terça-feira, 19 de maio de 2015

REPORTAGEM ESPECIAL: Pernambuco mostra evolução no Mapa da Violência




O Mapa da Violência 2015 aponta Pernambuco na contramão da criminalidade. Enquanto os demais estados do Nordeste apresentam elevados índices de crescimento no número de pessoas assassinadas por algum tipo de arma de fogo em 2012, Pernambuco é único da região a evidenciar uma queda nessa estatística. O estudo leva em conta dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade – SIM, do Ministério da Saúde, e registrou uma redução de 33,4% no número de assassinatos entre 2002 e 2012. 

O documento traz ainda um ranking das 100 cidades, acima de 20 mil habitantes, com maior número de homicídios. Em 2013, a pesquisa mostrava 15 municípios pernambucanos, enquanto na de 2015 constam apenas 4. De acordo com o estudo, divulgado na última quarta-feira (13), estados como Ceará e Maranhão quadruplicaram o número de vítimas por armas de fogo na década 2002 – 2012. Rio Grande do Norte mais que triplicou. Já Alagoas, Bahia, Paraíba e Piauí mostram taxas de crescimento acima de 100%.

“O Pacto pela Vida é um programa que envolve não apenas as polícias, mas também diversas secretarias de Estado, além do Judiciário, do Ministério Público e outros segmentos da sociedade. Isso garante resultados efetivos ao longo do tempo, desde sua implantação em 2007”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Em relação ao ranking de mortes por armas de fogo, Pernambuco ocupava, em 2002, a segunda maior taxa de óbitos por 100 mil habitantes. Em 2012, o estado ficou na 11ª posição; um resultado melhor na redução deste tipo de crime em relação aos vizinhos Alagoas e Paraíba, a estados grandes da região como Ceará e Bahia, além do Distrito Federal.

consulte as tabelas

71 Btz convida para comemoração do Dia da Infantaria, Aniversário do Batalhão e formatura de novos soldados



O Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), Tenente Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos, convida a Sociedade Garanhuense para a formatura cívico-militar em comemoração ao "Dia da Infantaria" e a entrega da "Boina Verde Oliva" aos 155 soldados incorporados no corrente ano, na cidade de Garanhuns-PE. 

O evento acontecerá nesta quarta-feria, dia 20 de maio, às 19h, no pátio de formatura do 71º BI Mtz. Na Oportunidade será comemorado o Aniversário do Batalhão, bem como haverá entrega de condecorações a militares e entrega de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército e de Amigo do Batalhão à personalidades de garanhuns, bem como uma homenagem ao Centenário do Ex-Prefeito de Garanhuns, Amílcar da Mota Valença.

O Tenente Coronel Vasconcelos convida, ainda, os militares da Reserva Ativa do Exército para participarem de um encontro, amanhã, dia 20 de maio (quarta-feira), às 10h, no Auditório do Batalhão.

Tenente Coronel Sandro Gomes de Vasconcelos
EXÉRCITO BRASILEIRO: BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

RESULTADO DA ENQUETE: Globo, SBT, Record e Band. Qual você prefere?




A GLOBO É A GLOBO

Desculpem o título bobo acima, mas é a ideia é adjetivar o substantivo. A Rede Globo de Televisão, principal canal do país e líder de audiência, é a Globo, para o bem ou para o mal.

Vista como um veículo de comunicação em massa que busca manipular o povo, seja socialmente, comercialmente ou politicamente, a Globo dita regras e modas, vende produtos, conduz culturalmente o país e distorce fatos políticos, sob sua ótica, suas alianças pelo poder e parcerias comerciais. Politicamente, a Globo apoiou indiretamente a ditadura, e fechou os olhos para os movimentos das ruas na abertura política. Esteve nos bastidores dos governos militares e tem preferência pelos Tucanos.

Por outro lado, nenhum outro canal tem a qualidade de produção da Rede Globo em praticamente todos os seus produtos, mesmo que não se compartilhe de algumas de suas concepções. Mas ainda é a que mais investe em qualidade, com os melhores equipamentos tecnológicos, programas e artistas, e da área de entretenimento, jornalismo, esportes e dramaturgia, com suas novelas e minisséries. As críticas geralmente são a uma ou outra produção, e não ao formato. Se não gostaram de uma novela, e metem o cacete, poucos meses depois vem outra, e ninguém lembra mais da que passou. Seus personagens viram assunto nacional, e se entranham no cotidiano do país.

As concorrentes têm alguns segmentos que se sobressaem. O SBT, com Sílvio Santos e Chaves, encontrou na leveza de uma programação "família" a chave de se fazer um rede de TV "barata" que dá resultado. O patrão fica fazendo gracinhas no domingo e Chaves está há 30 anos contando as mesmas piadas. Mas seus públicos querem isto. O custo benefício é impressionante.

