quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Cota única e 1ª parcela do Licenciamento 2020 para placas terminadas em 9 e 0


O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, alerta os condutores de veículos registrados no Estado, que amanhã (28), será o último dia para o pagamento da cota única ou 1ª parcela do licenciamento 2020, dos veículos com terminação 9 e 0, que consta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros, licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, seguindo o final da placa. 

A impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2020, só acontece após a quitação de todos os valores, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, a circulação sem o porte, seja físico ou digital, desse documento poderá acarretar a remoção do veículo para depósito. Infração gravíssima, 7 pontos no prontuário, no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação. 

O carnê de pagamento seguirá para o endereço dos proprietários pelos Correios, outra opção é acessar o site www.detran.pe.gov.br e imprimir os boletos. Vale lembrar que o Governo do Estado está dando desconto de 7% sobre o valor do imposto para fazer o pagamento do IPVA em cota única. Caso o contribuinte opte por não realizar pagar de uma única vez, ele poderá escolher pelo parcelamento em até três parcelas. As datas observam o último dígito da placa do veículo. Os carnês de pagamento já estão disponíveis no site do DETRAN-PE.

A entrega do CRLV 2020 é feita de duas formas, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 18,62 em até 30 dias e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o ponto de atendimento que melhor lhe convier. Além disso, é possível baixar o CRLV no formato eletrônico, basta baixar o Aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível nas plataformas IOS e Android, no seu celular e fazer o cadastro.

O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2020, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de “Localização de documento do veículo”.

MULTAS DE TRÂNSITO ATRASADAS TERÃO COBRANÇAS DE JUROS

O DETRAN-PE alerta que o pagamento do licenciamento conta com um diferencial. Pelo 3º ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do DETRAN-PE www.detran.pe.gov.br, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção. É que, desde janeiro de 2017, em cumprimento da Lei Federal 13.281 sancionada em 2016, normatizada pelo Contran, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, calcula de forma automática através do site www.detran.pe.gov.br, os valores de multas vencidas com os devidos acréscimos de juros de mora, atualizado para pagamento no dia selecionado.

Os acréscimos se basearão na taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao da consolidação até o mês anterior ao do pagamento, e de 1% (um por cento) relativamente ao mês em que o pagamento estiver sendo efetuado. As mudanças estão contidas na referida Lei, no artigo 284, inciso 4º.

O licenciamento veicular exige, além do pagamento dos tributos (taxas + impostos), o pagamento de multas (infrações de trânsito) vencidas ou em atraso, que deverão ser impressas com valor atualizado pelo site do Órgão www.detran.pe.gov.br.

ENQUETE / Você concorda com o fim das torcidas organizadas? Confira o resultado.



Fizemos uma rápida enquete aqui no blog e o resultado corrobora a decisão da justiça que ouviu Ministério Público e órgãos do Governo do Estado para decidir pelo fim das torcidas organizadas em Pernambuco.

Foram quase 30 participantes na enquete, e seus votos não deixam qualquer margem de dúvida.

Você concorda com o fim das torcidas organizadas?
SIM - 88.89% - 24 votos
NÃO - 11.11%  - Apenas 3 votos

Há muito tempo que as torcidas deixaram de ser grupos de pessoas que se reuniam para assistirem e torcerem juntas pelo seu time, cantando e incentivando. Os episódios de violência cada vez mais constantes estão afastando as famílias dos estádios, e as cenas de agressões ultrapassaram os portões dos estádios, chegando à sociedade, nas ruas, praças...

O resultado da enquete mostra uma pequena fração de como as pessoas aprovaram a decisão da justiça. Mas acho que está bem próxima da realidade.

RECADASTRAMENTO DO ESTADO / Servidores ativos nascidos em fevereiro devem realizar o recadastramento no mês de março. Nascidos em janeiro, prazo acaba 28/02

Servidores devem procurar uma agência do Bradesco para realizar o procedimento



Você que é servidor público efetivo, comissionado, cedido e temporário do Poder Executivo que faz aniversário no mês de fevereiro tem até o dia 31 de março para realizar o recadastramento 2020. Assim como ocorreu no ano passado todos os servidores ativos deverão realizar o procedimento que é obrigatório. Quem não fizer será notificado e terá o salário bloqueado. Entretanto, após a realização do recadastramento o desbloqueio do salário ocorre de forma automática em até 03 (três) dias úteis após a efetivação do procedimento.

