sábado, 20 de agosto de 2016

Medalha de Ouro da Seleção Brasileira cura traumas novos e antigos?



Depois de um início pífio, com jogos irritantes e empates com seleções inexpressivas, o time de Neymar e Cia. conseguiu superar seus traumas e ganhar a primeira Medalha de Ouro da história para o Brasil, único pentacampeão mundial no futebol profissional. Depois de tempo normal e prorrogação, coube ao próprio Neymar bater o quinto penalty que deu o título ao Brasil, para, enfim, ecoar o grito de Campeão Olímpico pelas 70 mil pessoas no estádio.

É bom lembrar que a Seleção vem de desempenhos vexatórios na Copa de 2014, Eliminatórias para 2018, e as duas Copas América, as duas vencidas pelo Chile, inclusive a do Centenário, nos Estados Unidos.

O jogo deste sábado, que valeu o Ouro Olímpico foi no Maracanã, e deixamos aqui cinco questionamentos sobre traumas que podem ter sido superados com a conquista da medalha:

1. Maracanaço de 1950. Decidindo em casa, a Seleção Brasileira daquela copa podia até empatar com o Uruguai. Fez ainda um a zero e levou a virada, perdendo o que seria o inédito título, que só viria em 1962, na Suécia. A partida de 1950 virou um trauma nacional, que foi além das 200 mil pessoas em campo e atravessou gerações. QUESTÃO: Vencendo uma Olimpíada no Maracanã, os fantasmas do passado desaparecerão?

2. Alemanha. A princípio, muita gente imaginou a partida válida pela final olímpica de 2016 como a revanche da Copa de 2014, quando levamos uma surra histórica por 7 X 1, que podia até ser mais. Não vencemos com a bola rolando neste sábado, mas valeu o resultado na disputa por penaltys. QUESTÃO: Mesmo com a Seleção Olímpica, devolvemos a derrota de 2014 e superamos o trauma vivido no Mineirão, naquele fatídico jogo da Copa em Casa?

3. Neymar. Entre lances de gênio e críticas por suas atuações nervosas e vida extra-campo, Neymar acabou como heroi do título, ao fazer o gol com a bola rolando, aliás, de falta (de gênio) e o último penalty da disputa. Acaba a Olimpíada como o principal responsável dentro de campo pela conquista do Ouro. QUESTÃO: Neymar superou seu trauma com a seleção, de não ter sido ainda tudo aquilo que se espera dele na Canarinha, e sempre pipocar ou estar ausente nas grandes decisões?

4. Própria Seleção: Se as Eliminatórias acabassem agora, a Seleção Brasileira, até então com Dunga, estaria fora da Copa da Rússia 2018. Fez jogos horríveis e estava longe do carinho da torcida. QUESTÃO: Com Tite e Neymar, a Seleção venceu seus traumas e agora vai deslanchar?

5. Novos Jogadores: A perda vergonhosa em casa, na Copa de 2014, mostrou que o Brasil não tinha jogadores no mesmo nível da Alemanha, e de lá pra cá não havia mudado muita coisa, com a cabeça dura de Dunga. QUESTÃO: Dá pra ver nesta Seleção Olímpica novos valores que possam ser aproveitados no time de Tite, para mudar a cara do Brasil e voltar a ter a confiança da torcida?

E aí? O que acham?

Saullo Paes apresentará programa na TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo. SAIBA MAIS!




Jornalista, blogueiro, produtor de eventos, cerimonialista... Uma gama de profissões cabem perfeitamente no criativo Saullo Paes, que por sua atuação na mídia no interior foi convidado, ao lado da também radialista e blogger Nedja Alves, para apresentar o programa "Te Conto",  na TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Caruaru e retransmissora e escritório em Garanhuns e mais de 100 municípios do interior do estado.

Em breve Saullo Paes trará mais detalhes sobre o programa, mas já se sabe que será apresentado aos sábados, nos intervalos da novela das 21h, e estreia em breve. Aguarde!!!!

Violência em Capoeiras assusta a população e preocupa a prefeita Neide Reino




Registros de casos de violência no município de Capoeiras têm se acentuado nos últimos dias: assaltos, tentativas de roubos, estupro e agora roubo com pessoas feitas reféns. Os crimes vêm assustando a população e preocupando a prefeita Neide Reino que tem feito tudo ao seu alcance para que as autoridades responsáveis pela Segurança Pública no Estado tomem providencias para que a tranquilidade seja restabelecida em Capoeiras, bem como nos demais municípios da região que também sofrem com o aumento da violência. A Polícia Civil não se pronuncia sobre o andamento das investigações, e essa falta de respostas das autoridades aumenta ainda mais a preocupação na população.