A Band aposta no jornalismo e nos programas exagerados sobre futebol. Tem o Pânico e CQC, mas não tem uma grade que prenda o telespectador durante todo o dia. Vive de bons e maus momentos.

A Record ganhou um apelido que diz tudo: Recópia. O canal da Igreja Universal imita descaradamente a Globo, e afirmava que brigaria pela liderança. Em alguns horários consegue bater na Globo, assim como o SBT também, e a briga fica aí pela vice. A Record não tem consistência, tudo parece supérfluo, e leva a um caminho também de bastidores, como se fizesse a TV com outro objetivo.

A Record busca artistas da Globo, copia programas inteiros como Esporte Espetacular e Fantástico. Até os nomes das atrações são parecidos. Mas não tem a qualidade da líder.

Outro problema da Record é a incoerência. É um canal de Tv administrado por uma igreja evangélica, no entanto também apela para nudez, sexo, traições e violência para conseguir audiência, em programas de baixo nível. A Globo também tem tudo isto, mas não tem a palavra de Deus como objetivo da emissora.

Se fosse para bater na Globo, era bom ver algo diferente. Mas não tem. Sílvio Santos sabe disso, e prefere continuar onde está, sem planos maiores, e fica feliz de vez em quando dar um beliscão no Plim Plim. Sua estratégia dá certo, e aqui, com nossos leitores, ele também é o vice-líder.

Quanto se vê alguém bater na Globo como fez Gugu em uma noite dessas, a gente fica ainda mais triste pois foi em uma entrevista com a Suzane Richthofen. Olha aí. Uma vitrine para o crime em horário nobre. Depois repetiu com o goleiro Bruno. Mas aí já não alcançou o mesmo Ibope.

Alguém pode falar das novelas bíblicas da Record. Assim como falei da Globo, são apenas produtos dentro de uma grade. Elas acabam, e pode vir outra que não agrade, tudo depende de autor, diretor e atores. E tem sido muito cara a produção, que pode inviabilizar a continuidade do projeto.

Para o bem ou para o mal, a Globo é a Globo. 

Confira o resultado da enquete:

Das redes de TV de sinal aberto relacionadas abaixo, qual a da sua preferência?

Globo 78 (42%)
SBT 42 (23%)
Record 36 (19%)
Band 26 (14%)

total de 182 votos

Para evitar filas e esperas, UPAE GARANHUNS pede que usuários observem horários das consultas marcadas‏‏‏



A UPAE Garanhuns é uma unidade de saúde de atendimento especializado, que oferece, gratuitamente, consultas, exames e cirurgias. Os pacientes são encaminhados diariamente pelas Secretarias de Saúde dos 21 municípios que compõem a regional de saúde. As consultas são agendadas previamente, e as pessoas já sabem dia e hora que serão atendidas. Entretanto, o fluxo no horário da manhã tem sido intenso, e duas causas foram verificadas: Pessoas que chegam cedo para garantir o atendimento, e outras, dos municípios vizinhos a Garanhuns, que aproveitam os carros das prefeituras para o deslocamento até a UPAE, chegando muitas vezes antes da abertura da unidade para consultas marcadas para o horário da tarde.

Dr. Gustavo Amorim, Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, explica esta situação: "Temos observado que a principal reclamação de nossos usuários é justamente quanto à suposta demora no atendimento, e ao verificarmos os motivos, na grande maioria se tratam destas pessoas, que chegam com muita antecedência para suas consultas. Nestes casos, quando possível, tentamos ajustar para antecipar o atendimento, mas nem sempre é possível, gerando uma espera desnecessária e cansativa." Dr. Gustavo Amorim alerta aos pacientes da UPAE Garanhuns que não precisam "madrugar em filas", sendo o ideal estar na unidade uma hora antes do atendimento, seja manhã ou tarde, bastando identificar-se na recepção para os procedimentos de cadastro e encaminhamento para consulta.

O coordenador da Unidade de Saúde pede também à Imprensa Regional, que passe esta informação aos usuários: "Sabemos que muitas pessoas não tinham este atendimento na rede pública, de consulta com horário marcado com um especialista, e há portanto ainda o costume de chegar cedo para garantir o atendimento. Entretanto, todos os nossos pacientes têm suas consultas garantidas, e por isto, pedimos, que venham para a UPAE somente nos horários marcados previamente" - Finaliza o gestor.

ENEM 2015 - Inscrições, regras, datas e outras informações importantes!



EDITAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As regras para o Enem 2015 foram publicadas no edital divulgado pelo Ministério da Educação. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas das 10h do dia 25 de maio, até as 23h59 de 5 de junho. 

