor suas análises e propostas em relação ao documento apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. 

Essa é a primeira de três atividades previstas, com o objetivo de subsidiar o relatório final do Colegiado, que será entregue à sociedade, deputados federais e senadores, mostrando o posicionamento de Pernambuco sobre o tema. Dezessete organizações já confirmaram presença. 

As duas etapas seguintes são uma Exposição com o economista Eduardo Moreira, sobre a Reforma da Previdência e os seus Impactos, prevista para o dia 29 de abril; e uma Audiência Pública, ainda sem data definida.

A Comissão, que tem o prazo de duração de 90 dias, tem como membros-titulares os deputados Doriel Barros (presidente), Teresa Leitão (vice), João Paulo (relator), Isaltino Nascimento e Rogério Leão. São suplentes: Antônio Fernando, Dulcicleide Amorim, Fabrizio Ferraz, Juntas e Professor Paulo Dutra.

A reunião será às 9h, no Auditório Ênio Guerra, localizado no 4º andar do Anexo I, Rua da Aurora, 439 – Boa Vista – Recife.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém beneficia turismo em Pernambuco



Começa neste sábado (13) a 52ª temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém no município do Brejo da Madre de Deus. Realizada desde 1968, o espetáculo tem projetado o nome de Pernambuco para muito além das suas fronteiras. Ao longo da sua história, a encenação já atraiu mais de 3,5 milhões de expectadores, muitos deles turistas de outros estados e do exterior que vieram conhecer de perto o maior teatro ao ar livre de mundo e se emocionar com a magnífica encenação do drama da Paixão.

Conhecido em todo o Brasil, o espetáculo ocupa, na Semana Santa, um espaço de destaque nos mais diversos veículos de comunicação do País e do mundo, inspirando o surgimento de apresentações similares pelo País a fora, tanto em capitais, como nos mais distantes rincões do interior.

A projeção alcançada pelo espetáculo de Nova Jerusalém gera significativos frutos para o segmento do turismo de Pernambuco na época da Semana Santa. Nesse período, a rede hoteleira do Recife e de polos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru recebem grande fluxo de visitantes que chegam para assistir ao espetáculo e também para aproveitar as atrações culturais e as belezas naturais de Estado.

No Brejo da Madre de Deus, onde está localizada a cidade-teatro, circulam cerca de 250 mil pessoas durante a temporada. Desse total, cerca de 50 mil vão assistir ao espetáculo. A outra parte é atraída pelos shows realizados no entorno da cidade-teatro e a feira de artesanato e pavilhão de alimentação que funciona próximo ao evento. No geral, são gerados muitos negócios em função da realização do espetáculo, incluindo investimentos em mídia, produção, movimento no comércio formal, feira de artesanato, hotéis, pousada e transportes turísticos no estado de Pernambuco.

Como acontece todos os anos, a encenação contará com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João). Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena), José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) e Rafaella Carvalho (Herodíades).

O ator Juliano Cazarré afirma que interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é muito mais que um trabalho. Ele considera um presente divino, que irá lhe proporcionar uma jornada espiritual. “É um momento de estudo, de recolhimento, de concentração, de tentar entender e aprender um pouco mais sobre a figura de Jesus e os seus”, afirmou.

Para a atriz Priscila Fantin, viver o papel de Maria será uma grande responsabilidade. “Eu estou muito honrada de estar interpretando uma personagem tão famosa. Sei que o público aqui chega a milhares de pessoas e eu nunca pensei em me apresentar para um público tão grande. Estou bem ansiosa".

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser obtidas pelo site www.novajerusalem.com.br, ou Instagram @paixaodecristooficial ou www.facebook.com/paixaodecristodenovajerusalem

De onde vem o dinheiro para pagar o 13º do Bolsa Família?

Imagem relacionada

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) está questionando de onde virá o dinheiro para pagar o 13º do Bolsa Família, que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou esta semana. O deputado é a favor que se pague, como aliás também anunciou o governador Paulo Câmara em Pernambuco, contudo, Cabral afirma que não haveria previsão orçamentária da União para o pagamento de quase 14 milhões de famílias.

O Diário de Pernambuco traz uma reportagem na qual Bolsonaro afirma que o dinheiro virá do combate às irregularidades, ou seja, ainda não tem o recurso, e espera vir do próprio programa, caso encontre falhas no pagamento que gerem este valor todinho que banque um 13º ainda em 2019.

Como não vai ter aumento no Bolsa Família, medida contestada por especialistas, é como se a própria economia do programa tentasse pagar a conta que virá, através de medida provisória somente em outubro, para entrar em vigor em dezembro, para efetuar o pagamento.

AGORA COMIGO: Foi anunciado o pagamento, mas depois se vê como fazer. Não deveria ser assim. As pessoas não podem comprar se não têm o dinheiro para pagar.

Bolsonaro passou a campanha criticando o Bolsa Família, na reta final, para conseguir crescer no Nordeste, prometeu o 13º do programa. Disse que ia fazer diferente, e agora aumentou os repasses do programa, sem anunciar nenhuma contrapartida social.

O Bolsa Família é muito importante para dar o sustento mínimo a famílias pobres, e toda iniciativa no programa tem que ser muito bem programada e executada, pois chega a milhões de pessoas e custa bilhões de reais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.