|
Izaías e Paulo selaram a boa convivência desde o Festival de Inverno, com iniciativas de prestígio de lado a lado |
Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, pensa na eleição de sua sucessão 24h por dia, tem analisado todas as opções disponíveis, deixado portas abertas e, analisando pesquisas, aproximando-se até dos adversários. Por outro lado, o governador Paulo Câmara e a Frente Popular de Pernambuco escolheram Garanhuns como uma das prioridades para 2020.
|
Izaías mudou sua relação com o governo estadual,
dando margem a análises políticas |
A primeira opção de Izaías é eleger seu atual vice-prefeito, Haroldo Vicente, no entanto as pesquisas têm mostrado que a missão é difícil. Mesmo com tanta exposição e o nome atrelado, Haroldo não deslancha, aparece sempre na quarta colocação, e o problema não é só dele, Izaías não conseguiu repassar votos aos seus candidatos também na última campanha.
A segunda opção, e não necessariamente pela ordem, seria renunciar a seis meses da eleição e lançar sua esposa como candidata. Socorro Régis não tem experiência política, e a lógica é que Izaías tentaria com isso, em tese, seu terceiro mandato consecutivo. Este balão de ensaio foi testado informalmente nas redes sociais. O objetivo talvez seja ver se a primeira-dama aparece nas pesquisas, e o que pensam as pessoas.
A terceira opção é apoiar Silvino Duarte, que aposta em ser a interseção entre Izaías e Fernando Rodolfo. Aliás, o deputado já disse que pode apoiar o mesmo candidato de Izaías, se o nome for consensual, aliás o assunto já foi pauta de conversa entre Rodolfo e Armando Monteiro.
O prefeito não demonstra interesse em seguir com Silvino, e se acontecer será pelo fracasso do projeto Haroldo. Mas muita gente acredita que Silvino é a melhor opção para Izaías, que aposta no crescimento de Haroldo quando começar a campanha. A divisão entre os nomes de Haroldo e Silvino parece dificultar no futuro o apoio mútuo.
|
Paulo tem dado carga total na précandidatura de Sivaldo em Garanhuns |
A quarta opção tem virado assunto nas rodas de conversas políticas em Garanhuns, seria conversar com o PSB do governador Paulo Câmara e fechar um grande acordo pela candidatura de Sivaldo Albino.
Quem esteve no Seminário Todos por Pernambuco com a presença de Paulo Câmara esta semana na Escola Técnica e ouviu o discurso de Izaías, diria que o prefeito é o grande aliado dos socialistas em Garanhuns. Izaías fez pedidos, saudou o governador com uma fala empolgada: "Somos Todos por Pernambuco"; "Depois da eleição nós somos todos aliados"; "É preciso modernizar o discurso e trabalhar juntos"...
Izaías também desejou que Sivaldo faça um grande trabalho por Garanhuns na assembleia, e nas saudações se referiu a Sileno Guedes como grande amigo e com quem sempre conversa. Sileno é o presidente estadual do PSB e grande articulador político da legenda.
Pode até ser estratégia de Izaías "atirar para todo lado", mas de qualquer forma a aproximação ao governo do estado, ao menos no aspecto de não ter mais briga, tem gerado bons comentários. O clima em Garanhuns ficou melhor. Dá para ser adversário político sem parecer inimigo de guerra.
Atualizado em 09/09, às 06h50