Como parte das comemorações do centenário de Miguel Arraes, a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, levou a Marquês de Sapucaí, o empenho do ex-governador em disseminar cultura e educação, principalmente no interior do estado. O MCP - Movimento de Cultura Popular e as escolas em engenhos e no sertão ganharam cores nordestinas, com a seca e esperança. Por fim, o colorido do Galo da Madrugada!
Estiveram no desfile, representando a família, os filhos Ana e Guel Arraes, e o neto Antônio Campos. Guel é diretor da Rede Globo.
Entretanto, a TV que tem a exclusividade dos desfiles, geralmente não mostra as primeiras escolas da noite, e foi o caso da Vila Isabel, que devido ao mau desempenho em 2015, foi indicada para abrir a segunda noite do sambódromo neste carnaval.
Como a Globo não abre mão de novelas e do Big Brother, prefere iniciar mais tarde as transmissões dos desfiles.
Ainda assistimos parte da apresentação, mas não toda, situação que chegou a ser reclamada por Fátima Bernardes em áudio que vazou, quando afirmou que ficaria estranho não mostrar o restante do desfile da Vila, mesmo que fosse depois, na edição do compacto. Quem também não apareceu direito foi o Salgueiro.
|
Maria José Siqueira e Lenice Santana participaram do desfile |
Entretanto, o fato da Vila ser uma das primeiras escolas a desfilar deve ajudar na audiência, pois tem mais gente na frente da TV, que vai diminuindo à medida que chega a madrugada!
Não mostrar as primeiras escolas é algo corriqueiro nas transmissões, todos os anos, porém sempre sobra para as "pequenas" escolas como Tucuruvi, São Clemente, Rocinha, etc.
Este ano seria diferente, a Vila Isabel é grande, e ainda trazia um grande enredo. Como não é uma das "queridinhas" do canal de televisão como Mangueira e Beija-Flor, foi mais fácil cortar. Aliás, estas duas são tratadas como Flamengo e Corinthians, se fizermos um paralelo com o futebol.
Estou torcendo pela Vila e pela Portela. Depois, Salgueiro.
O Brasil é o país das novelas! Mas foi bom ver mais um enredo falando de Pernambuco em rede nacional, como tivemos também o centenário do frevo!
Dá-lhe!