quinta-feira, 31 de outubro de 2019

SAÚDE E EDUCAÇÃO / Tem início no Agreste a Campanha Estadual Contra as Verminoses

Objetivo é medicar mais de 60 mil crianças e adolescentes nos municípios da V GERES



Crianças matriculadas nas escolas municipais da abrangência da V Regional de Saúde estão sendo beneficiadas pela Campanha Estadual Contra as Verminoses, cujo objetivo é levar informação e tratamento contra doenças causadas por parasitas. Esta ação é muito importante e de grande alcance, especialmente, em áreas com maior vulnerabilidade social, onde as verminoses são mais frequentes.

Os 21 municípios foram contactados pela V GERES e estão fazendo as adesões à Campanha, através do Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar).

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, a campanha iniciou por Bom Conselho, e alcançou crianças e adolescentes na faixa etária dos cinco aos 14 anos de idade. "A campanha pode atender todos os municípios do estado, mediante termo de compromisso, e após o término da campanha, deverão informar os resultados. Aqui na regional, esperamos contar com a participação de todos os municípios", informou a gestora.

A infecção por verminoses em crianças não tratadas pode provocar diarreia, dores abdominais, inapetência e perda de peso, anemia, deficiência de vitamina A e de outros nutrientes; e aumentar o absenteísmo escolar, prejudicando o desenvolvimento físico e mental.

As crianças receberão informações durante a apresentação da estratégia de maneira lúdica e contando com a presença de um mascote, o "SUPER HEROI" que foi criado para ajudar no combate às verminoses. Ao todo serão mais de 300 escolas participantes e mais de 60 mil crianças atendidas. Elas receberão uma dose única da medicação antiparasitária, mediante autorização dos pais e dos responsáveis.


SAIBA MAIS

Cerca de 515,7 mil crianças matriculadas nas redes municipais públicas de ensino poderão passar pelo tratamento contra as verminoses. 

A doença: Verminoses é um grupo de doenças causadas por vermes parasitas que se instalam no organismo, geralmente, se alojam nos intestinos, mas podem abrigar-se também em órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro. A infecção ocorre pela ingestão direta de ovos por meio do contato mão-boca ou pelo consumo de alimentos crus e água contaminados. Além da via oral, a infecção também pode ocorrer por penetração ativa das larvas na pele do hospedeiro em contato com solo contaminado.

Sintomas: A contaminação ocorre por meio do contato, principalmente, a ingestão de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso e anemia.

Prevenção: A prevenção corresponde a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses. Algumas medidas simples são suficientes e alguns cuidados podem ser tomados como: lavar as mãos com água e sabão, cortar as unhas, andar sempre calçado, utilizar o banheiro de forma adequada, beber água filtrada ou fervida, lavar bem os alimentos antes de comê-los.

Diagnóstico e Tratamento: O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como o de fezes. O tratamento deve ser feito com vermífugos específicos. Pequenos cuidados como lavar as mãos com frequência, lavar os alimentos e beber água filtrada colaboram bastante no combate das verminoses! Fique atento!

Governadores do Nordeste repudiam ameaças de retorno ao autoritarismo



“Os governadores do Nordeste repudiam ameaças autoritárias, a exemplo da absurda sugestão de edição de um novo AI-5. Defender a democracia é fundamental para que haja paz e prosperidade no Brasil. Ditadura nunca mais.“.

Rui Costa, Bahia
Renan Filho, Alagoas
Camilo Santana,Ceará
Flávio Dino, Maranhão
João Azevedo, Paraíba
Wellington Dias, Piauí
Fátima Bezerra, Rio Grande do Norte
Belivaldo Chagas, Sergipe
Paulo Câmara, Pernambuco

Estão abertas as inscrições para o Miss & Mister Garanhuns 2020


Os candidatos que querem participar das seletivas dos Concursos Miss & Mister Garanhuns 2020 não pagarão nada para se inscrever pois a MJ Assessoria & Produção (realizadora do evento) está disponibilizando as inscrições gratuitas através de seu Instagram: @mjassessoriae até o dia 5 de novembro.

No regulamento, os candidatos devem possuir vínculo com a cidade de Garanhuns comprovado (ter nascido; estar estudando ou trabalhando; ou ainda residir na cidade) e ser maior de idade (a partir de 18 anos).

As seletivas acontecerão às 18h de 23 de novembro deste ano na Unopar Garanhuns.

O evento também será solidário pois a entrada para quem for prestigiar será um kg de alimento não perecível que será doado para as ações de alívio a fome do Lions Clube Cidade das Flores.

Leitor reclama de carcaças de carros em rua de Garanhuns



Bom dia, Ronaldo Cesar 

Solicitamos uma ajuda!

Nós, moradores da Rua Oliveira Lima, estamos solicitando uma ajuda para que a prefeitura de Garanhuns tome as devidas providências. Estão colocando carros velhos (virando um verdadeiro ferro velho) na rua, conforme as imagens. Além da rua já ser um verdadeiro abandono com muito mato e lixo, agora estamos sofrendo com o acúmulo de insetos/ratos, etc. Sem contar que na parte da noite serve de esconderijo para ladrões.

Já falamos com o secretário responsável pela pasta, porém nada fez . 

Essa rua fica localizada no final da Oliveira Lima, abaixo da BR.

Leitor do blog.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.