VALOR E DATA DAS PROVAS: Neste ano, o preço da inscrição para o Enem é de R$ 63,00 e as provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.

O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e pode ser consultado por qualquer pessoa via Internet. A única maneira de realizar inscrição é via internet, no portal do Inep, por meio do endereço abaixo:

Os procedimentos para o registro no site são bem simples, sendo necessário que o estudante informe alguns dados pessoais, endereço, e-mail. 

Atenção: 

Cada estudante deverá utilizar seu próprio endereço de email, pois nesta edição não haverá entrega pelos Correios do Cartão de Confirmação de Inscrição, somente através da Internet no email cadastrado, ou via página de acompanhamento de inscrição.

Ônibus tomba em tentativa de assalto em Garanhuns

Acidente aconteceu em trecho da rodovia que corta a cidade de Garanhuns.

Foto: Google Street View




Um ônibus tombou na BR 423, no km 123, em Garanhuns, agreste pernambucano, na madrugada desta terça-feira (19), após uma tentativa de assalto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bandidos estavam em dois carros e atiraram contra o ônibus fazendo o motorista perder o controle. 

A PRF informou que os bandidos não conseguiram roubar nada do ônibus e fugiram. Nenhum dos passageiros que viajavam no veículo ficou ferido, apenas o motorista, Silvio Roberto Teixeira, de 38 anos, que teve ferimentos leves e foi levado ao Hospital Dom Moura, em Garanhuns.


Filho de Fernando Bezerra descarta aproximação do PSB com prefeito de Petrolina

Miguel Coelho e Lucas Ramos 


Lucas Ramos (PSB) é deputado estadual em primeiro mandato. Filho de Ranílson Ramos, ex-deputado e ex-secretário de estado, atualmente no Tribunal de Contas do Estado. Lucas herdou as bases do pai e, agora, está indo além disso. Está tendo seu nome cotado para disputar a Prefeitura de Petrolina, e com a probabilidade de ter o apoio do atual prefeito, Júlio Lóssio (PMDB), da oposição ao governo socialista de Paulo Câmara.

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), que perdeu a campanha de prefeito para Lóssio, parece estar apoiando o projeto.

Porém o PSB tem outras lideranças locais, principalmente os Coelho, com o senador Fernando Bezerra, o Deputado Federal Fernando Filho e o estadual, Miguel Coelho.

Parece que a campanha por lá já começou, e ela está sendo travada dentro do Partido Socialista, com a cartada certeira de Lóssio de buscar no adversário o seu candidato para vencer o grupo dos Coelho.

Contudo, o entrave da união com o prefeito já deu o mote para o debate. Coube ao jovem Miguel Coelho afirmar que o PSB não deve se unir a Júlio Lóssio, em nota enviada à imprensa:

NOTA

O deputado estadual Miguel Coelho considera inoportuna a antecipação do debate em torno da disputa eleitoral para a Prefeitura de Petrolina. Porém, o socialista se posiciona contra qualquer tipo de aliança do PSB com o atual prefeito e não enxerga clima no diretório municipal para isso.

De acordo com o deputado, além de frustrar os petrolinenses com uma gestão de falsas promessas, Lóssio não encontra respaldo no PSB pelos inúmeros ataques feitos à honra do ex-governador Eduardo Campos e ao atual governador Paulo Câmara. Ainda segundo o socialista, a única certeza é que o PSB terá candidato próprio a prefeito de Petrolina em função das excelentes votações obtidas por seus quadros nas últimas eleições. 

Por fim, Miguel assinala que o momento é de concentrar esforços para vencer a crise que se instalou no país e ajudar a manter o estado no rumo do desenvolvimento.

Transmissão de doenças através de alimentos e água é tema de capacitação em Garanhuns




Aconteceu na última sexta-feira (15) um encontro com coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 21 municípios que fazem parte da V GERES - Gerência Regional de Saúde - para atualização de Investigação de Doenças Transmitidas através de alimentos e água. A capacitação foi ministrada por Viviane Andrade e Erlândia Oliveira, da Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro aconteceu no auditório da FUNASA, sob a coordenação local da V GERES, sob a supervisão de Gésika Silva, da Vigilância Epidemiológica, e de Michelle Paschoal, apoiadora geral de Vigilância em Saúde.

Luiz Melo, da V GERES, afirma que a capacitação pretende atualizar conhecimentos e práticas, e que os representantes dos municípios fazem o papel de multiplicadores regionais. 

"O objetivo é continuarmos no enfrentamento às doenças transmitidas através de alimentos contaminados e água, geralmente não tratada. A oficina oferece esta atualização para que as atividades de controle sejam eficazes" - afirma o gestor.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.