Aqui no Brasil a humanidade por se destrói, basta ver nas grandes cidades, o povo colocar lixo nas ruas, e eles mesmos morrem quando chegam às chuvas e conseqüentemente as cheias, pois com os bueiros cheios de lixo, inclusive plásticos não tem por onde a água passar, e os resultados são tristes com muitas mortes e prejuízos materiais.
No caso especifico podemos citar a dengue! Quantas pessoas já vieram a óbito! Os governos já gastaram fortunas no combate ao mosquito da dengue, mas a sociedade nada faz até agora para colaborar, e eles mesmos são as vitimas, morrendo todos os dias pessoas e mais pessoas nos hospitais por conta desta maldita dengue.
Gostaria de fazer meu comentário sobre esta planta abaixo, que é repelente a mais de 400 pragas, inclusive a muriçoca e ao mosquito assassino que já mataram tantos brasileiros.
Estou tentando introduzir esta planta oriunda da índia aqui em Garanhuns, inclusive plantei duas mudas de NIN na minha casa e dois na casa do vizinho do lado. Estes já estão grandes, e o resultado foi excelente, pois na minha casa não existe mais muriçoca. Esta planta é resistente a seca e todo tempo é verde. Plantei também quatro mudas em duas praças na minha rua que a Prefeitura também plantou outros tipos de plantas, só que em uma delas, arrancaram não sei se foi por ignorância, maldade, ruindade, ou mesmo por por roubo, já que ela é uma muda cara.
Na minha cidade natal, o prefeito incentivou as pessoas plantarem o NIN e como a cidade (Caicó), é talvez a mais seca do Nordeste, a vista aérea ficou a cidade mais bonita da região do Sério.
Aqui sugiro as pessoas de bom sendo a também plantarem o NIN na frente de suas casas, pois pelo menos ajuda aos governos, Federal, Estadual e Municipal a combaterem a denge. Vejam os exemplos de Caicó (RN) e Petrolina (PE). A Prefeitura de Garanhuns tem uma sementeira muito boa e as pessoas podem pegar as mudas lá. Vamos também embelezar nossa cidade!
José Sales da Silva (Criança)
SAIBA MAIS
O que é o NIM?
O NIM é uma planta originada da Índia, trazida para o Brasil em 1992. Trata-se de uma árvore de crescimento rápido, que em poucos anos, atinge mais de 10metros de altura. Produz os seus primeiros frutos entre três e cinco anos depois do plantio. Nas condições do Nordeste chega a produzir frutos duas vezes por ano.
Ela se desenvolve bem em regiões semi-áridas, por ser resistentes à seca e suportar temperaturas elevadas, adaptando-se facilmente a diferentes tipos de solos. As substâncias encontradas no NIM funcionam como repelentes e, quando aplicadas diretamente no inseto podem matar ou provocar alterações genéticas. Insetos atingidos pelo NIM, ao se reproduzirem, geram insetos com o corpo defeituoso, de menor tamanho, com baixa capacidade de alimentação e de reprodução, diminuído assim a produção da praga.
DEFENSISMO NATURAL
O NIM traz grandes benefícios para op agricultor ou agricultora. Suas folhas e sementes podem ser usadas na defesa natural contra muitas pragas e doenças de plantas e também de animais. Controlam lagartas, gafanhoto, besouros, pulgões, ácaros, mosca branca, bicudo do algodoeiro e pragas de grãos armazenados. Também controla nematóide e algumas doenças de fungos. No tratamento de animais é usado como carrapaticida e como vermífugo. Não é tóxico ao ser humano, mamíferos em geral, pássaros e peixes.
PRODUÇÃO DE MADEIRA
As plantas de NIM quando adultas dão sombra, fornecem madeira de grande qualidade para moveis, mourões e estacas, por serem resistentes ao cupim. Também são usados na recuperação de solos degradados.
INDUSTRIALIZAÇÃO
Das sementes do NIM, extrai-se um óleo, que atualmente é muito procurado pelas indústrias, para a fabricação de defensivos de plantas e de diversos medicamentos de uso humano e animal. São também utilizados para produção de cremes para pele, xampus, sabonetes e creme dental.
PERPARAÇÃO CASEIRA DE DEFENSIVOS
Os defensivos à base de NIM podem ser obtidos tanto das folhas quanto das sementes e são de fácil preparo. As folhas devem ser secadas à sombra e depois trituradas em uma máquina forrageira, para a obtenção do pó. Este pó é colocado de molho de um dia para o outro, depois coado em um pano, resulta em uma calda que pode ser aplicada contra pragas de plantas e animais. As sementes devem ser pisadas em um pilão para retirada de casca. Em seguida deve-se acrescentar um pouco d'água e continuar pisando até obter uma pasta. Continuando-se a pisar começa a escorrer um azeite. É esse azeite que, misturando com água, é usado no controle de pragas de plantas e animais.