sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Ministério da Infraestrutura autoriza Bemisa a construir ferrovia ligando Piauí ao Porto de Suape




BRASÍLIA – A mobilização comandada pelo Governo de Pernambuco, que reuniu a bancada federal do Estado, além do setor empresarial, em torno de uma alternativa para a ligação ferroviária entre o Piauí e o Porto de Suape, conquistou um grande avanço nesta quinta-feira. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou a autorização para que a mineradora Bemisa construa e explore uma ferrovia de 717 quilômetros conectando Curral Novo, no Piauí, ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife.

O ministro deu início, ainda, ao processo de consulta pública para que a Ilha de Cocaia seja retirada da área do Porto Organizado de Suape, o que possibilitará a movimentação de cerca de 20 milhões de toneladas de minério por Suape. Ao sair da chamada Poligonal do Porto, a ilha se torna viável para a instalação de um terminal privado de minério de ferro e, com isso, viabiliza a construção da ferrovia ligando o interior do Piauí ao atracadouro pernambucano.

O investimento previsto no projeto é de R$ 5,7 bilhões, com a expectativa de gerar milhares de empregos para os pernambucanos. O grupo Bemisa, um dos maiores do País no ramo de exploração e exportação de minérios, é o investidor privado captado pelo Governo de Pernambuco, em 2019, para escoar o minério por Suape. A empresa, com sede em Minas Gerais, formalizou o interesse em viabilizar a ferrovia ao Minfra no dia 2 de setembro deste ano.

“A confirmação desse projeto ferroviário entre o Piauí e o Porto de Suape é uma vitória de todos os pernambucanos. Temos trabalhado em parceria com a Bemisa para concretizar essa obra pelas indiscutíveis vantagens de Suape e, mais do que nunca, esse investimento está em um caminho irreversível para a sua concretização já nos próximos anos. A ferrovia vai cortar o Estado de ponta a ponta e será mais uma grande vantagem logística para Pernambuco, com a criação de milhares de empregos em setores diversos”, avaliou Paulo Câmara.

A solicitação de construção da nova ferrovia entre o Piauí e Pernambuco é uma alternativa à Transnordestina, iniciada em 2006 e que permanece inacabada por conta de sucessivos atrasos na obra, a cargo da TLSA, empresa responsável pela concessão do serviço. Também participaram da reunião na capital federal o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, e o diretor de Planejamento e Gestão da estatal, Francisco Martins.

Doria e Moro selam pacto de não agressão, mas não abrem mão de liderar chapa em 2022



Um pacto de não agressão selado entre o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), é o mais novo elemento da disputa pelo Palácio do Planalto. O acordo entre eles foi celebrado em encontro, mas não representa, na atual conjuntura, um passo em direção a uma chapa conjunta: ambos, neste momento, não abrem mão da candidatura à Presidência.

A formação de uma candidatura de terceira via — que seja capaz de fazer frente a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) — tem outro obstáculo: Ciro Gomes (PDT) vem acentuando as críticas a Doria e Moro.

Entrevista: Doria afirma que a definição sobre uma candidatura única de centro deve ficar para abril ou maio e que, em sua opinião, ela não deve ser baseada apenas nas pesquisas eleitorais: “Se pesquisa e popularidade fossem suficientes, talvez escolhêssemos alguém completamente fora da política”
. O governador paulista tem 2% de intenções de voto segundo a última pesquisa Ipec, realizada em setembro.

Sesc Garanhuns promove campanha de arrecadação de brinquedos


 

O Banco de Alimentos do Sesc realiza neste mês de dezembro, em Garanhuns, uma campanha de arrecadação de brinquedos para o Natal de crianças carentes da cidade. As doações podem ser entregues até a segunda-feira, dia 20, na Central de Relacionamento do Sesc Garanhuns, localizada na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro. Além de brinquedos, que podem ser novos ou usados, também podem ser doados produtos de higiene pessoal e de limpeza. Tudo o que for arrecadado será destinado às famílias cadastradas nas instituições credenciadas ao Banco de Alimentos de Garanhuns, na quarta-feira, dia 22 de dezembro.

As pessoas podem fazer suas doações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. “Esta campanha tem como objetivo levar um pouco de alegria às crianças que não terão a oportunidade de ganhar um presente do Papai Noel, por causa das condições financeiras de seus familiares, que vivem em situação de vulnerabilidade. Participando desse ato de solidariedade, você pode mudar o Natal de muitos meninos e meninas”, explica Fabiana Santos, gerente do Sesc Garanhuns.

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital(https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas.Mais informações: www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço: Campanha de Arrecadação de Brinquedos
Realização: Banco de Alimentos do Sesc Garanhuns
Período de entrega: até 20 de dezembro
Local: Sesc Garanhuns – Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Informações: (87) 3761-2658

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.