quinta-feira, 12 de março de 2020

Nota do Governo de Pernambuco sobre Coronavirus



Pernambuco tem dois casos confirmados do covid-19 hoje (12). Uma mulher de 66 anos e um homem de 71 anos, que moram no Recife e estiveram juntos na Itália - ambos estáveis. São casos contraídos fora do país, segundo a @SaudePE.

Não é momento para pânico - fique atento às informações oficiais e evite propagar fake news. O importante é lavar as mãos frequentemente.

Hoje ativamos o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), para coordenar a resposta ao covid-19 em Pernambuco, analisando informações para definir ações. Também atuamos na assistência permanente ao público e vigilância dos casos suspeitos.

A notificação do casal foi em 5/3, na volta da viagem. O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Evandro Chagas, do Pará. A mulher está em uma enfermaria de isolamento. O homem, por ter 71 anos e ter tido febre, está na UTI, apenas para garantir monitoramento mais cuidadoso.

Coronavírus pauta reunião extraordinária sobre Sistema Prisional no Brasil

Uma nota conjunta com recomendações aos estados foi elaborada pelos secretários junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen)




Os cuidados com os profissionais e detentos do sistema penitenciário brasileiro em face a pandemia de Coronavírus decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta semana, foi mote para a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej), realizada nesta quinta-feira (12/03), em São Paulo. Representantes de 23 estados, com exceção do Maranhão, Cerará, Rio Grande do Norte e Distrito Federal, estiveram presentes.

Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco e presidente do colegiado, Pedro Eurico comandou o encontro, que recomendou aos estados a adoção de medidas de forma célere para o enfrentamento do Covid-19 nos respectivos sistemas prisionais. Uma nota conjunta com recomendações aos estados foi elaborada pelos secretários junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen). “Recomenda-se redobrada atenção em relação às medidas preventivas de higiene e controle, principalmente em relação aos visitantes, familiares dos presos, servidores públicos, advogados, defensores e demais pessoas que necessitem adentrar a estabelecimentos prisionais”, diz o documento.

Pedro Eurico informa que qualquer manifestação que indique suspeita de contaminação será aplicado o protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, geral para toda a população: o isolamento. Inicialmente, nas enfermarias das próprias unidades. Havendo agravamento do caso o preso poderá ser conduzido a centros hospitalares. “O Brasil tem hoje quase 800 mil presos, além de milhares de servidores de diversas áreas. Nos finais de semana esses números se multiplicam com as visitas de familiares. Neste momento a restrição de visitas não é prudente. De imediato, iremos reforçar o controle da situação dentro das unidades e nas portas de entrada” esclarece.

De acordo com o diretor de Políticas do Depen/MJ, Abel Barradas, o órgão vem trabalhando nas últimas semanas individualmente em cada estado com monitoramento e trocas de informações nas áreas de saúde. “Nos presídios federais já temos um protocolo pré-estabelecido que vem sendo executado. A diferença é que lá (no presídio federal) o contato com os visitantes é por meio de parlatório. Até o momento não temos nenhum caso” acrescenta.

O colegiado também sugeriu que os profissionais do sistema prisional e presos façam parte do primeiro grupo que receberá a imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1, visto que a vacina atua como agente protetor em quadros de doenças respiratórias. “Da mesma forma que as pessoas que estão aqui fora têm direito à assistência de saúde, aqueles que estão intramuros também devem ter suas vidas preservadas. Dentro dos presídios também há pessoas vulneráveis, como: idosos, portadores de tuberculose e HIV, além de outras patologias que os transformam em pessoas debilitadas”, diz Eurico.

PERNAMBUCO: Nesta sexta-feira (13/03), às 9h30, gestores dos setores de saúde da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) participarão de uma videoconferência promovida pelo Depen acerca do tema: Coronavírus no Sistema Prisional. A transmissão será no gabinete da SJDH, no bairro do Recife. O objetivo é promover a discussão sobre o impacto do Covid-19 no sistema prisional brasileiro e propor ações preventivas. “Não há nenhum caso suspeito nas unidades prisionais de Pernambuco, mas neste cenário a prevenção é fator primordial” finaliza Eurico.

Fotos: Divulgação/SJDH

EM GARANHUNS, DETRAN ITINERANTE OFERECE SERVIÇOS NA COHAB 2



A 5a CIRETRAN de Garanhuns levará nesta sexta-feira (13 de Março) o caminhão itinerante para atender na comunidade da Cohab 2.

Os serviços de atendimento que serão disponibilizados será de Habilitação (primeira habilitação, segunda via de CNH, renovação de CNH, adição e mudança de categoria, alteração de dados, habilitação definitiva, solicitação de permissão internacional para dirigir, inclusão de atividade remunerada, agendamento de exames psicomédicos e consulta a pontuação da CNH), Serviços de veículos (emissão de taxas de veículos, solicitação de CLA, consultas de débitos, multas e restrições e licenciamento 2020).