Para isso, o servidor deverá procurar uma das agências do Bradesco e efetuar o recadastramento. O procedimento é simples e rápido. Mais de 125 mil servidores ativos deverão realizar o recadastramento este ano. O calendário segue até o final de dezembro.

Toda documentação para realização do recadastramento está descrita no site da Secretaria de Administração do Estado (SAD): www.sad.pe.gov.br e no Portal do Servidor: www.portaldoservidor.pe.gov.br. Mais informações a respeito do recadastramento podem ser obtidas por meio dos telefones: (81) 3183-8028 e (81) 3183-8029 ou pelo e-mail: recadastramentoesocial@sad.pe.gov.br

Aviso – Os servidores públicos efetivos, comissionados, cedidos e temporários do Poder Executivo que fazem aniversário no mês de janeiro têm até esta sexta-feira (28.02) para realizar o recadastramento. Quem não fizer será notificado e terá o salário bloqueado. Não perca mais tempo! Procure uma das agências do Bradesco e faça o procedimento.

Carnavalizando no Colégio Santa Joana D'Arc




Com muita alegria e criatividade todo os alunos do CSJD puderam brincar e também desenvolver as habilidades e competências.

Houve aprendizagem criativa, onde o aluno foi o centro do processo educativo, criando suas próprias máscaras, fantasias e standard, também tivemos criação de paródias feitos pelos próprios alunos.

A equipe atuou como mediadores, observando, incentivando e orientando o trabalho dos alunos.

Agindo dessa forma resgatamos o prazer de produzir, aprender, experimentar e trocar ideias.

CSJD onde o seu filho é conduzido a estimular o potencial criativo sempre.

Colégio Santa Joana D'Arc, lugar onde o passaporte para a imersão da cultura e do conhecimento acontece.

GARANHUNS / Programa Sesc Saúde chega à comunidade da Liberdade

Ação com serviços gratuitos de saúde, cidadania, bem-estar e recreação acontece no dia 28 de fevereiro, das 9h às 12h, na associação comunitária do bairro



Garanhuns recebe nova edição do Sesc Saúde. Desta vez, os serviços gratuitos de saúde, cidadania, bem-estar e recreação serão levados para o bairro da Liberdade. A ação será realizada na sexta-feira (28/02), das 9h às 12h, na associação comunitária do bairro, que fica na Rua das Emboabas, 653. Estandes dos mais de dez parceiros serão montados no local para o atendimento ao público.

Serão oferecidos aferição de pressão, teste de glicemia e de acuidade visual, que mede a capacidade de o olho identificar a forma e o contorno dos objetos, pequenos reparos nas armações de óculos, orientações sobre prevenção ao uso de drogas e combate à violência, grupo de estimulação da memória, limpeza de pele, massagens relaxantes, orientações de fisioterapia para ajustes quiropráxicos e posturais, orientações nutricionais, sobre o câncer de mama e sobre os cuidados com os bebês e atividades recreativas para as crianças.

Terá ainda orientações sobre o Bolsa-Família, Passe Fácil para pessoas com deficiência e Programa Criança Feliz. Compesa e Celpe darão orientações sobre serviços e farão atendimento comercial. Haverá ainda ação do Banco de Alimentos do Sesc, que tem como missão contribuir para a segurança alimentar e nutricional dos indivíduos em situação de vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, no desenvolvimento de ações educativas e na promoção da solidariedade social em todo o país.

Os parceiros do Sesc nesta ação são a Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias da Mulher e de Assistência Social, Senac, Compesa, Celpe, Nuprev (Núcleo de Prevenção Social à Violência), Cetec (Centro Técnico de Pernambuco), Laboratório Adolf Lutz, Clínica Center Med, terapeuta Andressa Ferro, massoterapeuta Michele Lacerda e as empresas Racco e DNZ Ótica. “Temos certeza de que, com tantos parceiros importantes, vamos realizar uma ação de grande sucesso na comunidade da Liberdade”, afirma Neuzete Soares, assistente social do Banco de Alimentos do Sesc Garanhuns.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.