Vale registrar que uma das principais vítimas das ações criminosas que ocorreram ultimamente no município de Capoeiras foi a própria prefeita Neide Reino: no final do mês de julho, elementos armados assaltaram a casa da sua mãe na zona rural do município; na sexta-feira (05/08), um elemento armado, utilizando uma moto “Cinquentinha” sem placa, assaltou o comércio pertencente ao seu irmão Sergio; e nesta sexta-feira (19), sua irmã, Secretária de assistência Social, Luciene Almeida, foi uma das vitimas levadas como refém no assalto que vitimou o candidato a vereador Pitonho Capitulino. 

A esses casos que envolveram diretamente familiares da prefeita, somam-se: o crime praticado contra uma médica cubana dentro de um Posto de Saúde da família; o roubo ao candidato a vereador Pitonho (PSB); uma tentativa de assalto ao também candidato a vereador do grupo, “Zé Gabiru”, no inicio do mês; e a tentativa de assalto ao ônibus que transporta estudantes universitários para as faculdades de Garanhuns.

A prefeita Neide Reino informou que desde o início deste mês, o Ministério Público através do Promotor de Justiça da Comarca de Capoeiras, Dr. Réus Alexandre solicitou a vinda da Polícia Federal para reforçar as investigações dos crimes que vêm ocorrendo no município de Capoeiras. Neide tem se empenhado para que os culpados sejam identificados e punidos na forma da lei, 

Com informações de Raimundo Lourenço

ELEIÇÃO PARA PREFEITO EM GARANHUNS - Informações iniciais!



Segundo o Tribunal Superior Eleitoral na cidade de GARANHUNS existem atualmente 85.556 eleitores. Vão disputar estes votos os seguintes candidatos a prefeito, em ordem alfabética, e com breve análise do blogueiro.

Claudomira 25 - DEM
Claudomira Andrade é candidata a Prefeita em Garanhuns - PE pela coligação POR GARANHUNS E UM BRASIL DECENTE - DEM / PV / SD.
A Advogada tem o também advogado Adão Sá como seu vice. Claudomira aposta no recall da eleição de deputada para um crescimento nas urnas. Teve em 2014 cerca de 8 mil votos na cidade. Tem no Ministro Mendoncinha a principal liderança de seu partido. A deputada Priscila Krause , também incentivadora da candidatura, disputa a prefeitura em Recife. A chapa foi anunciada inicialmente com o médico Severino Vieira como vice, sendo posteriormente substituído por Adão Sá, Claudomira pode não ter grande estrutura, o que pode atrapalhar a campanha.

Izaías Régis é candidato a Prefeito em Garanhuns - PE pela coligação CONSTRUINDO O FUTURO - PSC / PRB / PSDC / PC do B / PT do B / PT / PSL / PMB / PTC / PSDB / PHS / PTB / PP.
Izaías tem uma reeleição para prefeito de Garanhuns inicialmente confortável, tem mais recursos para investir na campanha e maioria dos apoios de lideranças no município. Seu vice é o vereador Haroldo Vicente. A oposição deve mostrar deficiências nas questões sociais, principalmente saúde e educação, e na periferia da cidade, mesmo assim, Izaías é o favorito para vencer o pleito, principalmente pelas obras de calçamento realizadas nos bairros, e que têm repercutido na população. Neste início de campanha é o único com material já nas ruas e internet. Tem o apoio de Armando Monteiro na cidade polo da região com mais representação para o senador.

Paulo Camelo é candidato a Prefeito em Garanhuns - PE pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Candidato nato a prefeito e deputado federal, a cada ciclo de dois anos, Paulo Camelo coloca seu nome novamente na disputa. Desta vez será pelo PCB, e tem como vice o artista plástico Átila Rocha. Idealista por natureza, Paulo luta contra a legião estrangeira e propõe investimentos como o teleférico, elogiado até pelos adversários.

Sivaldo Albino é candidato a Prefeito em Garanhuns - PE pela coligação PARA CUIDAR DE NOSSA GENTE - PPS / PSB / PSD / PR / PMDB / REDE.
Candidato da Frente Popular de Pernambuco, o vereador Sivaldo Albino trocou a reeleição garantida para atender o chamado do Governador Paulo Câmara e disputar a eleição para prefeito. Tem ao seu lado o atleta e professor Carlos Tevano, cuja indicação repercutiu muito bem. A campanha é difícil pela diferença de recursos, mas Sivaldo é o que tem mais condições de debater com Izaías, pois já vem fazendo isto ao longo deste ciclo político. Se a campanha polarizar, será entre os dois. A Frente Popular promete estar presente, principalmente com João Campos, filho de Eduardo, mas a campanha está demorando a ganhar as ruas. Sivaldo deve fazer uma campanha propositiva, mostrando o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas. O tempo curto de campanha é mais um adversário de Sivaldo.