O caminhão ficará instalado na Av. Deolinda Silvestre Valença n° 540 enfrente a Agreste Link .

O objetivo da ação itinerante é levar os serviços com melhor comodidade a população.

Qualquer informação 3761 8260.

CONTRA MUDANÇAS TRABALHISTAS DE BOLSONARO, PSB apresenta proposta alternativa ao Contrato Verde Amarelo



Os parlamentares do PSB vão votar pela rejeição da MP 905, que institui o chamado Contrato Verde e Amarelo, e apresentar uma proposta alternativa. Danilo Cabral (PE) e Bira do Pindaré (MA), integrantes da comissão especial que analisa a matéria, leram voto em separado, sugerindo a criação do programa Mais Emprego Brasil. Os deputados afirmam que a proposição do governo afronta os direitos conquistados pelos trabalhadores e não garante a geração de empregos.

Danilo Cabral destaca que, sob o pretexto de reduzir o índice de desemprego que atinge R$ 13 milhões de brasileiros, o governo federal precariza as relações de trabalho. “Primeiro, fizeram a Reforma Trabalhista, alegando que aumentaria a oferta de empregos, o que não aconteceu. Agora, tentam emplacar uma nova de minirreforma. Sabemos que é mais uma medida para prejudicar os trabalhadores”, criticou.

Uma das medidas sugeridas pelo PSB é a suspensão do Teto de Gastos, promulgada no fim de 2016, que limita os gastos públicos por 20 anos. “Precisamos assegurar os direitos conquistados e abrir espaço para aumento de investimentos públicos com o objetivo de estimular a recuperação da economia”, disse Danilo Cabral. O deputado ressalta que o Brasil vivencia um esvaziando de políticas sociais, especialmente nas áreas de educação, saúde e assistência social, desde a implantação do teto dos gastos. “Nenhum país congelou os investimentos por um período tão longo”, acrescentou.

Os parlamentares socialistas acreditam que as medidas elencadas no programa Mais Emprego Brasil têm a propriedade de garantir a retomada da economia nacional. Além do fim do Teto de Gastos, estabelece a criação de políticas de incentivos para trabalhadores desempregados em situação econômica notoriamente precária, independentemente da idade; o aumento do investimento público em infraestrutura; a continuidade do Programa de Proteção ao Emprego, criado pela Lei nº 13.189/2015, para possibilitar a preservação dos empregos em momentos de retração da atividade econômica.

Também sugere a correção e ampliação do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada; a eliminação das filas do INSS; a criação de convênios para a criação de frentes produtivas de trabalho; estímulo a programas de qualificação profissional; renovação e valorização do salário mínimo; a criação de uma política anual de correção da Tabela do Imposto de Renda; a tributação progressiva dos lucros e dividendos distribuídos para sócios e acionistas de empresas. E, por fim, pede a ampliação das contratações do Minha Casa, Minha Vida para estimular o segmento da construção civil.

A MP 905 está em análise na comissão especial, com o parecer do relator, deputado Christino Áureo (PP-RJ), ainda será votado. Em seguida, será encaminhado para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Foto: Chico Ferreira

Otorrinolaringologista: O médico que cuida do ouvido, nariz e garganta

UPAE Garanhuns conta com quatro médicos especialistas, e oferece até cirurgias na área

No último dia 03 deste mês foi comemorado o dia do Otorrinolaringologista, que para simplificar esse nome tão grande, a gente costuma falar somente "Otorrino". Mas você sabe o que ele faz? O Otorrinolaringologista é o médico especialista nas patologias que acometam nariz, seios da face, ouvidos e garganta. Aliás, a garganta corresponde a dois órgãos: faringe e laringe.

A Otorrinolaringologia é uma das especialidades mais procuradas na UPAE Garanhuns, e até por isto a Unidade de Saúde que atende pacientes dos 21 municípios da abrangência da V Gerência Regional de Saúde oferece quatro médicos na área: Dr. Tiago de Oliveira, Dr. Pablo de Oliveira, Dr. Hélio Creder e Dr. César Lira, que ilustra essa postagem. E tem mais, a UPAE Garanhuns realiza procedimentos de baixa complexidade em seu bloco cirúrgico, a exemplo de amigdalectomia e adenoidectomia, e até as duas juntas, a adenoamigdalectomia, com as crianças sendo quase a totalidade dos pacientes que realizam este tipo de procedimento.

Ao sentir incomodo, dor ou qualquer alteração que afete sua saúde, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.