Valter Couto é candidato a Prefeito em Garanhuns - PE pela coligação AVANÇA GARANHUNS - PDT / PSOL / PRP.
Ex-gerente da Celpe, Valter Couto aposta no eleitorado que gostaria de ver a cidade nas mãos de um gestor competente. Tem mostrado pesquisas que mostram isto. Tem como vice Aderaldo Filho, da Celpe. Válter tem feito reuniões, mas sofre ainda com o desconhecimento de parte da população ao seu nome. Vai ser no guia que deve deixar claro sua biografia como gestor público.

Agreste Meridional na Agrinordeste 2016. SAIBA MAIS!



A 24ª edição do Agrinordeste, que será realizada de 24 a 26 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, vai contar com a participação de produtores do Agreste Meridional. No evento serão realizadas 70 palestras e painéis sobre Apicultura, Atualidades, Bovinocultura de Leite, Caprinovinocultura, Fruticultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Turismo Rural. 

A Unidade do Sebrae da região organiza caravana que terá dois pontos de partida, Itaíba e Garanhuns. O grupo do primeiro município sai da Praça Matriz, na próxima terça-feira (23), às 14h, para o Recife, e o do segundo, às 18h. 

As vagas para participar da caravana são limitadas. O investimento para produtores rurais com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), é de R$ 150,00 e R$200 pessoas físicas. O valor da inscrição inclui acomodação durante os dias de evento, incluindo café da manhã. Os interessados em expor produtos de origem agropecuários, em estandes do evento, pagarão o valor unitário de R$ 300,00. Os interessados devem entrar em contato com o Sebrae até esta sexta-feira (19). 

De acordo com o analista de Leite e Derivados da Unidade Agreste Meridional do Sebrae em Pernambuco, Alison Garcia, o principal objetivo da caravana é promover a atualização de mercado e maior conhecimento para os participantes. “Lá, eles poderão participar de palestras e ainda conferir mostra e venda de produtos do campo com produtos variados. A expectativa é a melhor possível”, completa.

MOSTRA - A programação do evento contempla ainda a Mostra e Venda de Produtos do Campo, em 80 estandes. O Agrinordeste é realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com o apoio do Sebrae, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), SENAR-AR/PE e Banco do Nordeste.

GRE do Agreste Meridional promove integração com Secretarias Municipais de Educação




Em mais uma ação de integração entre as redes estadual e municipais de ensino, a Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional realizou na quinta-feira (18) o II Encontro de Secretários Municipais de Educação, voltado para os 22 dirigentes que integram a área de abrangência da instituição. O evento aconteceu na sede da Gerência, durante o período da manhã, e teve como objetivo discutir as ações pertinentes ao Regime de Colaboração entre Estado e Municípios realizadas no primeiro semestre de 2016, com vistas aos ajustes para o segundo semestre. 

Para cumprir a este objetivo, estiveram na pauta assuntos em comum para as duas redes de ensino, tais como Normatização do Sistema de Ensino; programas de acompanhamento à Alfabetização, Ensino Fundamental e Educação do Campo; e Avaliações Externas, como instrumento diagnóstico para aferir resultados em educação. 

Uma das novidades trazidas no encontro foi a proposta de formação integrada, na qual estão garantidas vagas para multiplicadores das redes municipais nas formações bimestrais de Língua Portuguesa e Matemática oferecidas para os educadores das escolas estaduais. Ao apresentar a proposta, a gerente da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, deu ênfase à importância do apoio mútuo entre Estado e Municípios na garantia de uma oferta de educação com qualidade em todas as etapas de ensino, focada nos resultados e na melhoria da qualidade de vida na região. 

No que diz respeito aos aspectos estruturais, a pauta também contemplou alinhamentos com relação ao Transporte Escolar, cumprimento do Calendário, Matrícula para 2017 e Censo Escolar. 

Os Encontros de Secretários Municipais de Educação correspondem uma das atividades de Gestão Integrada previstas no Plano de Gestão da GRE do Agreste Meridional para o biênio 2015-2017. Ainda em 2016, mais um encontro com os dirigentes municipais está programado para dezembro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.